Em Brasília, conselheiro Mario de Mello participa do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Transparência Pública

O conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) e membro do Conselho Fiscal da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Mario de Mello participou, na terça-feira (27), do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Transparência Pública (FPMTP), que ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O encontro reuniu um total de 80 participantes, que se engajaram na busca por uma governança mais transparente e responsável, entre parlamentares, conselheiros de Tribunais de Contas e representantes de órgãos de controle. O requerimento de criação do grupo foi apresentado no dia 5 de abril pelo deputado Celso Sabino (PA) e, em poucas semanas, ultrapassou o número mínimo de 198 assinaturas dos congressistas, chegando ao total de 248 parlamentares.

Durante a solenidade, Mario de Mello destacou a relevância da FPMTP para a sociedade brasileira, ressaltando a importância de promover a participação cidadã nos processos decisórios da Administração Pública. Segundo ele, a Frente Parlamentar tem o propósito de fortalecer os mecanismos de transparência, assegurando que os atos e atividades da administração pública sejam conduzidos de forma íntegra e em conformidade com as normas estabelecidas.

A criação da FPMTP reflete a crescente preocupação da sociedade em relação à necessidade de uma atuação governamental transparente e alinhada com as demandas da população. Com a adesão de 248 parlamentares e o apoio de entidades como a Atricon, a Frente Parlamentar visa aprimorar a legislação existente, com o objetivo de comprovar a probidade dos atos da administração e garantir a regularidade dos gastos e do emprego de recursos públicos.

A partir do lançamento da FPMTP, espera-se que sejam desenvolvidas iniciativas voltadas à orientação e estímulo à participação cidadã, bem como ao aumento do controle social e do aprimoramento do controle externo exercido pelos Tribunais de Contas. É por aí!

Vivo celebra a cultura folclórica do Amazonas com o patrocínio do Festival de Parintins 

Acreditando na cultura como ferramenta de aproximação e transformação da sociedade, uma das maiores apoiadoras de cultura do país, a Vivo anuncia seu retorno como patrocinadora do Festival de Parintins (Divulgação)

Uma das maiores apoiadoras de cultura do país, a Vivo anuncia seu retorno como patrocinadora do Festival de Parintins, evento icônico que celebra a cultura folclórica do Amazonas. Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, a marca dividirá a emoção da festa com as torcidas do Boi Caprichoso e do Boi Garantido. “A Vivo acredita na cultura como ferramenta de aproximação e transformação da sociedade, por isso fomenta iniciativas que são genuinamente brasileiras. Estar em Partintins reforça a proximidade da marca com a cultura local em um festival tão icônico e tradicional do nosso país”, explica Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo. A presença da marca no festival de Parintins contará com uma campanha com foco em OOH e PDVs, que traz as cores do Garantido e Caprichoso, além de referências da cultura amazônica e ao Festival. Além disso, a Vivo contará com a influenciadora e apresentadora Vivian Amorim para amplificar a participação da marca com foco nas redes sociais. Os canais digitais da Vivo e do Vivo Cultura também estão com conteúdos especiais sobre o Festival.  “O patrocínio ao Festival de Parintins fortalece a atuação da Vivo não só no Amazonas, mas também reflete o posicionamento da empresa em apoiar iniciativas culturais da região que mobilizam e atraem públicos de diversas regiões partes do mundo, fomentando a economia local”, pontua Marcelo Campos, diretor da Vivo na Regional Norte. Muito bom!

Feijoada beneficente arrecada recursos em prol de famílias em Manaus

Com o objetivo de arrecadar recursos para projetos sociais, o Núcleo de Assistência à Criança e a Família em Situação de Risco (Nacer) promoverá no dia 15 de julho, das 11h às 17h, uma feijoada beneficente. A “Feijuca, Sabor & Solidariedade” será realizada no sistema Drive Thru, com retirada na sede do Nacer, situada Rua Iracy Albuquerque – 2B, Conjunto Castelo Branco, no bairro Parque Dez de Novembro. Para saborear um dos pratos mais tradicionais e populares da culinária brasileira e, ajudar dezenas de famílias que estão atualmente acolhidos na instituição, basta fazer um PIX no valor de R$ 50 para 01.553.780/0001-60 e indicar no comprovante “Feijoada do NACER”. O valor dá direito a uma deliciosa feijoada no pote de 1 litro, servindo até duas pessoas, acompanhado de arroz, couve, farofa e laranja. Bom demais. Bora colaborar?

Ipaam disponibiliza servidores para atuar no Projeto `Recicla, Galera´ no Festival de Parintins

Servidores do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) estão atuando no Projeto “Recicla, Galera”, durante o período do Festival Folclórico de Parintins (Divulgação)

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) disponibilizou servidores para atuarem no Projeto “Recicla, Galera”, durante o Festival Folclórico de Parintins, de 26 de junho a 02 de julho. A ação é realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema),  em parceria com a Coca-Cola Brasil, que conta com o trabalho integrado do Ipaam. O projeto consiste na promoção da reciclagem de resíduos sólidos gerados durante o evento, visando o fortalecimento e geração de renda para catadores e tricicleiros, além da sensibilização de visitantes e moradores da Ilha Tupinambarana.  Servidores do Ipaam estão em Parintins desde a última sexta-feira (23) atuando de forma intensiva na ação. Além da Educação Ambiental, os profissionais apoiaram a montagem de Ecopontos, que são Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de recicláveis, para dar suporte à coleta dos resíduos gerados em bares, restaurantes e festas paralelas que acontecem nos mais diversos pontos da cidade. É por ai! 

Curso gratuito de gestão ágil para aceleração de ONGs

O Programa de Aceleração de Impacto Social (Pais) está com inscrições para o curso gratuito de gestão ágil para ONGs interessadas em aprimorar suas técnicas de gerenciamento e captação de recursos. A iniciativa é realizada pelo Instituto Bancorbrás, Instituto Sabin, Instituto BRB, Instituto +Brasal e Instituto Sicoob, em parceria com a Phomenta. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas, até 21 de julho,  pelo site do programa – www.pais.org.br/pais-2023. Assim como na edição de 2022, a primeira fase do programa será conduzida inteiramente pelo WhatsApp, tornando o acesso ao conteúdo mais fácil. Com base no engajamento das organizações, serão selecionadas 40 delas para prosseguirem com 2 módulos de capacitação. Os módulos abordarão os seguintes temas: Captação de Recursos & Sustentabilidade Financeira, e Gestão de Pessoas & Voluntariado Estratégico. Essa iniciativa combina conceitos teóricos e exercícios práticos para maximizar o aprendizado das ONGs. Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de 124 organizações em todo o país, resultando em um impacto direto de arrecadação de mais de R$ 3,8 milhões. 

Bumbódromo recebe visitantes para conhecer os bastidores do Festival Folclórico de Parintins

Em ação inédita do Governo do Estado, o Bumbódromo abriu as portas para visitação pública. Iniciativa que propicia aos visitantes conhecer os bastidores do palco da disputa do Caprichoso e Garantido (Eduardo Melo)

Local, que todos os anos recebe milhares de pessoas de todo mundo para o Festival Folclórico de Parintins, o Bumbódromo, abriu as portas para visitação pública. A ação faz parte do circuito cultural promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que oferece ao público, atividades paralelas durante o festival. Para participar da iniciativa e conhecer os bastidores do palco da disputa do Caprichoso e Garantido, as inscrições são gratuitas, feitas no portal (cultura.am.gov.br) até o dia 2 de julho. Por dia, estão disponíveis cinco horários para quatro grupos de até 10 pessoas. A meta é chegar a mil visitantes durante a temporada. Segundo a organizadora da ação, Priscila Ribeiro, o roteiro inicia com a escolha da pulseira nas cores do boi preferido, azul ou vermelho, e neutro para quem ainda está indeciso. Em seguida, o grupo segue por todo o complexo, acompanhado de monitores culturais. A visitação contempla os murais grafitados, esculturas em alto relevo na área externa, camarotes do Caprichoso e do Garantido, as salas do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro de Parintins, que funcionam no espaço cultural. No entanto, uma das dependências do espaço gera mais expectativa aos visitantes. “A arena, com certeza, é o espaço que eles tiram bastante fotos, gostam de ver onde realmente acontece o festival”, destaca Priscila. Maravilha! 

Arsepam fiscaliza embarcações no Porto de Parintins

O serviço oferecido aos passageiros nas embarcações que chegam e deixam Parintins, será fiscalizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam). Os trabalhos integram as atividades da Operação Parintins 2023. As equipes do Departamento de Transporte Hidroviário (DETH) da Agência estão no porto do município, juntamente com outros órgãos estaduais e federais, assegurar a qualidade do serviço ofertado à população, que vem para prestigiar o 56º Festival Folclórico de Parintins. É por aí!

Parintins 2023: Caprichoso e Garantido hasteiam bandeira LGBTQIAPN

Os currais dos bois, Caprichoso e Garantido, hastearam bandeiras da comunidade LGBTQIAPN+ em homenagem ao Dia do Orgulho Gay celebrado ontem, dia 28 (Divulgação)

Os currais dos bois, Caprichoso e Garantido estão mais com as cores do arco-íris, com o hasteamento de bandeiras da população LGBTQIAPN+ em parceria com o Governo do Amazonas. A ação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) pelo Dia Internacional do Orgulho, celebrado ontem (28). Em respeito à rivalidade, as bandeiras tiveram as cores alteradas. No curral Zeca Xibelão, a parte vermelha do item foi substituída pela tonalidade coral. Na Cidade Garantido, o azul deu vez ao lilás. Os torcedores de ambos os bois celebraram ao ver a bandeira da população LGBTQIAPN + abaixo do pavilhão. Jender Lobato, presidente do Caprichoso, disse que o ato significa o apoio da associação folclórica à diversidade. “O Caprichoso é isso, aqui você é livre para amar e sorrir conforme fala a toada porque todas as formas de amor são bem-vindas aqui. É o boi do povo, é o boi de todas as raças, é o boi de todos os povos e também da diversidade”. Já Adson Silveira, presidente interino do Garantindo, reforça que a causa LGBTQIAPN+ é uma causa antiga do boi da baixa do São José. “O Garantido não tem preconceito. O Garantido tem em seus quadros tanto artísticos, quanto dos coreógrafos, dançarinos, pessoas diversas. Não há preconceito, todo mundo é tratado igual pelo Garantido. Esta é uma bandeira que nós já defendemos há muito tempo, tanto nas nossas toadas, quanto na arena. É por aí, igualdade de gêneros é simples assim!

Ação especial para o Festival de Parintins 

Faltando poucos dias para o Festival de Parintins, o comércio de vários segmentos está aquecido, com ofertas para quem vai ao evento e até para quem pretende assistir à transmissão pela TV.Para os torcedores que estão com a expectativa de assistir ao festival de casa, a Info Store preparou uma ação especial. Durante toda esta semana, nas lojas e site, os clientes vão encontrar produtos como TVs e caixas de som em oferta. É só aproveitar!

Inovação

A Gerente da Área de Desenvolvimento de Negócios da FPFtech, Elaine Garcia, participou do Innovation Unlocked, realizado em São Paulo, esta semana. O evento reuniu os principais executivos e C-Levels dos setores de inovação e P&D do mercado brasileiro e latino-americano que se conectaram com grandes players do mercado. A programação contou com diversas palestras, debates, pitches, mesas-redondas e entrevistas com assuntos relacionados a inovação corporativa, startups corporativas, intraempreendedorismo, entre outros. Muito bom!

Canonização

De Lisboa, o fervoroso e terrivelmente evangélico, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),  André Mendonça, não conseguiu segurar a emoção,  clamando aos deuses do amor e da justiça para que iluminem os corações cristãos dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral(TSE) para julgar com isenção e imparcialidade o imorrível, imbrochável e cidadão de fino trato, o ex-presidente Bolsonaro. A candente manifestação de Mendonça, que não conseguiu evitar algumas lágrimas, sensibilizou e estimulou beatos e carolas bolsonaristas. Decidiram mandar abaixo-assinado com milhões de adesões,  ao Vaticano pedindo a canonização do Santo Messias Bolsonaro. (Vicente Limongi Netto)

BDay

Socorro Iannuzzi (em Parintins-AM), Marivaldo Jr., Kátia Corrêa, Agnaldo Costa, Tanamra Corrêa Cabral, Mário Lúcio Covas, Grace Assem Balbi, Pedro Nogueira, Harissa Picolotto e Sonia Pazuello Sabbá figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Amizade estimada de uma vida, o médico obstetra Agnaldo Costa celebra nesta quinta-feira mais uma virada de folhinha. Parabéns, amigo querido
Representante comercial de afamadas vinícolas nacionais e internacionais, a querida Cinthia Fonseca celebrou ontem mais um junho em sua vida. O festejo foi em família
Solfejado artista plástico, Otoni Mesquita promoveu ontem, no Palacete Provincial, vernissage de sua exposição “70 Mesquita”. Recebeu o carinho da amiga fotógrafa Ana Claudia Jatahy
No Palacete Provincial, Jandr Reis, Mariza Gaiotto, Leyla Martins Leong e Mirtyl Levy Jr, celebrando a exposição do amigo Otoni Mesquita
Em Brasília, Ivon Bonilha vice-presidente do IRB, deputado federal Amom Mandel e conselheiro e vice-presidente do IRB, Mario de Mello, no lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Transparência Pública
Conselheiro Mario de Mello com o ministro do TCU, Jhonatan de Jesus, e os presidentes da Atricon, César Miola, e do TCE-AP, Michel Harb, no lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Transparência Pública, em Brasília