Amazônia e Bioeconomia são destacados pela UEA na Green Rio

Defender a Amazônia para garantir cadeias de abastecimento sem desmatamento foi a proposta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) durante a conferência ‘Bioeconomia da Floresta em Pé’ realizada ontem (09), na 9ª edição do Green Rio. Devido à pandemia, o evento migrou para o universo digital e foi transmitido e traduzido simultaneamente para diversos países.

O Green Rio Online contou com a participação da delegação do Brasil e da Alemanha. Na oportunidade, ocorreu também, o lançamento do desafio para agricultores, explorando possibilidades de conexão entre bioeconomia e agricultura familiar com soluções para pequenos e médios produtores.

O reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, destacou a importância da implantação da Rainforest Social Business School para fortalecer a ideia de alcance social na Amazônia com sustentabilidade, obtendo recursos da floresta, mas, sobretudo, respeitando as pessoas que pensem na floresta como um sistema vivo e nas comunidades que nela vivem. Cleinaldo enfatizou ainda que é preciso desenvolver essa bioeconomia preservando os conhecimentos tradicionais dos povos da Amazônia.

Considerado um dos mais importantes eventos sobre a bioeconomia no Brasil, o Green Rio abordou também nesta edição temáticas relacionadas à segurança alimentar, saúde e rastreabilidade de produtos, com foco nas tendências pós-Covid-19.

Parceria

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), organização não governamental que atua em favor das populações indígenas e ribeirinhas da Amazônia, é parceira do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (ONU), eleito Prêmio Nobel da Paz 2020. A FAS fez uma parceria este ano com o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas para distribuição de cestas básicas à população indígena e ribeirinha da Amazônia afetada pela Covid-19. O protocolo faz parte das atividades lideradas pela “Aliança dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais e Organizações Parceiras do Amazonas para o Enfrentamento do Coronavírus”, coordenada pela FAS. O protocolo faz parte das atividades lideradas pela “Aliança dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais e Organizações Parceiras do Amazonas para o Enfrentamento do Coronavírus”, coordenada pela FAS com o apoio de quase 112 instituições e prefeituras e que beneficia mais de 70.291 mil famílias estabelecendo condições de atendimento, ações de saúde, suprindo necessidades como alimentos, entre outras atividades.

1º Festival de Dança Claudio Santoro

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa anunciou, ontem (09), os vencedores do 1º Festival de Dança Claudio Santoro. O evento reuniu mostras competitivas e de resultados com o objetivo de incentivar a participação dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro na elaboração e execução de coreografias e identificar, valorizar e dar visibilidade a talentos em potencial. Os vídeos selecionados foram divulgados no dia 5 de outubro, nas redes sociais oficiais do evento (@liceudoam), com os nomes das coreografias. A votação ocorreu entre 5 e 7 de outubro, por meio de curtidas, visualizações e compartilhamentos dos vídeos. Os materiais com maior número de curtidas, visualizações e compartilhamentos foram classificados em 1°, 2° e 3° lugar.  

‘Os últimos 5 anos’ 

O aclamado musical ‘Os últimos 5 anos’ chega ao Brasil em única apresentação no dia 28 de dezembro, trazendo Larissa Manoela e Léo Cidade nos papeis principais. O musical será apresentado ao vivo e transmitido on-line, em um formato que propõe unir diferentes linguagens artísticas, indo além do formato de teatro filmado. A montagem brasileira foi uma ideia da própria Larissa Manoela e tem direção artística de Charles Möeller e Marcello Bosshar, versão brasileira de Cláudio Botelho e direção musical de Marcelo Castro. O musical é uma realização da Touché Entretenimento e da Dalari Produções. A história explora um relacionamento de cinco anos entre Jamie Wellerstein, um romancista emascensão, e Cathy Hiatt, uma atriz em dificuldades.

Método Leal

O Vetor Centro de Estudos, referência no segmento de cursinho preparatório em Manaus, com 90% de aprovação, buscando oferecer sempre o melhor a seus alunos, acaba de firmar uma parceria exclusiva com o Método Leal. Trata-se de uma técnica pioneira de estudo com foco em autoconhecimento, inteligência emocional, psicologia positiva, neurociência e meditação para estudantes de ensino médio a pré-vestibular.  O coordenador pedagógico do Vetor, Albervan Cidrônio, explica que, além da rotina de estudos, é fundamental que os estudantes também estejam preparados psicologicamente para conseguir lidar com o estresse e ansiedade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. É por aí!

Sementes do Mal

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) registrou remessa de primeiras sementes desconhecidas oriundas de países asiáticos e as repassou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa. Os registros das sementes desconhecidas foram repassados por moradores às equipes de fiscalização agropecuária da Adaf de Humaitá e Autazes. A abertura dos pacotes e/ou semeio das sementes pode implicar na disseminação de doenças, pragas, ervas daninhas que poderão causar prejuízos econômicos irreparáveis ao agronegócio familiar e empresarial. A pessoa que receber pelos Correios pacotes com sementes não solicitadas deve comunicar o fato imediatamente à Adaf ou ao Mapa pelos telefones (92) 99390-1750 ou 0800-704-1995, sem medo de ser penalizado. 

Jovens Solistas

A Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), corpo artístico da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa,  apresenta no próximo domingo (11), o concerto “Jovens Solistas”, no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, Centro). O evento gratuito já teve as vagas preenchidas por meio do Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). O espaço funcionará com 50% da capacidade e adotou todos os protocolos para prevenir a transmissão da Covid-19, como distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos, funcionários treinados e com equipamentos de proteção, aferição de temperatura na entrada do espaço e limpeza e higienização do local. O uso de máscara é obrigatório.

Prevenção ao câncer

Uma das formas de prevenção do câncer é a prática regular de atividade física. E, para incentivar os colaboradores a se exercitarem e cuidar da saúde, a Distribuidora Atem desenvolveu uma camisa personalizada das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Feita com material de proteção UV, próprio para atividades físicas, a camiseta é uma forma de lembrar para os funcionários que cuidar da saúde é um ato de amor próprio. Maravilha!

Responsabilidade Social

O Superatacado Nova Era doou esta semana, 25 mil máscaras de proteção e 10 mil frascos de álcool em gel para a população. Um caminhão percorreu vários bairros da cidade realizando a distribuição dos materiais. Responsabilidade social se faz assim. Parabéns

BDay

Ely Paixão e Silva, Leila Omena Michiles, Jó Fernandes Farah, Sarah Assayag, Oyama Ituassú Neto, Zuleide Rodrigues, Bosco Saraiva, Margeritha Haikal, Sávio Picanço e Renata Braga figuram na lista das festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna.

GALERIA

Sempre linda, a nutricionista Sarah Assayag recebe neste sábado todos o confetes por mais um outubro na sua vida. Joyeux anniversaire mon cher
Em New York City onde vive, o recatado Oyama Ituassú Neto na foto com amada Christina, comemora juntamente com os filhotes Trula e Ames mais um aniversário. Santé
3 – Para o álbum de família, o festejado centenário Mário Expedito Neves Guerreiro feliz da vida com os filhos amados: Maria Tereza, Marion, Ana, Mariozinho, Margaret, Maury e Sebastião
Dona de olhos azuis extraordinários, Leila Omena Michiles festeja neste sábado, ao lado da família, mais um outubro na sua vida. Parabéns, minha querida
Assessorada por seu inseparável Carlos Miguel, Helena Brito dá os últimos retoques na programação do chá e bazar natalino que vai movimentar Manaus nos dias 14 e 15, no Restaurante Village. Imperdível
Sinônimo de educação refinada e elegância, a queridas Jória Tapajóz Said enfeita a coluna deste fim de semana
Socorro e Francisco de Assis Mourão, sempre de bem com a vida e donos de altíssimo astral; Gosto deles (Ana Claudia Jatahy)
Durante a conferência on-line ‘Bioeconomia da Floresta em Pé’, o reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, destacou a importância da implantação da Rainforest Social Business School para fortalecer a ideia de alcance social na Amazônia com sustentabilidade, obtendo recursos da floresta (Evandro Fernandes-UEA)