Em comemoração ao Dia do Índio, FAS lança publicações indígenas

Na próxima semana, uma importante data vai trazer reflexões a respeito da cultura indígena. Antecipando-se ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) está lançando quatro publicações com essa temática.

O objetivo é valorizar os saberes e práticas tradicionais indígenas, assim como apresentar um panorama da saúde e da biomassa em aldeias e comunidades do Amazonas, no âmbito do projeto Cunhã-Eta. Realizado em parceria com a Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas (Makira-Êta), o projeto promoveu oficinas de capacitação para o resgate da cultura agrícola empoderando mulheres indígenas.

As publicações apresentam experiências práticas obtidas nas oficinas do Cunhã-Eta, além de diagnósticos que foram realizados na comunidade Três Unidos, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro; Aldeia Vasques, situada no município de Tefé (AM); e Aldeia Piloto, que se encontra em Barcelos (AM). 

O projeto é financiado pelo Fórum Internacional das Mulheres Indígenas (FIMI) e tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Maravilha!

Em expansão

A procura por cursos de graduação na área da saúde vem registrando crescimento contínuo, desde que iniciou a pandemia de coronavírus. No Centro Universitário Fametro o número de matrículas em cursos da área cresceu 11% esse ano, em relação a 2020. Coisa boa!

Hoje é o Dia Mundial do Café

Hoje, 14 de abril é Dia Mundial do Café, uma das bebidas mais apreciada do mundo (Reprodução)

O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo e tem até data para ser celebrado. É nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Café. Segundo a Organização Internacional do Café, o país que mais consome a bebida no mundo é a Finlândia. São 12 quilos de grão por habitante, a cada ano. O Brasil ocupa a 14ª colocação, com 5,8 quilos por ano. A nutricionista do Pátio Gourmet, Livia Ribeiro, lista alguns dos benefícios da bebida. Segundo ela, quando ingerido com moderação, o café é um importante aliado para o funcionamento do organismo.  A principal e mais conhecida vantagem para o corpo é a disposição que o café proporciona, graças ao efeito estimulante da cafeína.

Trajetória artística de personalidades amazonenses

Produtores culturais, diretores, dramaturgos, atrizes e atores com notória atuação na cena artística no estado do Amazonas compartilharão suas trajetórias culturais no projeto “Registros, Histórias e Narrativas sobre a Arte Amazonense – Cap. 2”. Idealizado pela Associação ArtBrasil, o projeto compreende a uma programação de lives que resultará em uma série documental protagonizada por essas personalidades que têm suas carreiras diretamente associadas à história do movimento artístico-cultural do Amazonas. As lives acontecerão nos dias 14, 15 e 16 de abril, a partir das 9h, no canal da Associação ArtBrasil no You Tube, disponível no link http://bit.ly/liveartbrasil e pelo facebook da associação pelo link https://www.facebook.com/AssociacaoArtBrasil.

Festival de circo Lona Aberta estreia dia 20 de abril

De forma virtual, o festival de circo Lona Aberta vai reunir artistas circenses a partir de 20 de abril (Danilo Ferrara)

Com migração para o mundo virtual, o Lona Aberta, festival de circo que reunirá artistas circenses de diversas regiões do País, tem data marcada para os dias 20 a 25 de abril, e contará com oficinas, videoaulas, talk show, fórum e espetáculos. A programação será exibida no canal do Youtube da Cacompanhia de Artes Cênicas (https://bit.ly/3a52dVE). O projeto foi contemplado no edital Prêmio Feliciano Lana, que faz parte das ações emergenciais da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc. Em sua primeira edição, Lona Aberta terá cinco noites temáticas, com um grupo convidado de cada eixo. Confira!

Profissionais do turismo visitam Amazonastur

O presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Sérgio Litaiff Filho recebeu, ontem (13), profissionais do turismo para ouvir as demandas do setor, um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. A reunião contou com a presença do presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado Tony Medeiros (PSD). Os operadores de turismo no Amazonas apresentaram demandas para ampliar o fomento ao setor, que já estão em discussão pelo Governo do Estado. Também pediram flexibilização para permitir atividades do setor. De acordo com o titular da Amazonastur, as demandas do setor serão discutidas no âmbito do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19.

“Ocupação Cultural – Pés Molhados”

O projeto “Ocupação Cultural – Pés Molhados”, oferece oficinas de formação para refugiados abrigados na capital amazonense (Divulgação)

Iniciado na segunda-feira (12) e permanecendo até sexta-feira (16), o projeto “Ocupação Cultural – Pés Molhados” oferece oficinas de formação em crochê, bonecos, artesanato reciclável, circo e iniciação ao desenho e caricatura para os abrigados no Refúgio Esperanza, Refúgio Nazareno, Casa do Migrante Jacamim, Oásis abrigo de famílias e Refúgio Coroado, na capital amazonense. A iniciativa é da artista Estefhani Rojas, para minimizar a situação de vulnerabilidade e dar novas alternativas de geração de renda para as pessoas abrigadas (estrangeiras ou não) que se encontram nesta frágil situação. Além das oficinas de formação, há o espetáculo “Cabaré Circense”, objetivando proporcionar momentos de entretenimento e integração social aos abrigados. Bela iniciativa!

Índice de Transparência da Covid-19

A Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM) fará parte do conteúdo de um e-book que está sendo produzido pela Open Knowledge Brasil (OKBR) sobre o Índice de Transparência da Covid-19, desenvolvido pela organização. A OKBR desenvolveu duas versões do índice em 2020, com acompanhamentos periódicos. A última divulgação foi referente a dezembro. A instituição prepara uma versão 3.0, considerando também informações sobre a vacinação. O próximo deve sair em maio, quando também deve ser divulgado o e-book em produção. Maravilha!

Tecnologia russa no sistema de abastecimento da cidade

A concessionária Águas de Manaus está testando tecnologia russa que avalia a integridade tubulações de grande porte na capital amazonense (Divulgação)

Manaus conta com uma rede de abastecimento que possui 3630 km de tubulações de água. Entre elas, estão 245 quilômetros de adutoras de água tratada, que possuem diâmetro entre 150mm a 1800mm. Para garantir que a estrutura opere dentro da normalidade, a concessionária está testando uma tecnologia russa que avalia a integridade destas tubulações de grande porte. É a primeira vez que o trabalho preventivo é realizado na capital. Com esses dados em mãos, a empresa vai planejar ações que possam aumentar a segurança operacional, reduzindo riscos de manutenções emergenciais, rompimentos ou qualquer tipo de impacto causado por desgastes nas tubulações. Muito bom!

BDay

Mário Frota Júnior, Luiza Eneida Erse, José Nizardo Filho, Karine Barile (em São Paulo), Nelson Azedo e Marisa Freitas figuram na lista das festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Sempre de bem com a vida a queridíssima Luiza Eneida Menezes
No residencial Ephigênio Salles, Mazé Tiradentes festeja o aniversário do genro Helder Leite juntamente com a filha Sanmya e os netos Beatriz e Heitor
A engenheira/arquiteta Maria Tereza Guerreiro feliz da vida com seu maior herói, o pai, industrial Mario Guerreiro.Gosto deles
Convidada, a chef Luciana Felicori brilhou na colação de grau do curso de tecnologia em gastronomia da turma finalista 2020/2 do Senac-AM