TCE-AM propõe interação entre instituições para o cumprimento de metas da ONU

Representando o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) na abertura do 3º Encontro Nacional de Procuradorias do Meio Ambiente, o conselheiro Júlio Pinheiro (foto) destacou a necessidade de interação das instituições para o cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento teve início na quarta-feira (13) no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus.

De acordo com Júlio Pinheiro, que também é coordenador-geral da Escola de Contas Públicas (ECP) e dos projetos ambientais do TCE-AM, as metas estabelecidas em 2015, no acordo de Paris, são “perfeitamente possíveis de serem cumpridas”, mas exigem um esforço coletivo das instituições brasileiras. ]!

Vivemos, em todo o mundo e na Amazônia, problemas climáticos graves e precisamos discutir mais esses problemas. Precisamos interagir com as instituições e encontrar um mecanismo efetivo de proteção para garantir aquilo que diz a Constituição Brasileira na questão da proteção ao meio ambiente” afirmou.

O coordenador avalia que as instituições de fiscalização, como os tribunais de contas, não podem ser omissas e têm papel fundamental no cumprimento das metas da ONU no sentido de verificar se a gestão pública está cumprindo as leis de proteção ambiental, como a que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Palestrante da primeira noite do Encontro, o diretor da Escola de Contas, Alexandre Rivas, afirmou que o TCE-AM tem buscado auxiliar gestores e servidores públicos com capacitação e troca de informações que possam auxiliar no cumprimento das leis. É or aí!

De acordo com o presidente do CFOAB, Beto Simonetti, a Caravana de Prerrogativas é uma iniciativa fundamental para garantir a defesa dos direitos dos advogados em todo o país (Raul Spinassé -Novo Selo Comunicação)

A advocacia amazonense receberá na próxima terça-feira (19/3) a Caravana Nacional de Prerrogativas, evento de extrema importância para a defesa dos direitos fundamentais da classe. Organizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), a iniciativa será na Seccional do Amazonas, às 17h, no Auditório Rubi da OAB-AM, localizado na Avenida Umberto Calderaro Filho, n° 2000, bairro Adrianópolis. O evento gratuito e exclusivo à advocacia é realizado com o apoio da OAB-AM, por meio da Procuradoria de Prerrogativas e Comissão de Direitos e Prerrogativas e Valorização da Advocacia, sem necessidade de inscrição prévia. Para a presidente da OAB-AM em exercício, Denize Aufiero, a participação ativa dos advogados da região no evento contribuirá significativamente para o avanço e a consolidação das prerrogativas da nossa classe no estado. De acordo com o presidente do CFOAB, Beto Simonetti, a Caravana de Prerrogativas é uma iniciativa fundamental para garantir a defesa dos direitos dos advogados em todo o país. Muito bom!

No mês da mulher, o Amazonas Futebol Clube lançou a camisa “Onça Cor-de-Rosa”, em homenagem às torcedoras do clube. A edição especial está à venda no stand do clube no Amazonas Shopping, ou pelo Instagram @oncasports. Além do manto exclusivo, as torcedoras ganham descontos de até 25% na adesão aos planos sócio torcedor do clube, que garante uma série de vantagens exclusivas. Que tal?

Marujada de Guerra inicia ensaios oficiais nesta sexta-feira em Manaus

A Marujada de Guerra do boi-bumbá Caprichoso inicia nesta sexta-feira, no parque aquático do Atlético Rio Negro Clube, o calendário de ensaios oficiais em Manaus (Divulgação)

A Marujada de Guerra, item do boi-bumbá Caprichoso e melhor ritmo do Festival de Parintins, inicia o calendário de ensaios oficiais em Manaus nesta sexta-feira (15). O ensaio será realizado no Atlético Rio Negro Clube, no Centro. Visando os shows da temporada e a preparação para as três noites do espetáculo “Cultura, o Triunfo do Povo” na arena do Bumbódromo, os tambores azulados vão rufar a partir das 19 horas. Estreante no festejo, Adriano Lima será a primeira atração do espetáculo. O encontro também contará com Paulinho Viana, levantador de toadas do item 3 em Manaus, além dos toadeiros Márcio do Boi, André Vaz, Dennis Martins e as participações do Corpo de Dança Caprichoso (CDC), Troup Caprichoso, Raça Azul e Força Azul e Branca (FAB). O primeiro ensaio da Marujada de Guerra contará com show de Edmundo Oran, apresentador do Boi Caprichoso, e as presenças especiais do Pajé Erick Beltrão e da Rainha do Folclore Cleise Simas, diretamente de Parintins.

A artista indígena Thais Kokama é a embaixadora da campanha, “Empodera Ela” pelo Amazonas Shopping durante todo o mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08 de março). Nesta sexta-feira (15) como parte da programação da campanha, Thais vai ministrar uma oficina gratuita de pintura corporal. Os interessados podem se inscrever pelo site www.amazonasshopping.com.br. A convite do centro de compras, Thais Kokama assumiu o papel de embaixadora, sendo o rosto e voz das mensagens da campanha, que são a força, a união e o protagonismo feminino. É por aí!

Tradicional, o Colégio Amazonense Dom Pedro II, localizado no Centro de Manaus, comemorou 155 anos de fundação com apresentações culturais da fanfarra e balizas, atividades pedagógicas e a realização de um Júri Simulado (Divulgação)

A Hora Cívica recebeu ontem (14), um significado diferente no Colégio Amazonense Dom Pedro II, localizado no Centro de Manaus. A escola comemorou 155 anos de fundação oficial com apresentações culturais da fanfarra e balizas, atividades pedagógicas, como a realização de um Júri Simulado com a 3ª série do Ensino Médio, além de um momento simbólico de parabéns à instituição histórica, com um “abraço” coletivo dos estudantes na entrada da instituição. O Colégio Amazonense Dom Pedro II, carinhosamente conhecido como ‘Estadual’, é a unidade de ensino mais antiga do Amazonas e uma das dez mais antigas do Brasil. De acordo com a diretora da escola, Adriana Brasil, a história da instituição se funde com a do próprio estado e o orgulho de participar dessa rotina é imensurável. Além da gestora da unidade de ensino, o Colégio Amazonense Dom Pedro II conta com outros profissionais egressos. Entre professores e agentes administrativos, o sentimento é o de dar retorno àquele espaço que os construíram enquanto cidadãos. Os mais de 1,2 mil alunos do colégio participaram das ações que aconteceram nos turnos matutino e vespertino. Foram 30 turmas mobilizadas nas apresentações da fanfarra, das balizas e do ato simbólico de parabéns e carinho à escola histórica. Maravilha!

Expressivo artigo do presidente da Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros (Correio Braziliense-14/03) relatando e dando conta aos brasileiros, da inestimável contribuição do Sesc Mesa Brasil, há 30 anos atuando no combate à fome e ao desperdício de alimentos, sendo hoje, como salientou, a maior rede de bancos de alimentos da América Latina. “Um cenário particularmente grave no Brasil, lamentou Tadros, onde 42% dos alimentos são desperdiçados e mais de 61 milhões de brasileiros sofrem de insegurança alimentar. (Vicente Limongi Netto)

Com patrocínio do Grupo Atem, o Centro Cultural Palácio da Justiça recebeu na quarta-feira (13), o 3º Encontro Nacional de Procuradorias do Meio Ambiente (Divulgação)

Com patrocínio do Grupo Atem, o Centro Cultural Palácio da Justiça recebeu, à noite de quarta-feira (13), o 3º Encontro Nacional de Procuradorias do Meio Ambiente (ENPMA). O seminário segue até sábado (16), com palestras de especialistas na área ambiental e debates sobre a relação entre a advocacia pública e a concretização dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU. Além do patrocínio ao 3º ENPMA, o Grupo Atem possui diversos projetos voltados para a preservação ambiental e o desenvolvimento social, como o “Orla Limpa” e o investimento de mais de R$47 milhões em crédito de carbono, para neutralização de todo o combustível distribuído. A empresa também tem parcerias na área científica para monitoramento da qualidade da água dos rios, além de iniciativas educacionais. A abertura do evento foi marcada pela palestra do presidente do Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia, Alexandre Almir Ferreira Rivas, com o debate sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável e o papel das Procuradorias do Meio Ambiente e da gestão pública na concretização da Agenda 2030. Aplausos!

A AMZ Tech, empresa do Grupo Info Store, promove nesta sexta-feira (15) mais uma edição do projeto “Rodada de Negócios”, que oferece mensalmente palestras e cursos gratuitos para empreendedores e entusiastas da área de tecnologia. Nesta semana, o convidado será o empresário Thiago Samarony, que vai falar sobre “Gestão e Liderança”. A preleção acontece às 16h, na sede da AMZ Tech, na rua Belo Horizonte, 466, bairro Aleixo.

A Associação dos Magistrados do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) – Amatra XI e o Serviço Social da Indústria (Sesi Amazonas) deram início ontem à parceria anual para a conscientização dos alunos da instituição sobre o direito do trabalho, com a palestra “Direito do trabalho: por que ele (ainda) é importante”, proferida pelo juiz do trabalho Gerfran Moreira, no auditório do Sesi Clube do Trabalhador do Amazonas. A palestra, que marca a nova temporada 2024 do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), foi destinada aos gestores, pedagogos e professores que darão andamento ao programa nas escolas do Sesi na capital e nos municípios de Iranduba, Itacoatiara e Parintins.

BDay

Lincoln Nunes, Josefa Mustafa Tuma, Raniery de Souza Oliveira, Romyne Novoa Silva, Jorge Abrahim, Conceição Oliveira, Carlos Alexandre Rodrigues Ferreira e Alan Kardec Lima Moreira figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira, 15 de março. Personalíssimos e muito estimados Por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Ainda por conta de seu níver, Zeca Nascimento foi homenageado ontem, no belo Rio, na morada dos amigos Álvaro e Dadá Sayão com um delicioso almoço, que foi compartilhado com o boa pinta Pedro Pazuello. Coisa boa
Operoso mecânico da Azul Linhas Aéreas, boa praça Raniery Souza é um dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Muito estimado por certo será alvo dos devidos cumprimentos. Parabéns, amigo
A comunicadora Conceição Oliveira, apresentadora do Programa Figuras, festeja nesta sexta-feira mais uma virada de folhinha. A celebração será em família. Saúde, amiga
Advogada e empresária de sucesso, Lílian Guedes, CEO do restaurante Kilo Mania, continua comandando com maestria sua casa de comidas, inclusa na lista dos melhores de Manaus. Te mete
Luciana Felicori e Aline Rocha foram prestigiar a formatura do amigo Pedro Cortes, o mais novo bacharel em Direito da Grande Manaus. Grande Pedrão, sucesso
O presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça juntamente com sua mulher, Fernanda Cantanhede Mendonça, marcando presença na posse de Giséle Falcone Medina, como Desembargadora da Corte Eleitoral