Jair Bolsonaro e Paulo Guedes prometem manter diferencial da ZFM e Wilson Lima diz que a licitação da BR-319 deve sair este ano

O presidente Jair Bolsonaro e a comitiva presidencial estiveram ontem (25), em Manaus, para participar da primeira reunião do ano do Conselho de Administração da Suframa (CAS), que aprovou 87 projetos industriais, com investimentos da ordem de US$ 651,991 milhões e previsão de geração de 3.415 empregos nos primeiros três anos de operação das novas linhas de produção no Polo Industrial de Manaus (PIM). A comitiva e o governador também fizeram um sobrevoo no Distrito Industrial e participaram de homenagem a alunos de uma escola da rede pública estadual.

Em conversa reservada com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o governador Wilson Lima disse que ambos se comprometeram a ouvir o Governo do Amazonas e considerar as garantias constitucionais da Zona Franca de Manaus (ZFM) nas discussões da reforma tributária. No encontro, Wilson Lima disse que foram discutidas providências para que o processo licitatório de uma primeira etapa da obra da BR-319 seja lançado este ano.

“A visita do presidente da República ao Amazonas é muito simbólica, num momento em que se avizinha a reforma tributária. E, hoje, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente, deram essa tranquilidade de que o Estado do Amazonas vai ser ouvido durante essas discussões. Com um compromisso de garantir também, no texto da Constituição, a excepcionalidade da Zona Franca de Manaus”, frisou Wilson Lima.

Bolsonaro, em entrevista à imprensa logo após a reunião do CAS, declarou que o diferencial da Zona Franca será respeitado. “Vai ser preservada (ZFM). Ele mesmo (Paulo Guedes) falou sobre as especificidades que serão garantidas, né, é nesse caminho. Não vai ser igual para todo mundo, a região ainda carece de ajuda federal”, disse o presidente, ao destacar que o objetivo do Governo Federal é agregar valor ao que já existe na região.

Mimo Precioso

Mais uma obra assinada pelo profissional das lentes Célio Said. Dessa vez, diretamente para as mãos do presidente da República, Jair Bolsonaro, presenteada pelo Coronel Alfredo Menezes Júnior, superintendente da Suframa. O livro retrata a Manaus de 350 anos sob uma ótica cosmopolita em temas variados que vão do suado, alegre e colorido cotidiano do beiradão ao luxo e requinte da riviera do Lago do Tarumã, passando pelos museus, região central, viadutos, arquitetura, gastronomia, fauna, belezas naturais e inúmeros outros itens que enchem o manauense de muito orgulho. No formato 30cm x 42cm, a obra possui 250 páginas mono e pancromáticas. Uma verdadeira joia!

Selecionando Profissionais
A concessionária Águas de Manaus está selecionando profissionais de nível médio completo para vaga de Agente de Saneamento. Os interessados devem enviar os currículos até o final do mês de julho. Todas as vagas também são destinadas aos portadores de Deficiência (PCD´s). Os interessados em participar da seleção devem enviar o currículo apenas por e-mail, no endereço [email protected], informando no campo “assunto” a vaga pretendida. A pessoa com deficiência também deve mencionar a sigla PCD no assunto do e-mail. É desejável ter cursos de atendimento ao cliente e conhecimento em hidráulica.

Na disputa de Slots
A MAP Linhas Aéreas, companhia regional e que atua no Norte do país, anuncia que tem interesse em disputar os slots (horário de pouso e decolagem) do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que pertenciam à Avianca, empresa em recuperação judicial desde dezembro. Ontem (25), durante reunião extraordinária, a Agência Nacional de Aviação (Anac) informou os critérios para distribuição dos slots. A MAP tem seis anos de atuação no mercado, e  opera voos para 14 cidades dos estados do Amazonas e Pará.  O CEO da companhia, Héctor Hamada, considera que os critérios estabelecidos pela Anac favorecem o consumidor, que terá mais opções de companhias atuando, além de garantir a competitividade saudável do mercado de aviação. Ele ressalta que a MAP aguarda o andamento do processo de distribuição dos slots, mas que tem total interesse em expandir sua atuação para outras regiões do país.

Bicicletário

A Secretaria de Estado de Juventude Esportes e Lazer inaugurou, nas dependências da Vila Olímpica de Manaus (Dom Pedro), o primeiro bicicletário em espaço público do Amazonas. A iniciativa tem por finalidade oferecer um local seguro aos usuários para estacionarem as bicicletas, já que não existe ciclovia. O bicicletário suspenso foi instalado na primeira semana de julho e inaugurado no último dia 10. De acordo com Caio André, secretário da Sejel, estuda-se a possibilidade de as demais praças esportivas administradas pela Sejel (Arena Amadeu Teixeira, Arena Vivaldo Lima, Estádio Carlos Zamith e Estádio Ismael Benigno) receberem bicicletários. Maravilha!

Pelotão Destacado de Bombeiro Militar

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, por meio do Comando de Bombeiros do Interior inaugura, na próxima segunda-feira (29), o 3º Pelotão Destacado de Bombeiro Militar da 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros da capital). A nova unidade é composta por 13 bombeiros militares e uma viatura de combate a incêndio. Ela será mais um braço nos atendimento de combate a incêndios e prevenções na Região Metropolitana de Manaus.

Dia dos Avós

O Millennium Shopping, em parceria com a TV Cultura, recebe nesta sexta-feira (26), a partir das 18h30, a gravação do tradicional programa musical Carrossel da Saudade, em homenagem ao Dia dos Avós. O evento acontecerá em frente à praça de alimentação do centro de compras e terá a participação de artistas locais que cantarão grandes sucessos da Música Popular Brasileira: Cezar Pinheiro, James Rios, Jecimar Souza, Izabel Veja, Fátima Silva, e Primas e Bordões. Essa data comemorativa tem origem religiosa, pois 26 de julho é Dia de Sant’Ana e de São Joaquim. Na tradição católica eles são os pais de Maria e, portanto, os avós de Jesus. Por isso que essa é a data escolhida para celebrar todos os avôs e avós.

Festa do leite em Autazes

A semana segue de forma intensa e produtiva no município de Autazes (a 108 km), com a realização da 23ª. Festa do Leite e da 22ª. Feira Agropecuária. Autazes também inaugura um novo segmento de torneio no estado para o setor primário, o concurso leiteiro, que garante uma disputa acirrada entre os participantes, já que o município é considerado a maior bacia leiteira do Amazonas. A expectativa dos organizadores é de que o setor primário se fortaleça ainda mais, a partir das oportunidades viabilizadas para os produtores rurais, como capacitação, acesso à linha de crédito, fórum sobre a febre aftosa, exposição, concurso leiteiro, distribuição de alevinos, dentre outros.

Comemoração

A concessionária oficial Honda de Manaus, a Shizen, comemora nesta sexta-feira seu aniversário de 20 anos de atuação na capital amazonense. O evento contará com um buffet especial e a presença de clientes que fazem parte da história do empreendimento. Localizada na Avenida Humberto Calderaro Filho, 1973-A, Parque 10, a concessionária Shizen faz parte do Grupo Simões e é conhecida por oferecer um atendimento personalizado, de confiança e serviços que prezam pela qualidade e satisfação dos clientes. Parabéns, Shizen!

Viagem musical
Querida do grande público, a cantora amazonense Fátima Silva se apresenta, nesta sexta-feira, pela primeira vez no Bar do Elon (Rua Rio Branco, 23, Vieiralves).  Será ma noite de estilos variados e, principalmente, dançante, é  o que promete a cantora. O espetáculo será uma viagem musical pela música popular brasileira dos anos 90, sambas, merengues, e não vai faltar o estilo que projetou Fátima, o samba. No repertório do show, estão inseridas músicas produzidas aqui no Amazonas como, “Pandeiro É Meu Nome”, de Chico da Silva; “Brasileira”, composição de Lucinha Cabral que ganhou nova versão, e muitas outras. A partir das 21h.

Campeões

Os paratletas amazonenses Mikaela Almeida, Yasmin Oliveira e Johnatta Gomes conquistaram seis medalhas na II Etapa do Circuito Nacional de Parabadminton 2019, realizada pela Confederação Brasileira da modalidade, entre os dias 19 e 22 de julho, no Centro Paraolímpico Brasileiro, na cidade de São Paulo. Os atletas que fazem parte do Centro de Alto Rendimento da Amazonas (Ctara), administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Sejel, competiram com mais de 50 atletas de todo Brasil nas categorias principais, cadeirante e andante. Muito bom! 

BDay

Socorro de Vasconcellos Dias, Sérgio Rodrigues Viana, Bianca Figliuolo, Murilo Monteiro, Marly Barreto e Jefferson Cunha figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos os parabéns da coluna!

GALERIA

O superintendente da Suframa. Alfredo Menezes, faz as honras ao presidente Jair Bolsonaro na abertura da primeira reunião do ano do Conselho de Administração da Suframa-CAS (Ana Claudia Jatahy)
A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos; Lídia Frota, desembargadora Socorro Guedes e o deputado Josué Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, na reunião do CAS (Ana Claudia Jatahy)
– O conselheiro do TCE-AM, Julio Pinheiro e Antonio Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas-Fieam (Ana Claudia Jatahy)
Deputado Josué Neto, Wilker Barreto, presidente da Câmara Municipal de Manaus; deputados Adjuto Afonso, Felipe Souza e Dermilson Chagas em solenidade na Suframa (Ana Claudia Jatahy)
João Ludgero, Armando Valle Jr e Celso Piacentini, prestigiando a visita do presidente Bolsonaro na Suframa (Ana Claudia Jatahy)
O presidente e o vice-presidente da Fieam, Antonio Silva e Nelson Azevedo, na reunião do CAS (Divulgação)
O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes entrega ao presidente Jair Bolsonaro, o livro comemorativo dos 350 anos de Manaus, obra do craque da fotografia Célio Said (Ana Claudia Jatahy)
Superintendente da Suframa, Alfredo Menezes; ministro da Economia, Paulo Guedes; presidente Jair Bolsonaro, e o governador Wilson Lima na reunião do CAS (Roberto Carlos-Secom)