Monumento à Abertura dos Portos às Nações Amigas passa por higienização

Técnicos da Gerência do Ateliê de Conservação e Restauro do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria de Cultura, sob coordenação de Judeth Costa iniciaram, ontem (31), trabalho de conservação no Monumento à Abertura dos Portos às Nações Amigas, localizado no Largo de São Sebastião,  em frente ao Teatro Amazonas. O serviço de conservação é realizado de forma regular, visando a remoção de sujeira acumulada e a proteção do ícone histórico. O procedimento, realizado pela última vez há cerca de quatro anos, abrangeu a limpeza e a higiene de todo a escultura, produzida em bronze, mármore e granito. O Monumento à Abertura dos Portos foi construído em 1899 e inaugurado no ano seguinte, em comemoração pela liberação dos portos e rios da Amazônia às nações estrangeiras, em 1866. A criação foi do artista italiano Domenico de Angelis (1852-1900), que à época trabalhava na decoração do Salão Nobre do Teatro Amazonas. O material usado na construção foi inteiramente importado da Europa. A duração prevista é de 15 dias.

 

Amazônia em Pauta

Profissionais de diversos setores que tem envolvimento com a proteção da Amazônia se reúnem na segunda-feira (4)) para uma Mesa Redonda que vai tratar sobre o assunto que dominou o noticiário na última semana. Vamos levantar questionamentos em torno do caso da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca). A Renca foi extinta por decreto do presidente Michel Temer no dia 23 de agosto deste ano. Nesta quarta-feira (30/8) um juiz federal determinou a suspensão dos efeitos do decreto. Foram convidados o diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral Marco Antonio Oliveira, o antropólogo Alfredo Wagner e lideranças indígenas de São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro. O mediador será o diretor do Museu da Amazônia, Ennio Candotti. O seminário ocorre a partir das 18h30, no Musa do Largo (rua Costa Azevedo, 272 – Praça do Largo de São Sebastião), no Centro de Manaus.

 

Entre os melhores do Brasil

O Amazonas é o quarto colocado no ranking nacional dos melhores salários de delegados da Polícia Civil. O dado foi apontado após levantamento da Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM), junto às associações de cada um dos estados da Federação. De acordo com a pesquisa, o Amazonas só perde para o Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que figuram em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente. Para o presidente da associação, Mário Aufiero, o resultado deve-se aos mais de 12 anos de empenho da Adepol-AM, que a cada ano busca fortalecer a união e a carreira dos delegados de polícia, principalmente entre a classe especial, que são profissionais com mais de 20 anos de carreira na Polícia Civil. O objetivo do levantamento é reiterar o reconhecimento da função desempenhada pelo Delegado de Polícia Civil no Estado do Amazonas. Muito bom!

 

Festival de Teatro Infantil de Bonecos

Entre os dias 2 e 10 de setembro, o Shopping Ponta Negra recebe o Festival de Teatro Infantil de Bonecos, que será realizado em parceria com a consagrada Cia. Articularte. A atração ficará localizada no segundo piso (L2). No espaço, os pequenos poderão se divertir assistindo as peças “Cuca Fofa de Tarsila”, “Portinari Pé de Mulato” e o “Menino Coragem”. Além disso, a criançada também poderá participar de oficinas de criação de bonecos que acontecerão no intervalo dos espetáculos. Além de ser uma atividade gratuita e voltada para a formação cultural e divertimento das crianças e de toda a família, a gerente de marketing do centro de compras, Karla Henderson, destaca que essa é uma oportunidade do público conhecer o trabalho Cia. Articularte, que completa neste ano 18 anos de atividades teatrais e é considerada uma das mais prestigiadas em animação de São Paulo, segundo a crítica especializada. Confira!

 

Empresários capixabas na Fieam

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) recebeu na quarta-feira (30), em sua sede, uma comitiva formada por empresários, autoridades e representantes do Governo do Estado do Espírito Santo, que detalhou o novo entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM) localizado em Cariacica, na região metropolitana de Vitória (ES). O séquito foi recebido pelo presidente em exercício da Fieam, Nelson Azevedo, superintendente adjunto de Operações da Suframa, Bruno Lobato e o Secretário de Estado e Planejamento, Desenvolvimento, Ciências, Tecnologia e Inovação (SeplanCTI), Jorge Junior, além de empresários da ZFM e poder público.

“Para o Polo Industrial de Manaus (PIM) o entreposto é essencial, pois funciona como elo de aproximação dos grandes mercados de consumo, sem dúvida o investimento do Terca no novo entreposto, sinaliza a confiança no modelo ZFM, que este ano completou em fevereiro 50 anos de criação e continua sendo a melhor iniciativa de redução das desigualdades regionais do Brasil”, disse Nelson Azevedo. É por ai!

 

Mercado imobiliário volta a crescer

O lançamento de novas unidades e as vendas do mercado imobiliário brasileiro voltaram a crescer no segundo trimestre de 2017. Esse é o principal resultado da segunda rodada do estudo Indicadores Nacionais do Mercado Imobiliário, apresentado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). No período, o volume de imóveis novos cresceu 59,8% e as vendas aumentaram 17,4%. “O mercado oferece muitas oportunidades e as pessoas voltaram a buscar o sonho da casa própria”, avalia José Carlos Martins, presidente da CBIC. Formulado pela CBIC em correalização com o Senai Nacional, o estudo Indicadores Nacionais do Mercado Imobiliário é trimestral e mapeou a atividade do setor em 18 localidades, oferecendo um panorama nacional desse mercado. As amostras da pesquisa são colhidas e avaliadas com a mesma metodologia, o que confere consistência aos dados. A primeira rodada foi apresentada nos primeiros dias de maio, já sinalizando a reação do setor. Coisa boa!

 

Museu da Amazônia

Imagine conhecer a floresta sobre um novo olhar. Visitar um museu onde tudo está vivo. Esta é a proposta do Museu da Amazônia. Lá têm corujas que se escondem no ninho feito no tronco de uma árvore e flores que se abrem enquanto as aranhas tecem uma enorme teia ao lado. Assim é o Museu da Amazônia, que estará aberto durante toda a Semana da Pátria de 8h30 às 16h. Um dos passeios mais procurados é a visita guiada, com a oportunidade de descobrir mais sobre a fauna e a flora da floresta amazônica. Durante a caminhada é possível conhecer o lago de vitórias-régias, o aquário de peixes amazônicos, o serpentário e as exposições. Outro passeio imperdível é a subida na torre em aço que tem 42 metros de altura e 242 degraus. A vista do alto é um espetáculo da natureza à parte. Participantes do Programa Nosso Musa pagam meia-entrada. Para ter direito ao desconto é preciso ser morador de Manaus e apresentar na bilheteria documento de identidade com foto e comprovante de residência no nome do morador. Crianças com até 5 anos não pagam.

 

Dia do Voluntariado

Os colaboradores do Centro Universitário do Norte (UniNorte), integrante da rede internacional de universidades Laureate, visitaram esta semana, em que se comemora o Dia do Voluntariado (comemorado em 28 de agosto), o Lar Batista Janell Doyle e a instituição O Pequeno Nazareno. Os voluntários realizaram uma manhã de atividades recreativas, com pintura de rosto, oficina de desenho e dobraduras e distribuição de lanches para as crianças atendidas no Lar Batista Janell Doyle. Na instituição O Pequeno Nazareno, os funcionários entregaram 30 quilos de alimentos, arrecadados em uma campanha interna.  A ação faz parte do projeto Construindo Sonhos, desenvolvido durante todo o ano pela UniNorte. Maravilha!

 

Passarela

Socorro Góes Lyra, Carlos Rosa, Lucimar Lima Augusto, Halimi Estrela, Sônia Rabelo, Fernanda Chaves, Lúcia Antony, Débora Nascimento e Francine Tapajós, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira, Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

A inauguração da nova unidade de saúde do Grupo Samel, foi o grande acontecimento da última quarta-feira (30). O encontro reuniu representantes dos mais diversos segmentos da sociedade manauense, De anfitrião, o diretor-presidente da Samel, Luís Alberto Nicolau, que estava feliz da vida com o sucesso da mais nova meta alcançada pelo Grupo. Sucesso!

Quem é fã de Lego ou simplesmente já brincou com os famosos blocos de plástico alguma vez na vida, sabe das infinitas possibilidades de montagem que elas oferecem. E é explorando as vantagens dessas peças que o Colégio Martha Falcão as incluiu em seu currículo escolar. Toda semana, os alunos participam de uma aula diferente, que une robótica e LEGO, atraindo a atenção da garotada apaixonada por tecnologia. Que legal!

O viaduto da avenida Senador Álvaro Maia, na zona Centro-Sul, recebe ornamentação em pintura desde a última semana. O trabalho, que envolve 15 artistas locais, entre grafiteiros e artistas plásticos, faz parte do projeto de revitalização de viadutos e passagens inferiores, realizado pela Prefeitura de Manaus.

Depois de ser avaliada como a capital brasileira que mais cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em 2016, segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Manaus foi considerada como exemplo a ser seguido pelos demais municípios do Amazonas no que se refere à questão da transparência. Que boa notícia, nem tudo está perdido!

Atenção, consumidores! O Sumaúma Park Shopping funcionará de 5 a 7 de setembro, nos seguintes horários: 12h às 22 (Praça de Alimentação), 12h às 22h (lojas âncoras e megalojas), 14h às 21h (demais lojas) e 8h às 21h (DB Hipermercado). Fica a dica!

Setembro começa em grande estilo na nova edição da festa “Moose Lounge”. Nesta sexta-feira, o funk vai se unir ao sertanejo e dará o tom do evento especial que começa ás 21h.  Subirão ao palco do Arena Pub, o cantor Igor Oliveira (pela primeira vez), as duplas Marcos & Marinho, João Paulo & Mathias e o DJ Roger Corrêa. Vai ser bom demais!

A Prefeitura de Manaus estendeu até a próxima segunda-feira (4), o prazo para adesão ao Refis Municipal. Contribuintes ainda podem negociar seus débitos municipais pela internet (semefatende.manaus.am.gov.br) ou, diretamente, nos postos dos PACs ou na Central Semef Atende da rua Japurá, Centro. Olho vivo!

O Corpo de Dança do Amazonas, grupo integrante dos Corpos Artísticos do Amazonas, estreia o espetáculo de dança Arquitetura do Corpo, na abertura do Festival Mova-se: Solos, Duos e Trios, que acontece nesta sexta-feira, às 20h, no Teatro Amazonas. A programação este ano, vai até o dia 7 de setembro, nas cidades de Manaus e Boa Vista.

Paro por aqui, lembrando que; em decorrência dos feriados da Semana da Pátria, o Paço da Liberdade que recebe a exposição “Monumentalidade”, com obras do consagrado artista plástico amazonense Moacir Andrade, funcionará somente na segunda–feira (4/) e na quarta-feira (6), no horário normal das 9h às 16h30. Na sexta-feira, (8), foi decretado ponto facultativo pela Prefeitura de Manaus. Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

O diretor-presidente Luis Alberto Nicolau e sua Jeanny, os grandes anfitriões da inauguração da nova unidade hospitalar da Samel
A primeira-dama Elisabeth Valeiko e o prefeito de Manus, Arthur Neto.prestigiando a entrega do mais novo hospital da Samel
O diretor-pesidente da Samel, Luis Alberto Nicolau e o diretor da Rede Amazônica Phelippe Daou Júnior
O deputado estadual Ricardo Nicolau e sua elegante Marcinha
O vereador Hiran Nicolau e Raires Silva
Em família; Luis Alberto Nicolau emoldurado por Jeanny, Julianne, Betinho e Luiza
Diogo Ohse, Raquel Bentes, Daniel Fonseca e Alexandre Mota, marcando presença na inauguração do hovo hospital da Samel
Ícone da belle époque, o Monumento à Abertura dos Portos às Nações Amigas esta passando por uma completa faxina de conservação (Reprodução)