Governo do Amazonas aguarda contratação de profissionais recrutados e enviados ao estado pelo Ministério da Saúde

O Governo do Amazonas aguarda a contratação, por parte do Ministério da Saúde (MS), dos 208 profissionais recrutados pelo Governo Federal e aptos para atuar nas unidades de saúde do estado, em Manaus, no atendimento aos pacientes de Covid-19. A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) encaminhou, na quarta-feira (13), um ofício solicitando as contratações ao ministro da Saúde, Nelson Teich.

O engajamento foi anunciado no dia dois de maio, em publicação no endereço eletrônico do MS, onde foi informado que o órgão ministerial também será responsável por oferecer alojamento, alimentação, transporte e seguro saúde. 

Os profissionais, entre médicos, enfermeiros, biomédicos, farmacêuticos e fisioterapeutas, começaram a chegar em Manaus, no dia quatro de maio, em duas turmas. Desde então, passaram por capacitação e testagem rápida e aguardam apenas a formalização do termo contratual pelo ministério para que comecem a atuar nos hospitais da cidade.

Enquanto as tais contratações não saem, os profissionais de saúde permanecem confinados no Comfort Hotel, no Distrito Industrial, sem nada poder fazer, vendo centenas de pessoas serem contaminadas diariamente pelo novo coronavírus. Até quando?

Pesquisadora amazonense tem trabalho publicado em revista científica

A servidora da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), farmacêutica-bioquímica Valquíria Martins, teve publicado, na semana passada, o artigo “Presença de HPV com superexpressão da proteína p16INK4a e infecção por EBV no câncer peniano – uma série de casos da Amazônia brasileira”, na revista científica internacional “Plos One”. A pesquisadora conta que a pesquisa analisou 47 amostras de pacientes com câncer de pênis, maiores de 18 anos, com diagnóstico confirmado e com indicação de penectomia – cirurgia para a retirada total ou parcial do pênis. A revista científica “Plos One” é considerada nível A1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ou seja, top de linha. O artigo de Valquíria Martins é o resultado da tese de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Universidade Federal do Amazonas (PPGiba/Ufam), defendida em dezembro de 2019. A pesquisa foi orientada pela Diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon e docente do PPGiba, Kátia Luz Torres. Parabéns!

Parceria alinhada

Técnicos do Complexo Regulador do Amazonas, órgão integrante da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), reuniram-se, ontem (14), no Auditório Eglantina Nunes Rondon, na sede da Susam, com representantes da Organização de Ajuda Humanitária Médicos Sem Fronteiras. A finalidade foi realizar o alinhamento de um projeto de parceria entre o Estado e a ONG, para o enfrentamento da pandemia. Foram discutidos o fluxo de atendimento, a estrutura atual da rede de saúde do estado e apresentado aos coordenadores o Sistema de Transferência de Emergências Reguladas (Sister), que gerencia a transferência de pacientes críticos à rede hospitalar de atenção às urgências e emergências da capital via regulação. O coordenador do Médicos Sem Fronteiras em Manaus, Antônio Flores, disse que conhecer o funcionamento do sistema de saúde do Amazonas ajudará a organização a ver de que forma poderá cooperar com o Estado. É por aí!

Merenda em Casa 

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, já iniciou a entrega dos kits de alimentação do programa “Merenda em Casa” em Manaus. No entanto, para que o delivery seja realizado com sucesso, pais, responsáveis e alunos maiores de idade devem estar atentos ao telefone registrado durante o cadastramento no aplicativo Sasi. Muitas vezes, o entregador precisou entrar em contato com o beneficiado e não obteve sucesso, resultando no retorno do kit a um dos postos de apoio distribuídos pela capital. Uma vez perdida a entrega, os responsáveis devem aguardar que a pasta entre em contato e agende o recebimento em um dos pontos de coleta espalhados por Manaus. O local e horário para retirada será informado durante o contato feito pelas equipes de distribuição. A medida é válida para todos que perderam a entrega delivery. Olho vivo!

Busca Preço registra recorde de consultas

O Busca Preço, ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação (Detin), da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AM), registrou recorde de consultas durante o período de isolamento social. Nos primeiros 12 dias do mês de maio, o número de pesquisas foi 45,8% maior em relação a todo o mês de maio de 2019. A grande procura dos usuários tem sido por itens relacionados à higiene e proteção contra o novo coronavírus e fármacos para tratamento dos sintomas da Covid-19. A ferramenta era utilizada para pesquisar itens que compõem a cesta básica. Desde que a disseminação da Covid-19 se tornou mais intensa no estado e o isolamento social mais acirrado, os internautas redirecionaram suas pesquisas para outros produtos. A ferramenta, disponível no site da Sefaz/AM (www.sefaz.am.gov.br) já registrou 10,5 milhões de consultas. Olha, que legal!

Boto estreia nesta sexta-feira na TV Ufam

O primeiro episódio de Boto, série de 13 episódios realizada pela Artrupe, contemplada no edital da Ancine, vai ao ar nesta sexta-feira (15), às 23h pela TV Ufam. Dirigida por Rafael Ramos, Diego Bauer e Victor Kaleb, a série tem como trama o cotidiano de um grupo de teatro, o coletivo Boto, que está realizando um filme, e recebe a chegada de uma jovem desconhecida. As experiências trazidas pela gravação da série misturadas com os fortes acontecimentos que ocorrem no período, modificam a vida dos personagens, e isso se mistura com a história contada por eles na narrativa: a lenda do boto adaptada para o contexto contemporâneo manauara. A produção marcou o último trabalho do diretor de arte Óscar Ramos, falecido ano passado. Todas as sextas-feiras serão exibidos dois episódios inéditos da série. Fiquem atentos!

FVS ganha reforço tecnológico

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) recebeu ontem (14), da Susam, 50 tablets. Os equipamentos são parte de uma doação de 500 unidades feita pela empresa Samsung e serão utilizados pelas equipes da Coordenação Estadual de Controle de Infecção e Serviço de Saúde da FVS que atuam nas unidades hospitalares de referência e retaguarda para a Covid-19. Os aparelhos reforçam o trabalho das equipes de vigilância na alimentação de informações para o monitoramento diário de casos confirmados e envio de dados aos sistemas de informação pactuados pela Susam e FVS. Coisa boa!

Operadores de turismo mexicano são capacitados pela Amazonastur 

Olha que boa notícia! Pela primeira vez, dez operadores de turismo do mercado mexicano foram capacitados, ontem (14), pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), sobre as potencialidades turísticas do estado mais preservado do Brasil. O roteiro envolvendo os hotéis de selva amazonenses é uma das saídas apontadas pelos agentes no período pós-pandemia da Covid-19. Por videoconferência, os operadores da agência Journeys DmC de Brasil, com base na Argentina e especializada em vender os destinos do Brasil, aprenderam a comercializar, por meio da capacitação “Amazonas, viva a experiência”, o mercado local, sobretudo voltado ao turismo de natureza. A finalidade da capacitação é para assistir ao trade amazonense na reconstrução do segmento – duramente afetado economicamente pela proliferação do novo coronavírus -, na busca da geração de economia e renda para mais de 50 atividades locais. Muito bom!

Vacinação contra Influenza

O Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado no Bairro Nossa Senhora das Graças, disponibiliza nesta sexta-feira (15), um posto para vacinação de rotina e para ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O público-alvo da ação é a população residente nos bairros próximos ao local, como Adrianópolis, Nossa Senhora das Graças, Aleixo e São Geraldo. Para a vacinação contra a influenza, os grupos prioritários incluem idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, portuários e motoristas de transporte coletivo.  Professores e adultos de 55 a 59 anos serão vacinados contra a influenza a partir da próxima semana.

Nelson Teich deixa o Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo nesta sexta-feira (15), antes de completar um mês à frente da pasta. Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão. Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta. Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus. E agora, José? (Fonte G1)

BDay

João Bosco Chamma, Denise Santana, Edilásio Barra (em Brasília-DF), Mário Martins e Leonardo Lima figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Lúcia Viana, Elza Vitória de Mello e Margareth Hoagem, sempre elegantes e antenadas
A farmacêutica-bioquímica Valquíria Martins feliz da vida em ver seu trabalho publicado na prestigiosa revista científica internacional Plos One (Divulgação-FCecon)
Conselheiro Érico Desterro e Silva com sua elegante e amada Milena. Gente da melhor qualidade
Lúcia e o desembargador Domingos Chalub, sempre de bem com a vida
Oscar Lima e sua amada cara-metade Fabíola
Carlinha Tiradentes e sua faceirice
Após discordar do presidente Bolsonaro, Nelson Teich deixou hoje o Ministério da Saúde (Reprodução)
Aguardando a contratação por parte do Ministério da Saúde (MS), os 208 profissionais recrutados pelo Governo Federal estão de mãos atadas sem poder entrar em ação em Manaus no combate ao novo coronavírus (Reprodução)