Biblioteca Pública do Amazonas celebra 150 anos orientando diferentes gerações em pesquisas e estudos

Cerca de 250 mil obras compõem o acervo da Biblioteca Pública do Amazonas. São livros, jornais antigos, revistas em quadrinhos, mapas, plantas de prédios históricos, CDs e DVDs que ajudaram diferentes gerações em pesquisas, estudos e na produção intelectual do estado. Neste domingo (17), o patrimônio completa 150 anos desde a lei de criação, em 17 de maio 1870, até o início dos trabalhos no edifício-sede, situado na Rua Barroso, no Centro, em 1910, onde permanece atualmente.

O escritor e dramaturgo amazonense Márcio Souza comenta: “O acervo, que contém obras raríssimas, e a riqueza arquitetônica de nossa Biblioteca Pública é de causar inveja a outros estados. É um tesouro tão rico quanto o Teatro Amazonas e merece ser preservado”. 

O visitante também pode ver a escada de ferro que veio de Glasgow, na Escócia; a bela pintura de Aurélio Figueiredo, que representa a Lei Áurea no Amazonas; a claraboia de telhas de vidro inglês; além das efígies gravadas no estuque de gesso do teto, que representam Teixeira de Freitas ( o “Jurisconsulto do Império”), Antônio Gonçalves Dias (romancista brasileiro que criou o indianismo romântico),  Antônio Carlos Gomes (maestro e compositor brasileiro) e Johannes Gutenberg (criador do processo de impressão com tipos móveis).

Com a recomendação do isolamento social a fim de impedir a propagação do novo coronavírus, a Biblioteca Pública do Amazonas está fechada, mas quem se interessar pode visitá-la virtualmente por meio da aba “Cultura Sem Sair de Casa”, no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas. 

Seas tem nova titular

Nova titular da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Maricilia Teixeira da Costa foi empossada no cargo na quinta-feira (14). Em cerimônia simples e rápida, seguindo as recomendações de distanciamento social em razão da pandemia da Covid-19, o governador Wilson Lima comandou a assinatura do termo de posse na sede do Governo do Amazonas. Maricilia Costa é amazonense da cidade de Manaus e tem 56 anos. É psicóloga formada pela Uninorte e tem pós-graduação em Psicologia Comportamental. Boa sorte, secretária!

“Um presidente que não se dá ao respeito”

“Eu jamais ofenderia o pai do presidente Jair Bolsonaro. Posso dizer coisas muito duras para ele, como por exemplo, que ele é um incapaz, um completo incompetente e não sabe para que lado vai o governo brasileiro. Ele não está à altura de governar um país grande, complexo e valoroso. Estamos diante de um presidente despreparado para o exercício dessa função”. A reação é do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, sobre o vazamento do conteúdo de parte do vídeo da reunião ministerial, no qual Bolsonaro o classifica como “vagabundo”, conforme matéria publicada na revista Veja, e faz insinuações maldosas sobre o ex-senador Arthur Virgílio Filho, pai do prefeito, com a expressão “também, sendo filho de quem é”. 

“Sou muito orgulhoso de ser filho de quem sou. Meu pai foi um homem valoroso, que trouxe energia elétrica, trouxe a Universidade do Amazonas, que tem um histórico respeitável como senador e é admirado pelos mais velhos, que o conheceram pessoalmente, e pelos mais jovens, que o conhecem pela sua história. A referência do presidente ao meu pai é uma tentativa de ‘piada’ de mau gosto, como a que ele mesmo fez em relação ao Fernando Santa Cruz, pai do Felipe, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele quis me atingir porque meu pai resistiu à ditadura, não calou a sua voz diante dos generais de plantão no Senado e teve sua história brutalmente interrompida pelo ominoso AI-5”, reagiu Virgílio. “Sei a amargura que o presidente provocou no Felipe, como provocou em mim, na minha família”, lamentou. Nossa completa solidariedade ao prefeito Artur Neto neste triste episódio!

Solidariedade

Mais uma empresa se une no enfrentamento à Covid-19. O grupo Avancard estabeleceu uma parceria com o município, para facilitar o acesso de pessoas em vulnerabilidade social a alimentos de primeira necessidade, em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus. Por meio da campanha #ManausSolidária, coordenada pelo Fundo Manaus Solidária, o grupo deu início à doação de 3 mil vales-alimentação, no valor de R$ 50 cada um, que começam a ser entregues a partir da próxima semana aos usuários. Serão atendidas com o benefício pessoas em risco social, famílias em vulnerabilidade atendidas por Organizações da Sociedade Civil (OSCs), parceiras do Fundo Manaus Solidária e da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Muito bom!

Cabines de “desinfecção de pessoas” interditadas
A Vigilância Sanitária Municipal interditou, nos últimos três dias, seis cabines de “desinfecção de pessoas” instaladas em comércios, indústrias, residências e órgãos públicos. O uso das cabines, que teria como objetivo evitar a disseminação do novo coronavírus, não está autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão coordenador do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Dentre os autuados pela Visa Manaus pela instalação irregular das cabines estão dois supermercados, uma indústria, uma clínica veterinária, um condomínio residencial e um órgão público estadual. A disseminação das estruturas destinadas a desinfetar pessoas em ambientes públicos durante a pandemia em todo o país motivou a emissão de comunicados oficiais da Anvisa (Nota Técnica nº 51/2020), informando sobre a proibição. Medida acertada, afinal, saúde acima de tudo!

Nova fase da operação “Fique em Casa”

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, ontem (15), nova fase da operação “Fique em Casa”, que visa coibir o descumprimento do decreto estadual que suspendeu o funcionamento do comércio e dos serviços não essenciais até o dia 31 de maio, em função da pandemia do novo coronavírus. A ação aconteceu em todas as zonas da capital, por meio da Polícia Militar, e contou com o reforço de equipes de fiscalização municipais. As equipes foram orientadas a fazer a interdição imediata dos estabelecimentos em desacordo com o Decreto nº 42.278, de 13 de maio, que prevê penalidades como advertência, embargo e/ou interdição e multa diária de até R$ 50 mil para pessoas jurídicas. Em caso de reincidência, os pontos comerciais também terão seus alvarás cassados pela Prefeitura. É por aí!

Drive-thru no Amazonas Shopping

O Amazonas Shopping lança mais uma modalidade de atendimento ao cliente. Trata-se do sistema drive-thru, em que o consumidor realiza suas compras por meio do aplicativo de mensagens whatsapp da sua loja de preferência, e agenda o dia para retirar o produto no shopping, sem precisar sair do veículo. A lista de lojas que estão atendendo no novo formato pode ser acessada no site www.amazonasshopping.com.br ou nas redes sociais – Instagram @amazonasshopping e Facebook Amazonas Shopping.  O estacionamento é gratuito. Fica a dica!

#BeApp e Coca-Cola lançam ‘Coke Studio Sessions

A #BeApp, uma nova plataforma de streaming de música ao vivo, e a Coca-Cola anunciam o lançamento da Coke Studio Sessions, uma parceria exclusiva que oferece um line-up com apresentações de artistas de diversos estilos musicais por 60 dias consecutivos. Mais de 100 artistas de todo o mundo, incluindo Katy Perry, Anitta, DJ Khaled, Bebe Rexha, Miguel, e Steve Aoki, farão apresentações. Será uma performance virtual por vez para refrescar os fãs e apoiar o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. As “Coke Studio Sessions” marcam a estreia oficial do #BeApp, a plataforma de streaming de música ao vivo dos veteranos da indústria de tecnologia Ray Smith e Ross Mason. O #BeApp é um destino digital imersivo para os fãs apreciarem lives de música de uma nova maneira. Ao contrário de outras plataformas de shows virtuais, o #BeApp oferecerá uma variedade de recursos interativos. Aprecie sem moderação!

Facilidade no Millennium

A partir de agora os clientes do Millennium Shopping poderão visitar o mall sem sair de casa. Com o objetivo de aproximar os lojistas e seus consumidores nesse período de isolamento social, por conta da pandemia, o Millennium acaba de inaugurar um espaço exclusivo para delivey e drive-thru, ambos localizados no estacionamento, no piso G1. Além de uma Vitrine Virtual, disponível no site www.millenniumshopping.com.br. Experimente! 

BDay

Mariolanda Montenegro, Luzimar Bessa, Consuelo Badra (em Brasília-DF), Arnaldo Pereira, Emília Dulce Carvalho Vasco, Fernando Pinto (em Lisboa-Portugal), Glória Sadala, Marcelo Alexandre Barbosa e Raul Lucena figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Sabe aqueles amigos inesquecíveis? Assim são Mariolanda e Sálvio Montenegro, nossa amizade remete há mais de 30 anos. Aliás, hoje, a querida Mariolanda troca de data cercada pelo carinho do marido Sálvio e da filha Ana Lúcia. Parabéns, minha querida
Presença carimbada nas baladas dos anos 70/80, o arquiteto e urbanista Marcelo Alexandre Barbosa festeja neste sábado mais um maio na sua vida. Cheers
Ícone da sociedade brasiliense, minha amiga jornalista Consuêlo Badra celebra neste sábado mais uma virada de folhinha. Santé ma, chérie
O querido Fernando Pinto está morando em Lisboa, onde vive muito bem. Hoje é seu aniversário. Parabéns, garoto
Plena nos seus 5.0 a fotógrafa Ana Claudia Jatahy continua produzindo belas imagens do Amazonas e sua gente. Gosto dela
A Visa Manaus interditou seis cabines de “desinfecção de pessoas” instaladas em pontos na cidade por não estarem autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) (Divulgação)
Policiais militares combinam estratétia antes de deflagrar mais uma fase da Operação Fique em Casa na periferia de Manaus (Lucas Peceu-Secom)
Patrimônio do estado, a Biblioteca Pública completa no domingo, 150 anos, desde a lei de criação, em 17 de maio 1870, até o início dos trabalhos no edifício-sede, situado na Rua Barroso, no Centro, em 1910, onde permanece atualmente (Michael Dantas-Secom)