De repente, 7,3 anos

Uma celebração à vida na companhia de pessoas queridas. Assim foi o festejo dos meus 73 anos organizado pela minha fiel escudeira e anjo da guarda, Cleide Sousa. O festim foi patrocinado por um grupo de 30 amigos que me querem bem.

Assim, na última quarta-feira (27) abri a Praça dos Amigos, um terraço acolhedor na minha morada repleto de verde e muitas flores, que abraça meus amigos nos jantares fechados realizados em festivas oportunidades ao longo do ano.

Sobre a mesa do bufê do jantar, uma profusão de delícias gastronômicas presenteadas por Charufe Nasser, Luciana Felicori (restô Sabor a Mi), chef Dedé Parente (Cachaçaria do Dedé), Lílian Guedes (Kilo Mania), Janete Fernandes (Palazzolo) e Selma Reis (Zefinha Bistrô). A eles, o meu agradecimento por tamanha gentileza e carinho. Vocês são demais!

O encontro festivo entrou pela madrugada da quinta-feira turbinado com papos dos mais variados. Ah! Teve bolo de velas, trilha sonora maravilhosa, e um emocionado discurso improvisado feito por mim. “Não tenho posses, porém, minha maior riqueza são os amigos verdadeiros que conquistei ao longo da vida. A eles, a minha eterna gratidão. Amo vocês!”

Tropical Hotel vendido

Corre em bocas santas de jaciras e marocas da cidade, que o Tropical Manaus Ecoresort foi finalmente arrematado pela quantia de 120 milhões, com o comprador assumindo o montante passivo da empresa. O adquirente é um conhecido empresário de Manaus. Resta saber se o hotel vai continuar recebendo hóspedes ou se transformar num centro comercial. Será que alguém adivinha o destino do imóvel? Ganha um X-Caboquinho quem adivinhar!

Black Fraude

Em plena campanha para o reaquecimento da economia local, a campanha Black Friday, que se encerra neste sábado, virou uma Black Fraude. Eu explico: recebi pelas redes sociais vídeo de uma famosa rede de lojas de roupas com lojas em todo Brasil, com uma atitude nada santa. Simplesmente, uma vendedora troca uma etiqueta de 39 reais por outra com o mesmo valor, como se houvesse o tal desconto da campanha. Muita sacanagem. Uma grande enganação com a credulidade do consumidor. Cadê a fiscalização do Procon?

Novo arcebispo de Manaus

De origem catarinense, e bispo auxiliar em Brasília, Leonardo Ulrich, foi apresentado ontem (28), como o novo bispo da Arquidiocese de Manaus,  em coletiva na Residência Episcopal. O religioso será o sucessor de Dom Sergio Castriani, que pediu renúncia por questões de saúde, porém, permanece administrador apostólico até o dia da posse de Dom Leonardo, agendada para o dia 31 de janeiro de 2020, às 18h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, no Centro Histórico. Boa sorte, Dom Leonardo Ulrich.

Economia

É preciso olhar para o câmbio

Câmbio é a paridade de compra entre duas moedas. O Real está se enfraquecendo perante as moedas do mundo porque temos o histórico de criar inflação monetária, e as incertezas políticas econômicas internas e externas também ajudam nas oscilações do câmbio no curto prazo. O câmbio precisa ser levado a sério. O que pode ser feito? O ideal seria uma liberdade total do arranjo monetário. O valor do dinheiro deveria ser livre da influência estatal, mas isso ainda exige muito trabalho.

Hoje, o Bacen deve alcançar a estabilidade cambial, o que na prática o ponto basilar é não criar inflação monetária. Essa estabilidade evitará erros e excessos intervencionistas na política monetária. As atuais intervenções do Bacen no câmbio são necessárias, pois, como já disse, nosso país possui histórico de inflação monetária aliado ao câmbio que flutua de acordo com as incertezas políticas e econômicas internas e externas. Uma moeda forte é condição sine quo non para o crescimento econômico. (Bruno Veiga – Economia Liberal)

Receita Tributária em pauta

O Comitê de Assuntos Tributários do Governo do Amazonas (Cate) se reuniu, na tarde da última quinta-feira (28), em Brasília, com o novo secretário Especial da Receita Federal do Brasil, José Tostes Neto, para discutir a situação da Zona Franca de Manaus (ZFM) no âmbito da proposta de Reforma Tributária, especialmente no que diz respeito ao PIS/Cofins. Na oportunidade, o novo secretário da Receita Federal assumiu o compromisso de manter diálogo permanente com o Governo do Estado, de forma a encontrar as alternativas necessárias para manter as vantagens comparativas da ZFM no novo sistema tributário que se desenha. O Cate foi representado na reunião pelo titular da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) e presidente do Comitê, Alex Del Giglio, pelo coordenador do Comitê, Nivaldo Mendonça, e pelo secretário Executivo da Receita da Sefaz, Dario Paim.

Feijoada da Mangueira

Neste domingo (1º), A Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira faz show na Feijoada Verde e Rosa, juntamente com a Vitória-Régia (Rua Emílio Moreira, Praça 14 de Janeiro), a partir das 12h. Atrações confirmadas da nação mangueirense: o intérprete Marquinho Art e Samba, a rainha da bateria Evelyn Bastos, o mestre-sala e porta-bandeira Matheus e Skel, o mestre Wesley com a bateria Tem que respeitar meu Tamborim. O show também terá participação da prata da casa: Couro Velho, Vem K Sambar, DJ Rafa Militão e o show Roda com Elas, formado pelas cantoras Lucilene Castro, Márcia Siqueira, Fátima Silva e Cláudia Trindade. A atual campeã do Carnaval carioca vai se apresentar e recepcionará os pavilhões das escolas de samba amazonenses. Ingressos à venda na bilheteria da quadra da Vitória-Régia, com  preços que variam de R$ 35  a R 135. Fica a dica!

Presente de Natal

Uma programação diversificada, com apresentações artísticas, fanfarras, corais, feira de alimentos e artesanato e um musical especialmente produzido para o período. Assim será Presente de Natal, que a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa promoverá em dezembro, com atividades diárias e gratuitas. A programação aberta ao público inicia dia 07 e vai até o dia 22, sempre das 17h às 21h, no Largo de São Sebastião e entorno. Durante todo esse período, o público poderá visitar a Casa do Papai Noel e conferir diariamente atrações musicais, apresentações teatrais, Parada Natalina com fanfarra e personagens, atividades lúdicas e uma das principais novidades deste ano: uma Feira de Natal, com 20 barracas temáticas onde serão comercializados alimentos e artesanato. Maravilha!

Satisfação do visitante

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), realizou duas pesquisas (percepção e socioecômica), durante a 40ª Edição da Festa do Guaraná, em Maués (a 267 quilômetros de Manaus). A festividade iniciou na última quinta-feira (28) e se encerra neste sábado (30). Na praia Ponta da Maresia, a equipe do Departamento de Estatística da Amazonastur abordou moradores e turistas desde a quinta, na orla de Maués, um dos principais atrativos turísticos do município. De acordo com Francisco Alves, chefe do Departamento de Estatística da Amazonastur, a intenção das abordagens foi identificar o perfil socioeconômico e satisfação do visitante que foi curtir a tradicional festa e ainda medir o olhar do morador sobre a cidade.

fesPIM, um sucesso
Exemplos de ações e projetos sustentáveis no âmbito do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) foram apresentados na primeira edição da Feira de Sustentabilidade do Pólo Industrial de Manaus (I fesPIM), encerrada com o devido sucesso de público, ontem (29), no Studio 5 Centro de Convenções. Realizada pelo Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam), por meio de cooperação técnica com a Suframa, a feira reuniu aproximadamente 130 stands de empresas, entidades de classe, associações, institutos e órgãos públicos e privados, além de áreas de comercialização de itens de artesanato e de produtos com isenção de impostos, entre outros atrativos. Ano que vem tem mais!

Jazz&Wine

O Restaurante Marimari, do Pátio Gourmet, promove, neste sábado (30), a partir das 18h, a primeira edição do Jazz&Wine, programação especial que reúne boa música à alta gastronomia. O enconatro contará com show da banda All That Night, que tem como vocalista Humberto Amorim. O cardápio gastronômico é assinado pelo chef Marcus Pompeu.  O Marimari fica no Pátio Gourmet da Avenida Via Láctea, Conjunto Morada do Sol. Muito bom!

Day

Claudia Biaggi Lobato, Jandr Reis, Antonia Hipólito e Levon Topdjean figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Soprando as velas do bolo e agradecendo a Deus pelos meus 73 anos bem vividos. Gratidão
Zeca Nascimento e Janete Furlan Fernandes, amigos de longas datas
Antonio e Norma Silva emolduram Mazé Mourão
Sílvia Tuma e Lupercino Nogueira
Sérgio Bártholo e Margareth Queiroz
James Cavalcante, Arlindo Paiva, Zeca Nascimento, Tony Santos, Pedrinho Aguiar e Marivaldo Júnior
Etelvina Andrade, Odenir Monteiro, Betinha Bittencourt, Menga Junqueira, Rui Machado, Pedrinho Aguiar, Abílio Nery e Mazé Mourão
Amadeu Pinto, Ny Varela, Ana Maria Garcia Leitão e Eduardo Correia
Paulo Renan, Graça Albuquerque, José Moura Teixeira Lopes e Bosco Fonseca
Em família, José Valério Corrêa, Sádria, Cleide e Rodrigo Aguiar , George e Andréa Aguiar Reis
Rui Machado e Zenaldo Mota
Ana Gorette e Nilson Pimenel
Rogério Guedes e Paulo Ricardo Sachs