Em defesa da Zona Franca de Manaus, governador Wilson Lima institui Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos (Cate)

O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou, ontem (17), decreto instituindo a criação do Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos (Cate), com o objetivo de assessorar as decisões do Governo do Amazonas quanto à reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional, bem como contribuir para as políticas públicas tributárias estaduais que envolvam a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Antes mesmo da materialização do comitê, a equipe da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) que o compõe já vinha trabalhando junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), inclusive tendo conseguido o reconhecimento dos Estados sobre a necessidade da ZFM, em razão de suas especificidades e de suas garantias constitucionais, ter uma regra de exceção na proposta que vem sendo construída pelo Confaz.

Para a criação do comitê também foi levado em consideração os planos do Governo Federal de implementar medidas econômicas de caráter liberal, caracterizadas pela abertura do país às importações, pela redução do número de tributos e dos incentivos fiscais regionais e setoriais.

No último domingo (16), o presidente da República, Jair Bolsonaro, postou em suas redes sociais que o Governo Federal quer reduzir de 16% para 4% o Imposto sobre Importação (II) de produtos de tecnologia da informação, como celulares e computadores. “Qualquer questão de mudança tributária é muito sensível, principalmente no Estado do Amazonas, dada a excepcionalidade que temos aqui em razão da Zona Franca de Manaus. Qualquer declaração que se faça nesse sentido representa perda de investimento para o Estado do Amazonas”, afirmou o governador.

 Segundo Wilson Lima, não há nenhum modelo econômico que possa substituir a Zona Franca de Manaus a curto e médio prazo.


Artistas parintinenses mostram suas obras em Manaus

Manaus ganha, neste mês de junho, duas exposições compostas por trabalhos de artistas parintinenses: “Geo+metria”, que provoca experiências estéticas sobre o abstracionismo moderno; e “Parintins em Cores”, que retrata o cotidiano regional do município. “Geo+Metria” ganha remontagem a partir desta terça-feira, no Centro Cultural Palácio da Justiça (Avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro). A mostra é composta por produções dos alunos do Núcleo de Artes Visuais do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins e tem curadoria do artista plástico Jair Jacqmont. “Geo+metria” ficará em cartaz até o mês de setembro no horário de visitação do Palácio da Justiça. Enquanto isso a Biblioteca Pública do Amazonas (Rua Barroso, 57, Centro) recebe a partir do dia 27 de junho, a exposição “Parintins em Cores”, com curadoria de Jandr Reis. A mostra é composta por 29 obras de 14 artistas parintinenses integrantes do coletivo Parintins em Cores. O Governo do Amazonas chancela as duas amostras via Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Criatividade Cabocla

Não há limites para a criatividade de alunos do curso Técnico em Edificações do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) localizado no município de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus). Quatro deles vieram a Manaus mostrar o projeto de construção de uma “casa ecológica”, desenvolvido em parceria com instrutores. A proposta da turma, orientada pelo professor Fábio Gomes da Silva, é utilizar o resíduo da castanha da Amazônia na produção de tijolos e telhas. A ideia, que se encontra na fase de testes de impermeabilidade foi apresentada ao público durante o Festival de Invenção e Criatividade da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no último fim de semana. O resultado das pesquisas foi o desenvolvimento de um tijolo que utiliza resíduo da castanha como substituto da areia. O tijolo ecológico é tão, ou mais resistente, do que as outras alternativas existentes no mercado, além de ser mais barato. Maravilha!

Afeam prorroga campanha de renegociação de débitos

A campanha de renegociação de débitos da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam) foi prorrogada até o próximo dia 5 de julho. Os clientes poderão ter acesso a descontos que podem chegar a 80% ou facilidade de pagamento em até 60 parcelas, de acordo com cada proposta. Clientes com débitos a partir de R$ 100 com mais de 30 dias de atraso podem participar da campanha procurando a sede da Afeam, localizada na Avenida Constantino Nery, 5.733, Flores, Zona Centro-Oeste. Nesta fase da campanha, a Afeam também ampliou o atendimento para os municípios onde a Agência possui Posto de Atendimento: Itacoatiara, Manacapuru, Tefé, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Manicoré.

Interdição de ruas no Centro

A Rua Barão de São Domingos, no trecho entre a Avenida Joaquim Nabuco e Rua Pedro Botelho, no Centro, foi interditada na manhã de ontem, 17, pela Prefeitura de Manaus devido ao avanço da água com a enchente do rio Negro. Para evitar o trecho interditado, o condutor deve seguir em frente pela Rua Pedro Botelho, até alcançar a Avenida Lourenço da Silva Braga, onde terá opções para sair do Centro pelas Avenidas Joaquim Nabuco ou Floriano Peixoto.  Além da Rua Barão de São Domingos, a Rua dos Barés também está interditada, no trecho entre a Avenida Joaquim Nabuco e Pedro Botelho. Agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) fazem o monitoramento do local para o controle de trânsito no entorno das vias interditadas. Olho vivo!

Sabin no 18º Congresso da ABRH/AM

Exemplo de sucesso quando o assunto é bem-estar aliado à tecnologia na gestão de pessoas, o Grupo Sabin será case durante o 18º Congresso da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Amazonas (ABRH-AM), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. Agendado para esta terça e quarta-feira (18 e 19), o evento tem como tema ‘Conectando Inteligências: Compartilhar – Conectar – Inovar’. A gestora regional do Sabin, Ana Pedra, será a responsável pela apresentação da empresa aos participantes do Congresso.

Pavulagem parintintin

A hospitalidade do povo amazonense é reconhecida por cada turista que desembarca no estado. Mas em Parintins, o visitante reverberou o tratamento recebido pelo parintinense durante o Festival Folclórico de 2018 e avaliou em 96,62% a taxa de satisfação no item citado, conforme pesquisa realizada pelo Departamento de Amazonastur. Aproximadamente 60 mil visitantes prestigiaram a festa dos bois, no ano passado, e sentiram a receptividade da cidade da Ilha Tupinambarana. O ano em que o excursionista apontou a taxa mais baixa foi em 2014, com o percentual de 90,52%. Ou seja, se você for a Parintins, já sabe que será bem tratado pelo povo mais acolhedor do Amazonas. Haja pavulice!

Show Amazônia Sonha Brasil 

Nesta terça-feira, o Largo São Sebastião, no Centro de Manaus, será palco do show Amazônia Sonha Brasil. Segundo o cantor de toadas Sidney Rezende, um dos organizadores, a proposta do espetáculo é trazer discussão questões ambientais, entre elas a preservação das abelhas e a manutenção da espécie na fauna. O Amazônia Sonha Brasil contará com a presença de artistas da cena local, entre eles Patrick Monteiro, Mara Lima e a participação especial de Arlindo Júnior, levando o boi-bumbá ao público presente. Após as apresentações haverá um pós-show no local com a banda Os Kboclos e a cantora Márcia Novo. O show é gratuito e inicia a partir das 19h.

Cinema para Professores

O Amazonas Shopping promove nos próximos dias 01 e 02 de julho, sessões de cinema especial para os professores da rede pública municipal de Manaus. A programação faz parte do projeto “Mosaico Cultural da Educação”, da Prefeitura de Manaus. 

Gratidão é tema de Palestra

A Casa J.G. Araújo, fincada na confluência das Ruas Costa Azevedo e Dona Libânia, no Centro Antigo, foi palco, ontem de uma palestra motivacional com o Padre Charles, abordando o tema ‘Gratidão’. Mais de 30 personalidades participaram da narrativa que encantou a plateia presente. A narração foi muito inspiradora e aqueceu o coração de todos, afinal, gratidão é sinônimo de amor ao próximo. No final, no cair da tarde, foi servido um delicioso e reforçado chá com deliciosos acepipes. A chancela do evento foi da Paradise Turismo com apoio da Manaucult. Eu amei!

Jantar entre Amigos

Anfitriã nota 10, Lenize Figueiredo abriu ontem, as portas de sua gostosa morada no chicoso Condomínio Ephigênio Salles, para um jantar fechado em honra da amiga, Socorro Iannuzi, que está de passagem por Manaus rumo à sua amada Parintins, onde vai assistir ao Festival Folclórico e festejar seu aniversário no dia 30. Iannuzi, que mora em São Paulo, estava feliz em saber-se tão querida pelos amigos que habitam por aqui. A grande sensação da ceia foi um magnífico bacalhau da Amazônia preparado pela quituteira Cleide Sousa, de se comer rezando. Foi 10!

BDay

Sérgio Henrique Martins e Marcos Antonio Almeida figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Ontem, 17, sopraram velinhas no seu bolo de aniversário, os queridos Átila Romano Benjamin, Amelinha Loureiro, Luiz Carlos Cembrani, Ruth Alencar Peixoto, Aristhotéles Lima Turi, Eva Lopes Lima e Rogério Guedes. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Aniversariante da temporada, Amadeu Pinto festejou no sábado, mais uma virada de folhinha com uma concorrida festa caipira. Na foto, o anfitrião e seu amigo Eduardo Correia
Socorro Iannuzi emoldurada pelo amigo Zeca Nascimento e pela anfitriã Lenize Figueiredo, no jantar entre amigos ocorrido ontem no Residencial Ephigênio Salles
A ex-primeira-dama Nejmi Jomaa Aziz, é só felicidade ao lado de Engem, sua filhota do coração
O investidor Zeca Nascimento e a empresária Gracélia Benacon de Oliveira, no jantar de Lenize Figueiredo
O médico Marcus Barros e sua mulher, Izane, celebrando 30 anos de um casamento feliz e equilibrado
Em Manaus, a cantora Eliana Prints juntamente com o marido Adonay Pereira, matam saudades da sua amada Praça da Polícia, no Centro Antigo
A odontóloga Amália Affonso toda chicosa envergando vermelho e adornada por preciosas jóias de grife
Além do governador Wilson Lima, compõem o Cate, Alex Del Giglio, Nivaldo Chagas, o secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jorio Veiga, o procurador do Estado, Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho, e auditores fiscais da Sefaz-AM (Diego Peres-Secom)