Margarita: um sonho possível

A convite da Conviasa Airlines – empresa estatal com sede em Caracas, criada em 2014 com o objetivo de ser a principal linha área da Venezuela –   e Paradise Turismo, de Manaus, circulamos entre 04 e 06 deste mês de outubro em Margarita, ilha venezuelana fincada no Mar Caribe. A comitiva do famtour era formada por 100 convidados entre agentes de viagem, formadores de opinião e empresários do trade turístico. Na chegada ao Aeroporto Santiago Mariño fomos recebidos por um animado grupo folclórico com cantos e dança do lugar.

A iniciativa de levar a caravana até Margarita foi de hoteleiros e agências de viagem da ilha com o intuito de alavancar o turismo, já que o índice de ocupação hoteleira caiu 35% este ano, de acordo com o conselho local de turismo. Uma programação extensa de boas-vindas aconteceu em renomados hotéis margaritenhos, com coquetéis, passeios de barco e visita ao arquipélago Los Roques, um verdadeiro paraíso encravado no caribe venezuelano.

Mesmo com a crise que abala a Venezuela, Margarita persiste na sua vocação turística, com grandes hotéis à beira-mar e shoppings centers recém inaugurados. Recomendo o Centro Comercial La Vela (em Porlamar), Sambil Margarita (em Pampatar) e Parque Costa Azul (em Porlamar). Os preços são bem atrativos e podem ser negociados em dólar. Sugiro perguntar ao atendente se o troco é em dólar. Algumas lojas gostam de passar o troco em bolívar, o que não vale a pena.

As praias de areia branca continuam sendo os grandes atrativos para os viajantes, como Playa El Agua, Playa Guacuco, Playa El Yaque, Playa Parguito, Playa Caribe, em Juan Griego. Playa Pampatar e outras de grande beleza. Os restaurantes na sua maioria, acenam com comida caribenha, latina, italiana, mediterrânea, frutos do mar e exóticos pratos da culinária local. Entre as casas de comidas recomendadas estão: Juana La Loca, Il Mercato Bianco, Amaranto e Portarossa Margarita.

Avenidas e ruas são bem sinalizadas, com excelente pavimentação. A cadeia de hotéis é vasta, alguns endereços estão localizados nas praias, com atendimento cortês e atencioso – uma característica dos margaritenhos. Uma dica de passeio é passar um dia em Isla Cubagua, com água azul turquesa e vento generoso. Outra opção é ver o pôr do sol apreciando a orla da ilha. A escuna Capitão Pirata leva o viajante a curtir essa experiência saindo às 17h do píer do Hotel Concorde em um passeio de 4h dos mais animados com música e open bar.

Ficamos hospedados no Hotel Tamarindo Paradise, em Playa Guacuco. Um belo empreendimento inaugurado em dezembro de 2018, com acomodações práticas no melhor estilo clean distribuídas em duas torres. O hotel possui praia privativa, piscina com bar anexo, restaurante exclusivo, apartamentos confortáveis com vista para o mar. A equipe do hotel é super atenciosa e os garçons gentilíssimos. O chef Fred Hernandez dá show de criatividade nos pratos preparados por ele. Recomendo!

Acomodaram a comitiva do famtour Conviasa/Paradise Turismo os hotéis Unik, Hesperia Isla Margarita, Sunsol Ecoland, Palm Beach, Hesperia Playa El Agua, Tamarindo Guacucom Tibsay, Ikin e Windham Margarita. Todos os traslados foram da Operadora Macanao. O jantar de despedida aconteceu no Hotel Venetur com direito a danças e cantos folclóricos. Nossos agradecimentos a Maurinei Santos, representante da Conviasa no Brasil e a Claudia Mendonça, CEO da Paradise Turismo e representante da Conviasa em Manaus. O primeiro voo com destino para Margarita está programado para  o próximo dia 14 de novembro.  Procurem seu agente de viagem e divirtam-se. Margarita vos espera!!!

Claudia Mendonça (Paradise Turismo) e Maurinei Santos, CEO da Conviasa no Brasil, nossos anfitriões no voo inaugural Manaus-Margarita
Despedida da turma que ficou hospedada no Hotel Tamarindo Guacuco: Evandro Júnior e sua mulher Suellen, Mazé Mourão, Julio Ventilari, Félix Martinez (Macanao Turismo), Carlos Salas (gerente de Alimentos e Bebidas), chef Fred Hernandez, Cléia Viana, Zenaldo Mota, Baby Rizzato, Patrícia e Eduardo Lacerda. Agachados: Jandr Reis, Pedrinho Aguiar, Jaime Pontes e Paulo Ricardo Sachs
O investidor Zeca Nascimento quedou-se encantado com o grupo folclórico que se apresentou no Hotel Venetur na despedida do famtour
O recém inaugurado Tamarindo Paradise, em Guacuco, e uma de suas atrações, a tirolesa, que leva até à praia privativa do hotel
Isla Cubagua, diversão certa em águas azul torquesa com muito vento e sol generoso
Centro Comercial La Vela, uma dos mais disputados de Isla Margarita, abarrotado de mercadorias com preços bem atrativos
Pelicanos, uma constante na baía de Juan Griego (Jandr Reis)
Playa Guacuco, onde está localizado o Hotel Tamarin do Paradise, uma das mais disputadas da ilha
Arquipelágo de Los Roques, uma experiência incrível em paisagem paradisíaca. Um pernoite por lá custa em torno de 150 dólares. Vale a pena conferir (Reprodução)