Governo do Amazonas apoia a 6ª edição do Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca, em Manaus 

Amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), acontece em Manaus, a 6ª edição do “Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca”. A solenidade será realizada no dia 08 de maio, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no centro de Manaus, com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A atividade visa valorizar e incentivar estudantes e profissionais que produziram projetos na área do Turismo. Durante a cerimônia, acadêmicos e profissionais formados em Instituições de Ensino Superior sediadas no Amazonas terão a oportunidade de apresentar propostas a respeito da educação e integração de ensino, pesquisa e extensão no Turismo em todo o Estado.

A premiação está sendo organizada pela pesquisadora Maria Adriana Sena Bezerra Teixeira, doutora em Educação, especialista nas seguintes áreas temáticas: Planejamento em Lazer, Metodologia da Pesquisa, Hotelaria, Turismo Religioso, Alojamento Floresta e Hotelaria Hospitalar.

“Queremos mobilizar o trade e incentivar o encontro dos turismólogos com as suas pesquisas. O evento que abrange todos os interessados do curso de Turismo, é o único que trabalha a ciência do Turismo e o reconhecimento deste curso”, explicou a coordenadora.

Tendo como premissa a importância da produção e disseminação do conhecimento científico, a submissão de propostas de ideias e soluções foi dividida em duas categorias: “Instituições e Empresas” e “Destinos e Atrativos Turísticos”.

Para Maria Adriana, é relevante investir nesse tipo de iniciativa ainda na universidade, porque torna possível a interação e troca de experiências entre estudantes, empresários e gestores do setor, contribuindo para a discussão de sugestões criativas e inovadoras. O propósito é dar visibilidade a projetos que levem em consideração a sustentabilidade, bem como o lado social, ambiental e econômico.

O Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca é uma iniciativa do Laboratório do Curso de Turismo (Labotur) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Homenagem à Professora Maria Helena Fonsêca, que em 2026 completa 60 anos de carreira na área do ensino e desenvolvimento do Turismo no Amazonas.

A premiação também irá homenagear profissionais que se destacaram no setor, incluindo Profissionais da Academia (professores e gestores), Profissionais da Gestão Pública (dirigentes e técnicos) e Profissionais da Iniciativa Privada (empreendedores, representantes de organizações sem fins lucrativos ou líderes comunitários).

A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, representou a Corte de Contas no lançamento oficial do novo ciclo do Selo UNICEF 2025-2028, realizado no Palácio Rio Negro (Filipi Jazz)

Com foco no fortalecimento das políticas públicas para crianças e adolescentes no interior do Estado, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participou nesta terça-feira (06) do lançamento oficial do novo ciclo do Selo UNICEF 2025-2028, realizado no Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus. A solenidade marcou o início de uma nova etapa de mobilização dos municípios amazonenses em prol da redução das desigualdades sociais, com atenção especial às populações indígenas e quilombolas. Promovido pelo Governo do Estado e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o lançamento do Selo reuniu autoridades estaduais, prefeitos, lideranças comunitárias e representantes de órgãos parceiros. O Selo UNICEF é uma iniciativa que, há 25 anos, reconhece avanços positivos em políticas públicas voltadas à infância e adolescência nos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido brasileiro. No Amazonas, a meta é alcançar a adesão dos 62 municípios ao novo ciclo, com foco em áreas como saúde mental, educação de qualidade, enfrentamento à violência e participação cidadã.
A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, representou a Corte de Contas na solenidade e reforçou o compromisso do Tribunal com a iniciativa. A adesão oficial ao Selo foi firmada em reunião anterior na sede da Corte, o que garantirá ao TCE-AM papel de destaque no monitoramento e na orientação técnica aos municípios participantes. “Sabemos que transformar a vida de crianças e adolescentes é transformar o futuro de toda a sociedade. Por isso, para o Tribunal de Contas do Amazonas, atuar junto ao Selo UNICEF significa ir além do controle tradicional. Significa utilizar nossa capacidade técnica para monitorar, diagnosticar e orientar os municípios do interior do Estado na construção de políticas públicas mais eficazes, mais humanas e mais inclusivas”, declarou a conselheira-presidente. A atuação do TCE-AM no Selo será voltada principalmente ao acompanhamento qualificado dos indicadores sociais municipais, promovendo diagnósticos e orientações que contribuam para que os compromissos assumidos pelas gestões locais resultem em melhorias concretas para a população infantojuvenil.

Com um duelo de vozes entre David Assayag e Patrick Araújo, o #Toadas encerra a temporada 2025 neste sábado (10), no Mirante Lúcia Almeida, a partir das 13h. Gratuito, o evento reúne, além dos levantadores de Garantido e Caprichoso, diversos artistas do Festival de Parintins, celebrando o êxito de um projeto que, em quatro edições, este ano, recebeu ao todo cerca de 6 mil pessoas, fortaleceu a identidade cultural dos bois bumbás e se firmou de vez no calendário bovino do estado. Maravilha!

O Millennium Shopping, situado entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, reúne um mix de lojas que oferecem alternativas de presentes para ‘mamães’ de todos os estilos, idades e gostos – e com opções para todos os bolsos (Divulgação)

O Dia das Mães está chegando e muita gente ainda não decidiu qual o presente ideal para elas, ou simplesmente não teve tempo de ir às compras. Para quem não sabe por onde começar a busca, o Millennium Shopping, situado entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, reúne um mix de lojas que oferecem alternativas de presentes para ‘mamães’ de todos os estilos, idades e gostos – e com opções para todos os bolsos.  Além das opções variadas para as compras e de uma ampla praça de alimentação, o Millennium é uma alternativa acessível e prática até para os dias mais corridos, devido sua boa localização, em região central, pois fica localizado em uma região central da cidade, destaca a coordenadora de Marketing do Millennium Shopping, Elizandra Xavier.  “Nosso mix de lojas oferece as opções mais variadas de presentes para este Dia das Mães e muitos lojistas prepararam ações especiais para os clientes, em todos os segmentos. Além disso, a localização estratégica do Millennium Shopping também ajuda. É o lugar perfeito para aproveitar o intervalo do trabalho ou da aula para dar uma volta, almoçar e garantir o presente das mães mesmo em meio aos compromissos do dia a dia”, lembra Elizandra. Fica dica!

Sábios da Globonews, fantasiados de analistas, estão perto de atear fogo às vestes. O chefão da patota enfurecida, o destrambelhado e valentão por correspondência, Otávio Guedes, admite cortar os pulsos. É o caminho mais curto para o inferno.  Motivo do abissal desespero dos histéricos e das histéricas: não admitem que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha decidido pela prisão domiciliar ao ex-presidente Collor. Assim que toca a banca enferrujada do jornalismo capenga e rancoroso da Globonews. (Vicente Limongi Netto)

Na reta final de sua 26ª edição, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) apresenta a ópera As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart, com apresentações nos dias 14, 16 e 18 de maio, sempre às 19h (Divulgação)

Na reta final de sua 26ª edição, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) reforça o protagonismo da música clássica no cenário cultural de Manaus com dois destaques programados para os próximos dias: a ópera As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart, e o Recital Canções Brasileiras, voltado à valorização do repertório nacional. Encenada no palco do Teatro Amazonas, As Bodas de Fígaro terá apresentações nos dias 14, 16 e 18 de maio, sempre às 19h. A montagem reúne nomes reconhecidos do cenário lírico local e nacional, como o barítono Marcelo Ferreira (Fígaro), a soprano Rosana Lamosa (Condessa) e o barítono Vinícius Atique (Conde). A direção musical e regência são assinadas por Marcelo de Jesus, com direção cênica de Julianna Santos. Além Amazonas Filarmônica o festival conta com o Coral do Amazonas, em uma produção que movimenta dezenas de profissionais, entre músicos, cantores, figurinistas, cenógrafos e técnicos. O libreto de Lorenzo da Ponte, baseado na comédia de Beaumarchais, combina crítica social, humor e romantismo em uma das óperas mais celebradas do repertório clássico ocidental. O figurino da ópera é assinado pela amazonense Melissa Maia. Desde sua criação, em 1997, o Festival Amazonas de Ópera atua como pilar da economia criativa no estado, promovendo a profissionalização de artistas locais e a ampliação de públicos para a ópera. Os ingressos para os espetáculos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site shopingressos.com.br. O

A Base da Atem em Belém foi utilizada como modelo prático durante a 24ª edição do Curso Especial de Supervisor de Segurança Portuária (CESSP), realizado de 28 de abril a 2 de maio. A estrutura da companhia foi escolhida por autoridades federais como exemplo de boas práticas em segurança, após visita técnica realizada à instalação. O CESSP é promovido pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), com apoio da Companhia Docas do Pará (CDP), e pela primeira vez ocorreu na região Norte, reunindo cerca de 130 participantes de todo o país. As aulas teóricas ocorreram no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, e o terminal da Atem foi selecionado para a etapa prática do curso. Segundo Lidiane Santos, coordenadora de segurança portuária da Atem, a participação da empresa no curso reforça o compromisso da companhia com a excelência operacional e com o cumprimento rigoroso das normativas nacionais e internacionais. Muito bom!

O Instituto Amazônia Legal em parceria com o Conselho Federal dos Técnicos Industriais e Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT1) realizam, de 7 a 9 de maio, o 1º Simpósio de Regularização Fundiária do Amazonas, no Centro de Convenções Vasco Vasques (Divulgação)

Em iniciativa inédita para discutir a regularização fundiária no Amazonas, com amplo debate e troca de conhecimentos entre instituições, profissionais e estudantes, o Instituto Amazônia Legal em parceria com o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT 1) realizam, de 7 a 9 de maio, das 8h às 17h, o 1º Simpósio de Regularização Fundiária do Amazonas, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com vagas limitadas e inscrições gratuitas. Idealizado para fomentar a integração e a comunicação entre instituições públicas, profissionais e demais atores envolvidos no processo de regularização de terras, explica o presidente do Instituto Amazônia Legal, engenheiro florestal Jurimar Collares Ipiranga, o principal objetivo do evento é promover o diálogo estruturado e a troca de experiências entre as diferentes instituições e especialistas, visando unificar procedimentos técnicos e jurídicos e desburocratizar processos de registro e licenciamento para elaboração de projetos mais assertivos e alinhados às necessidades da sociedade. O Simpósio de Regularização Fundiária se propõe discutir aspectos jurídicos, sociais, ambientais e econômicos, como legislação e marco regulatório, processos, desafios, gargalos, soluções e boas práticas, impactos socioeconômicos e ambientais, casos de sucesso e lições aprendidas. Vale conferir!

O segmento de SUVs compactos segue como um dos mais aquecidos do mercado automotivo brasileiro, com destaque para versões que agregam apelo esportivo e tecnologias embarcadas. É nesse cenário que a capital amazonense se torna palco de um lançamento relevante para o setor: o Nivus GTS, versão com visual esportivo do conhecido crossover da Volkswagen, será apresentado oficialmente ao público no próximo sábado (10), na Revemar Volkswagen, localizada na Avenida Torquato Tapajós, 505. A apresentação vai ocorrer das 9h30 às 15h, com estrutura especial montada para o evento, que contará com brunch, cabine de fotos e o carro em exibição estática na loja. Com o lançamento local, o público manauara terá a oportunidade de conhecer de perto um dos veículos mais aguardados da Volkswagen em 2025, reforçando a posição estratégica da cidade dentro da rota nacional de novidades automotivas.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa promove, nesta quarta-feira (07/05), mais uma edição do Cineclube de Artes, desta vez, dedicada à valorização da memória e da produção audiovisual regional. A partir das 19h, o Teatro Gebes Medeiros, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 937 – Centro, recebe a exibição gratuita do documentário “Etelvina Garcia – A Memória Viva”, dirigido pelo cineasta Roberto Kahane. Com 27 minutos de duração, o filme apresenta ao público a trajetória de Etelvina Garcia, considerada uma das maiores referências da história do Amazonas. Historiadora, jornalista e pesquisadora, Etelvina é reconhecida por seu profundo conhecimento sobre a cultura e os processos históricos do Estado. Vale conferir!

BDay

Raul Andrade, Núbia Araújo, Zerildo Ferreira, Juliana Garcia, Gustavo Marcon (em Caxias do Sul-RS), Elke Franco de Sá Rosell e Gabi Santiago (em Belém-PA) figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta quarta-feira, 07 de maio. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Sempre atuante a deputada Mayra Dias teve seu projeto da que cria a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, aprovado pela ALE/AM. o objetivo é divulgar o trabalho dos bancos de leite, essenciais para a saúde dos recém-nascidos
Após participar em Lisboa de importante seminário ligado à área jurídica, a juíza Lúcia Viana foi a Paris conferir as novidades. Como boa turista que é, deixou-se fotografar frente ao famoso Arco do Triunfo
Sempre ligada ao folclore, a ex-cunhã-poranga Alessandra Brasileiro participou da abertura da temporada bovina. Aproveitou para posar entre os bois Garantido e Caprichoso, as grandes estrelas do Festival de Folclórico de Parintins
As inoxidáveis Lúcia Bittencourt, Antonia Brito Bentes e Arlélia Gusmão movimentando a cena social da Grande Manaus. Gosto delas
Sempre unidas, as amigas Olívia Rodrigues, Kátia Mattos e Soarya Michiles Vianez em uma das suas muitas viagens pelo mundo. Coisa boa
Sempre presentes nos grandes acontecimentos da nossa trepidante Manaus, Aline Rocha, Ana Ruth Fernandes, Maria Mestrinho, Clio da Rocha Monteiro Heidric e Odenir Machado são figuras queridas no circuito social da capital amazonense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.