Márcia Siqueira estreia no Carnaval paulista

A cantora amazonense Márcia Siqueira faz participação especial no Carnaval da cidade de São Paulo. Estreando pelo Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Alegre, a amazonense desfilará na ala musical da escola com a responsabilidade de interpretar a abertura do desfile.

No próximo sábado (10), a Mocidade Alegre apresentará na avenida do samba paulista o tema ‘Brasiléia Desvairada: a busca de Mário de Andrade por um país’, onde abordará as viagens que o escritor modernista fez pelo Brasil, percorrendo o Norte, o Sudeste e o Nordeste.

Segundo o diretor musical da escola, Júnior Denden, Márcia Siqueira foi o resultado de uma pesquisa musical. Durante os primeiros meses de elaboração do samba-enredo, foram realizadas diversas tratativas sobre as vozes do estado, até a identificação da cantora como um retrato da cultura amazonense.

“Fizemos diversas pesquisas durante alguns meses e chegamos ao nome da Márcia por meio das redes sociais. Além da musicalidade, encontramos na Márcia a imagem marcante da mulher, indígena e uma grande representante da cultura do Amazonas. Uma excelente representação da passagem do escritor modernista pelo Amazonas”, diz o diretor.

Atual campeã do Carnaval paulista, a Mocidade Alegre será a terceira escola a desfilar e Márcia Siqueira terá a responsabilidade de entoar ao desfile o trecho da toada “Prece Cabocla”, de autoria de Enéas Dias e Marcos Moura, onde o final adaptado para enaltecer o tema da escola.

Fundado em 1967, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Alegre é uma escola de Samba da cidade de São Paulo. Foi campeã do Grupo Especial por 11 vezes. Suas cores oficiais são o verde e o vermelho. Atualmente, é presidida por Solange Cruz Bichara Rezende. O intérprete oficial é o sambista Igor Sorriso, Jorge Silveira é o carnavalesco responsável e a bateria nota 10 é comandada pelo Mestre Sombra. Grande Márcia!

Empresários Wellington Lins e Maria do Carmo Seffair Lins, comandantes do Grupo Fametro, familiares, amigos e convidados iniciam a contagem regressiva para inauguração do Tropical Hotel Amazônia (César Catingueira)

Ontem à noite (07), os empresários Wellington Lins e sua mulher, Maria do Carmo Seffair Lins, comandantes do Grupo Fametro, receberam a press e convidados para iniciar a contagem regressiva de 328 dias para inauguração do Tropical Hotel Amazônia que, abre suas portas ao mundo no dia 31 de dezembro de 2024 com um requintado réveillon 5 estrelas, com gente daqui e dacolá. Completamente repaginado, projeto do escritório Marília Pellegrini Arquitetura, preservando suas características e oferecendo novos espaços, como por exemplo, capela para 200 lugares, atracadouro e um restaurante panorâmico entre outras comodidades. O clã Seffair Lins se fez presente prestigiando a iniciativa dos pais, Wellington e Maria do Carmo. Manaus volta a ter, novamente, um luxuoso hotel 5 estrelas com 580 apartamentos devidamente equipados. O Tropical Hotel Amazônia não será apenas um local de hospedagem, mas uma experiência que resgata a história e celebra o potencial turístico da região. 

Governador do Amazonas, Wilson Lima, e o secretário de Saúde, Anoar Samad, na reunião virtual com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para atualizar o cenário da dengue no país (Diego Peres-Secom)

O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou de uma reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e outros governadores para atualizar o cenário da dengue no país. O encontro foi realizado ontem (07), de forma virtual, a convite do Ministério da Saúde. Na ocasião, o governador apontou a necessidade de ampliação do número de leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como medida de prevenção, para atender os pacientes que vierem a necessitar de hospitalização em virtude da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O governador participou da reunião acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Anoar Samad, que afirmou que o Amazonas vem monitorando de forma constante os casos de dengue e doenças respiratórias, além de fazer investimentos necessários para o atendimento da população. Segundo o ministério da Saúde, o diálogo segue aberto com estados e municípios para monitorar o avanço da doença e dar as condições para o combate da arbovirose, que já teve mais de mais de 360 mil casos (prováveis e confirmados) de dengue, com 40 mortes confirmadas, segundo o ministério. É por aí!

Estava em sossego, aguando as flores e plantas do meu jardim e dando alpistes para os passarinhos,  quando o vizinho indagou: “O que você espera da chapa Boulos-Martha?”. Veterano repórter, perto dos 80 anos, respondi, com prazer, na bucha: Nada.  O curioso vizinho aproveitou a deixa e sapecou outra pergunta: “O que acha do arranca rabo entre Lula e Arthur Lira?”.  A resposta foi seca e clara: É o roto falando do esfarrapado.  O bom vizinho deu-se por satisfeito. Aproveitei para alertá-lo sobre os perigos da dengue. (Vicente Limongi Netto)

A Amazonastur apresenta roteiro voltado para quem busca o etnoturismo no estado. A primeira cidade é São Gabriel da Cachoeira, município que tem um dos maiores potenciais turísticos em terras indígenas para uma experiência imersiva (Tacio.Melo)

As experiências imersas na cultura, costumes e história dos povos originários com experiências únicas caracterizam o etnoturismo, crescente segmento do turismo no Amazonas. Com o objetivo de fortalecer o setor, a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) apresenta um roteiro voltado para quem busca o etnoturismo no estado. O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, aponta as ações do Governo do Amazonas em infraestrutura e a capacitação dos profissionais do setor de turismo aliados ao potencial turístico como principais motivos para a crescente busca do Amazonas em segmentos específicos do turismo. A primeira cidade é São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus). Com a maior concentração de indígenas do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem um dos maiores potenciais turísticos em terras indígenas para uma experiência imersiva. A experiência amazônica inicia com a viagem à São Gabriel da Cachoeira , também conhecido como “Cabeça do Cachorro” devido o seu formato geográfico, na calha do Alto Rio Negro. É possível chegar ao município de barco ou avião, com duração de viagem de aproximadamente 26 horas e duas horas, respectivamente. De barco, a viagem revela um cenário de natureza exuberante pelo rio Negro, passando por municípios como Barcelos (distante 399 quilômetros de Manaus) e Santa Isabel do Rio Negro (distante 330 de Manaus). De avião, a viagem pode ser feita pela companhia aérea Azul. Que tal uma imersão nesse roteiro?

O “Cabaré Chinelo”, espetáculo do Ateliê 23 indicado ao 34° Prêmio Shell de Teatro, está de volta para nova temporada em Manaus, iniciando a série de apresentações pelo Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro), nos dias 22 e 23 de fevereiro, às 20h. Os ingressos antecipados já estão disponíveis por R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira) nos sites atelie23.com, ShopIngressos.com e pelo Instagram (@atelie23). O diretor da companhia e do espetáculo, Taciano Soares, destaca que a venda de ingressos vai ser antecipada a cada duas sessões. É por aí!

Visando estreitar relacionamento e parceria, o presidente da Fieam, Antonio Silva, recebe no seu gabinete o superintendente do Basa, Éden Sávio Pereira da Silva (Divulgação)

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva recebeu ontem (08), o novo superintendente regional do Banco da Amazônia S.A, regional Amazonas e Roraima, Éden Sávio Pereira da Silva, acompanhado do analista de negócios, Mario Henrique Silva. O encontro teve como objetivo estreitar os laços com a instituição que representa as classes produtoras da indústria amazonense. Na conversação Antonio Silva registrou a parceria de anos entre as instituições para divulgação das linhas de fomentos, principalmente o FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte). “A parceria com o Basa sempre foi de grande importância para fomentar os negócios da região e o que puder ser feito pela casa da indústria, para continuar beneficiando a região, faremos”, afirmou Silva. O novo superintendente, ao relatar a sua trajetória, destacou a missão no Banco da Amazônia e a importância de trazer a instituição financeira mais próxima dos atores de desenvolvimento dos estados integrantes da área de abrangência geográfica da instituição, buscando tornar o crédito do banco mais acessível e efetivo para impulsionar oportunidades de negócios na região. Seja bem-vindo!

Como parte da programação alusiva ao Fevereiro Roxo e Laranja, o Grupo Atem realiza, nesta quinta-feira (08), uma roda de conversa com médicos e especialistas objetivando conscientizar os colaboradores sobre os cuidados e o combate às doenças crônicas. A iniciativa faz parte do programa Atem Vida e Saúde. O encontro ocorrerá às 16h30 na área de eventos do restaurante Coco Bambu, localizado no Shopping Ponta Negra, na zona centro–oeste de Manaus. Neste mês de fevereiro, as cores, roxa e laranja são usadas com o objetivo de atentar para a conscientização e combate de algumas doenças. O roxo é referente ao Lúpus, a Fibromialgia e ao Mal de Alzheimer, enquanto a cor laranja se refere a um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia. Para conversar sobre os assuntos, o programa Atem Vida e Saúde convidou dois renomados médicos do Amazonas. Eles deverão abordar a prevenção, os primeiros sinais das doenças e as primeiras medidas que devem ser tomadas nesses casos. Muito bom!

BDay

Prefeito de Manaus, David Almeida, Ana Claudia Soeiro Soares, Mariozinho Guerreiro, Carlos Alberto Rocha, Ed Blair, Simone Quadros de Macedo, Eliêda Giráldez, Ana Terza Orsi e Cledir Costa figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira, 08 de fevereiro de 2024. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Comandantes do Grupo Fametro, Wellington e Maria do Carmo Seffair Lins receberam ontem à noite, convidados para a contagem regressiva para a inauguração do Tropical Hotel Amazônia (Ana Claudia Jatahy)
Leandro Albuquerque Lins e sua bela Camila prestigiando a noitada patrocinada pelo Grupo Fametro, na contagem regressiva de reabertura no Tropical Hotel Amazônia
– Juliana e Wellington Lins Jr engrossando a galera presente na no agito do Grupo Fametro à espera da inauguração do 5 estrelas Tropical Hotel Amazônia (Ana Claudia Jatahy)
8 – Átila Albuquerque Lins Júnior veio de Brasília para prestigiar a iniciativa do Grupo Fametro (Ana Claudia Jatahy)
Cleide Sousa e o ator amazonense Adanilo (novela Renascer) também estavam na contagem regressiva da inauguração do Tropical Hotel Amazônia