Suframa e ZFG assinam Plano de Trabalho para facilitar a concretização de negócios bilaterais

A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia e diretores da Zona Franca Global (ZFG) do Paraguai, discutem plano de ações para facilitar a a concretização de negócios bilaterais (Márcio Gallo)
A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia e diretores da Zona Franca Global (ZFG) do Paraguai, discutem plano de ações para facilitar a a concretização de negócios bilaterais (Márcio Gallo)

A Superintendência da Zona Franca de Manaus(Suframa) e a Zona Franca Global (ZFG) do Paraguai assinaram um Plano de Trabalho contendo ações conjuntas elaboradas para facilitar a concretização de negócios bilaterais. O documento, assinado ontem, na sede da Autarquia, pela superintendente Rebecca Garcia e pelo presidente da ZFG, Pedro Céspedes, em meio à programação da visita da comitiva paraguaia à Zona Franca de Manaus (ZFM), reforça memorando de entendimento vigente entre as duas zonas francas, pactuado no ano passado, com vigência de cinco anos. Entre as atividades propostas no Plano estão a obrigatoriedade de se realizar, pelo menos, um encontro de trabalho por ano e a de se escrever um relatório sobre as tarefas desenvolvidas. A ideia da criação do documento é garantir a efetivação dos projetos previstos no memorando de entendimento, entre os quais a criação de um Centro Logístico de Armazenagem e Distribuição (Clad) da ZFM dentro da ZFG. Na comitiva paraguaia, além de diretores da ZFG, estão empresários, a maioria ‘brasiguaios’ (termo usado para designar brasileiros residentes no Paraguai), representando empresas como a Blue Bird, Audiophone Brasil e a Abba. Na programação de atividades da missão técnica, além de palestras, debates e rodadas de negócios, está prevista para a terça-feira (19) a visita da comitiva a fábricas do PIM.

 

Banner-Web-Lab-de-Habilidades-719x119

 

Exposição do Exército

A partir desta terça-feira, até o dia 28 de abril, o Exército em Manaus estará realizando uma série de atividades no Shopping Ponta Negra, como parte das comemorações ao Dia do Exército (19 de abril), e do aniversário de 368 anos da corporação brasileira. A programação, aberta ao público, terá início às 19h, com a participação da banda de música do Comando Militar da Amazônia (CMA), que apresentará um Flash Mob, evento que é uma das mais atuais formas de expressão e animação, seja na música ou na dança, usando sempre um aglomerado de pessoas. A atração promete animar o público presente. Na programação, exposição de equipamentos militares e de fotografia. No dia 28, será realizado o encerramento da semana, com apresentação musical e a entrega do diploma de Colaborador Emérito do Exército a autoridades civis e militares, além de representações de todas as unidades do Exército de Manaus.

 

Roda de Conversas

A Roda de Conversas com artistas, produtores culturais, agentes culturais e operadores da cultura que aconteceria no Casarão de Ideias com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) prevista para tarde de ontem, foi transferida para esta terça-feira. O motivo do adiamento foi o cancelamento do voo do representante do órgão. O objetivo da conversa, marcada para às 17h, é fortalecer o diálogo, firmar parcerias e potencializar a presença da Funarte na Região Norte, com editais e programas da instituição. Durante a visita ao Amazonas, também acontecerão reuniões com o representante da Funarte do Norte e Nordestes com os gestores das Universidades Federal e Estadual do Amazonas, Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Manaus. Para participar é necessário chegar com meia hora e de antecedência e as vagas são limitadas conforme a capacidade do local.

 

Vasco x Mengão

 A semifinal do Campeonato Carioca entre Vasco X Flamengo será realizado em Manaus, no dia 24 (domingo), na Arena da Amazônia, com horário a confirmar. O anúncio oficial foi feito, ontem, pelo titular da Secretaria de Estado, Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Fabricio Lima, após reunião com os empresários da MeuBilhete.com, empresa que juntamente com o Governo do Estado vai promover o clássico. “Manaus mostrou aos dirigentes dos clubes a sua capacidade estrutural, operacional e de segurança, contando, desta forma, com a inclinação direta do Governo do Amazonas e da ação conjunta entre os órgãos. Além disso, a torcida deu show e mostrou sua força. Os jogadores sentiram o carinho, bem como o receptivo”, disse o secretário estadual de Esportes, Fabrício Lima, ao salientar que 10% da renda do clássico será revertido para o fundo do esporte da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O benefício será investido no esporte local.

 

Programa Transforma

A coordenação do Programa Transforma no Amazonas realiza, nesta terça-feira, uma capacitação específica para professores de educação física das 50 escolas estaduais de Manaus e da Região Metropolitana que participam do projeto. O treinamento será realizado no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Djalma Batista, no bairro Japiim. O Transforma é coordenado pelo Comitê Organizador do Torneio de Futebol Olímpico Manaus 2016, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Os profissionais serão treinados, inicialmente, em seis modalidades olímpicas e paralímpicas: futebol de 5, boxe, badminton, rugbi, voleibol sentado e hóquei sobre grama, que serão introduzidos nas aulas de educação física. Após a capacitação, serão realizadas oficinas em unidades de ensino nas sete coordenadorias de educação em Manaus. Criado pela Rio 2016, o projeto introduz valores e esportes olímpicos e paralímpicos nas escolas.

 

Círculo de Discussões

Técnicos do Governo do Amazonas, pesquisadores e produtores reúnem-se nesta terça-feira, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, para debater as alternativas de desenvolvimento da cadeia de produtos florestais do Amazonas, durante a segunda rodada de discussões das Jornadas de Desenvolvimento. Promovidas pelas secretarias de Estado de Planejamento (Seplan-CTI), de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror) e de Meio Ambiente (Sema), o evento têm como proposta trazer à discussão soluções para desenvolver a economia no interior e reafirmar a política de proteção do meio ambiente. Já foram discutidas, na semana passada, propostas para os setores de piscicultura e fruticultura.

 

Parintins para o mundo ver

A Marujada de Guerra do Boi Caprichoso inovou, mais uma vez, rompendo fronteiras no ultimo ensaio show realizado na sexta-feira (15), no Atlético Rio Negro Clube, transmitindo para o mundo inteiro ver e ouvir a melhor cadência do Festival embalada pelas toadas do álbum “Viva Parintins!”. Durante a transmissão simultânea que durou cerca de uma hora e meia, chegou ao pico de 45.110 mil visualizações, 2.317 comentários e 203 compartilhamentos. Além do Brasil houve interação de torcedores da Colômbia, Bolívia, Peru e até de Portugal. Coisa boa!

 

Desenho à Mão Livre

O Centro de Treinamento e Capacitação Tecnológica Samsung Ocean está promovendo o curso de Técnicas de Desenho à Mão Livre. O treinamento, com 40 vagas e carga horária de 4h, será realizado nesta terça-feira, das 18h às 22h. O curso foi desenvolvido especialmente para profissionais, com o objetivo de aprimorar conceitos da arte manual. Durante o treinamento, os alunos aprenderão técnicas de sombra e luz, anatomia humana, HQ,mangá, entre outras. As aulas são realizadas na sede do Ocean, localizado na Av. Darcy Vargas, nº 1.200, nas dependências da Escola Superior de Tecnologia (EST), da Universidade Estadual do Amazonas(UEA).

 

Passarela

Martina Caminha Sipelli, Salvani Araújo, Joana Meirelles e Maely Vasques (em Fortaleza-CE), figuram na lista dos felizes aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito queridos por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Nesta terça-feira, o governador do Amazonas, José Melo, participa da solenidade de formatura em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro. O evento terá a presença do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Geraldo Antônio Miotto e demais autoridades.  A solenidade de formatura iniciará às 9h.

Até o dia 22 de abril, o Les Artistes Café Teatro recebe a montagem “O menino por detrás das nuvens”, da Companhia Arte & Fato, na temporada de teatro para a infância. As apresentações começaram ontem. Hoje, os horários se repetem. De 20 a 22, a peça será encenada às 9h e 19h. As apresentações têm o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Acompanhado pelo músico Tião (violão), o cantor Jorge Bártholo reapresenta nesta terça-feira, no bar Sr. Garrafas (rua Rio Mar, Vieiralves) sua noite de boleros. O show especial começa às 20 horas com cobrança de couvert artístico. Fica a dica.

O projeto Energia Solar nas Ondas do Rádio, apoiado pelo programa Integração Petrobras Comunidade (IPC), abriu inscrições para o curso gratuito de Técnicas em Radiodifusão e Energia Renovável na comunidade Bom Jesus, localizada na Floresta Nacional, em Tefé (AM). Podem se candidatar jovens entre 18 e 29 anos de áreas rurais da região. Matrículas no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em Tefé, até o fim de abril. As aulas acontecerão entre 3 e 19 de maio.

O Shopping Ponta Negra sediará, no período de 15 a 18 de abril, a XIX Exposição de Produtos e Serviços (Expomam), em comemoração aos 179 anos de existência da Polícia Militar do Amazonas. A mostra, conhecida como “Semana da Polícia”, poderá ser visitada pelo público no horário de funcionamento do shopping, na sexta-feira e sábado das 10h às 22h e no domingo das 14h às 22h.

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, ontem, apontam o aumento de 37% do número de apreensões de armas de fogo no primeiro trimestre de 2016, em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março deste ano, 182 armas foram apreendidas. No ano passado, entre os mesmos meses, foram apreendidas 133 armas. Conforme a SSP, nos primeiros onze dias do mês de abril, já foram registradas 32 apreensões.

Sócios do Boi Caprichoso, em dia com mensalidade até o mês de março deste ano, vão concorrer ao sorteio de 300 ingressos de camarotes para assistir ao espetáculo de lançamento do CD oficial 2016 “Viva Parintins!”, no curral Zeca Xibelão na sexta, 22 de abril. A promoção abre a “Semana Azul” e foi idealizada pela diretoria da Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso para presentear os associados, quites com as contribuições sociais.

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado nesta segunda-feira (18), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), iniciou a Semana Internacional do Livro Infantil, com programação especial de incentivo à leitura. Até o dia 20 de abril várias atividades serão realizadas nas 13 bibliotecas do Estado, entre elas a exposição de livros, exibição de filmes e apresentações teatrais.

Paro por aqui, lembrando que, hoje é o Dia do Índio, que não tem muito a comemorar por conta do pouco caso dispensado a eles, pelos órgãos que deveriam zelar pela comunidade indígena. E lembrando, também, que a inauguração da nova sede do Grêmio Recreativo Escola de Samba Sem Compromisso, no conjunto Nova Cidade, prevista para ser realizada à noite de ontem foi cancelada. Em breve uma nova data será definida e divulgada. Até amanhã!

 

GALERIA

 

1 – O juiz aposentado Divaldo Martins da Costa, jornalista Guilherme Aluizio, diretor-presidente do Jornal do Commercio, prestigiando a posse do novo Comandante Militar da Amazônia, general do exército Geraldo Antônio Miotto
O juiz aposentado Divaldo Martins da Costa, o jornalista Guilherme Aluizio, diretor-presidente do Jornal do Commercio, prestigiando a posse do novo Comandante Militar da Amazônia, general do exército Geraldo Antônio Miotto
Em São Paulo, Zeca Nascimento recebeu domingo na sua morada da rua Rússia, nos Jardins, o amigo jornalista publicitário Roberto Ethel para conferir by tevê, a contagem do pró impeachment que movimentou o Brasil no fim de semana
Em São Paulo, Zeca Nascimento recebeu domingo na sua morada da rua Rússia, nos Jardins, o amigo jornalista publicitário Roberto Ethel para conferir by tevê, a contagem do pró impeachment que movimentou o Brasil no fim de semana

 

De bem com a vida, lúcida, produtiva e cheia de saúde, dona Zezé Pio de Souza recebeu na sua morada do Parque Residências, sexta-feira à noite a família e amigos para comemorar seus bem vividos 92 anos
De bem com a vida, lúcida, produtiva e cheia de saúde, dona Zezé Pio de Souza recebeu na sua morada do Parque Residências, sexta-feira à noite a família e amigos para comemorar seus bem vividos 92 anos
A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia e diretores da Zona Franca Global (ZFG) do Paraguai, discutem plano de ações para facilitar a a concretização de negócios bilaterais (Márcio Gallo)
A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia e diretores da Zona Franca Global (ZFG) do Paraguai, discutem plano de ações para facilitar a a concretização de negócios bilaterais (Márcio Gallo)
Brunella Dantas é a capa e recheio do primeiro número da revista Said Fift, editada pelo TOP fotógrafo Célio Said que divide o click com a bela
Brunella Dantas é a capa e recheio do primeiro número da revista Said Fift, editada pelo TOP fotógrafo Célio Said que divide o click com a bela
A queridíssima Graça Villela faz pendant com a tela A Senhora dos Lagos, do artista plástico paraense Antonio Carlos
A queridíssima Graça Villela faz pendant com a tela A Senhora dos Lagos, do artista plástico paraense Antonio Carlos
Noite dessas no Bar do Armando, Claudinha Mendonça, Alexandre Gouvêa, Rui Machado e Filipi Magnardi aproveitaram o tempo para por o papo em dias
Noite dessas no Bar do Armando, Claudinha Mendonça, Alexandre Gouvêa, Rui Machado e Filipi Magnardi aproveitaram o tempo para por o papo em dias
A azulada Zeina Neves e só alegria prestigiando o Bar do Boi Caprichoso
A azulada Zeina Neves e só alegria prestigiando o Bar do Boi Caprichoso