Sudam anuncia retorno da vistoria em projetos incentivados do PIM

A Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) vai retomar até o fim deste mês a vistoria em projetos incentivados do Pólo Industrial de Manaus. O anúncio foi feito pelo superintendente da autarquia, Paulo Roberto Pereira Correia, ao presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, que destacou a importância dos incentivos fiscais para expansão de projetos industriais.

De acordo com o superintendente, serão vistoriados 15 projetos que representam R$ 2,2 bilhões de investimentos e geração de 6.012 empregos diretos e indiretos em Manaus. As inspeções estavam suspensas devido a pandemia. “Queremos que o Pólo Industrial de Manaus continue se desenvolvendo, e que os incentivos fiscais da Sudam continuem ajudando a manter os empregos no estado do Amazonas”, disse o superintendente.

Com incentivos fiscais do Imposto de Renda – Pessoa Jurídica (IRPJ), a Sudam contribui para aumento da geração de emprego e melhoria nos investimentos na Amazônia legal. Em Manaus, serão vistoriados projetos industriais dos setores, eletroeletrônico, fabricantes de embalagens, fitas adesivas, e de infraestrutura – projeto de geração de energia, entre outros. A vistoria é realizada em pleitos de incentivo fiscais de redução fixa de 75% do IRPJ e adicionais não restituíveis, isenção do IRPJ e reinvestimento de 30% do IRPJ. Muito boa notícia!

Desenvolvimento sustentável da Amazônia em debate

Amanhã, 19, a partir das 10h (horário de Brasília), o vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, general Hamilton Mourão, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, vão debater caminhos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O diálogo on-line, ao vivo e gratuito, é parte do Fórum Mundial Amazônia +21, uma ampla iniciativa para mapear perspectivas e buscar soluções para temas como biociência, tecnologia, meio ambiente, inovação, sustentabilidade, que levem crescimento à região e melhores condições de vida para seus mais de 20 milhões de habitantes. Também participa da conversa o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia e presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, Marcelo Thomé de Almeida. Fica o registro!

Estratégias e propostas para preservar ZF na reforma tributária

A fim de discutir soluções para proteger as receitas estaduais e a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) no âmbito das propostas de reforma tributária que tramitam no Congresso Nacional, o Governo do Amazonas promoveu ontem, 17, reunião com a bancada federal e representantes de entidades de classes por meio de videoconferência. Na ocasião, o auditor tributário da Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), Nivaldo Chagas, apresentou aos deputados, senadores e representantes da indústria e do comércio as estratégias do Governo do Estado na pauta da reforma tributária. Entre elas está a criação da Comissão de Assuntos Tributários Estratégicos (Cate), em funcionamento desde o ano passado por determinação do governador Wilson Lima, e a busca por alinhamento com o Governo Federal, com a bancada do Amazonas e outras entidades.

Concurso de bolsas do Centec

Quem estiver interessado em fazer um curso profissionalizante sem custo ou pagando somente a metade da mensalidade não pode deixar de participar do Concurso de Bolsas do Centro de Ensino Técnico (Centec). Mediante a doação de uma lata de Leite Ninho, os interessados podem se inscrever até esta quinta (20) no site da instituição (http://centec-am,rds.land/concurso-de-bolsas). Em seguida, para validar a participação, devem comparecer à sede do Centec, na avenida Djalma Batista, 646, São Geraldo, no horário de 8h às 21h, com os documentos exigidos no edital. As provas ocorrem na sede da escola no dia 23. O uso de máscaras é obrigatório tanto para a efetivação da matrícula quanto para a realização do certame.

O Boticário na tríplice fronteira Brasil/ Colômbia/Peru

Aconteceu no fim de semana no município de Tabatinga (AM), a inauguração da primeira loja da marca de beleza nacional O Boticário na região do Alto Solimões, pelo Grupo Gérbera. Além de atender aos municípios vizinhos e Tabatinga – que tem população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 65,8 mil habitantes –, a nova unidade está localizada estrategicamente a pouco mais de dois minutos da tríplice fronteira entre o Brasil, Colômbia e o Peru, em atenção à crescente demanda dos países vizinhos pelos produtos e serviços ofertados pela marca líder em seu segmento em terras brasileiras. Maravilha!

Superatacado Nova Era doa 26 toneladas de alimentos

Durante a live “Embaixador na Amazônia”, ocorrida no último domingo, 16, o Superatacado Nova Era doou,  26 toneladas de alimentos, que serão entregues a instituições filantrópicas do estado. Desde o início da pandemia de coronavírus, o Nova Era tem apoiado a população em situação de vulnerabilidade social, nos três estados em que possui unidades – Amazonas, Roraima e Rondônia. Ao todo, já foram doadas mais de 164 toneladas de alimentos. Solidariedade se pratica assim!

Castelinho, lembrado no Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Desde 1998, o dia 17 de agosto é dedicado ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas destaca sua sede, o Castelinho, nome popularmente conhecido porque é considerado um patrimônio histórico do estado. Mas o nome oficial é ‘Palacete Guabiraba’, uma construção imponente localizada na Rua Leonardo Malcher, uma das vias mais movimentadas do Centro Histórico de Manaus, que foi o segundo endereço da Imprensa Oficial do Amazonas, um ano depois de sua fundação. O primeiro endereço da Imprensa Oficial, inaugurado no da 31 de agosto de 1892, foi na Avenida Sete de Setembro, Centro, onde está localizado o Banco Bradesco. O nome Castelinho é uma homenagem a Pedro Guabiraba, Promotor Público, Chefe de Polícia da capital e seu primeiro proprietário no início do século passado. As referências mais antigas de sua construção são de 1911. História pura!

Doutorado em Direito Constitucional

Estão abertas as inscrições para o curso de Doutorado em Direito Constitucional. O programa é uma parceria entre o Ciesa (Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas) e a Unifor (Universidade de Fortaleza). Ao todo, são 25 vagas para o curso, com início em outubro de 2020.  A parceria entre a faculdade amazonense e a cearense já formou a primeira turma, certificando magistrados e procuradores do Estado do Amazonas. O curso tem reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e possui nota 6 em uma escala de avaliação de qualidade educacional que vai de 1 a 7. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de outubro de forma online, pelo site posciesa.com, ou presencial na instituição. Para mais informações é possível entrar em contato com a secretaria acadêmica da instituição, pelo 3651-1013. 

Rede Solidária entrega respiradores consertados a hospitais

A solidariedade de mais de 700 voluntários de rede coordenada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) fez a diferença na vida de milhares pessoas em todo o Brasil. Desde que a pandemia do novo coronavírus atingiu o país, 2.007 mil ventiladores pulmonares foram consertados gratuitamente e devolvidos a instituições de saúde em 24 estados e no Distrito Federal. No Amazonas, já foram devolvidos 26aparelhos recuperados de seis municípios. A estimativa é cada equipamento possa salvar até dez vidas durante seu prazo de utilização. Os aparelhos, importantes no tratamento de doentes graves da Covid-19, estavam sem uso e foram restaurados graças à união de 28 instituições e empresas.

BDay

Marcos Lima, Ivone Rabelo Ituassú e Marcléo Chaves figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna.

GALERIA

Pintor solfejado, o descolado Rui Machado recebeu ontem todos os confetes por mais uma virada e folhinha. Parabéns, amigo
Maria do Carmo e Wellington Lins de Albuquerque, ele, aniversariante da temporada e a conselheira do TCE-AM, Yara Lins
A queridíssima Selma Holanda Reis foi uma das festejadas aniversariantes do domingo. No click, SELMA emoldurada pelas fiéis amigas Márcia Martins e Lúcia Viana
Sempre de bem com a vida, minha estimada amizade Gracélia Benacon de Oliveira enfeita a coluna desta terça-feira
Advogado, contador e auditor Fábio Augusto Alho da Costa, brilha na presidência da Ageman. No Fábio doa sangue para o Hemoam exercitando seu lado solidário. É por aí
Advogada tarimbada Mazé Tiradentes tirou o domingo para curtir nosso verão amazônico
Dorinha Medina e Adriana Leão, duas queridas sob o radiante sol da Grande Manaus. Gosto delas
Antonio Silva, presidente da Fieam, emoldurado pelo vice Nelson Azevedo, recebem Paulo Roberto Pereira Correia, superintendente da Sudam para discutir a importância dos incentivos fiscais para expansão de projetos no Pólo Industrial de Manaus (Divulgação)