Suframa inicia projeto de gestão arquivística e criação de Centro de Memória com foco

A Suframa deu um passo importante rumo à modernização de sua gestão documental e preservação histórica. Em reunião realizada na quarta-feira (30), na sede da Autarquia, representantes da Associação de Arquivistas do Amazonas e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) apresentaram a proposta de implantação de um sistema de gestão arquivística alinhado aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança), com destaque para a criação de um futuro Centro de Memória da Suframa.

A iniciativa, que deverá ser formalizada por meio de convênio institucional, prevê o tratamento técnico de aproximadamente 16 mil caixas de documentos acumulados ao longo de décadas, como parte de um esforço de valorização institucional e transparência. “Definimos os termos para fazer o tratamento arquivístico de toda a documentação da Suframa, com vistas à criação de uma política arquivística e, futuramente, um Centro de Memória, considerando que a instituição completará 60 anos em dois anos”, afirmou o professor Alexandre Costa, coordenador acadêmico do curso de Arquivologia da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam.

Durante a reunião, também foi ressaltado o valor simbólico e estratégico da preservação documental da Suframa para a história da região. Para o presidente da Associação dos Arquivistas do Amazonas, Leonardo Vieira, o projeto representa uma reconexão com as origens do curso de Arquivologia da Ufam, que nasceu de uma demanda da própria Suframa há 15 anos.

“Queremos resgatar a memória e deixar um legado para que o Brasil e o mundo conheçam a importância desta instituição federal para a proteção da Amazônia e a sustentabilidade da economia regional”, pontuou Leonardo Vieira.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou a relevância do projeto para a gestão pública e o alinhamento com os princípios ESG. “Estamos tratando de um projeto que une responsabilidade ambiental e fortalecimento da governança. A Suframa tem o dever de preservar sua história com transparência, e esse legado deve ser conhecido por toda a sociedade”, afirmou.

Além da organização dos arquivos físicos, a proposta contempla ações como digitalização sustentável, acessibilidade digital, oficinas educativas e parcerias com cooperativas para descarte consciente de documentos. Entre os benefícios esperados estão a redução de custos com armazenamento, o aumento da transparência institucional e a valorização da memória histórica da Zona Franca de Manaus. Muito bom!

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) anunciou a visita do ministro das Cidades, Jader Filho, ao Amazonas para entregar 400 unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida” no município de Presidente Figueiredo (Assessoria)

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) anunciou ontem (02), durante uma série de entrevistas, a visita do ministro das Cidades, Jader Filho, ao Amazonas na próxima segunda-feira (05) para entregar 400 unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida” (MCMV) no município de Presidente Figueiredo, a 90 quilômetros da capital. Em Manaus, o ministro irá vistoriar o avanço das obras de 576 apartamentos no bairro Parque das Tribos, no Tarumã. No mesmo dia no município de Tefé, localizado a 520 quilômetros de Manaus, no Médio Solimões, irá assinar o contrato para a construção de mais 400 moradias.  Eduardo Braga presidiu, em 2023, a Comissão Mista que analisou e aprovou a Medida Provisória (MP) nº 1.162/23, que criou o novo MCMV. O programa habitacional atende tanto a população urbana, por meio de entidades selecionadas quanto agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas e outros. O senador também apresentou emendas para que mulheres vítimas de violência estivessem entre as prioridades para acessar o programa habitacional. O novo MCMV, instituído pela Lei 14.620/2023, incluiu mulheres chefes de família como público prioritário. Em Presidente Figueiredo, parte das moradias entregues pelo ministro das Cidades será destinada a mulheres chefes de família de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social cadastradas pela “Associação de Mulheres que Fazem”, contemplada através da modalidade “Entidades” do MCMV. As integrantes da associação compõem o grupo defendido por Eduardo Braga como preferencial por enfrentar inúmeros problema sociais.

A rotina de quem trabalha no Distrito Industrial foi contada na peça “Operária”, com a atriz Kelly Vanessa, à noite de 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, no palco do Teatro Gebes Medeiros, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, Centro. Durante 40 minutos, a montagem faz uma análise crítica da vivência na linha de montagem de motocicletas. A reflexão não se limitou à narrativa da experiência, mas buscou explorar a natureza do trabalho, os conflitos de classe e o funcionamento do sistema capitalista. Lacrou geral!

O TCE-AM reuniu mais de 300 especialistas, gestores públicos e representantes de órgãos ambientais em um seminário sobre prevenção às queimadas e gestão ambiental (Ana Claudia Jatahy)

Com foco na prevenção às queimadas e na proteção do patrimônio florestal do Amazonas, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) reuniu, na manhã de quarta-feira (30), mais de 300 especialistas, gestores públicos e representantes de órgãos ambientais em um seminário seguido de oficinas práticas. A atividade, que lotou o principal auditório do TCE, marca o início das ações presenciais do Programa em Gestão do Patrimônio Florestal do Amazonas, promovido pela Escola de Contas Públicas da Corte. Destinado a técnicos municipais e estaduais das áreas de meio ambiente, agricultura e defesa civil, o evento teve desdobramentos nas regiões Sul do estado e na Região Metropolitana de Manaus. “O cuidado com o nosso patrimônio florestal não é apenas um dever institucional, mas uma responsabilidade compartilhada entre poder público e sociedade”, afirmou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, ao destacar a importância do evento. Durante a abertura, o diretor da ECP, professor Dr. Alexandre Rivas, conduziu os primeiros debates, reforçando a atuação preventiva do Tribunal em relação às pautas ambientais. “A floresta, os rios e os recursos naturais são patrimônios do Estado, assim como o orçamento público. A Escola de Contas inicia esse programa com foco imediato na prevenção das queimadas, mas com visão de longo prazo para políticas de sustentabilidade”, explicou Rivas. O secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, elogiou a iniciativa do TCE-AM e reforçou o papel dos órgãos de controle no avanço das políticas públicas ambientais. “O Tribunal do Amazonas é pioneiro ao incorporar o controle do ativo ambiental na sua atuação. Isso inspira outras cortes e reforça que floresta em pé também precisa de fiscalização e gestão. É uma agenda que exige inovação, financiamento e novas matrizes econômicas”, pontuou. Diretor de Controle Ambiental do TCE, Jonas Almeida Rocha ressaltou a importância do encontro técnico. “Esse seminário é uma oportunidade de avaliar o que falhou no ano passado e avançar. Muitas representações chegaram ao Tribunal por causa das queimadas. A partir delas, conseguimos provocar mudanças, como a contratação de brigadistas e investimentos na ponta. Agora é hora de aprimorar o que já começou a dar certo”, afirmou. Muito bom!

Neste sábado e domingo, dias 3 e 4 de maio, o Shopping Manaus ViaNorte receberá o “Plantão Tira-Dúvidas IRPF 2025”. A ação gratuita visa orientar a população sobre a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao ano-base 2024. O plantão é promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM). No sábado (3), os atendimentos iniciarão às 12h e, no domingo (4), às 14h. O encerramento ocorre às 20h. O atendimento será feito por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio. Durante a ação, contadores especializados estarão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre o processo, incluindo obrigatoriedade, documentação necessária, deduções, restituição, malha fina, destinação do imposto a fundos sociais, entre outros tópicos. Fica a dica!

Inovando o ensino superior no Amazonas, a Universidade Nilton Lins inclui, a partir deste semestre letivo, o metaverso como plataforma pedagógica em todos os seus cursos de Ensino a Distância (Divulgação)

A Universidade Nilton Lins está mais uma vez à frente, inovando o ensino superior no Amazonas ao incluir, a partir deste semestre letivo, o metaverso como plataforma pedagógica em todos os seus cursos de Ensino a Distância (EAD). Essa é a primeira instituição na Região Norte a adotar a ferramenta, que promete revolucionar a forma como professores e alunos interagem e desenvolvem atividades, pesquisas e projetos interdisciplinares. Embora o ambiente virtual colaborativo seja utilizado desde 2023 pela instituição, agora ele está integrado de forma plena nos planos de ensino, permitindo aos alunos criarem seus próprios avatares e possam interagir por meio de vídeo e voz entre si e com os professores. Na plataforma, os estudantes também podem explorar salas virtuais onde são realizados cursos, aulas e interagir com robôs alimentados por Inteligência Artificial (IA), além de acessar um vasto acervo de materiais didáticos recomendados. Segundo Lígia Leindecker Futterleib, gestora de Ensino a Distância da Universidade, a implementação e adaptação para o uso do metaverso exigiu um ciclo de treinamentos e ajustes tecnológicos que duraram cerca de um ano. “Foi um processo longo, mas agora estamos preparados para ampliar sua utilização e realizar novas tarefas que representam toda uma mudança de cultura e de interação pedagógica on-line pioneira no país”, destacou. É por aí!

A concessionária Águas de Manaus realiza, neste sábado (03), um mutirão itinerante no bairro São Francisco, zona Sul da cidade. Durante a atividade, a concessionária oferecerá serviços como cadastro nas tarifas sociais Manauara e Tarifa 10, troca de titularidade, religação de água, solicitação para nova ligação de água e esgoto, avaliação para isenção de taxa de conexão ao sistema de esgoto, entre outros. No local, também estarão presentes colaboradores para tirar dúvidas sobre o serviço de esgoto e seus benefícios. A ação ocorrerá das 9h às 15h, na Feira Municipal do São Francisco, localizada na Rua Gen. Carneiro, s/n. De acordo com a gerente de Responsabilidade Social, Simony Dias, esta é uma ótima oportunidade para estreitar o relacionamento com os clientes. “Montamos um time capacitado para atender às demandas desses clientes e tirar todos os tipos de dúvidas. Vamos até as comunidades porque sabemos que, muitas vezes, esses clientes não têm como ir até uma loja fazer o atendimento presencial”, destaca. Os clientes também terão a oportunidade de solicitar segunda via de fatura, além de realizar negociações e pagamentos (cartão). Muito bom!

O deputado federal Capitão Alberto Neto apoiou a abertura da CPI, que deve apurar a participação de sindicatos e associações acusados de cobrar mensalidades indevidas no contracheque de aposentados e pensionistas do INSS (Divulgação)

A oposição protocolou na Câmara dos Deputados, o requerimento de abertura da comissão parlamentar de inquérito (CPI) do “Roubo dos Aposentados”. O deputado federal Capitão Alberto Neto, foi um dos mais de 180 parlamentares que apoiou a abertura da CPI, que deve apurar a participação de sindicatos e associações acusados de cobrar mensalidades indevidas no contracheque de aposentados e pensionistas do INSS. O prejuízo aos beneficiários ultrapassou R$ 6 bilhões. “A roubalheira voltou com força total e, desta vez, as vítimas são os aposentados. A CPI vai ajudar a esclarecer esse esquema de corrupção que prejudicou milhares de pessoas. Vamos acabar com essa farra e devolver a dignidade aos aposentados do nosso país”, disse o parlamentar. Com o número de assinaturas acima do necessário, a instalação da CPI agora precisa do aval do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). “Esse governo não tem domínio da máquina pública, e deixou os aposentados vulneráveis. A oposição não vai descansar até que a justiça seja feita pelos aposentados e pensionistas do Brasil”, afirmou Capitão Alberto Neto. É por aí deputado.

A adrenalina vai tomar conta da pista neste fim de semana (03 e 04 de maio) com a realização da 1ª etapa do Campeonato Amazonas Dragway de Arrancada 2025, em Iranduba (AM), a 19 km de Manaus. A competição acontece na pista Amazonas Dragway, localizada no Km 6 da estrada Manoel Urbano, e promete atrair milhares de apaixonados por velocidade. Com mais de 80 carros inscritos em dez categorias diferentes, o campeonato tem o patrocínio da Atem Distribuidora, que mais uma vez reafirma seu compromisso com o esporte regional. As competições acontecem no sábado e domingo, das 11h às 20h, com ingressos a R$ 20 para arquibancada e R$ 10 para estacionamento. Crianças até 10 anos e idosos acima de 65 anos têm entrada gratuita. Fica a dica!

Com uma programação focada na importância da promoção da qualidade de vida, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza, neste sábado (03), das 8h30 às 16h, um amplo roteiro de atividades, como prévia da corridinha, etapa mirim da “Manaus em Movimento”. Sessões de ioga, tai chi chuan, meditação, oferta de serviços como antropometria e bioimpedância, além de palestras e rodas de conversa sobre saúde mental e qualidade de vida, integram a agenda do evento. As ações acontecerão no mirante Lúcia Almeida, localizado no centro histórico da capital, que, além da entrega de kits para os participantes inscritos na prova de rua, será o ponto de concentração da corridinha. A corridinha terá início às 17h, reunindo crianças e adolescentes de 2 a 12 anos em provas de 100 a 200 metros no entorno do ponto turístico. Todos os participantes receberão medalhas. Que tal?

BDay

Renato de Paula Simões, Lenize Figueiredo, Ilko Minev, Thais Álvares, Fausto Oliveira, Daniel Holanda, Endel Gabriel de Souza, Carlos Queiroz, Carlos Barros, Edson Vieira, Ubaldino Jinkings e Edvander Batista figuram na lista dos celebrados aniversariantes deste sábado, 03 de maio. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Amiga querida que a vida me deu a engenheira civil Lenize Figueiredo é uma das festejadas aniversariantes deste sábado. A data será comemorada ao lado do marido, o também engenheiro Manuel Figueredo. Parabéns
Flavinha Grosso celebrou ontem em família mais uma virada de família. Sua morada na rua Terezina respirou felicidade com a presença dos filhos, netos e do marido Jorge. Coisa boa
Aniversariante da temporada, a colunista Marlene Galeazzi ganhou ontem mais uma homenagem de um grupo de amigas de Brasília, onde Marlene mora e trabalha. Uma querida
Miss Universal Woman Brasil, a bela amazonense Joci Pankov vai representar nosso país no certame Miss Universal Woman 2035, na próxima semana em Jaipur, na India . Estamos na torcida
A bela executiva do Banco Itaú em Manaus, minha querida Claudia Pedrotti celebra a vida sem medo de ser feliz. Ela está certíssima
Tradicionais, Hebe Pereira e Lourdes Buzaglo representam o creme do creme da alta sociedade manauara. Somos amigos de bons e belos tempos