Governo do Amazonas estende restrições até 31 de maio, obriga uso de máscara e multa a quem descumprir decreto

O Governo do Amazonas vai prorrogar, até o dia 31 de maio, a suspensão do funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais e de recreação e lazer. O novo decreto, que será assinado pelo governador Wilson Lima, estabelece uso obrigatório de máscara e penalidades, como multa diária de R$ 50 mil para pessoas jurídicas que não cumprirem as determinações.

Os termos do decreto e os indicadores sobre a evolução da pandemia no Amazonas foram discutidos ontem (12), em videoconferência do governador e secretários estaduais com representantes de órgãos e entidades do sistema de justiça, legislativo, prefeituras, Universidade Federal do Amazonas e de entidades da indústria e comércio.

O governador afirmou que, o Estado vai ampliar o trabalho de fiscalização para o cumprimento das medidas de isolamento por meio das forças estaduais de segurança pública. “Estamos pedindo apoio do prefeito de Manaus para que também haja ação mais efetiva, sobretudo nas áreas com maior aglomeração de pessoas”, completou.

Máscaras

O decreto estabelece, até que seja revogado, o uso obrigatório de máscaras de proteção facial, preferencialmente de uso não profissional, nos espaços públicos em todo o Amazonas. O uso de máscara se aplica também aos colaboradores e clientes, para acesso e permanência em todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, nas modalidades presencial e delivery ou drive-thru, autorizados a manter atendimento ao público, inclusive as instituições bancárias.

Multa

Em caso de descumprimento do decreto, os órgãos do sistema estadual de segurança pública e de fiscalização dos serviços públicos, ficam autorizados a aplicar sanções previstas em lei, relativas ao descumprimento de determinações do órgão licenciador, autorizador e/ou concedente, independente da responsabilidade civil e criminal. Além disso, poderão aplicar as seguintes penalidades, nos termos do artigo 268 do Código Penal: advertência; multa diária de até R$ 50 mil para pessoas jurídicas, a ser duplicada por cada reincidência; e embargo e/ou interdição de estabelecimentos.

Pandemia

O Amazonas registrou, até ontem (12), 1.249 novos casos, totalizando 14.168 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Na edição do boletim, foram confirmados mais 63 óbitos pela doença, elevando para 1.098 o total de mortes, sendo 42 óbitos nas últimas 24 horas. O boletim aponta que 5.886 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar. Outras 6.782 pessoas já passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença.

Nossa Senhora de Fátima, agradeço o seu amparo e a sua proteção, rogando-lhe que jamais abandone o coração dos aflitos. Que o seu dia seja celebrado com fé e esperança de que tudo nessa vida pode ser transformado e que o bem sempre prevaleça sobre o mal. Amém!

Corrente do Coração

Sensibilizados com os profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, um casal de empresários de Manaus decidiu arregaçar as mangas e partir para a ação solidária. Até então no ramo de turismo, Cécile e Elias Araújo, enveredaram no setor gastronômico para enfrentar o período de quarentena. Veio então a ideia de propiciar aos que lidam diretamente com o enfrentamento da pandemia a opção de refeições diferenciadas. Para dar conta de tamanha demanda o casal se uniu a outros empresários e fornecedores, conseguindo aumentar gradativamente o número de beneficiados. Hoje, os colaboradores já ultrapassam a marca de 500 beneficiados, que diariamente recebem reforço alimentar para enfrentar a difícil tarefa de amenizar sofrimentos e salvar vidas. Para participar e auxiliar nessa ação, batizada de Corrente do Coração, basta informar a natureza da doação pelo WhatsApp 92 994020506. É por aí!

Pias comunitárias

Como forma de auxiliar as pessoas na prevenção do combate ao novo coronavírus, causador da Covid-19, a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) instalou cinco pias comunitárias no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). A ação irá se estender nos demais municípios onde a Cosama trabalha no fornecimento e distribuição de água. O projeto visa possibilitar às pessoas fazer a higienização das mãos em pontos estratégicos da cidade, nos lugares que costumam ter grandes concentrações de pessoas, contribuindo para a prevenção à Covid-19 e servindo como forma de conscientizar e alertar sobre a importância dos cuidados básicos nesse período para conter a disseminação do vírus nos municípios. É por aí!

Alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade

Nesta semana, a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) adquiriu mais 82 toneladas de produtos oriundos da agricultura familiar do Amazonas. Os alimentos serão disponibilizados, nesta quarta-feira (13), para a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), responsáveis pela distribuição dos mantimentos a pessoas em vulnerabilidade social. Um total de 85 agricultores participantes das Feiras da ADS e mais 90 produtores rurais, associações, cooperativas e agroindústrias credenciados no Edital nº 003/2019, participam da ação. Esta é a oitava entrega de alimentos pelo Governo do Estado.

Cartas do Fim do Mundo

As cartas de uma jovem, enviadas a 10 amigos, durante uma viagem à pouco conhecida Antártida – o segundo menor continente do mundo que rodeia o Pólo Sul – podem ter tudo a ver com você, em isolamento social, por causa da Covid-19. Por disso, o livro de Bruna Chíxaro, “Antártida – Cartas do Fim do Mundo” desafia o distanciamento social e começa a ser vendido pela editora da obra, Valer, como pré-lançamento, para que leitores mergulhem nas reflexões que a autora, aos 27 anos, descreve em cartas e onde mistura informações de viagem, história, mas também muita filosofia e muito sentimento. Li, gostei e recomendo!

Máscara é usina de fé

O uso da máscara é  exortação pela vida. A máscara tornou-se a pregoeira do bem. A voz dos anjos. Preserva o futuro.   Portadora do carinho.  O porto seguro do belo. A máscara embala bons fluídos. Amedronta o desespero. Protege gerações. É o acalanto do sorriso. A melodia do coração.  A segurança da boa energia. Aliada  poderosa e indispensável no combate ao coronavírus. Suas cores e tamanhos variados significam a luta contra  o pavor. A máscara  tem o aconchego da esperança. O dom da transformação. Pedaços de ternura. O  elástico é o condutor de emoções. A máscara transforma a ansiedade em bons ventos. É a fada  do beijo. A fiel escudeira dos enamorados. Repele o pessimismo. Suspira fé revigorada. As 7 letras da máscara anunciam a vitória do amor. Sob o comando de Deus. ( Vicente Limongi Netto)

Debate

A Damata Consultoria, empresa especializada em projetos ambientais, promove nesta quarta-feira (13) a live “Gestão de Resíduos da Saúde em Tempos de Covid19”, com o engenheiro e consultor ambiental Josemar Braga. O bate papo acontece a partir das 18h, no instagram @damata_consultoria_projetos.

BDay

Betsy Bell, Mário Buzaglo, Cimar Garcez e Jorge Carioca figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Amiga estimada, a jornalista Betsy Bell, comandante da Press Comunicação Estratégica é uma das poderosas aniversariantes desta quarta-feira. Parabéns, deusa amazônica
Rui Franco de Sá e Tônia Seixas, amigos desde pequenininhos. Gosto deles
Amigo querido de uma vida, Dom Mário Buzaglo festeja hoje mais um maio na sua vida. Cheers
A jovem escritora Bruna Chíxaro brinda seus leitores com o livro, “Antártida – Cartas do Fim do Mundo”, um desafio ao distanciamento social. A obra começa a ser vendida pela editora Valer (Divulgação)
Raquel e Airton Claudino passam temporada longe do agito de Manaus em uma fazenda em Coqueiral, pacata cidade do interior mineiro
Sempre de bem com a vida Hellen Belota esbanja sua simpatia por onde passa. Uma querida
Em reunião ocorrida ontem, o governador Wilson Lima Prorrogou, até o dia 31 de maio, a suspensão do funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais e de recreação e lazer (Diego Peres-Secom)