Amazonas já produz mais de 17 mil metros cúbicos de oxigênio medicinal de forma independente

O Amazonas expandiu sua capacidade de produção independente de oxigênio medicinal para 17.856 metros cúbicos/dia, com a entrada em operação, nos últimos dias, de mais quatro miniusinas geradoras, instaladas no Hospital Geraldo Rocha, em Manaus, e em hospitais regionais de Barcelos, Eirunepé e Lábrea.

São 36 equipamentos já em funcionamento, destaca o titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima. A meta é chegar aos 75, conforme o Plano de Contingência, desenvolvido através de cooperação entre os Governos do Estado e Federal.

As usinas, instaladas nas unidades mencionadas, foram doadas pelas seguintes instituições: Hospital Sírio Libanês/Fundação Itaú (Eirunepé e Lábrea), União BR (Barcelos) e Associação Amazonense dos Procuradores do Ministério Público (Hospital Geraldo Rocha). A capacidade de geração de cada uma varia de 264 a 624 metros cúbicos ao dia de oxigênio (O2).

FCecon recebe reforço médico

Os sete novos profissionais da medicina que iniciaram suas atividades no Programa de Residência Médica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Laís Pompeu-FCecon)

Sete novos médicos iniciaram ontem (1º), as atividades no Programa de Residência Médica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Os profissionais irão atuar nas áreas de Anestesiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Cirurgia Oncológica e Mastologia. Iniciam o Programa de Residência na FCecon os médicos Renata Larissa Fernandes (Anestesiologia), Donn Thell Frewyd Júnior (Anestesiologia), Abrahim Felipe de Oliveira (Radiologia e Diagnóstico por Imagem), Thaís Rafael Sanches (Radiologia e Diagnóstico por Imagem), Enny Luana Vasconcelos (Cirurgia Oncológica), Edgard Laulate (Cirurgia Oncológica) e Isabelle Costa (Mastologia).O Programa de Residência Médica é um convênio entre as Comissões Estadual (Cermam) e da FCecon (Coreme), conforme estabelecido pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) para formação e capacitação de profissionais médicos.

Foco no Dia da Mulher

Com a aproximação do Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 08 de março, as floriculturas estão com boa expectativa e esperam registrar aumento nas vendas. A data é uma das mais importantes para o segmento, ficando atrás apenas do Dia das Mães e dos Namorados. A Flora  Bem Me Quer, que funciona no Amazonas Shopping já está preparada para atender a demanda. 

Hospital Delphina Aziz abre mais dez leitos de UTI 

Unidade referência para o tratamento de pacientes com a Covid-19, o Hospital Delphina Aziz acaba de ganhar mais 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) (Divulgação)

O Hospital Delphina Aziz, unidade referência para o tratamento de pacientes com a Covid-19, abriu, ontem (01), mais 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, com o Plano de Contingência para o enfrentamento da Covid-19, desde o início da pandemia, o hospital aumentou sua capacidade de atendimento em mais de 244%, passando a contar, a partir de hoje, com 170 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, além de 291 leitos clínicos. O hospital está sob gestão assistencial do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humanos (INDSH), desde abril de 2019. Hoje, ele figura entre os três maiores no Brasil, em número de leitos de UTI para tratamento da Covid-19. Maravilha!

Girl Power

A TIM revela hoje a meta para aumentar para 35% a participação de mulheres em cargos de liderança em toda a empresa. Só no conselho de administração, por exemplo, 30% dos assentos já são delas. O anúncio será feito durante o TIM Day, em que a operadora apresenta as metas de triênio. A TIM também quer ampliar ainda mais o número de negros na companhia, chegando a 40%. Ambas as metas deverão ser atingidas em 2022. Maravilha!

Socorro aéreo

Equipes aéreas do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) registraram imagens da cidade de Boca do Acre, submersa com a subida das águas, que está em situação de emergência desde o dia 20 de fevereiro (Divulgação SSP/AM)

O Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), e a Polícia Militar de São Paulo fizeram o transporte aéreo de equipes da Defesa Civil do Amazonas, Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e Vigilância Sanitária para auxílio às famílias vítimas da cheia dos rios no município de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros da capital). De acordo com o secretário de saúde do interior, Cássio Roberto, além dos reflexos da cheia, Boca do Acre está passando por surtos de outras doenças, como dengue e hepatite. As equipes aéreas também registraram imagens da cidade, submersa com a subida das águas. Boca do Acre está em situação de emergência desde o dia 20 de fevereiro. Entre a zona urbana e rural, 2.118 famílias estão sendo afetadas pela enchente, o equivalente a 8,6 mil pessoas.

Diário de vacinação contra Covid-19

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulga o consolidado diário de vacinação contra Covid-19 no Amazonas. Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM), apontam que 299.510 doses foram aplicadas em todo o estado até esta segunda-feira (01/03), sendo 244.527 de primeira dose e 54.983 de segunda dose. A informação está disponível no site da FVS-AM por meio do link  https://bit.ly/3aTsndS .

Programa “RespirAR”

A Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), junto ao Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), lança o programa “RespirAR”, que oferecerá sessões de fisioterapia pulmonar gratuitamente a população (Lucas da Silva-Secom)

Com o objetivo de tratar as sequelas deixadas pela Covid-19 em pacientes já recuperados da doença, o Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), junto ao Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), lança o programa “RespirAR”, que oferecerá sessões de fisioterapia pulmonar gratuitamente a população. As sessões serão realizadas no Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara), localizado na Vila Olímpica de Manaus, Bairro Dom Pedro, com atendimentos realizados nos períodos matutino, das 8h às 11h, e no vespertino, das 14h às 17h. Em média serão oferecidas dez sessões para cada paciente. Informações sobre a inscrição no programa podem ser obtidas pelo telefone (92) 3303-8431.

BDay

Kathleen Neves Lima, Isis Fróes, Vivi Cariolano, Claudia Teixeira Lopes, Virgínia Araújo, Cassandra Castro e Berna Monte (em Roma) figuram na lista das festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Nome que dispensa maiores comentários, a empresária Kathleen Neves Lima, na foto com o amigo Rui Machado, é uma das festejadas aniversariantes desta terça-feira. Cheers
No clique com a filha Anne Caroline, o solfejado cirurgião plástico Rômulo Mêne festejou no domingo na sua morada de Búzios, ao lado de amigos e família, mais um ano de vida. Parabéns, amigo
Aniversariante da temporada, a queridíssima Mílcia Braga Portella celebrou no domingo na Praia dos Carneiros (PE), com o marido Nílio e o filho Nílio Jr mais uma virada de folhinha. Coisa boa
O secretário de saúde do interior, Cássio Roberto, está na linha de frente dos trabalhos na cidade de Boca do Acre que está passando por surtos de doenças, como dengue e hepatite