Uma noitada memorável recheada de queijos e vinhos franceses

Com a proposta de estreitar ligação gastronômica entre a França e nossa Manaus, Caroline Putnoki, representante da Sopexa, agência internacional de promoção que tem sua sede em Paris e especializada em alimentos e bebidas. A Sopexa foi contratada em 2013 pelo Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira- CNIEL, para divulgar o consumo de queijos franceses no Brasil. Em quatro anos de presença no Brasil, o CNIEL vem promovendo ações com o intuito de intensificar o consumo de queijos europeus nos hábitos alimentares dos brasileiros. O local escolhido para a degustação na última segunda-feira (4), foi o Restaurante Caxiri, localizado ao lado do Teatro Amazonas e um dos pontos mais representativos da cultura gastronômica local. O menu foi assinado pela chef Débora Shornik que realiza uma cozinha criativa, revisitando os sabores da Amazônia com delicadeza e respeitando os ingrediente em seu estado bruto. Ao lado da hostess, Caroline Putnoki, o representante do CNIEL, monsieur Laurent Damiens, diretor internacional de Comunicação da empresa, Charles Duque, diretor para as Américas (baseado em Nova Yorque) e Renata Rodrigues, diretora de marketing e eventos. Iguarias tais como Brie, Brillat-Savarin, Camembert, Emmental, Mimolette, Pontl’Evêque, Roquefort e Saint Paulin foram provados fartamente pelos convidados. Para acompanhar, espumante Victoria Geisse Vintage Brut e uma seleção preciosa de vinhos franceses. Foi uma noitada memorável!

 

Passarela

Flávio Pascarelli, Edna Machado, Luizão Sampaio, Auxiliadora Silva, Rubens Pereira Brito, João Evangelista de Santana Neto e Igor Araújo Lima, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Claudia Mendonça com o companheiro Alexandre Gouvêa ao lado abriu, ontem a noite, as portas de sua morada no residencial Aristocrático para receber um grupeto de amigos queridos para jogar conversa fora, tomar cervejotas e se deliciar com os belisquetes que só ela sabe fazer., Foi tudo de bom!

Uma das pioneiras do segmento moda no arronsissement Vieiralves, Lou Caliri recebe sua sofisticada clientela na sua loja Dgrade, para um bate-papo descompromissado com badalada empresária e consultora de moda, Costanza Pacolatto, integrante cinco estrelas da Academia Brasileira de Moda.  Dia 11 de outubro, em parceria com a Spezzato e Mitsubishi Motors. Salvem a data!

Chegou Sophie, veio alegrar a vida do amigo André Braga e de sua Camila. Não precisa nem dizer que o casal está em alfa com a vinda da pequenina, principalmente os avós de primeira viagem, os queridíssimos José e Oreni Braga de Oliveira. Shopie chegou com saúde, disposição e chorando muito. Seja bem-vinda, pequenina!

A desembargadora Graça Figueiredo, poeta Max Carpentier, padre Luís Gonzaga Souza, irmã Jaci Dutra Pessoa e o patronato Santa Teresinha, serão os agraciados de 2017 com a Medalha de Mérito Imaculada Conceição. A solenidade de outorga será no dia 8 de dezembro. A escolha foi feita pelo Arcebispo Dom Sérgio Castriani e Carmen Novoa Silva (presidente da Associação dos Amigos da Catedral de Manaus. Fica o registro!

Rodrigo Janot sonhava em deixar o cargo nos braços do povo. Com o peito estufado de deslumbramento e vaidade.   Com o escândalo revelado pelo próprio Janot,que desmoraliza a delação premiada,  o procurador-geral  sai moribundo, com flechadas no coração. (Vicente Limongi Netto)

O mês de setembro começa com o pé direito no Vilarejo Bar e Petiscaria. Nesta quarta-feira, a partir das 21h, a casa localizada na av. Torquato Tapajós, será palco para curtir os maiores sucessos do forró, pagode e sertanejo universitário. A festa terá Mãos pra Riba, Vanessa Auzier, John Veiga e João Victor e Rodrigo como atrações da noite.

De 16 a 23 de setembro, grupos folclóricos e bois-bumbás exibem suas cores, trajes típicos e coreografias tradicionais na arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia. A 60ª edição do festival terá a participação de 72 associações da Categoria Ouro, de 17 modalidades, dentre bumbás, danças, quadrilhas, garrotes e tribos. Vale a pena conferir!

Atendendo convite dos representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), uma equipe técnica da Semmasdh, responsável pelo Plano de Ação para Atendimento aos Indígenas Warao e suas Famílias, na cidade de Manaus, viajou na segunda-feira para Boa Vista, onde compartilharão o conhecimento adquirido no atendimento aos indígenas venezuelanos na capital amazonense.

Paro por aqui, lembrando que, nos dias 7 e 8 de setembro, não editaremos nossa web coluna. Vou tirar dois de folga, afinal, ninguém é de ferro. Estaremos de volta no sábado com informações fresquinhas do cotidiano manauense e de sua gente. Fiquem na paz e até lá. Fui. SEGURANÇA JÁ!

 FOTOS BY ANA CLAUDIA JATAHY

 

GALERIA

 

Laurent Damien, Caroline Putnoki, Charles Duque e Renata Rodrigues, os grandes anfitriões da noitada de degustação de queijos e vinhos franceses no restaurante Caxiri
A chef Débora Shornik e o marido Rodrigo Ottavio
Vigínia-Bruno Lanhanque e Alexandre Gouvêa e Claudia Mendonça
Marcos Santos e sua sorridente Tereza Cidade
Ivar e Elena Schaedler
Lúcia e Lívio Assayag
Marcelo e Emanuelle Gil
O guapo Camilo Reis
Giséle Aricó toda linda degustando um queijo brie
Rui Machado e o atencioso PC, gerente do Caxixi
Pedro Missioneiro e Caroline Putnoki
Suzie Oaky