Cura Amazônia chega para colorir prédios do Centro de Manaus

As empenas dos edifícios Rio Madeira e Cidade de Manaus, localizados no Centro da capital amazonense, começam a se transformar em ‘telas gigantes’ para receber as criações dos artistas visuais Denilson Baniwa e Olinda Silvano. As pinturas foram iniciadas ontem (02) por iniciativa do Circuito Urbano de Arte (Cura) que, pela primeira vez, chega ao Norte do País recebendo o nome de Cura Amazônia.

No roteiro do Cura Amazônia, o Teatro Amazonas, ganhou em sua fachada, a instalação ‘Entidades’, do artista roraimense e ativista indígena Jaider Esbell, falecido em 2021.A obra é composta por duas cobras infláveis de 17 metros de comprimento por 1,5 metros de largura, cada uma, e foi criada em 2020 para a 5ª edição do CURA, em Belo Horizonte. Nos anos seguintes, as ‘cobras cósmicas’ foram expostas na Bienal de São Paulo e no Lille3000, na França.

As pinturas poderão ser acompanhadas a partir do mirante montado pelo Cura, na lateral do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, que proporciona uma visão privilegiada das duas construções.

Oriundo do município de Barcelos-AM, Denilson Baniwa conta que recebeu o convite do Cura com muita alegria. “A chance de pintar um prédio, é muito legal, voltar ao meu estado e fazer uma arte que represente não apenas a minha cultura Baniwa, mas também a cultura amazônida”. De acordo com o artista, a inspiração para a sua empena – a princípio será batizada de ‘Piracema’

Já a artista peruana, Olinda Silvano. é de origem indígena nascida em Paoyhan no departamento de Ucayali. Ainda criança, aprendeu com a avó a arte do kené que manteve quando se mudou para a capital, Lima. Em sua experiência ela usa a arte do kené para “tornar visível a luta das mulheres indígenas migrantes”, gerando oportunidades de trabalho para elas.            

O Cura Amazônia é uma realização da Agência Urbana de Arte (Agua), com patrocínio da 3M, apoio das Tintas Coral, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) e Centro de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho (CASST), além da produção local do coletivo Graffiti Queens e incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Muito bom!

Em evento da ONU, Wilson Lima pede atenção à população amazônida

O governador do Amazonas, Wilson Lima, teve atuação marcante em evento da ONU, em Belém (PA), pedindo atenção à população amazônida( Divulgação)

Durante  o evento “ONU e Amazônia: parceria para o desenvolvimento sustentável”, organizado pelo Sistema das Nações Unidades no Brasil, em parceria com o Governo do Pará, o governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou que as populações da Amazônia precisam de mais oportunidades e acesso a itens básicos, ressaltando que sustentabilidade não combina com pobreza. No encontro, no fim da tarde de ontem (02), foi feito o lançamento nacional do Fundo Brasil-ONU para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, uma parceria entre ONU, Governo Federal e Governos estaduais que integram o Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal Brasileira. Em discurso aos presentes, Wilson Lima voltou a defender um olhar diferenciado do Brasil e do mundo para “além da copa das árvores da Amazônia”, referindo-se à urgente necessidade de políticas públicas específicas e que contemplem os povos que mantém a floresta em pé, ressaltando que só o estado Amazonas, por exemplo, mantém 97% de sua cobertura natural preservada. O encontro aconteceu por ocasião da visita ao Brasil da vice-secretária-geral da Organização das Nações Unidas, Amina Mohammed. Participaram ainda da agenda o governador do Pará, Helder Barbalho; e o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, representando o Governo Federal. Fica o registro!

Abertas  inscrições do Fórum Estadual Municípios Lixo Zero

Estão abertas as inscrições para o 2º Fórum Estadual Municípios Lixo Zero, que acontece na próxima quarta-feira (09), no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na Avenida Mário Ypiranga, 3950, Flores. A programação, organizada pelo Coletivo Manaus Lixo Zero, vai reunir representantes de instituições públicas, iniciativa privada, órgãos governamentais e sociedade civil. As inscrições podem ser feitas pelo link disponível no Instagram @manaus_lixo_zero. 

‘Entidades’ destacam a fachada do Teatro Amazonas 

A instalação urbana “Entidades”, do artista roraimense e ativista indígena Jaider Esbell, destaca-se na fachada do centenário Teatro Amazonas (Marcio James)

Nosso maior símbolo cultural, o Teatro Amazonas recebeu ontem (02), na sua fachada a instalação urbana “Entidades”, do artista roraimense e ativista indígena Jaider Esbell, falecido em 2021. A iniciativa faz parte do Circuito Urbano de Arte (Cura), um projeto criado em Minas Gerais, que chega ao Norte do País e recebe o nome de Cura Amazônia. Trazendo a força da floresta e dos seres, com forte influência da cosmologia indígena, a obra apresenta a pesquisa e a poética de Jaider em torno da “Cobra Grande”, a grande avó universal. Composta por duas cobras infláveis de 17 metros de comprimento por 1,5 metros de largura, cada uma, a instalação foi criada em 2020 para a 5ª edição do Cura, em Belo Horizonte. Vale apreciar!

Prefeito entrega rotatória do Mindu totalmente revitalizada

Sem manutenção há anos, a rotatória do Mindu, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, foi entregue ontem (02) totalmente revitalizada pelo prefeito de Manaus. O espaço foi restaurada em uma ação conjunta das secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp) e de Infraestrutura (Seminf). A prefeitura iniciou a obra em abril deste ano, quando demoliu a maior parte da piscina para alargar a calçada, além da implantação de mil metros quadrados de revestimento nos dois espelhos d’água. As partes de hidráulica e elétrica, incluindo as 12 bombas do chafariz, foram renovadas e foram entregues em pleno funcionamento. Muito bom!

Sesi abre 500 vagas gratuitas para a Nova EJA

O Sesi/AM está com 400 vagas gratuitas para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, além de 100 vagas para o Ensino Médio Profissionalizante (Divulgação)

O Serviço Social da Industria (Sesi/AM) está com 400 vagas gratuitas para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, além de 100 vagas para o Ensino Médio Profissionalizante ou Nova EJA, modalidade de ensino desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AM).  As inscrições podem ser realizadas até 25 de agosto no horário das 8 às 20h na Escola SESI Emina Barbosa Mustafa, localizada na Alameda Cosme Ferreira – Aleixo, ao lado do SESI Clube do Trabalhador. Para participar da Nova EJA é necessário ter idade mínima de 15 anos para cursar o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. O curso tem 80% das aulas online e 20% com encontros presenciais, e conta com as seguintes vantagens: aproveitamento do conhecimento adquirido; flexibilidade de horário; plano de estudos individualizado; certificação em menor tempo e gratuidade nos cursos profissionalização do Senai. Para mais informações entre em contato pelos números: 3182-9925 e 98480-5108.

Manaus será candidata ao título de ‘Cidade Sul-Americana do Esporte’ 

A Fundação Manaus Esporte (FME), colocou a capital amazonense no páreo para ganhar reconhecimento internacional. A cidade está concorrendo ao título de “Cidade Sul-Americana do Esporte” de 2024. A cerimônia de lançamento da candidatura acontece nesta quinta-feira (03), no Casarão da Inovação Cassina, a partir das 15h. Na oportunidade, será apresentada a logomarca, além da escolha do mascote da campanha. Chancelado pelo Parlamento Europeu e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o título é concedido pela Aces Europe a municípios que se destacam pela excelência em seus programas, projetos, eventos e planejamentos voltados para o incentivo às práticas esportivas, como ação democrática competitiva e também de saúde e cidadania. Maravilha!

Parintins inaugura “Mirante do Bumbódromo”  

A cidade de Parintins recebe, a partir deste sábado, a 1ª Edição da Feira de Cultura e Economia Criativa, visitas guiadas, sessões de cinema, exposições e shows musicais no sétimo andar e inauguração do Mirante do Bumbódromo (Marcio James)

O Bumbódromo de Parintins, complexo que representa a identidade cultural do município, vai receber a primeira edição da Feira de Cultura e Economia Criativa, a partir deste sábado (05). A programação inclui visitas guiadas, sessões de cinema, exposições e shows musicais no sétimo andar, no Mirante do Bumbódromo, que dispõe de uma vista panorâmica e privilegiada da cidade. A feira será realizada das 15h às 20h, todos os sábados até o dia 25 de novembro. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas e do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, unidade Parintins. Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a iniciativa celebra os 10 anos de atuação do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, no mesmo ano que o Bumbódromo completa 35 anos de fundação. Aplausos!

Agentes do Ministério da Defesa visitam Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) recebeu, na manhã de ontem (02), no Comando Geral da corporação, a visita de dois agentes do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa. Os representantes do órgão nacional apresentaram um panorama da plataforma “Painel do Fogo”, que monitora os índices de focos de calor na Amazônia. O Painel do Fogo é uma plataforma lançada, em 2021, pelo Censipam para subsidiar o acionamento das equipes de combate a incêndio no Brasil. Tendo como produto principal o serviço de rastreio dos focos de calor. O sistema agrega diferentes dados geoespaciais, imagens de satélite e propriedades da região amazônica.

Literatus Mais Saúde

O Centro de Ensino Literatus promove neste sábado (05), das 10h às 21h, no Shopping Grande Circular, o tradicional evento Literatus Mais Saúde. Serão oferecidos mais de 20 serviços gratuitos para a população. Entre os serviços que serão oferecidos neste sábado estão: aferição de pressão, teste de glicemia, cálculo de IMC, limpeza de pele e massagem quick, além de orientações sobre empregabilidade como elaboração de currículo, agendamento da carteira digital, acesso ao GOV.Br e LinkedIn. Todos os serviços são gratuitos, mas, é necessário a retirada de senha, a partir das 10h, no sábado, no local do evento. Fica a dica!

Alunos do Martha Falcão participam de simulação da ONU em Manaus

Até sexta-feira (04), alunos do Colégio Martha Falcão participam de uma simulação do trabalho dos órgãos que fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa é a oitava edição do Modelo de Organização das Nações Unidas Martha Falcão (Monumf). Os jovens participam em representações diplomáticas, órgãos e entidades vinculadas às ONU para debaterem, pactuarem, deliberarem e formarem acordos sobre os temas em questão. Neste ano, haverá três comitês: o do Congresso Nacional, com Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, data da invasão a Brasília; o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que vai abordar o Golpe das Milícias do Sudão; e o Comitê Histórico, que vai discutir o Congresso de Viena (1814-1815). Muito bom!

BDay

Mizael Medina, Dorinha Bomfim, Moabi Braga e Hellen Arantes, Marco Aurélio Araújo e Terezinha Maia figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Em noite de puro glamour o defensor público Fernando Prestes emoldurado por sua mulher Gimol e pela filha Nicole, as belas mulheres de sua vida
O casamento do advogado baiano Francisco Bastos com a jornalista Alessandra Roldan agitou o circuito da alta sociedade de Salvador, a bela capital de todos os santos
As empoderadas Nayanna Evellyn Mendonça e Ângela Segadilha, renomadas profissionais da advocacia amazonense lacrando na noite da Grande Manaus
O artista plástico amazônida Denilson Baniwa será o responsável pela pintura das empenas do edifício Cidade de Manaus fincado no Centro da capital amazonense (Adrian Ikematsu)
De etnia indígena peruana, a artista plástica e artesã, Olinda Silvano e sua equipe é quem irá colorir as empenas no condomínio Rio Madeira (Ronin Koshi)
Grafiteiro renomado, o amazonense Rai (Raiz) Campos em ação na equipe de Olinda Silvano colaborando na pintura de uma das empenas do edíficio Rio Madeira, no Centro de Manaus