Fieam: incentivos da ZFM beneficiam toda a indústria de refrigerantes do país

Em resposta à Afebras, que classificou o Pólo Industrial de Manaus (PIM) como “sanguessuga estatal”, entidade lembra que indústrias locais fornecem mais de 90% de todo o concentrado vendido no país.

Em resposta ao manifesto “contra a desigualdade mercadológica, a favor de uma tributação justa”, publicado na última segunda-feira (06) pela Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afebras), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, destacou o papel fundamental do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) para toda a indústria nacional de refrigerantes, incluindo as próprias associadas da Afebras.

De acordo com o empresário, os incentivos fiscais constitucionalmente garantidos para as empresas instaladas no PIM são vitais para a sobrevivência, não só do setor de bebidas local, mas de todo o segmento de refrigerantes do país.

Para o presidente da Fieam, o manifesto da Associação é “intempestivo e despropositado”. “As indústrias locais fornecem mais de 90% de todo o concentrado vendido para as centenas de pequenas, médias e grandes indústrias de bebidas espalhadas pelo Brasil. Como consequência, todos os fabricantes brasileiros de refrigerantes também se beneficiam das compensações geradas a partir dos créditos tributários”, lembrou o empresário.

Sobre o Pólo de Concentrados do PIM, Antônio Silva acrescentou ainda tratar-se de um setor que gera emprego, renda e dignidade justamente no interior do Estado, movimentando as cadeias de matérias-primas locais nas regiões onde a população mais necessita. Antônio Silva destacou também a falta de conhecimento, por parte dos representantes da Afrebras, com relação à realidade do modelo Zona Franca de Manaus. “Essa Afebras não sabe o que fala e não nos conhece”, reclamou Silva.

Amazonas recebe remessas com 26.910 doses de vacina contra Covid-19 

Dois novos lotes da vacina Pfizer/BioNtech totalizando 26.910 doses chegaram ao Amazonas. O público-alvo a receber a vacina será definido conforme as etapas de vacinação no Estado e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde (Lucas Silva-Secom)

O Estado do Amazonas recebeu, ontem (08), dois novos lotes da vacina Pfizer/BioNtech com o total de 26.910 doses. Os imunizantes contra a Covid-19 foram enviados pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI) para dar continuidade à campanha de vacinação no estado. As duas remessas desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, a primeira contendo 25.740 doses e a segunda 1.170 unidades do imunizante contra Covid-19. O público-alvo a receber a vacina será definido conforme as etapas de vacinação no Amazonas e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde.

Águas em Manaus investe na ampliação e modernização do abastecimento

Acompanhando o ritmo de crescimento da capital, a Águas de Manaus lança o projeto “+ Águas”, que investirá mais de R$ 105,6 milhões na ampliação e modernização do abastecimento. Com frentes de obras de expansão e melhorias, a concessionária atuará em todas as zonas, levando água tratada e regular aos moradores da capital. Serão implantados 260 km de novas redes de água, com benefício direto para 116 mil manauaras. Iniciativas voltadas ao controle de qualidade, gestão energética e redução de perdas alcançam toda a cidade. Ao realizar melhorias e expansão no sistema de água, toda a cidade ganha. É por aí!

De vendedor de sucos a funcionário da OAB/AM

Vendedor de sucos nas ruas de Manaus, o advogado, mestrado em Direto Penal e Criminologia, o venezuelano Eliud Rafael Blanco Hernandez não desistiu da profissão. Procurou a seccional da OAB do Amazonas, onde conseguiu estágio e uma vaga com carteira assinada. A persistência sempre vence

Advogado, mestrado em Direto Penal e Criminologia, Eliud Rafael Blanco Hernandez chegou há mais de um ano à capital do Amazonas e começou a vender suco de laranja em semáforos. Mas não desistiu da profissão e procurou a seccional da OAB do Amazonas, onde conseguiu um estágio, e uma vaga com carteira assinada. Quem o acolheu foi o presidente da OAB/AM licenciado Marco Aurélio de Lima Choy. Hernandez validou seu diploma no Brasil com mais estudos e acaba de passar no Exame de Ordem da OAB. Agora, vai continuar como funcionário da Seccional e poderá em breve advogar.Pura superação! (Com informações da Coluna do Mazzini-Revista Isto É)

Parceria valiosa

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) tornou-se parceiro da Secretaria Municipal de Educação (Semed) no Programa de Desenvolvimento Educacional, executado pelo órgão. A vice-presidente do Sinepe, Laura Cristina Andrade, participou nesta semana, do Workshop dos Programas e Projetos Integrantes do Plano do Governo Municipal para a Educação, em que a parceria foi formalizada.

Secoya condena tentativa de culpabilizar indígenas por ‘insegurança jurídica’

A Secoya repudia a tentativa do Governo Federal, de imputar aos indígenas brasileiros a culpa pela situação de “insegurança jurídica” em relação à votação do Superior Tribunal Federal (STF) sobre a questão do Marco Temporal (Divulgação)

Ao lado dos povos originários, a Associação Serviço e Cooperação com Povo Yanomami (Secoya) vem a público manifestar indignação contra a tentativa do Governo Federal, de imputar aos indígenas brasileiros a culpa pela situação de “insegurança jurídica” em relação à votação do Superior Tribunal Federal (STF) sobre a questão do Marco Temporal. A instabilidade jurídica, segundo a organização, é fruto da negligência do Estado brasileiro que não cumpriu sua própria legislação estabelecida em 1988, que determinou um prazo de cinco anos para a demarcação de todas as terras indígenas, aliada a não execução de forma integral de políticas públicas previstas em lei para as populações indígenas.

Fortalecer a Zona Franca é cuidar de uma riqueza trilionária

O presidente do PSDB no Amazonas e pré-candidato às prévias do partido para presidência da República, o ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, concedeu entrevista para uma emissora de rádio intermunicipal do Estado e voltou a defender a Zona Franca de Manaus. “Fortalecer a Zona Franca é cuidar de uma riqueza trilionária”, disse Virgílio em referência à Amazônia. “O modelo Zona Franca de Manaus é responsável pela manutenção de cerca de 95% da floresta do Amazonas em pé. Os empregos por ela gerados impedem o avanço da população sobre a floresta, além disso é uma matriz sustentável, livre de chaminés, que precisa ser vista pelo país como grande potencial situada em sua região mais estratégica, do ponto de vista internacional”, destacou Arthur.

Teatro Vivo em Casa

As atrizes Tuna Dwek e Lilian Blanc protagonizam a peça “Amanhã eu vou”, que marca o retorno do projeto Teatro Vivo em Casa (Divulgação)

A Vivo anuncia a nova temporada de espetáculos do “Teatro Vivo em Casa”, com apresentações online e gratuitas, transmitidas diretamente do Teatro Vivo, em São Paulo, para todo o Brasil. A programação traz novidades, com espetáculos com mais de um ator ao invés de monólogos e apresentações aos sábados, às 21h, com reprise aos domingos, às 18h, sempre no horário oficial de Brasília. A estreia será no dia 11 de setembro (reprise no dia 12), com a peça “Amanhã eu vou”, interpretada por Tuna Dwek e Lilian Blanc. O texto é de Clovys Torres e direção de Cristina Cavalcanti. “Com o Teatro Vivo em Casa, nós conectamos um número cada vez maior de pessoas com a arte e levamos a elas conteúdos e experiências construtivas e de qualidade, onde quer que estejam”, revela a Diretora revela a diretora de Marca e Comunicação da Vivo, Marina Daineze. Fiquem ligados!

BDay

Hamida Issa Yacub, Wandler Cunha (em Brasília-DF), Ana Beatriz Moutinho Cruz e Carla Costa figuram entre os felizes aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo das merecidas homenagens. A todos, os parabéns da coluna.

GALERIA

Flagrado na sua fábrica de instrumentos musicais, o jornalista e músico profissional, Wandler Cunha, celebra nesta quinta-feira em Brasília, mais uma virada de folhinha. Parabéns, amigo
Momento especial de carinho explícito do desembargador Flávio Pascarelli para com sua amada Giselle Campello. Ah, o amor
A manauense Carolina Silveira ganhou o título de Doutora em Social Science pela University of West of Scotland, na Escócia. Carol também foi convidada a desempenhar a função de Lecturer na Universidade de Canterbury, Kent, Inglaterra, onde irá começar ainda este mês de setembro
Personalidade querida em sociedade, a psicóloga Jaqueline Sebben vive bons momentos na vida amorosa e profissional. É por aí!
Os chefs Mansur Seffair Neto e Cristina Pacífico inauguram nesta quinta-feira, a partir das 20h, o seu Restaurante D.O.C, fincado à Rua João Bosco,75 no Conjunto Kíssia. Sucesso, amigos