Mais de 1,1 mil quelônios são soltos por comunitários na RDS Puranga Conquista

Comunitários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista fizeram, no último dia (26), a primeira soltura de quelônios do ano, com 1.130 unidades devolvidos à natureza. A soltura ocorreu no rio Cuieiras, na comunidade Barreirinha, localizada em Manaus.

A atividade faz parte do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso Sustentável de Recursos Naturais (Probuc), implementado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Moradores das comunidades Barreirinha e São Francisco do Chita foram responsáveis pelo monitoramento ao longo de seis meses das espécies irapuca (Podocnemis erytrocephala) e cabeçudo (Peltocephalus dumeriliana).

A soltura segue a metodologia desenvolvida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Projeto Pé-de-Pincha. Os trabalhos se iniciam entre agosto e setembro. Os comunitários fazem a coleta dos ovos nas praias, campinas e barrancos, e colocam nas chocadeiras, que simulam o habitat natural do animal.

Após o nascimento, os filhotes são realocados em tanques, onde permanecem até endurecerem o casco e atingirem um tamanho ideal para serem soltos na natureza em segurança. Para o gestor da RDS, Francisco Oliveira, o monitoramento é uma ferramenta de ajuda na gestão, porque gera indicadores de pressão sobre a espécie, aumento populacional, além de ser laboratório para as pesquisas na área.

“Ficamos gratos, porque a gente vem melhorando a cada ano os números de soltura da UC. É um indicador de que tem aumentado a população da espécie, a consciência dos monitores, dos comunitários. Nós buscamos melhorar o nosso apoio, a capacitação, incentivar as outras comunidades. E a gente vai se organizar para que, na próxima soltura, tenhamos números ainda mais expressivos do que esse ano,” declarou. Maravilha, a natureza agradece!

O trabalho na Unidade de Conservação é realizado há dez anos, envolvendo as comunidades Barreirinha, Nova Esperança, São Francisco do Chita, Bela Vista do Jaraqui e Arara. Os próprios moradores são responsáveis por todo o monitoramento, com apoio da Sema. A atividade envolve também as crianças, que participam de atividades de educação ambiental e do cuidado com as espécies. Muito bom!

Conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, entrega ao presidente da ALE-AM, deputado Roberto Cidade a prestação de contas anual de 2023 da Corte de Contas (Joel Arthus)

Cumprindo com a obrigação legal, a presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, entregou a Prestação de Contas Anual referente ao exercício de 2023 da Corte de Contas Amazonense à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em ato realizado ontem, (27). “Viemos trazer a prestação de contas cumprindo assim o rito constitucional que o Tribunal precisa realizar, encaminhando a sua PCA à Assembleia Legislativa e assim dando um bom exemplo a todos os demais gestores do Estado”, destacou a conselheira-presidente. O documento foi entregue nas mãos do presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade. Após despacho da presidência da Assembleia Legislativa, as contas serão enviadas para apreciação dos deputados. “Fico muito agradecido de o TCE, na figura da conselheira Yara Amazônia Lins, sempre ser muito cordial conosco, de vir pessoalmente entregar a prestação de contas”, destacou o presidente da Casa Legislativa ao reconhecer o ato simbólico. Os demais órgãos públicos do estado que são jurisdicionados ao TCE-AM devem entregar suas prestações de contas até o dia 1º de abril via DEC, no site dec.tce.am.gov.br.

A casa de praia Zezinho Corrêa vai receber neste sábado e domingo, (30 e 31), a partir das 18h, duas atrações gratuitas. O espaço está localizado na avenida Coronel Teixeira, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste. No primeiro dia (30), a banda gospel Novo Som será a atração nacional do espaço, para celebrar o feriado “Sábado de Aleluia”.  Na programação de domingo (31), a ‘Tardezinha’ trará uma variedade de músicas de toadas de boi-bumbá, para movimentar a noite dos manauenses, na voz da cantora Luanita Rangel e da banda Boteco do Boi, que subirão ao palco Murilo Rayol para encerrar o fim de semana com interpretações das tradicionais toadas de boi. Vai perder?

O açaí do município de Codajás (AM), passa a ter diferencial competitivo devido ao registro pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como “Indicação Geográfica”, na modalidade Indicação de Procedência (Divulgação)

Como resultado do trabalho articulado entre a Suframa e diversos órgãos parceiros no âmbito do Fórum Origens Amazonas, mais um produto da Amazônia Ocidental – o açaí do município de Codajás (AM) – passa a ter diferencial competitivo devido ao registro pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como “Indicação Geográfica”, na modalidade Indicação de Procedência. A indicação geográfica é um registro concedido para uma região em que há cultivo ou fabricação de produtos exclusivos e cujas características não existam em outra região. A partir do registro, a região fica protegida e nenhum outro lugar fora da área delimitada pode produzir um produto com aquele nome. Considera-se a indicação geográfica como ativo de propriedade intelectual valioso, devido ao potencial de agregação de valor ao produto no mercado. O açaí de Codajás se junta, agora, a outras seis cadeias produtivas da Amazônia Ocidental que já haviam obtido o registro junto ao INPI: “Farinha de Uarini”; “Abacaxi do Novo Remanso”; “Pirarucu de Mamirauá”; “Peixes Ornamentais do Rio Negro”; “Guaraná de Maués”; e “Guaraná da Terra Indígena Andirá-Mauá”. Por meio da Coordenação-Geral de Desenvolvimento Regional (CGDER), a Suframa acompanha desde 2020 os trabalhos realizados pelo Fórum Origens Amazonas na condição de órgão membro desse coletivo, onde são realizadas todas as atividades de apoio para que as cadeias produtivas regionais possam obter o registro de Indicação Geográfica junto ao INPI. Maravilha!

A emoção tomou conta da casa de Regina Lúcia de Castro Medeiros. Ela foi a ganhadora do Caminhão de Prêmios da promoção Tvlar 60 anos. Com 34 anos de confiança na empresa, Regina foi agraciada com um caminhão que soma mais de R$ 33 mil em eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, bicicletas e utilidades, itens que vão equipar e tornar o lar dela ainda mais confortável. Cliente desde a década de 90, a cearense se aposentou como comerciante, e relembra que, ao chegar à cidade, enfrentou dificuldades em outras lojas, mas encontrou na Tvlar o acolhimento e a facilidade que precisava. A sorteada adquiriu um sofá, uma cama e uma escova elétrica na unidade localizada no bairro Manoa, e não imaginava que seria a contemplada. Incentivada pela equipe da Tvlar a se cadastrar na promoção, Regina agora planeja renovar todos os móveis de sua casa e ainda ajudar os filhos. Maravilha!

O espetáculo “A Canção da Páscoa”, promovido pela Igreja Batista da Lagoinha Sede Manaus, terá apresentações para a população manauense nos dias nos dias 29, 30 e 31 de março (Divulgação)

O espetáculo “A Canção da Páscoa”, promovido pela Igreja Batista da Lagoinha Sede Manaus, terá apresentações para a população manauense. A entrada é gratuita e opcionalmente, pode-se doar 1 kg de alimento não perecível para ajudar os projetos sociais da igreja com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nos dias 29, 30 e 31 de março, a Igreja Batista da Lagoinha Sede Manaus, localizada na avenida Desembargador João Machado, 59, Flores, zona Centro-Oeste de Manaus, promoverá o espetáculo “A Canção da Páscoa”. O musical conta a trajetória de vida de Jesus e o seu amor pela humanidade. Com quatro sessões, nos dias 29 e 30, às 19h30, e no domingo de Páscoa (31) dividida em duas sessões – a primeira às 10h e a segunda às 18h – o espetáculo ganhará apresentação online, pelo canal oficial no YouTube Lagoinha Manaus, na última sessão. Com mais de 80 artistas, entre cantores, atores, bailarinas, staff, sonoplastia, e um time de caracterização, o ministério Create escolheu os irmãos gêmeos Alexandre e Paulo Torres para vivenciarem Jesus. A ambientação do espetáculo feito pelo cenógrafo e artista plástico, Juca Di Souza e adaptado por Ilener Tinho. Para mais informações entre em contato por meio do Instagram @lagoinhamanausam e @createlagoinhamanaus ou pelo telefone (92) 98124-6881. Espetáculo Imperdível!

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) vai alterar o trânsito em diversos pontos de Manaus para a realização das tradicionais procissões da Sexta-Feira Santa (29). Cerca de 50 servidores vão realizar rondas e fiscalização em pontos nas ordens de serviços. No Centro da cidade, os agentes de trânsito irão acompanhar as ações da Via Sacra realizada pela Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, que iniciam às 7h. Os fiéis irão percorrer a Avenida 7 de Setembro; Avenida Visconde de Porto Alegre (contramão); e Avenida Tarumã (Santuário de Nossa Senhora de Fátima). No retorno, pela tarde, os fiéis passam pela Avenida Tarumã (Santuário Nossa Senhora de Fátima); Avenida Visconde de Porto Alegre e Avenida 7 de Setembro (contramão). As vias serão interditadas temporariamente para passagem dos participantes da Via Sacra e serão liberadas após a passagem dos fiéis. Olho vivo!

A Vivo está oferecendo 10 mil bolsas de aprendizagem para desenvolvimento de software e conhecimentos de Inteligência Artificial (Divulgação)

A Vivo ofertará 10 mil bolsas para universitários de todo o Brasil, que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos no desenvolvimento backend com Python e nos fundamentos de Inteligência Artificial para desenvolvedores de software. A iniciativa será realizada por meio do programa Coding The Future da DIO, plataforma de educação e recrutamento. Os estudantes terão à disposição a trilha online de backend com Python, que conta com 67 horas de conteúdo atualizado sobre as melhores práticas da tecnologia para criação de APIs otimizadas e performáticas.  A capacitação também abrange a conexão com banco de dados relacionais e não relacionais (SQL e noSQL), o uso do famoso framework FastAPI, a metodologia de testes unitários (TDD) e o auxílio da biblioteca LangChain, que conecta o Python à IAs que aumentam a produtividade das soluções. Durante a jornada, os participantes irão desenvolver três projetos de backend, como forma de validarem seu aprendizado e criar um portfólio de destaque. Eles também participarão de mentorias com experts para evoluírem suas habilidades e tirar possíveis dúvidas.  Universitários de qualquer curso podem se inscrever até o dia 10 de maio pelo link. Ao finalizarem o cadastro, já podem iniciar a trilha online de forma imediata. Os participantes que concluírem os estudos receberão um certificado, válido também como horas complementares para a faculdade. Muito bom!

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) realizou nos últimos dois dias, em cumprimento à decisão judicial, uma operação de retirada dos flutuantes irregulares localizados no Tarumã-Açu, em Manaus. Conforme última liminar vigente, a determinação é para retirada apenas de flutuantes previamente identificados como abandonados. Ao todo, já foram retirados 6 flutuantes, em dois dias de operação, a qual deve continuar pelos próximos dias. De acordo com o órgão ambiental, cerca de 16 flutuantes abandonados serão retirados durante a operação realizada por órgãos municipais, estaduais e federais e que tem previsão de ser concluída em três a cinco dias.

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Amazonas (Arsepam), inicia nesta quinta-feira (28), a Operação Viagem Segura – Semana Santa, com reforço na fiscalização do transporte rodoviário e hidroviário intermunicipal de passageiros. O diretor-presidente da Arsepam, Ricardo Lasmar apresentará durante a entrevista mais detalhes sobre a operação e a estimativa do número de passageiros que devem deixar a capital com destino a outros municípios do Amazonas, por meio de ambos os modais. A ação segue até o dia 31 de março e conta com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), e da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH).

BDay

José Abelardo Santos, Suely Viana (no belo Rio), Adaías Dias e Ray Lima figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira, 28 de março. Personalíssimos e muito estimados Por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna! 

Empresário José Abelardo Santos é um dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. A celebração da data será em família. Parabéns, amigo
Em recente agito social as irmãs Lúcia e Beth Bittencourt emolduram a amiga Socorro Siqueira. Finas (José Carlos)
Sempre de bem com a vida, o guapo Adaías Serrão também é um dos festejados aniversariantes de hoje. Saúde amigo e parabéns
Conceição Oliveira e Lúcia Maria Viana, mulheres independentes, bem resolvidas e sempre de bem com a vida
Amigas inseparáveis Odenir Machado, Leda Magnani e Sandra Salignac em tarde de nada fazer em badalado shopping da Grande Manaus
Márcia Matos Martins, Norma Araújo, Adrianne Antony Gonçalves e Jaqueline Chagas preparadíssimas para celebrar o Domingo de Páscoa. Gosto delas