Utilização do termo ‘variante amazonense’ para denominar nova cepa do coronavírus é contestada por Wilson Lima

O governador do Amazonas, Wilson Lima, refutou a aplicação da denominação “variante amazonense”, que vem sendo utilizada em referência à nova cepa do coronavírus. De acordo com diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), utilizar localidades geográficas – como nomes de cidades, países, regiões e continentes – para denominar variantes virais é inapropriado e pode ocasionar estigma e equívocos. 

“Não é justo que o Brasil e o mundo fiquem batizando ou fazendo referência a essa variante como sendo do Amazonas ou de Manaus. Não é justo que o nosso povo continue sendo taxado por isso. O vírus não surgiu no Brasil, o vírus não surgiu no Amazonas e nem por isso as pessoas ficam taxando o vírus como sendo de um país, ou de cidade A, ou de cidade B. Então não é justo que isso continue acontecendo com o nosso povo”, considerou Wilson Lima. 

O Governo do Amazonas recebeu, da OMS e da Opas, orientações apontando que, apesar de não existir definição contrária explícita sobre o uso de referências geográficas na nomenclatura de vírus e suas variantes pelo Comitê Internacional de Taxonomia Viral, a comunidade científica entende que o uso é inapropriado.

A OMS acrescenta que também não devem ser usados nomes de pessoas; espécie ou classe de animal ou alimento; referências, culturais, populacionais, industriais ou ocupacionais; e termos que incitam medo. É por aí!

Suframa e Sudam promovem Amazônia Innovation Week

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, fala na abertura do Amazônia Innovation Week, evento com o objetivo de fazer uma imersão ao ecossistema de inovação da região Sul do Brasil (Reprodução)

Com o objetivo de fazer uma imersão ao ecossistema de inovação da região Sul do Brasil, teve início, ontem (02), o evento Amazônia Innovation Week, uma realização da Suframa e Sudam, em parceria com o Pólo Digital de Manaus e a empresa E3 Negócios. O evento é on-line e vai até quinta-feira (04), com transmissão pelos canais da Suframa e do Pólo Digital de Manaus no YouTube. Durante a abertura do evento, o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, afirmou que a Autarquia tem buscado integrar todos os atores do ecossistema da região que compõe sua área de atuação, que são os estados de Rondônia, Roraima, Amazonas, Acre e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá, visando ao desenvolvimento e aprimoramento da cadeia.

Iniciada a entrega da declaração de Imposto de Renda

A Receita Federal começou a receber a declaração de Imposto de Renda (IR) – ano base 2020. O prazo para envio é até 30 de abril, mas a recomendação aos contribuintes é para que se antecipem e fiquem atentos às regras. Segundo o professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Teresa, Diego Ferreira, quem entrega mais cedo tem a vantagem de receber a restituição, caso tenha direito, logo nos primeiros lotes. Olho vivo!

Live sobre ameaça ao Encontro das Águas

A live “Encontro das Águas: a quem interessa a destruição?”objetiva mobilizar a sociedade para a importância da gestão das águas no Estado (Valter Calheiros)

O Fórum das Águas, articulação da sociedade civil organizada por meio de representações e movimentos sócio-ambientais promovem, na próxima sexta-feira (05), às 10h, a live “Encontro das Águas: a quem interessa a destruição?”, na página institucional do Facebook: @forumdasaguasam. A transmissão integra a programação de sensibilização da população quanto à importância do patrimônio imaterial nacional e quanto à situação das águas na Amazônia, preparada para o mês de março em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1993. O objetivo é iniciar o cronograma de ações previstas para o mês de Água e mobilizar a sociedade para a importância da gestão das águas no Estado que detém o maior rio em volume de água do mundo. O antropólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas, Ademir Ramos e o fotógrafo, educador e ativista ambiental, Valter Calheiros, participam da transmissão. Muito bom!

O Brasil dolorido

Há um ano que a tragédia da Covid-19 apavora o Brasil. Dilacera famílias. Carregamos na alma a marca  brutal e estarrecedora de 260 mil mortos. O sistema de saúde está em vias de entregar os pontos.  A dor passou a morar na vida  da população. A escalada cruel da  pandemia maltrata e penaliza. É sangrenta e tormentosa. Desgraça pouca é bobagem. Quem sobrevive, geralmente ainda enfrenta sequelas. A Covid-19 caiu no colo de Bolsonaro. O chefe da nação desprezou a fúria assassina do coronavirus. Chamou a doença de “gripizinha”. Debocha do uso da máscara. Não cumpre as normas sanitárias. O esporte de Bolsonaro é dá patadas em políticos e na imprensa. A  vida de seres humanos não têm preço. Governantes precisam  acabar com o clichê  “depois que a porta cai, coloca-se a fechadura”. Leis e normas devem ser severas e enérgicas . A devastadora Covid-19  cobre de humilhação, tristeza e indignação os corações dos brasileiros. Pelo andar da carruagem Bolsonaro será lembrado como omisso e irresponsável. (Vicente Limongi Netto)

Universidade reinicia atendimento gratuito para pacientes em recuperação

A Universidade Nilton Lins vai promover assistência e atendimento multiprofissional gratuito de especialistas e estagiários de oito áreas a pessoas que estão em processo de recuperação pós-Covid-19 (Divulgação)

A partir desta quarta-feira (03) os moradores da zona Centro-Sul de Manaus que estão em processo de recuperação pós-Covid-19 poderão receber assistência e atendimento multiprofissional gratuito de especialistas e estagiários de oito áreas. O serviço será disponibilizado de forma on-line pela Universidade Nilton Lins, nas áreas de Serviço Social, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia e Educação Física. De acordo com a reitora da Universidade, Giselle Lins, a ação é mais uma iniciativa da instituição para reforçar os laços com a comunidade e com o momento pelo qual Manaus está passando na pandemia e também, representa a continuidade e a retomada do projeto iniciado em 2020, quando foi possível realizar parte dos atendimentos de forma presencial. Aplausos pela iniciativa!

O sabor das tradicionais pizzas italianas

Um dos símbolos da gastronomia italiana, a pizza é quase uma unanimidade no Brasil, com versões para todos os gostos. Em Manaus, o restaurante Marimari, do Pátio Gourmet, aposta na versão tradicional, com massa de fermentação natural, para surpreender os apaixonados por esse prato. A chef Juliana Faingluz é quem comanda todo o processo de preparação, desde a massa, o molho de tomate até a montagem da pizza. Para consultar o cardápio, basta acessar o aplicativo Ifood e procurar por “Marimari”. Outra opção de atendimento é pelo sistema take away. O cliente pode fazer seu pedido pelo número (92) 98411-8614 e agendar o horário para retirá-lo no local.

Pesquisadores avaliam eficácia de vacina contra a Covid-19 em público imunizado no Amazonas

Pesquisadores da região e de outras capitais estudam a eficácia da vacinação no público imunizado no Amazonas (Diego Peres-Secom)

Como parte das ações para identificar e nortear novas medidas de combate à Covid-19, pesquisadores da região e de outras capitais estudam a eficácia da vacinação no público imunizado no Amazonas, estado da federação com maior cobertura até o momento. A expectativa é que as informações obtidas possam validar a efetividade da vacina como principal ferramenta no enfrentamento da doença, principalmente causada pela variante P1. A área estudada é apenas uma das análises em desenvolvimento pelo Comitê de Assessoramento Científico Externo, integrado por especialistas e firmado pelo Governo do Amazonas.. Para chegar ao resultado, o grupo de pesquisadores levou em consideração dados de mais de 60 mil profissionais de saúde vacinados na capital e de outros 100 mil idosos imunizados desde janeiro de 2020 até este mês. Boa notícia!

Medalhistas na Olimpíada Nacional de Ciências

Pioneiro em feiras de ciências na cidade e responsável pelo projeto Clube do Futuro Cientista, o Colégio Martha Falcão possui DNA científico, legado da professora Martha Falcão, uma pioneira das causas ambientais, que foi reconhecida em todo o Brasil por sua dedicação, como professora e cientista, à preservação da Amazônia. E todo esse estímulo se traduz em resultados: o colégio hoje já possui diversos egressos atuando na área de ciência e tecnologia. Na última semana, seis alunos foram consagrados com medalhas de prata, bronze e menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). A diretora do Colégio Martha Falcão, Nelly Falcão de Souza, acredita que o incentivo à formação de novos pesquisadores nasce nas salas de aula e, por isso, a instituição busca incentivar a curiosidade, o gosto por descobertas e pela ciência. Maravilha”

BDay

Daniela Assayag, Rômulo de Paula Nunes, Patrícia Amed, Gerson Dias (no belo Rio), Maria do Socorro Siqueira, Ricardo Sá Peixoto, Joana Salignac, Ítalo Tavares e Socorro Guimarães figuram na lista das festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Personalidade querida em sociedade, a cerimonialista Patrícia Amed é uma das festejadas aniversariantes desta quarta-feira. Félicitations ma chère
Advogada e mestra em contabilidade, a queridíssima Maria do Socorro Siqueira celebra hoje mais uma virada de folhinha. Félicitations, puissant
Solfejada arquiteta/urbanista e professora universitária, a descolada Ana Guerreiro é uma das festejadas aniversariantes da temporada. Seu níver foi na segunda-feira. Cheers
Amizade de tanto tempo, Joana Salignac na foto com a bela filha Claudine, festeja nesta quarta-feira em família, mais um março na sua vida. Parabéns, amiga querida