Operação estiagem: Wilson Lima anuncia licenças para dragagens de rios do estado a fim de garantir navegabilidade

O governador Wilson Lima anunciou, ontem (09), a emissão de licenças ambientais para a dragagem em quatro trechos de rios do Amazonas e destacou que o Governo do Estado tem agido de forma antecipada para minimizar os impactos da estiagem deste ano, cuja previsão é de que seja tão ou mais intensa quanto a de 2023. 

“Estamos entregando as licenças ambientais, através do nosso Ipaam, para que efetivamente já esteja toda essa questão ambiental regularizada para que o trabalho (de dragagem) inicie o mais rápido possível. Já estive junto ao Governo Federal expondo a preocupação que nós temos com relação à estiagem desse ano, que deve ser muito severa”, informou Wilson Lima.

O trabalho de dragagem será feito pelo Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com previsão de início imediato a partir da emissão das licenças. A dragagem atende um pleito do governador que desde o início do ano vem se reunindo com ministros de Estado, a exemplo dos ministérios de Portos e Aeroportos, de Integração e Desenvolvimento Regional e de Meio Ambiente e Mudança do Clima, solicitando apoio na antecipação de ações.

O serviço de dragagem consiste na retirada de sedimentos (como areias e outros materiais) do fundo dos rios para facilitar a navegação de embarcações e evitar que encalhem. Entre os trechos que receberam as licenças ambientais, emitidas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), estão: Manaus-Itacoatiara (rio Madeira); Codajás-Coari e Benjamin Constant-São Paulo de Olivença (rio Amazonas) e Benjamin Constant – Tabatinga (rio Solimões). A melhor medida é a prevenção!

Promotor do MPAM Igor Starling exibe o título de Cidadão do Amazonas, por propositura do deputado-presidente da ALE/AM, Roberto Cidade (Divulgação)

O promotor de Justiça Igor Starling Peixoto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (Caocrimo) e do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Amazonas (MPAM) recebeu, ontem (09, o título de Cidadão do Amazonas, na Assembleia Legislativa do Estado, em cerimônia presidida pelo deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil) e realizada no plenário Ruy Araújo. A honraria é concedida a pessoas que, mesmo não tendo nascido no Estado, prestaram ou prestam serviços relevantes à população amazonense. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) e aprovada, por unanimidade, por meio do Projeto de Lei nº 677/2023. Natural de Brasília, Igor Starling Peixoto é casado com a juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, Maria da Graça Giulietta Cardoso de Carvalho Starling, e tem dois filhos: Igor e Hugo. Prestou concurso em 2007, sendo empossado em 2009. Atuou, por designação, em diversos municípios do interior, passando por Coari, Urucará, Juruá, Parintins, dentre outros. Igor Starling foi promotor eleitoral por anos, contribuindo para o legítimo processo democrático. Parabéns!

Já pensou em conquistar um presente inesperado para sua mãe, neste domingo (12)? Isso pode acontecer nas lojas Nova Era, que realiza a ação Dia das Mães Premiado, com entrega de 160 presentes, que vão de voucher para salão de beleza, kits de beleza e casa, cursos profissionalizantes e cartões presentes de compra. A ação vai ser realizada nas 13 lojas do grupo em Manaus. Os clientes que estiverem nas lojas, neste domingo, vão ser surpreendidos pelo anúncio de um apresentador que estará no comando da ação e quem estiver no caixa, nesse momento, ganhará o presente. “A ação é uma homenagem à data, presenteando as nossas clientes mães e, principalmente, as mães da comunidade”, destaca o gerente Comercial do Grupo Nova Era, Tarcísio Bunzli. É por aí!

– O guaraná de Maués, uma das maiores riquezas do Amazonas, poderá receber mentoria de propriedade intelectual (PI) da iniciativa de cooperação da União Europeia (Divulgação)

Neste sábado (11), a partir das 7h, a Feira do Pirarucu da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), com a venda de seis toneladas de pirarucu fresco e uma tonelada de pirarucu salgado seco, também será ponto de coleta de doações destinadas ao Rio Grande do Sul. A feira ocorrerá na sede da FAS, localizada na rua Álvaro Braga 351, Parque Dez de Novembro, e vai até finalizar o estoque do pescado. Entre os itens de doações, a instituição indica água mineral, ração para pets, fraldas descartáveis, itens de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, roupas de cama e banho, entre outros. O telefone para saber mais informações sobre o ponto de coleta na FAS é (92) 98643-0768. A FAS, que atua há mais de 16 anos em prol das populações amazônicas, é conhecida pelas mobilizações sociais que realiza em prol das pessoas. Na Covid-19, a instituição liderou a “Aliança Covid Amazônia” com mais de 120 parceiros, que se uniram para diminuir os impactos do coronavírus nas comunidades amazônicas. 

Celebrando 21 anos de atuação e promovendo o destino Amazonas em formato diferenciado, competitivo e sustentável a Amazonastur, promove mudança na sua identidade visual (Divulgação)

Com a proposta de inovar e trazer um conceito de rápida identificação, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) apresenta sua nova identidade visual. A mudança gráfica celebra o aniversário de 21 anos da instituição, que atua em nome do Governo do Estado, para promover o destino Amazonas num formato diferenciado, competitivo e sustentável visando o desenvolvimento turístico da região. “Ao longo desses anos, a Amazonastur tem investido em ações de fomento ao turismo, principalmente na gestão do governador Wilson Lima, em capacitação, ordenamento, divulgação e infraestrutura, na busca da excelência para os produtos e serviços turísticos. A nova identidade visual celebra a consolidação do nosso trabalho e enaltece as nossas raízes culturais, históricas e naturais”, declara o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro. O novo símbolo tem como base de inspiração três pilares fundamentais: o desenvolvimento, a ancestralidade e a conectividade. Juntas, elas desenham os traços da logo transmitindo a sensação de fluidez, fácil produção e aplicação, além de rápida leitura. Para este projeto, a Amazonastur se inspirou no ciclo da borracha na Floresta Amazônica, representado pelas linhas do logo, que remetem aos cortes dos seringueiros. Muito bom!

O conselheiro nacional do Ministério Público e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico, promotor de Justiça Moacyr Rey Filho, palestrou, à tarde desta quarta-feira (08), no curso de formação para os novos promotores de Justiça do Ministério Público do Amazonas (MPAM).  A palestra, conduzida pelo promotor Moacyr Rey Filho, integra o ciclo de palestras previsto na programação do Curso de Ingresso dos novos membros do MPAM, organizado com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), além de fazer parte de uma visita técnica institucional com o objetivo de conhecer as iniciativas inovadoras sobre sistemas e ferramentas tecnológicas desenvolvidas.  O procurador-geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, iniciou a palestra agradecendo a presença do conselheiro e relembrando sua contribuição no CNMP. “Agradeço a disponibilidade para contribuir para a formação dos 22 novos promotores que estão assumindo a missão de promover a Justiça e a lei no interior do Amazonas e desenvolver um trabalho, principalmente, humano”, declarou o PGJ. É por aí!

O parintinense Pedro Nunes, atleta de lançamento de dardos busca alcançar o índice olímpico ou somar pontos para o Ranking Road To Paris Athletics (Julcemar Alves-Sedel)

Pedro Nunes, atleta do lançamento de dardo, irá participar do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo de 2024, que será realizado em Cuiabá, de 10 a 12 de maio, na pista do Centro Olímpico de Treinamento na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Parintinense, Pedro Nunes, que é membro do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024 e Bolsa Esporte Estadual, buscará alcançar o índice olímpico ou somar pontos para o Ranking Road To Paris Athletics. Nascido em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), Pedro vem de um ótimo início na temporada, disputando o Troféu Adhemar Ferreira da Silva ele alcançou a marca de 80.02m e garantiu o ouro na competição. Para o Campeonato Ibero-Americano, o amazonense tem grandes expectativas em busca da vaga olímpica. O Campeonato Ibero-Americano é realizado a cada dois anos e reúne atletas de países da América Latina e da África onde o português ou espanhol são as línguas oficiais, além de Portugal, Espanha e Andorra. A edição deste ano será a quinta organizada em solo brasileiro, as outras quatro anteriores aconteceram em Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016. Sucesso, campeão!

A proximidade do Dia das Mães (12 de maio) já começa a movimentar diferentes setores do comércio. Na área de alimentação, o Grupo Queiroz, que atua fornecendo insumos para a produção e embalagens, espera um crescimento de 30% nas vendas. Para atender a demanda, a empresa reforçou o estoque dos principais insumos usados pelos profissionais que atuam no segmento por ele abastecido, como embalagens para presentes, ingredientes para produção de pratos quentes, bolos e doces. “Estamos com tudo pronto para atender do pequeno ao grande empreendedor. O movimento já está aquecido e, nas próximas semanas, deve ser intensificado”, frisa o diretor do Grupo, Anderson Queiroz. É por aí!

O escritor amazonense Rojefferson Moraes é um dos convidados da I Festa da Literatura Periférica do Espírito Santo, que acontece nos dias 10 e 11 de maio em Vitória, capital do estado. A Flipes acontecerá no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas – Mucane com entrada gratuita. A iniciativa, que reúne escritores, artistas e ativistas de diversas regiões do país, busca promover e valorizar a cultura artística que emerge das periferias das grandes cidades e comunidades marginalizadas do Brasil. A programação da Flipes conta com apresentações culturais, mesas temáticas, feira de livros, feijoada literária e mesas temáticas com escritoras e escritores capixabas e de outros locais do Brasil, como Bahia, São Paulo e Amazonas. A festa exalta o protagonismo das periferias e ecoa vozes silenciadas. 

BDay

Murad Abdel Aziz, Jaqueline Sebben, Simão Pessoa, Adlinez Moreno, Jender Lobato, Jeannette Falcão, Diego Aguiar, Maria Auxiliadora da Silva, Nildo Souza, Elza Bensadon, Eliandro Souza, Cristiane Pedroza e Lucirene Rezende figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira, 10 de maio. Personalíssimos e muito estimados Por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Aniversariante da temporada, minha amiga querida Ana Paula Montenegro Pedrosa festeja hoje, em Miami, onde mora e trabalha, mais uma virada de folhinha. Parabéns, sua linda
Meu amigo Zeca Nascimento continua firme e forte em São Paulo, onde mora atualmente cuidando de seus investimentos, afinal, o olho do dono é quem engorda o gado. Certíssimo
Sempre de bem com a vida, Elza Bensadon celebra nesta sexta-feira sempre ao lado do marido Marcos, mais uma virada de folhinha. Parabéns, minha querida
Etelvina Andrade, nome que dispensa maiores comentários no tradicional grand monde manauense. Gosto dela
A advogada Grace Benayon com atriz e inspiradora, Giovanna Antonelli, uma das palestrantes do “Inova Amazônia” evento impecável no Vasco Vasques, promovido pelo Sebrae-AM
O administrador e assessor Marcelo Rapa Dias, recebeu ontem todos os confetes pela chegada de mais um maio na sua vida. Parabéns, amigo