


Amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), acontece em Manaus, a 6ª edição do “Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca”. A solenidade será realizada no dia 08 de maio, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no centro de Manaus, com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
A atividade visa valorizar e incentivar estudantes e profissionais que produziram projetos na área do Turismo. Durante a cerimônia, acadêmicos e profissionais formados em Instituições de Ensino Superior sediadas no Amazonas terão a oportunidade de apresentar propostas a respeito da educação e integração de ensino, pesquisa e extensão no Turismo em todo o Estado.
A premiação está sendo organizada pela pesquisadora Maria Adriana Sena Bezerra Teixeira, doutora em Educação, especialista nas seguintes áreas temáticas: Planejamento em Lazer, Metodologia da Pesquisa, Hotelaria, Turismo Religioso, Alojamento Floresta e Hotelaria Hospitalar.
“Queremos mobilizar o trade e incentivar o encontro dos turismólogos com as suas pesquisas. O evento que abrange todos os interessados do curso de Turismo, é o único que trabalha a ciência do Turismo e o reconhecimento deste curso”, explicou a coordenadora.
Tendo como premissa a importância da produção e disseminação do conhecimento científico, a submissão de propostas de ideias e soluções foi dividida em duas categorias: “Instituições e Empresas” e “Destinos e Atrativos Turísticos”.
Para Maria Adriana, é relevante investir nesse tipo de iniciativa ainda na universidade, porque torna possível a interação e troca de experiências entre estudantes, empresários e gestores do setor, contribuindo para a discussão de sugestões criativas e inovadoras. O propósito é dar visibilidade a projetos que levem em consideração a sustentabilidade, bem como o lado social, ambiental e econômico.
O Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca é uma iniciativa do Laboratório do Curso de Turismo (Labotur) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Homenagem à Professora Maria Helena Fonsêca, que em 2026 completa 60 anos de carreira na área do ensino e desenvolvimento do Turismo no Amazonas.
A premiação também irá homenagear profissionais que se destacaram no setor, incluindo Profissionais da Academia (professores e gestores), Profissionais da Gestão Pública (dirigentes e técnicos) e Profissionais da Iniciativa Privada (empreendedores, representantes de organizações sem fins lucrativos ou líderes comunitários).
TCE-AM participa do lançamento do Selo UNICEF e reforça atuação nos municípios

Com foco no fortalecimento das políticas públicas para crianças e adolescentes no interior do Estado, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participou nesta terça-feira (06) do lançamento oficial do novo ciclo do Selo UNICEF 2025-2028, realizado no Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus. A solenidade marcou o início de uma nova etapa de mobilização dos municípios amazonenses em prol da redução das desigualdades sociais, com atenção especial às populações indígenas e quilombolas. Promovido pelo Governo do Estado e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o lançamento do Selo reuniu autoridades estaduais, prefeitos, lideranças comunitárias e representantes de órgãos parceiros. O Selo UNICEF é uma iniciativa que, há 25 anos, reconhece avanços positivos em políticas públicas voltadas à infância e adolescência nos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido brasileiro. No Amazonas, a meta é alcançar a adesão dos 62 municípios ao novo ciclo, com foco em áreas como saúde mental, educação de qualidade, enfrentamento à violência e participação cidadã.
A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, representou a Corte de Contas na solenidade e reforçou o compromisso do Tribunal com a iniciativa. A adesão oficial ao Selo foi firmada em reunião anterior na sede da Corte, o que garantirá ao TCE-AM papel de destaque no monitoramento e na orientação técnica aos municípios participantes. “Sabemos que transformar a vida de crianças e adolescentes é transformar o futuro de toda a sociedade. Por isso, para o Tribunal de Contas do Amazonas, atuar junto ao Selo UNICEF significa ir além do controle tradicional. Significa utilizar nossa capacidade técnica para monitorar, diagnosticar e orientar os municípios do interior do Estado na construção de políticas públicas mais eficazes, mais humanas e mais inclusivas”, declarou a conselheira-presidente. A atuação do TCE-AM no Selo será voltada principalmente ao acompanhamento qualificado dos indicadores sociais municipais, promovendo diagnósticos e orientações que contribuam para que os compromissos assumidos pelas gestões locais resultem em melhorias concretas para a população infantojuvenil.
#Toadas encerra a temporada 2025
Com um duelo de vozes entre David Assayag e Patrick Araújo, o #Toadas encerra a temporada 2025 neste sábado (10), no Mirante Lúcia Almeida, a partir das 13h. Gratuito, o evento reúne, além dos levantadores de Garantido e Caprichoso, diversos artistas do Festival de Parintins, celebrando o êxito de um projeto que, em quatro edições, este ano, recebeu ao todo cerca de 6 mil pessoas, fortaleceu a identidade cultural dos bois bumbás e se firmou de vez no calendário bovino do estado. Maravilha!
Millennium Shopping reúne mix de lojas com opções de presentes para mães de todos os estilos

O Dia das Mães está chegando e muita gente ainda não decidiu qual o presente ideal para elas, ou simplesmente não teve tempo de ir às compras. Para quem não sabe por onde começar a busca, o Millennium Shopping, situado entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, reúne um mix de lojas que oferecem alternativas de presentes para ‘mamães’ de todos os estilos, idades e gostos – e com opções para todos os bolsos. Além das opções variadas para as compras e de uma ampla praça de alimentação, o Millennium é uma alternativa acessível e prática até para os dias mais corridos, devido sua boa localização, em região central, pois fica localizado em uma região central da cidade, destaca a coordenadora de Marketing do Millennium Shopping, Elizandra Xavier. “Nosso mix de lojas oferece as opções mais variadas de presentes para este Dia das Mães e muitos lojistas prepararam ações especiais para os clientes, em todos os segmentos. Além disso, a localização estratégica do Millennium Shopping também ajuda. É o lugar perfeito para aproveitar o intervalo do trabalho ou da aula para dar uma volta, almoçar e garantir o presente das mães mesmo em meio aos compromissos do dia a dia”, lembra Elizandra. Fica dica!
Sábios enfurecidos
Sábios da Globonews, fantasiados de analistas, estão perto de atear fogo às vestes. O chefão da patota enfurecida, o destrambelhado e valentão por correspondência, Otávio Guedes, admite cortar os pulsos. É o caminho mais curto para o inferno. Motivo do abissal desespero dos histéricos e das histéricas: não admitem que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha decidido pela prisão domiciliar ao ex-presidente Collor. Assim que toca a banca enferrujada do jornalismo capenga e rancoroso da Globonews. (Vicente Limongi Netto)
Festival Amazonas de Ópera 2025

Na reta final de sua 26ª edição, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) reforça o protagonismo da música clássica no cenário cultural de Manaus com dois destaques programados para os próximos dias: a ópera As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart, e o Recital Canções Brasileiras, voltado à valorização do repertório nacional. Encenada no palco do Teatro Amazonas, As Bodas de Fígaro terá apresentações nos dias 14, 16 e 18 de maio, sempre às 19h. A montagem reúne nomes reconhecidos do cenário lírico local e nacional, como o barítono Marcelo Ferreira (Fígaro), a soprano Rosana Lamosa (Condessa) e o barítono Vinícius Atique (Conde). A direção musical e regência são assinadas por Marcelo de Jesus, com direção cênica de Julianna Santos. Além Amazonas Filarmônica o festival conta com o Coral do Amazonas, em uma produção que movimenta dezenas de profissionais, entre músicos, cantores, figurinistas, cenógrafos e técnicos. O libreto de Lorenzo da Ponte, baseado na comédia de Beaumarchais, combina crítica social, humor e romantismo em uma das óperas mais celebradas do repertório clássico ocidental. O figurino da ópera é assinado pela amazonense Melissa Maia. Desde sua criação, em 1997, o Festival Amazonas de Ópera atua como pilar da economia criativa no estado, promovendo a profissionalização de artistas locais e a ampliação de públicos para a ópera. Os ingressos para os espetáculos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site shopingressos.com.br. O
Base da Atem em Belém é usada como referência nacional em segurança portuária
A Base da Atem em Belém foi utilizada como modelo prático durante a 24ª edição do Curso Especial de Supervisor de Segurança Portuária (CESSP), realizado de 28 de abril a 2 de maio. A estrutura da companhia foi escolhida por autoridades federais como exemplo de boas práticas em segurança, após visita técnica realizada à instalação. O CESSP é promovido pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), com apoio da Companhia Docas do Pará (CDP), e pela primeira vez ocorreu na região Norte, reunindo cerca de 130 participantes de todo o país. As aulas teóricas ocorreram no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, e o terminal da Atem foi selecionado para a etapa prática do curso. Segundo Lidiane Santos, coordenadora de segurança portuária da Atem, a participação da empresa no curso reforça o compromisso da companhia com a excelência operacional e com o cumprimento rigoroso das normativas nacionais e internacionais. Muito bom!
Simpósio de Regularização Fundiária do Estado do Amazonas: Técnicos e instituições debatem para avançar em soluções práticas e eficientes

Em iniciativa inédita para discutir a regularização fundiária no Amazonas, com amplo debate e troca de conhecimentos entre instituições, profissionais e estudantes, o Instituto Amazônia Legal em parceria com o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT 1) realizam, de 7 a 9 de maio, das 8h às 17h, o 1º Simpósio de Regularização Fundiária do Amazonas, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com vagas limitadas e inscrições gratuitas. Idealizado para fomentar a integração e a comunicação entre instituições públicas, profissionais e demais atores envolvidos no processo de regularização de terras, explica o presidente do Instituto Amazônia Legal, engenheiro florestal Jurimar Collares Ipiranga, o principal objetivo do evento é promover o diálogo estruturado e a troca de experiências entre as diferentes instituições e especialistas, visando unificar procedimentos técnicos e jurídicos e desburocratizar processos de registro e licenciamento para elaboração de projetos mais assertivos e alinhados às necessidades da sociedade. O Simpósio de Regularização Fundiária se propõe discutir aspectos jurídicos, sociais, ambientais e econômicos, como legislação e marco regulatório, processos, desafios, gargalos, soluções e boas práticas, impactos socioeconômicos e ambientais, casos de sucesso e lições aprendidas. Vale conferir!

Manaus recebe lançamento do Nivus GTS, SUV esportivo com DNA urbano
O segmento de SUVs compactos segue como um dos mais aquecidos do mercado automotivo brasileiro, com destaque para versões que agregam apelo esportivo e tecnologias embarcadas. É nesse cenário que a capital amazonense se torna palco de um lançamento relevante para o setor: o Nivus GTS, versão com visual esportivo do conhecido crossover da Volkswagen, será apresentado oficialmente ao público no próximo sábado (10), na Revemar Volkswagen, localizada na Avenida Torquato Tapajós, 505. A apresentação vai ocorrer das 9h30 às 15h, com estrutura especial montada para o evento, que contará com brunch, cabine de fotos e o carro em exibição estática na loja. Com o lançamento local, o público manauara terá a oportunidade de conhecer de perto um dos veículos mais aguardados da Volkswagen em 2025, reforçando a posição estratégica da cidade dentro da rota nacional de novidades automotivas.

Cineclube de Artes exibe documentário sobre Etelvina Garcia, na quarta-feira
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa promove, nesta quarta-feira (07/05), mais uma edição do Cineclube de Artes, desta vez, dedicada à valorização da memória e da produção audiovisual regional. A partir das 19h, o Teatro Gebes Medeiros, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 937 – Centro, recebe a exibição gratuita do documentário “Etelvina Garcia – A Memória Viva”, dirigido pelo cineasta Roberto Kahane. Com 27 minutos de duração, o filme apresenta ao público a trajetória de Etelvina Garcia, considerada uma das maiores referências da história do Amazonas. Historiadora, jornalista e pesquisadora, Etelvina é reconhecida por seu profundo conhecimento sobre a cultura e os processos históricos do Estado. Vale conferir!

BDay
Raul Andrade, Núbia Araújo, Zerildo Ferreira, Juliana Garcia, Gustavo Marcon (em Caxias do Sul-RS), Elke Franco de Sá Rosell e Gabi Santiago (em Belém-PA) figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta quarta-feira, 07 de maio. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA





