Boi Caprichoso é bicampeão do 56º Festival Folclórico de Parintins

O que a galera esperava aconteceu! O boi-bumbá Caprichoso sagrou-se bicampeão do 56º Festival Folclórico de Parintins. Com o tema, “Brado do Povo Guerreiro”, o bumbá somou 1.259 contra 1.258,8 do boi Garantido. A apuração ocorreu à tarde de ontem (03), no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo.

Emocionado, o presidente do Caprichoso, Jender Lobato, agradeceu a diretoria, ao conselho de artes e aos artistas da agremiação, mas principalmente, a nação azul e branca que abraçou o festival.

“Eu quero dizer que precisamos comemorar este título, venceu o boi que se organizou, venceu o boi que respeitou os seus artistas, venceu o boi que fez e preparou o maior espetáculo que este festival já viu”, disse.

“ O Caprichoso preparou três grandes noites para que a gente pudesse apaixonar cada vez mais as pessoas e para que a gente pudesse trazer dignidade para esse povo caprichoso que já sofreu muito e hoje pode gritar que nós somos bicampeões do festival 2023”, comemora Jander. 

O Caprichoso venceu as três noites do festival. Na primeira noite (30/06), Caprichoso pontuou 419,8 contra 419,5 do Garantido. Na segunda noite (01/07), Caprichoso alcançou 419,5 pontos e o Garantido, 419,8. Na terceira e última noite (02/07), o Caprichoso venceu com 419,7 contra 419,5 pontos e, assim, consagrou-se bicampeão do 56º Festival Folclórico de Parintins.

O Festival Folclórico de Parintins é chancelado pelo Governo do Estado, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e Coca Cola Brasil. Viva o Caprichoso, merecidamente bicampeão do 56º Festival Folclórico de Parintins!

Diáspora parintinense no crepúsculo do festival

Como que em um passe de mágica, Parintins perdeu na madrugada de ontem (03), mais de 100 mil visitantes. A maioria voltou de barco para seus destinos de origem singrando o majestoso Rio Amazonas

Ao encerrar a última apresentação dos bois Garantido e Caprichoso, na madrugada de segunda-feira (03), como que em um passe de mágica a cidade perde mais de 100 mil visitantes. Estes estão saindo pelo aeroporto e principalmente pelos portos da ilha Tupinambarana. E antes que o sol levante, algumas centenas de embarcações de todos os portes deixam a cidade causando um visual único no leito do maior rio do mundo. Essa é a força do boi de pano parintinense. (Josene Araújo – jornalista parintinense)

Bois-bumbás no Largo de São Sebastião

Torcedores dos bois-bumbás, Caprichoso e Garantido, reuniram-se domingo (02), para acompanhar a transmissão da última noite do 56º Festival de Parintins. A concentração aconteceu no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, a partir das 20h45 e encerrou na madrugada desta de segunda-feira (03). A iniciativa foi do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). A programação alternativa foi gratuita para os brincantes no período do Festival na Ilha Tupinambarana. Este ano, pela primeira vez, o Estado também transmitiu a Festa dos Visitantes no Largo. Coisa boa!

Turistódromo é sucesso em Parintins

Montado pela Amazonastur, ao lado da Catedral, o Turistódromo movimentou a cena turística na Ilha Tupinambarana, durante o Festival Folclórico de Parintins de 2023 (Tácio Melo)

Grande sacada do Governo do Amazonas via Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o Turistódromo movimentou a cena turística na Ilha Tupinambarana, durante o Festival Folclórico de Parintins de 2023. Localizado nas cercanias da Catedral Nossa Senhora do Carmo, o espaço atraiu cerca de 50 mil visitantes ao local. O Passaporte Regional, uma novidade deste ano, esgotou um dia antes do fim do festejo. O item que coleciona momentos nos principais atrativos turísticos da cidade, por meio de carimbos personalizados, dava direito a retirada de um chapéu de palha como brinde. Também agradaram aos visitantes, a cabine fotográfica personalizada, o vídeo 360º, espaços instagramáveis e os atendimentos de 14 órgãos públicos e instituições parceiras. De acordo com os dados parciais da Amazonastur, o Turistódromo apresentou nível de satisfação de 99,5%, entre os participantes da pesquisa de percepção dos visitantes e moradores da ilha. Muito bom!

Missão Amazonas 2023

A Assistência Social Reformista “O Bom Samaritano” promoverá nos dias 11 a 14 de julho, na Comunidade Santa Luzia, município de Careiro da Várzea – AM, Ação Social denominada “Missão Amazonas 2023”. A programação acontecerá na Escola Estadual Alberto Santos Migueis, nos horários de 8h30min às 11h30min e 13h30min às 16h30min (no dia 14/07 até 12h), com diversos atendimentos à comunidade local e a quem mais interessar. O projeto contará com de 100 profissionais voluntários (médicos – clínico geral e oftalmologista, dentistas, nutricionistas, terapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, esteticista, massagista, assistente social, cabeleireiros, advogados, psicólogos, teólogos, relações públicas, dentre outros) vindos de diversas regiões. Cerca de 60% dos voluntários virão de diversos Estados brasileiros e 40% de 9 outros países, de 3 continentes. A instituição realiza assistências comunitárias e muitos outros projetos sociais em todo o Brasil e também no exterior. A Missão Amazonas 2023 tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população carente do município de Careiro da Várzea e entorno, através de várias ações de assistência social. Muito bom!

Caprichoso é o Campeão Sustentável do Festival Folclórico de Parintins 2023

O vice-presidente do Boi Caprichoso, Karu Carvalho festeja a vitória do Touro Negro como o Campeão Sustentável do Festival Folclórico de Parintins 2023, ao lado do secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira (Sema-Divulgação)

O Boi Caprichoso consagrou-se o Campeão Sustentável do Festival Folclórico de Parintins 2023. A galera do bumbá destinou um total de 1.017,4 kg de resíduos para a reciclagem, garantindo o título e o prêmio de R$ 20 mil, para serem investidos em ações de sustentabilidade na agremiação. O duelo de reciclagem faz parte do projeto “Recicla, Galera”, realizado pelo Governo do Amazonas, em parceria com a Coca-Cola Brasil. Durante as três noites, as galeras item 19 disputaram entre si para ver quem destinaria a maior quantidade de resíduos para reciclagem. O Caprichoso levou a melhor pelo segundo ano consecutivo. “É muito empenho mesmo. Conversamos com a comunicação do Caprichoso, conversamos com os diretores de galera, fizemos uma coletividade de juntar todo mundo, fazer esse trabalho e trazer o bicampeonato novamente para gente”, disse o vice-presidente do boi Caprichoso, Karu Carvalho, ao comemorar a vitória. Parabéns, responsabilidade social é isso!

Aprovado projeto que incentiva reciclagem de resíduos sólidos feito por cooperativas e associações

Aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) um Projeto de Lei do deputado Adjuto Afonso (União Brasil), que institui diretrizes gerais para as políticas de fomento e incentivo a cooperativas e associações especializadas em reciclagem de resíduos sólidos no Estado do Amazonas. A ideia é estimular o desenvolvimento sustentável e favorecer a criação de emprego e renda em comunidades carentes. “É possível incentivar as práticas sustentáveis de produção, consumo e disposição final de resíduos sólidos, associando à geração de renda. Não cabem mais ações isoladas e sim, medidas estruturantes com o apoio de toda a sociedade e incentivadas por politicas públicas voltadas para o combate ao descarte irregular de resíduos sólidos e apoio à reciclagem e que se comprometa com a mitigação do custo social e ambiental imposto por práticas que degradam a qualidade de vida urbana em importantes aspectos como transportes, enchentes, poluição visual, proliferação de vetores de doenças, dentre outros”, ressalta trechos da justificativa do projeto. Parabéns pela iniciativa, deputado!

Jucea registra crescimento de 3,23% em aberturas de empresas no primeiro semestre de 2023

A Junta Comercial do Estado (Jucea), registrou no primeiro semestre de 2023, um crescimento de 3,23% no número de aberturas de empresas em solo amazonense (Divulgação)

O Governo do Amazonas, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucea), registrou, no primeiro semestre de 2023, um crescimento de 3,23% no número de aberturas de empresas em solo amazonense, em comparação ao mesmo período de 2022. Ao todo, de janeiro a junho de 2023, foram constituídos 3.998 novos empreendimentos no estado, 125 empresas a mais do que no mesmo período de 2022. Os dados são do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. E não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), que são constituídos, por meio do portal do Empreendedor, do Governo Federal. Muito bom!

Programa Formare 3M em Manaus

O Instituto 3M, organização responsável pelas ações de responsabilidade social da 3M do Brasil, está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa Formare 3M em Manaus. Esse programa tem como objetivo capacitar jovens para seu primeiro emprego, sendo desenvolvido pela Fundação Iochpe em parceria com empresas de médio e grande portes, incluindo a 3M, como uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. As inscrições estão abertas até 03 de agosto, Serão 20 vagas, os interessados devem ter nascido entre 01/08/2005 e 01/05/2006, residir em uma das cidades das unidades 3M onde ocorre o programa, estar finalizando o Ensino Médio em 2023 ou tê-lo finalizado em 2022, em rede pública de ensino. Fica a dica!

Águas de Manaus soma 3,6 mil atendimentos a clientes em ações itinerantes no primeiro semestre de 2023

A proximidade com a população é primordial para o trabalho da Águas de Manaus. Além dos atendimentos via telefone e internet, nos PACs e na loja da Av. Leonardo Malcher, no Centro da cidade,  a concessionária também busca facilitar o acesso dos clientes por meio de postos que passam por vários pontos de Manaus. Em 2023, essas ações itinerantes somaram 3,6 mil atendimentos. Atualmente, a concessionária está com um posto de atendimento itinerante no Festival Folclórico do Parque Dez, no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus, com funcionamento de domingo a domingo, das 17h às 22h, até o dia 9 de julho. Durante a campanha, não é preciso fazer agendamento prévio para atendimento. No entanto, o cliente deve levar RG, CPF e fatura para identificação da matrícula.

Seminário sobre trabalho seguro tem aula magna de ministra do TST em Manaus

A ministra Morgana de Almeida Richa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST),  vai proferir a aula magna do Seminário “Trabalho Seguro: Direito Fundamental” que será realizado no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus no próximo dia 14 de julho. Organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), por meio do Programa Trabalho Seguro,  em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o evento jurídico tem como fio condutor um convite à reflexão sobre o trabalho seguro e saudável como direito fundamental de todos os trabalhadores. 

BDay

Andréa Medeiros, Tonny Cardoso, Karla Salignac, Márcio Marinho, Bianca Simões, Eliel André, Cleíse Marques e Benedita Sicsú figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Personalidade estimada em sociedade, meu amigo querido Tonny Cardoso é uma dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Happy Birthday
No Bumbódromo, o senador Omar Aziz e ministro do Turismo, Marcelo Freixo, emolduram a parintinense Lene Medeiros, coordenadora regional Norte da Embratur
No camarote oficial assistindo ao festival, governador Wilson Lima emoldurado pelo titular da Sedurb, Marcellus Campêlo e sua mulher Fernanda Bártholo Campêlo
– O ator Alexandre Nero e sua mulher, Karen Busttolin, na galera do Garantido, prestigiando o 56º Festival Folclórico de Parintins. Saíram encantados com tudo
Com um sorriso vitorioso, a eterna cunhã-poranga do Boi Caprichoso, jornalista Daniela Assaayg, festeja o bicampeonato do Boi de Parintins. Maravlha
Executiva da MSCasa, a empresária amazonense Débora Souza brincou e cantou as toadas do Boi Garantido, o boi do coração na testa, uma de suas paixões
O presidente e vice do Boi Caprichoso, Jender Lobato e Karu Carvalho, chegando ao Curral Xeca Xibelão, com cobiçado troféu de bicampeão do 56º Festival Folclórico de Parintins (Alex Pazuello)