Amazonas é destaque em recuperação nos setores de serviços, comércio e indústria

O Amazonas teve a segunda maior alta no setor de serviços no mês de junho entre os estados brasileiros. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem (13), mostra que o setor avançou 8,3% em junho, na comparação com o mês de maio, bem acima da média nacional, de 5%. O IBGE também constatou altas nos setores da indústria e do comércio em junho no Amazonas, que igualmente foram destaque no país.

Na avaliação do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jório Veiga, o Amazonas está recompondo os estoques de toda a cadeia produtiva, que haviam se esgotado durante o período de paralisação, o que vem permitindo a recuperação da produção e das vendas.

O desempenho do Amazonas no setor de serviços só ficou atrás do registrado pelo Amapá, com alta de 8,8%. De acordo com o IBGE, entre os 166 serviços investigados pela pesquisa, o segmento de restaurantes foi um dos que mais influenciaram no índice. Ainda conforme o IBGE, o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, disse que a reabertura do segmento impactou no volume de serviços em junho. Maravilha!

Máscaras desconformes serão trocadas

A respeito das máscaras desconformes recebidas pelos alunos no retorno às aulas na segunda-feira, 10. O secretário de Estado de Educação e Desporto em exercício, Luis Fabian Barbosa, afirmou, ontem (13), que não pagará pelas máscaras com desconformidades de tamanho distribuídas na rede estadual de ensino. Uma equipe da pasta trabalhou no levantamento das falhas encontradas no primeiro lote recebido e apresentou as providências a serem tomadas. Em entrevista a uma emissora de televisão local, Luis Fabian ressaltou que os estudantes que receberam máscaras desproporcionais poderão realizar a troca a partir da próxima segunda-feira (17), na unidade de ensino.

Ciesa promove lives profissionais de diversas áreas

O Ciesa promove nesta sexta-feira, 14, uma série com 10 lives sobre diversas áreas do conhecimento como Direito, Administração, Estética, Gastronomia e Moda, como o intuito de dar oportunidade para mais pessoas conhecerem como funciona o aprendizado dos estudantes da instituição e proporcionar novas habilidades aos participantes. Para acompanhar o conteúdo das lives é preciso se inscrever no site www.posciesa.com, para receber a confirmação e link para a sala virtual onde os participantes poderão interagir com os professores para tirar dúvidas. A transmissão ocorrerá também simultaneamente pelo Facebook e Instagram (@ciesamanaus). O conteúdo é gratuito e aberto ao público.

Campus Avançado do Ifam

Em pronunciamento, o deputado Adjuto Afonso (PDT) ressaltou a instalação do Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), em Boca do Acre (a 1.028 km de Manaus). Serão ofertadas, de início, 40 vagas para a população do local. O Ifam de Boca do Acre começa com dois cursos técnicos de nível médio, sendo de Administração e Informática. O processo seletivo, conforme o Ifam, está previsto para o mês de setembro deste ano, com oferta de 40 vagas. O início das aulas ainda não tem data por conta da pandemia Covid 19, mas a expectativa da reitoria é de que seja ainda em 2020.

Estudo inédito explora 18 anos dos vestibulares da Ufam e UEA

A equipe pedagógica do Vetor Centro de Estudos realizou um diagnóstico inédito dos últimos 18 anos do Processo Seletivo Contínuo (PSC), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), de 7 anos do vestibular e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). A novidade será uma ferramenta exclusiva para os alunos do cursinho que estão se preparando para as próximas provas. Segundo o coordenador pedagógico do Vetor, Albervan Cidrônio, o pré-vestibular identificou todos os conteúdos que mais caíram nessas provas. Isso os permite focar em conteúdos regionalizados, aplicar uma didática personalizada e realizar um acompanhamento pedagógico mais preciso.  O Vetor é o primeiro pré-Vestibular de Manaus a oferecer Ensino a Distância (EaD).


Vantagens do ensino Híbrido

Ao longo desta semana, cerca de oitenta professores do Centro de Ensino Literatus participam de uma capacitação continuada para ensino híbrido e novas tecnologias educacionais. Personalização do ensino e protagonismo do aluno estão entre as vantagens da metodologia que combina o aprendizado online e o presencial. A iniciativa dos educadores já faz parte das ações da instituição desde de junho, antes das aulas presenciais retomarem. A capacitação vem para reforçar que não existe apenas uma forma única de aprender e que a aprendizagem é um processo contínuo. Maravilha!

Governador Wilson Lima testa positivo para Covid-19

O governador Wilson Lima testou, ontem (13), positivo para Covid-19. Ele está sem sintomas e disse que permanecerá em isolamento pelo período necessário e que manterá reuniões de trabalho por videoconferência. “Seguindo aquele nosso compromisso de total transparência em ações relacionadas ao coronavírus, estou vindo aqui comunicar que recebi o resultado do meu exame e deu positivo para o Covid-19. Estou bem de saúde, mas vou seguir todas as recomendações médicas. A partir de hoje, estou em isolamento, inclusive aqui dentro de casa. Vou ficar despachando com os meus secretários e mantendo algumas reuniões por videoconferência”, disse em vídeo divulgado em sua rede social.

Loja Solidária

Em funcionamento desde a segunda quinzena de julho, a loja solidária de venda de máscaras de proteção do Sumaúma Park Shopping segue a todo vapor. O espaço, que faz parte do projeto ‘Suma Solidário’, tem como objetivo reverter o dinheiro da venda dos acessórios a microempreendedoras e assim, ajudar na renda familiar. O espaço, exclusivo para venda das máscaras, tem o horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 11h às 21h, e aos domingos, das 12h às 21h. Todos os acessórios são produzidos por costureiras da Feira Artesanal do Parque Residencial Manaus (Afarprem), associação com mais de dez anos de atuação.

Leonardo Santos no Botequim

O Bar Botequim (Rua Barroso, 279, Centro) tem como atração desta sexta-feira (14), o cantor Leonardo Santos. Aos 18 anos o artista começou sua carreira nos bares de Manaus. Encarando novos caminhos ele foi cantar pelo Nordeste dando continuidade à sua carreira musical. Com a experiência adquirida, Leonardo Santos retorna a Manaus com um set list bem eclético, com muita MPB. Atualmente, o cantor está radicado em Florianópolis. O show inicia às 20h e o couvert custa R$ 10.

BDay

Robério Braga, Zélia Pérol (em Paris-França), José Nasser, Saul Benchimol, Djalma Mello, Lafayette Vieira Júnior, Alexandre Magalhães, José Mattos, Marcelo Lima Filho e Daniel Aragão figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna.

GALERIA

Amigo de anos e presidente da Academia Amazonense de Letras, o acadêmico Robério Braga é um dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Parabéns, meu camarada
No fim dos anos 70 ela musa das colunas sociais da nossa Manaus. Hoje ela brilha em Paris onde é super bem relacionda e querida. Ela é Zélia Pérol, uma das celebradas aniversariantes de hoje. Joyeux anniversaire mon cher
À moda mineira, a jovialíssima Annamaria Melo tonou-se ontem em cerimônia íntima, a senhora Joseph Paul Strogoff. Parabéns prima, que Deus abençoe grandemente tua união
A descolada Juliana Belota se deixa envolver pelas águas do nosso Rio Negro, curtindo em grande estilo o verão amazônico
Maria Eneida de Menezes Erse feliz da vida curtindo a formatura do filho David, o mais novo bacharel em Direito da Grande Manaus. Êta corujice
De volta a Manaus, o cantor Leonardo Santos anima esta sexta-feira o badalado Bar Botiquim. Show imperdível
O secretário de Estado de Educação e Desporto em exercício, Luís Fabian Barbosa, afirma que não pagará pelas máscaras com desconformidades de tamanho distribuídas na rede estadual de ensino. É por aí (Tácio Melo-Secom)
De acordo com o IBGE, entre os 166 serviços investigados por sua pesquisa, o segmento de restaurantes foi um dos que mais influenciaram no índice. O desempenho do Amazonas só ficou atrás do registrado pelo Amapá, com alta de 8,8%. (Marcely Gomes)