Governo do Amazonas começa mapear áreas para desenvolver o etnoturismo

Mapear e catalogar possíveis áreas para desenvolver o turismo indígena, ou o etnoturismo, no Estado é o principal objetivo do Governo do Amazonas, por meio da parceria entre a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e a Fundação Estadual do Índio (FEI). O alinhamento desse trabalho ocorreu, ontem (03) na sede do Órgão de Turismo do Estado, localizada na avenida Santos Dumont, zona oeste de Manaus. Técnicos da Amazonastur e da FEI, durante os meses de fevereiro e março, farão visitas técnicas em terras indígenas para avaliar o potencial turístico dessas regiões. Além das visitas, a Amazonastur prestará apoio, junto aos órgãos ambientais, na regulamentação dessas áreas.Para o presidente da Amazonastur, Orsine Junior, o turismo indígena é uma vertente do setor que trará muita visibilidade ao Estado. “Por isso que conto com a FEI para desenvolver o etnoturismo, que é uma vertente turística que dará muita visibilidade ao Amazonas”, disse o titular do orgão de turismo amazonense. Para quem ainda não sabe, o Etnoturismo é o tipo de turismo em que os viajantes conhecem de perto a vida, os costumes e a cultura de um determinado povo, especialmente povos indígenas. Este tipo de turismo é uma fonte de renda para as aldeias, que conseguem se sustentar financeiramente através deste tipo de negócio.

 

Turismo espanhol em alta

O ano de 2017 será histórico em número de visitas de turistas europeus à Espanha com cifras que bateram todos os recordes. Uma grande maioria ficou encantada por Madri, que ocupa a primeira posição na preferência de turistas espanhóis durante o ano passado. Além de Madri, outras nove cidades espanholas (Barcelona, Málaga, Sevilha, Valência, Palma de Maiorca, Tenerife, Grande Canária, Bilbao, Alicante e Ibiza), se encontram entre os destinos mais procurados para passar as férias procurados pelos viajantes espanhóis que utilizaram o potente buscador de vôos e hotéis www.jetcost.es no ano que passou. Os ibéricos que preferiram sair para o estrangeiro optaram por grandes capitais européias, como Londres, Paris, Toma e Amsterdã. Havana, Buenos Aires, Nova York e Miami, também figuram como destinos preferidos pelos turistas espanhóis.

 

SSP/AM convoca

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está convocando 115 candidatos aprovados no Concurso Publico de 2015, sendo 106 para o cargo de Assistente Operacional e nove para Técnico de Nível Superior. O decreto de nomeação, assinado pelo governador Amazonino Mendes, já está publicado no Diário Oficial do Estado, na edição do dia 27 de dezembro. Os chamados devem apresentar-se, entre os dias 10 e 19 de janeiro, para os exames admissionais na Junta Médica Pericial da SSP, situada na Delegacia Geral da Polícia Civil, localizada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro. O certame preencheu vagas para cargos efetivos de Técnico de Nível Superior e Assistente Operacional.

 

Qualidade e Segurança do Paciente

Estão abertas as inscrições para o I Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do Paciente, que será realizado entre os dias 5 e 7 de abril, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, Avenida Constantino Nery, Zona Centro-Sul de Manaus. Os interessados devem acessar o site: www.qualipacienteam.com.br. O evento tem objetivo de promover o contato entre a comunidade científica da Região Norte e, especialistas nacionais e internacionais das mais diversas áreas, trazendo informações atualizadas sobre excelência em gestão de qualidade e segurança no âmbito hospitalar. A programação incluirá palestras, conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos. Entre os palestrantes confirmados, está o coordenador da Unidade de Cuidados Intensivos Neurocríticos do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Rui Moreno, e o Coordenador de Práticas Médicas e Gestão de Riscos do Hospital Israelita Albert Einstein, Haggéas da Silveira Fernandes

 

Volta ao mundo pelo mar

Para quem ama fazer cruzeiros, aí vai a novidade. A MSC anunciou a abertura das vendas para seu segundo cruzeiro de volta ao mundo, o MSC World Cruise, com saída em 2020. “Após o sucesso do lançamento de nosso primeiro roteiro no ano passado, com início em janeiro de 2019, estamos muito contentes em anunciar a abertura das vendas para uma nova volta ao mundo”, anunciou a empresa. O MSC World Cruise 2020 terá um novo itinerário que contará com 117 dias, 43 destinos, 23 países, cinco continentes, quatro pontos de embarque e oito paradas com pernoite. “A experiência a bordo do MSC Magnifica – uma das joias da nossa frota – foi projetada para refletir as culturas e a culinária dos países que o navio visitará, dando aos viajantes a oportunidade de realizar uma verdadeira imersão nesta jornada, tanto a bordo quanto em terra”, destaca Gianni Onorato, CEO da armadora. Aqui, em Manaus, a representante da empresa é Claudia Mendonça, da Paradise Turismo.

 

Arrogância e Prepotência
Não está escrito em lugar nenhum que a justiça dos Estados Unidos é dona do mundo. Os promotores norte-americanos não podem, não devem nem têm autoridade de ostentar com arrogãncia e prepotência o manto de justiceiros do universo. Muito menos de donos do monopólio da verdade. Agem movidos pelo sentimento da vingança, da retaliação, da torpeza e da indignidade, porque perderam para a Rússia o direito de sediar a copa do mundo de 2018. Registre-se e afixe-se. A imprensa brasileira,  lamentavelmente , segue a linha covarde dos pseudos justiceiros norte-americanos e numa penada só,   baseados apenas em ilações e frases feitas e de cócoras para o que foi publicado pela imprensa de Nova Iorque, também decidiram que Marco Polo Del Nero é culpado. É incrível como a desinformação, a má-fé, a burrice e o açodamento, atropelam o bom senso, o equlibrio e a lucidez. Os levianos então passam a pre julgar  e atirar pedras nos envolvidos. Nenhum país tem o direito de condenar ninguém sem culpa comprovada. A inteligência e a imparcialidade ensinam que pelo menos se tome conhecimento dos argumentos da defesa do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero.O ódio, o ressentimento, a mentira , a hipocrisia e a covardia não merecem vencer todas as batalhas. ( Vicente Limongi Netto)

 

Álcool em gel obrigatório nas praças de alimentação

Agora é obrigatório o uso de álcool em gel nas praças de alimentação da capital do Amazonas. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto sancionou, no último dia 02, a Lei de autoria do vereador Fred Mota (PR), que determina a obrigatoriedade de álcool gel nas praças de alimentação dos shoppings centers e centros comerciais. De acordo com a Lei do parlamentar, as praças de alimentação devem a partir de agora, dispor de um recipiente a cada 200 metros em toda extensão, para facilitar a higienização e evitar a propagação de doenças. “Um dos princípios básicos de higiene é o de lavar as mãos antes das refeições. No entanto, no caso deste procedimento ter sido relegado, a facilidade de acesso ao álcool em gel nas praças de alimentação permitirá que se alcance a redução adequada de germes nas mãos das pessoas”, disse Fred Mota. Maravilha!

 

Passarela

Hamilton Cidade (em Montreal, no Canadá), Luzia Piassa Neves, Mario Aufiero, Sandra Reston e Celso Seixas, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Diplomata de carreira, o manauense Afonso Marinho Nery, deixou Caiena, na Guiana Francesa, onde exercia função na Embaixada do Brasil, para assumir novo desafio na sua vitoriosa carreira profissional. Desde ontem (03), ele é o novo Cônsul Adjunto na embaixada brasileira, em Assunção, no Paraguai. Sucesso na sua nova empreitada, amigo!

Curtindo merecidas férias, a querida Luzia Piassa Neves, uma das aniversariantes desta quinta-feira, festeja sua nova data, na cidade de Calafate província de Santa Cruz, na Argentina, próximo à fronteira com o Chile. Para quem ainda não sabe, a Luzia é tremenda globe trotter, já conhece vários destinos desta aldeia global.

“Quando o MBL é quem dita a ideologia deste País é hora de avaliarmos o nosso trabalho como educadores em todos os níveis. Particularmente, impossível negar: fracassamos. Devemos repensar nossas práticas.“ (Gilson Monteiro, doutor em Ciência da Comunicação)

Na primeira edição do “Forró do Netão” de 2018, os forrozeiros vão participar de ‘retrospectiva’ musical. Nesta quinta-feira, as atrações da noite relembrarão os maiores hits do ano passado, que agitaram as edições da festa. As bandas Meu Xodó, Xiado da Xinela e Gang do Forró, sobem ao palco do Arena Pub, a partir das 21h. Taí uma boa pedida!

Big Mac com Bacon é Big Mac? E com quatro hambúrgueres? Os fãs desse clássico do McDonald’s poderão tirar essa dúvida a partir de hoje, quando duas deliciosas versões do sanduíche mais famoso do mundo chegam aos restaurantes de todo o Brasil. Que tal experimentar essas delícias?

Vale a pena conferir o artigo ‘Fábulas e Verdades”, assinado pelo jornalista e consultor de empresas Flavio Lauria. De maneira brilhante Flávio discorre sobre a vaidade, qualidade daquilo que é vão, fútil, insignificante, que existe na fantasia de muitos viventes. O artigo está publicado na edição desta quinta-feira do jornal Em Tempo. Li, gostei e recomendo!

Paro por aqui, lembrando que: a partir desta quinta-feira até domingo (7), o Sumaúma Park Shopping (Cidade Nova) estará com inúmeras lojas em promoção. Isto porque o centro de compras apresenta o seu ‘Ofertaço Sumaúma’ com produtos com até 50% de desconto. Vale a pena conferir. Fiquem na paz e até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

Toda linda e elegante, Luciana Felicori recebeu a chegada 2018 em grande estilo. Poderosa
Eliane Schneider sempre atenciosa e amiga dos amigos. No momento, ela curte merecidas férias na Europa com o marido José Hamilcar
Dublê de psicóloga e chef, na sua Requinte Pães &Tortas,  Zeina Russo é uma das grandes empresárias da gastronomia manauense
Sílvia Tuma e Marlene Ituassu, grandes amigas e mulheres antenadas com o dia a dia. Adoro
Graça e Rosedilson Assis, formam um dos casais mais simpáticos e alto astral da sociedade manauense. Gosto deles demais

Lidiane e Fábio Rezende, casal feliz e parceiros na Ponto Com Eventos, promotora do badalado Baile do Hawaii no Tropical Hotel Manaus, no próximo dia 26 de janeiro

Liliane e Bruno Lobaro, joviais, educados e gente da melhor qualidade
O Governo do Amazonas vai mapear possíveis áreas para desenvolver o turismo indígena no nosso Estado. Aplausos pela inciativa, o etnoturismo agradece (Reprodução) 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *