Ação sustentável: mais de 3 mil mudas frutíferas começam a ser distribuídas a agricultores no Amazonas

As Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS) deram início, nesta semana, a uma ampla ação de responsabilidade ambiental e social com a distribuição de 3.380 mudas de árvores frutíferas regionais. O lote, composto por espécies nativas e adaptadas ao clima amazônico, tem como destino final agricultores familiares, pequenos produtores rurais e comunidades organizadas da região metropolitana de Manaus.

A quantidade expressiva de plantas foi viabilizada por meio da Gincana do Bem, um evento solidário que mobilizou a comunidade escolar entre os meses de março e maio deste ano. A atividade integrou as celebrações dos 40 anos do Colégio Martha Falcão, transformando o marco comemorativo em um movimento de engajamento social que envolveu estudantes, pais, professores e funcionários.

Durante os três meses de mobilização, a comunidade acadêmica uniu forças em uma força-tarefa que ultrapassou os muros da escola. Além do foco na sustentabilidade com a arrecadação das mudas, o projeto arrecadou alimentos não perecíveis e promoveu campanhas de doação de sangue, consolidando o papel da instituição no desenvolvimento da cidadania prática e do apoio humanitário.

Entre as variedades distribuídas aos produtores nesta semana, destacam-se espécies da culinária e da economia local, como açaí, pupunha e biribá, além de frutas amplamente consumidas na região, como acerola, caju e manga. A escolha das mudas priorizou o potencial de cultivo e a geração de renda futura para as famílias beneficiadas.

Para garantir que o impacto ambiental seja acompanhado de desenvolvimento econômico, a entrega foi planejada de forma estratégica. Parte das doações ocorre por meio de kits contendo 50 mudas cada, direcionados especificamente para o plantio em sítios de agricultura familiar, permitindo que os produtores diversifiquem seus pomares e fortaleçam a produção local.

Entre os grupos contemplados pela ação estão os membros da Associação dos Criadores de Abelhas, cujo manejo integrado com o plantio de frutíferas contribui diretamente para a polinização e a preservação da biodiversidade. Moradores e agricultores da comunidade Santo Isidoro, localizada nas proximidades da área do Tarumã, também receberão os lotes para o cultivo em suas propriedades.

A entrega das mudas reforça o compromisso histórico da instituição de ensino com as pautas socioambientais na Amazônia. Ao conectar a mobilização dos estudantes com as necessidades reais dos produtores do campo, a iniciativa cria um ciclo de sustentabilidade que une educação teórica, preservação florestal e fortalecimento da economia comunitária.

“Celebrar as quatro décadas de história do Colégio Martha Falcão promovendo a conscientização ecológica e o apoio direto a quem tira o sustento da terra é o maior reflexo dos nossos valores. A Gincana do Bem plantou uma semente de solidariedade em nossos alunos que, agora, transforma-se em árvores e geração de renda para os agricultores da nossa região”, destaca a diretora das INFS, Nelly Falcão de Souza.

OTribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) iniciou nesta semana, em Manacapuru, uma auditoria operacional voltada ao desempenho educacional nos primeiros anos do ensino fundamental. A ação integra uma fiscalização nacional coordenada pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB), realizada simultaneamente por Tribunais de Contas em diversas regiões do país. A iniciativa busca compreender os fatores que impactam os resultados escolares e identificar práticas capazes de aprimorar as políticas públicas de educação. No Amazonas, a fiscalização é conduzida pelo Departamento de Auditoria em Educação (DEAE), alinhada ao compromisso da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. “Investir na educação é investir no futuro do nosso estado. O Tribunal tem atuado de forma próxima aos gestores para identificar desafios e apoiar soluções que garantam uma aprendizagem de qualidade”, destacou. Segundo a chefe do DEAE, Adrianne Freire, responsável pelos trabalhos de campo, o objetivo é analisar os fatores relacionados ao desempenho abaixo do esperado em parte das redes municipais e, ao mesmo tempo, registrar experiências que possam servir de referência. Também integram a equipe a auditora de controle externo Monique de Andrade Almeida e, como apoio técnico, France Clayre Melo. “Não estamos aqui apenas para apontar fragilidades, mas também para reconhecer boas práticas que já vêm contribuindo para melhorar a aprendizagem. A ideia é apoiar os gestores para que possam aperfeiçoar o que já fazem e ampliar iniciativas bem-sucedidas”, pontuou a chefe do DEAE. As atividades incluem entrevistas com gestores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), coleta de documentos e visitas técnicas a escolas selecionadas conforme critérios metodológicos, entre elas a com maior e menor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). As visitas contemplam unidades da zona urbana e da zona rural, garantindo uma visão ampla dos diferentes contextos da rede municipal. Entre os pontos avaliados estão iniciativas como formação continuada de professores, uso de avaliações diagnósticas e acompanhamento pedagógico dos alunos. Concluída a etapa de campo, os auditores deverão analisar os dados e elaborar um relatório técnico com recomendações para o aperfeiçoamento da gestão educacional. Além de Manacapuru, outros cinco municípios amazonenses receberão a auditoria. Os resultados locais serão integrados a um relatório nacional, permitindo comparar práticas e compartilhar experiências entre estados e municípios na busca pela melhoria da alfabetização e da aprendizagem nos primeiros anos escolares.

Subimos mais um degrau. Faltam 5 jogos em busca do hexa. Jogo foi bom. Brasil mais ligado criando jogadas, atento nos lances, sabendo tocar e girar a bola na hora certa. O importante é saber se impor em campo. Não subestimar ninguém e não temer adversário nenhum. Não tem mais moleza. Rayan, boa atuacao com personalidade. Paquetá meio amarrado no primeiro tempo. Como é nosso armador, precisa saber encontrar espaços, tentar tabelas com alguém da frente. Meio está jogando muito para os lados. Meio de campo ativo tem que saber tocar a bola verticalmente, não com passes improdutivos para os lados. O problema se agrava porque nossos laterais não apoiam. Nem tentam apoiar. Segundo tempo Paquetá se soltou mais, procurando fugir da marcação dura e desleal dos adversários. Neymar e Vini Jr. ensaiaram boa jogada pela direita, perto da pequena área adversária. Bom sinal. Duas armas preciosas do Brasil.  Neymar movimentou-se bem abrindo espaços. Deu passe sensacional para Vini puxar um contra-ataque. Olhou Vini bem aberto na frente e esticou, de rosca. Não é para qualquer um. Goleiro excelente, ligadão. Vamos encarar o Japão, seleção que corre barbaridade e tem contra-ataque forte. Foi bom. Avançamos. Time parecendo ganhar conjunto, fundamental para toda Seleção na guerra da Copa do Mundo. (Vicente Limongi Netto)

Representantes do Millennium Shopping, localizado na zona Centro-Sul de Manaus, participam do 19º Congresso Internacional de Shopping Centers, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que se encerra nesta sexta-feira (26) no Expo Center Norte, em São Paulo. Considerado o maior evento do setor na América Latina, o encontro reúne gestores, investidores, especialistas e lideranças do mercado para discutir os principais desafios e tendências que devem impactar o futuro dos shopping centers e do varejo. Representando o Millennium Shopping,participam do congresso o gerente-geral Miguel Christoph e a coordenadora de marketing, Elizandra Xavier. A programação conta com mais de 15 painéis sobre temas como inovação, inteligência artificial, ESG, diversidade, saúde mental, experiência do consumidor e comportamento de compra, além da Exposhopping, considerada a maior feira de negócios do segmento na América Latina. Para a coordenadora de marketing do Millennium Shopping, Elizandra Xavier, participar do congresso é uma oportunidade de acompanhar de perto as transformações que vêm impactando o comportamento dos consumidores e a forma como os shopping centers se relacionam com o público. “Estar presente em um congresso dessa dimensão é uma oportunidade importante para trocar experiências com profissionais de todo o país e conhecer soluções que estão transformando o setor. O varejo e os hábitos de consumo passam por mudanças cada vez mais rápidas, e acompanhar essas tendências nos ajuda a oferecer experiências cada vez melhores para nossos clientes”, destacou. A edição de 2026 também marca os 50 anos da Abrasce e tem como tema central o legado, a transformação e as tendências que irão moldar o futuro dos shopping centers no Brasil. Ao longo dos três dias, especialistas nacionais e internacionais debatem temas ligados à economia, tecnologia, arquitetura, cultura, comportamento do consumidor e novos modelos de negócios. “Participar dessas discussões amplia nossa visão sobre o mercado e nos permite identificar práticas que podem ser adaptadas à nossa realidade. Mais do que acompanhar tendências, buscamos entender como elas podem contribuir para tornar o Millennium Shopping cada vez mais conectado às necessidades dos nossos clientes e da comunidade”, comenta Elizandra. Entre os palestrantes desta edição estão nomes de destaque das áreas de varejo, marketing, tecnologia e comunicação, como o futurista internacional Doug Stephens, o especialista em marketing Marcus Collins, além de executivos de grandes empresas do setor e representantes de marcas reconhecidas nacionalmente.

Animes, games, K-pop e cultura geek vão se misturar ao clima das festas juninas no Arraiá Geek 2026, que acontece nos dias 27 e 28 de junho, no Shopping Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. Com entrada gratuita, o evento será realizado no piso L2, em frente à loja Arezzo, das 12h às 21h. O arraial deve reunir fãs de diferentes idades em uma programação repleta de concursos, apresentações, brincadeiras temáticas e muita interação. Entre os destaques estão os concursos de K-pop, desfiles e apresentações de cosplay, sessões de Just Dance, Random Dance, Quiz Copa Otaku, além de atrações que unem a cultura geek às tradições juninas, como o Bingo na Roça e a Quadrilha Geek na Roça. Segundo a coordenadora de Marketing do Shopping Ponta Negra, Luana Coelho, o Arraiá Geek surgiu como uma forma de valorizar comunidades que têm crescido cada vez mais em Manaus e criar experiências diferentes para o público. Ela destaca que o evento busca unir duas manifestações culturais muito presentes entre os amazonenses: o clima festivo das comemorações juninas e o entusiasmo pela cultura geek.

A espera acabou! Começa nesta sexta-feira a 59ª edição Festival Folclórico de Parintins, festejo popular que transforma a Ilha Tupinambarana, sede do município amazonense de Parintins (distante em linha reta  cerca de 420 KM dependendo da rota fluvial navegada pelo rio Amazonas) no palco do maior espetáculo cultural a céu aberto do Brasil. Cercada de grande expectativa, esta edição é apontada por organizadores, artistas e torcedores como uma das mais grandiosas de todos os tempos, com estrutura ampliada, grandes alegorias e um público recorde esperado. Durante três noites, o Bumbódromo será tomado pelas cores vermelho e azul, na tradicional disputa entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso. Música, dança, efeitos cênicos, tecnologia e a valorização da cultura amazônica prometem emocionar milhares de espectadores presentes e milhões que acompanharão o festival pela televisão e pela internet. Mais do que uma competição, o Festival de Parintins celebra as lendas, os povos originários e a riqueza cultural da Amazônia, reforçando sua importância como um dos maiores patrimônios culturais do Brasil. Em 2026, a expectativa é de apresentações históricas que podem marcar uma nova página na trajetória do espetáculo, consolidando ainda mais Parintins como referência mundial em cultura popular.

Um caiaque foi a embarcação usada pelo marinheiro de convés Diego Moraespara viajar sozinho de Manaus a Parintins pelas águas do Rio Amazonas. A viagem, com extensão de 420 quilômetros, começou a ser feita no domingo (21), com previsão de chegada nesta sexta-feira (26) e um único objetivo: assistir o Boi Caprichoso no Festival de Parintins. A embarcação escolhida por Diego tem originalmente a cor vermelha, associada ao Boi Garantido, mas recebeu um adesivo azul antes do percurso. Ele contou que a mudança foi feita para que a viagem fosse concluída com a identificação do boi pelo qual torce. Boa viagem, Diego!

Durante o 59º Festival de Parintins, período marcado pelo aumento da circulação de moradores, turistas e trabalhadores, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), do Governo do Amazonas, reforça as orientações para prevenir doenças transmitidas por água e alimentos contaminados. As recomendações são direcionadas tanto aos consumidores quanto aos estabelecimentos que comercializam alimentos e bebidas, contribuindo para um ambiente mais seguro durante o evento. As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) podem ocorrer quando alimentos ou água são consumidos contaminados por bactérias, vírus, parasitas ou toxinas. Entre os sintomas mais frequentes estão diarreia, náuseas, vômitos, febre, dor abdominal e mal-estar. A adoção de medidas simples de prevenção reduz significativamente o risco desses agravos. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, esclarece que a segurança alimentar faz parte das estratégias de prevenção desenvolvidas pela instituição durante o Festival de Parintins. Segundo ela, escolhas conscientes por parte da população e o cumprimento das normas sanitárias pelos comerciantes são fundamentais para proteger a saúde coletiva. Entre as orientações aos consumidores estão dar preferência a estabelecimentos regularizados, observar as condições de higiene do ambiente e dos manipuladores, verificar se os alimentos estão devidamente armazenados e protegidos contra poeira, insetos e outras fontes de contaminação, além de consumir apenas água potável, mineral lacrada ou tratada. Também é importante evitar alimentos com aparência, odor ou sabor alterados e higienizar as mãos antes das refeições, utilizando água e sabão ou álcool a 70%. As equipes da Vigilância Sanitária da FVS-RCP atuam de forma integrada com os órgãos parceiros na inspeção de estabelecimentos, fiscalização das condições higiênico-sanitárias, orientação aos comerciantes e monitoramento de possíveis riscos à saúde durante o evento. As ações integram o Plano Operativo de Vigilância em Saúde para o Festival de Parintins 2026. Olho vivo”

A torcida amazonense voltou a ocupar o Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, para acompanhar mais uma partida da seleção brasileira na Copa do Mundo. Na quarta-feira (24), o Amazonas Fan Fest reuniu centenas de pessoas para a transmissão do confronto entre Brasil e Escócia. Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o evento contou com transmissão da partida em telão e programação musical gratuita. Famílias, grupos de amigos e turistas acompanharam o jogo no Largo de São Sebastião, um dos principais cartões-postais da capital amazonense. A vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 foi celebrada pelo público presente, que acompanhou cada lance da partida. Os gols foram recebidos com aplausos e comemorações dos torcedores que lotaram o espaço para assistir ao confronto. Maravilha!

BDay

Ex-governador e candidato ao Senado Federai Wilson Lima, Tatiana Braga, Paulo Rogério Arantes, Mathilde Ezagui, Misael Souza, Roberta Bindá e Thiago Oshiro figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira, 26 de junho. Personalíssimos e muito estimados, por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.