

Em uma cidade cuja população cresce acima da média nacional desde a década de 1970, quando a Zona Franca de Manaus (ZFM) foi inaugurada, conjuntos e bairros planejados, com ruas e calçadas largas e arborizadas, áreas verdes e espaços para áreas de lazer, soam como um oásis no deserto da expansão urbana desordenada. Localizado no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, o conjunto Morada do Sol é um deles.
Esses diferenciais contribuem para que ele desponte como referência no mercado imobiliário da capital amazonense – e uma das regiões da cidade mais cobiçadas para morar. Consolidado como um polo de valorização imobiliária e ainda com um enorme potencial de expansão, o conjunto atrai não só moradores como investidores, e é um exemplo de como empreendimentos imobiliários podem ajudar a reestruturar e valorizar espaços urbanos.
Isso porque o conjunto, desde sua criação, foi planejado para ser uma área residencial capaz de oferecer todas as facilidades e serviços para um público que estava acostumado a ter tudo perto de casa: as pessoas que moravam no Centro de Manaus, região da cidade que, no passado, abrigava os casarões onde viviam as famílias mais tradicionais – e ricas – da cidade.
“As classes de rendas alta e média, tradicionais habitantes do centro urbano de Manaus, mudavam de endereço”, lembra estudo das historiadoras Etelvina Garcia e Maria Tereza Guerreiro, relatando um dos efeitos do ‘boom’ do Pólo Industrial de Manaus, que transformou o Centro em uma área portuária e de comércio ainda mais aquecida, “expulsando” parte dos moradores, que passaram a buscar bairros no entorno do Centro – que hoje formam a zona Centro-Sul da cidade.
Foi entre as décadas de 1970 e 1980, quando o ‘boom’ da ZFM impulsionou as atividades no porto, nos aeroportos e no Polo Industrial de Manaus, transformando áreas antes residenciais do Centro em pontos comerciais, que o potencial da área onde hoje está localizado o bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul, chamou a atenção do então proprietário da gleba (como são chamados os terrenos de grande extensão que ainda não passaram por processo formal de divisão ou loteamento), um empresário chamado José Sobreira do Nascimento.
Até então, outro patrimônio, que é um diferencial da região, era o foco do empresário: suas áreas verdes e nascentes de igarapés. Era ali que ele reunia a família e os amigos em encontros na beira de um igarapé, aos finais de semana. “Em 1973, a antiga propriedade rural Morada do Sol já estava irreversivelmente integrada ao espaço urbano de uma cidade em acelerado processo de mudança”, destaca o estudo de Etelvina Garcia e Maria Tereza Guerreiro. É que, com a expansão do Pólo Industrial e da área urbana, a cidade “cercou” aquele grande sítio dos Nascimento.
A família Nascimento, então, passou a lotear e vender terrenos e conjuntos começaram a ser inaugurados em toda a região do bairro do Aleixo – que ganhou esse nome em referência à antiga “estrada do Aleixo”, que ligava o Centro à Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste, e que mais tarde passaria a se chamar avenida André Araújo. A avenida marca um dos limites do bairro, que está localizado entre outras duas das mais importantes de Manaus: Ephigênio Salles e Umberto Calderaro Filho – a antiga Paraíba. Assim surgiram conjuntos como o Adrianópolis e o Jardim Espanha.
Um dos últimos conjuntos a serem criados foi justamente o Morada do Sol: com “lotes generosos” e “vias largas”, como destacam as historiadoras, calçadas e espaços preservados para o verde e o lazer, conciliando crescimento urbano e qualidade de vida. Um loteamento planejado que reflete a importância do planejamento urbano para o equilíbrio entre esses dois fatores.
Além disso, o conjunto Morada do Sol tem localização estratégica, com oferta de serviços e comércios, como escolas, delegacia, supermercados, academias, clínicas, farmácias, entre outras facilidades que aumentam a atratividade da região. Tudo isso contribui para que ele desponte como uma das localidades mais procuradas pelo mercado imobiliário de alto padrão, com uma grande concentração de edifícios e condomínios residenciais.
TCE-AM encerra Jogos Internos com sucesso na promoção da saúde e valorização do servidor

Com clima de comemoração e sentimento de dever cumprido, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou, ontem (29), a cerimônia de encerramento da segunda edição dos Jogos Internos (JITCE). O evento ocorreu no auditório da Corte e reuniu servidores das quatro equipes participantes, sendo elas Boto, Onça, Jacaré e Tucano, todos uniformizados, para um último momento simbólico: o apagamento da pira olímpica, marcando oficialmente o fim de mais um ciclo de integração, saúde e espírito esportivo. A cerimônia também reforçou o compromisso institucional com a valorização dos servidores. Representando a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, o secretário-geral de Administração, Antônio Rosa Júnior, comentou sobre o espírito esportivo. “A gestão da conselheira Yara tem como prioridade o bem-estar dos servidores. Com saúde e qualidade de vida, o trabalho se torna mais eficiente e humano, e eventos como este são prova viva disso. Parabenizo a todos, desde os organizadores, até os servidores-atletas que se superaram para fazer esse acontecimento ser um sucesso”, destacou. Ao todo, 320 servidores-atletas participaram das competições, que contemplaram 24 modalidades, como futsal, vôlei, atletismo, natação, xadrez, tênis, boliche e truco, entre outras. A disputa foi intensa durante todo o mês de competições, mas com foco sempre no espírito de equipe, respeito e inclusão. A equipe Jacaré sagrou-se campeã geral da edição, com 2065 pontos, seguida pela equipe Tucano (2000 pontos), Boto (1835 pontos) e Onça (1700 pontos). Os representantes do time vencedor, Gabriel Duarte e Katheryne Izabel, celebraram a conquista com emoção e gratidão. Aplausos!
Ações especiais para o Dia das Mães
Aproveitando o Dia das Mães, a Info Store lançou a campanha “Toda mãe é super”, oferecendo até 30% de desconto para pagamento no pix em produtos selecionados. A campanha segue até o dia 11 de maio e reúne itens que atendem diferentes perfis de mães, das mais conectadas, que buscam celulares, notebooks, fones de ouvido e relógios inteligentes, até as que priorizam o conforto da casa, como geladeira, fogão e máquina de lavar com tecnologia de ponta. Além dos descontos especiais, a Info Store também preparou ações como um concurso nas redes sociais, que vai presentear as mães com vários produtos. Para saber mais basta acessar o instagram @infostoream. Nos dias 10 e 11, nas compras a partir de R$ 400, o cliente ganha uma ecobag. Que tal?
Suframa recebe representantes do Japão para estreitar relações com a Zona Franca de Manaus

A Suframa recebeu, na segunda-feira (28), representantes da Embaixada do Japão no Brasil para uma reunião de aproximação e cooperação. O encontro foi conduzido pelo superintendente-adjunto Executivo da Autarquia, Luiz Frederico Aguiar, e pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, com a participação da ministra-chefe do Escritório de Representação na Região Norte (Erenor) do Itamaraty, Maria Deize Camilo Jorge e da analista técnico-administrativa, Camilla Abitbol. Participaram da visita o chefe do Setor Econômico da Embaixada do Japão, ministro Yasumatsu Masaki, e o primeiro-secretário Hideki Kamitatara, acompanhados do cônsul-geral adjunto do Japão em Manaus, Akira Suzuki. Eles assistiram a uma apresentação feita por Arthur Lisboa sobre o modelo de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), destacando a manutenção da competitividade da ZFM após a Reforma Tributária, além das potencialidades econômicas da região. O diplomata Hideki Kamitatara destacou a relevância da Zona Franca e a importância da reunião. “Embora estejamos do outro lado do mundo, a Zona Franca de Manaus é muito famosa no Japão. O conceito de zona franca aqui é um pouco diferente do que estamos acostumados, mas compreendemos muito bem, de forma clara, através da apresentação. Com este encontro, poderemos transmitir essa mensagem aos nossos colegas e às empresas japonesas, mostrando o quanto foi frutífera esta reunião”, afirmou. E por aí!
Barrados no baile
Tristeza no STF. Alguns ministros estão indignados. A festa dos 60 anos da Tv-Globo foi bonita. Emocionante em algumas ocasiões. Mas os togados da suprema corte, dona absoluta do Brasil, não gostaram porque o ministro Luiz Roberto Barroso não foi convidado para cantar com Roberto Carlos. O rei, por sua vez, também lamentou. Soube de boas fontes que Barroso leva jeito. É solicitado para cantar em aniversários, batizados, churrascarias, festas de políticos, casamentos e feiras. Algumas gravadoras insistem com Barroso para gravar um álbum. O presidente do STF não faz feio, ataca bem de bolero, funk, samba e marchas carnavalescas. Cativa as plateias. Voz aveludada. Barroso tem resistido as investidas. No momento o ministro foca suas ações na punição severa para vândalos de 8 de janeiro e novos convites para viajar com Lula pelo mundão de Deus. Adorou a viagem para Roma. Sonha em viajar com Janja e lula para a China, Rússia e Japão. Passou a ser convidado de honra de lula nas viagens. Lula não é bobo. Quer Barroso por perto. Barroso, por sua vez, não liga para críticas. Que se dane a compostura do cargo. Quer viver intensamente. O judiciário já está mesmo desmoralizado. “Perdeu, Mané”. Barroso tem razão. É o fundo do poço. Deu sopa, vai cantar para Lula no avião. Fofo, o Barroso. (Vicente Limongi Netto)
Afya recebe título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Itacoatiara

A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara vai receber nesta quarta-feira (30), da Câmara Municipal da cidade, o título de Honra ao Mérito, pelas relevantes contribuições para o Município de Itacoatiara, nos investimentos para o desenvolvimento dos serviços de saúde e atendimentos à comunidade. A solenidade acontece a partir das 10h, na sede da Câmara Municipal de Itacoatiara, na avenida Parque, 1452, bairro Iraci. Desde que chegou ao município, a Afya já realizou contribuições relevantes, como a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Resk Maklouf, a entrega de equipamentos e móveis para o funcionamento de outras três unidades, aquisição de novo aparelho de raio x para o Hospital Regional José Mendes e ultrassom portátil para atendimento de comunidades ribeirinhas, além de oferecer curso de especialização para capacitação dos profissionais de saúde, além de muitos outros investimentos. Os investimentos fazem parte da ação de repasse do Programa Mais Médicos, como previsto no Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES).
Bernardo Mesquita e a turma do Beiradão na Valer Teatro, no Dia do Trabalhador
No dia 1.º de maio, a editora Valer celebrará o Dia do Trabalhador, com bate-papo e música ao vivo, com a apresentação de Bernardo Mesquita e a turma do Beiradão, a partir das 10h, no salão de eventos da Valer Teatro, no Centro Histórico de Manaus. O ebcontro, com entrada gratuita, trará o professor e pesquisador Bernardo Mesquita, que irá abordar o livro de sua autoria ‘Das beiradas ao beiradão: a música dos trabalhadores migrantes no Amazonas’, publicado pela Valer, resultado de mais de 20 anos de pesquisas sobre a música na Amazônia. “Este livro mergulha fundo na história dos trabalhadores músicos amazonenses. Propõe-se investigar as transformações históricas produzidas por estes músicos no processo de sua integração dependente e monopolística ao capital global. A música amazonense desenvolveu-se através das transformações nas formas de produção e reprodução da vida material, processos de imigração vertiginosos e por meio de novas relações de produção, distribuição, troca e consumo de música”, informou o autor. Para a coordenadora editorial da Valer, trazer o beiradão no dia do Trabalhador tem um forte significado, já que essa música nasceu dos trabalhadores amazonenses.
ICBEU Manaus celebra o Dia Internacional da Dança com programação especial aberta ao público

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado no dia 29 de abril, o Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU Manaus) realiza uma programação especial através da sua escola de artes, a Art School. O III International Dance Day iniciou ontem (29) e segue até o próximo sábado (03/05), com inúmeras atividades nos espaços da instituição. A programação, gratuita e aberta ao público com uma série de atividades que incluem apresentações de espetáculos, intervenções artísticas, oficinas e uma roda de conversa com importantes nomes da dança amazonense. Entre as linguagens que serão exploradas estão o Balé Clássico, o Jazz Dance e a Dança Contemporânea. A proposta é fomentar e difundir a arte da dança, tanto na criação artística quanto na formação de novas plateias, envolvendo artistas e companhias que representam a riqueza da produção cultural do Amazonas. Para a realização, o ICBEU Manaus está em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e o curso de dança da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de artistas independentes. A programação de espetáculos começou com o Balé Folclórico do Amazonas apresentando “Nhe’êng Katu”, uma celebração da ancestralidade dos povos originários da Amazônia, inspirada na tradição oral e na relação sagrada com a natureza. Na sexta-feira (02/05), o EntreCorpus Companhia de Dança também irá se apresentar no palc Teatro ICBEU, com o espetáculo “Nosso Encontro”, uma reflexão poética sobre o contraste e a harmonia entre natureza e cultura na cidade de Manaus. As atrações formativas contarão com a presença de artistas convidados como Anádria Rassyne, Átila de Paula, Demmy Ribeiro, Hanna Vilaça, Isabely Santos, Marcelo Soares, Monique Andrade, Valdemir Oliveira e Yara Costa – profissionais reconhecidos que irão ministrar oficinas, participar de rodas de conversa e compartilhar suas trajetórias artísticas. Vale conferir!

Ibama amplia combate a incêndios florestais
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou a expansão do programa de prevenção e combate a incêndios florestais, PREVFOGO, para o ano de 2025. A iniciativa inclui a criação de novas brigadas e o fortalecimento das já existentes, inclusive no Estado do Amazonas. Atualmente o programa conta com 4 brigadas no estado, das quais 2 Brigadas Indígenas (BRIF-I) e 2 Brigadas Regionais (BRIF-R) totalizando 95 brigadistas. Agora o programa será ampliado para 8 Brigadas, sendo 4 Brigadas BRIF-I e 4 BRIF-R um aumento de 98 brigadistas em comparação com o ano passado, totalizando 193 brigadistas do PREVFOGO que irão atuar dentro de Terras Indígenas, Assentamentos Federais e demais Unidades de Conservação Federal. As novas brigadas receberão novas viaturas, carros UTVs (de acesso à áreas sem asfalto) e lanchas, além de todo os equipamentos de combate direto como sopradores e abafadores para realizarem seus trabalhos de acordo com a necessidade de cada local. Muito bom!

Millennium Shopping informa horário para o feriado do Dia do Trabalhador
Nesta quinta-feira (1° de maio), comemora-se o Dia do Trabalhador, e o Millennium Shopping informa que irá operar em horário diferenciado: a praça de alimentação irá funcionar das 12h às 20h. Já as lojas e quiosques abrirão das 14h às 20h, e as salas de cinema da rede Cinépolis, seguem operando normalmente, sempre a partir das 13h30. O empreendimento possui 100 lojas diversificadas. Dispõe de praça de alimentação com capacidade para 600 lugares, 7.200 vagas rotativas nos estacionamentos, oito salas (sendo quatro delas em 3D) da rede de cinemas “Cinépolis”, além bancos, restaurantes, wi-fi, setores de ‘achados e perdidos’ e de empréstimos de cadeiras de roda. Tudo isso em um só complexo multiuso, garantindo praticidade, comodidade, conforto e segurança. Que tal?

BDay
Rodolfo Liberal e Hulysses Moreira e Silva (em Imperatriz-MA) figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta quarta-feira, 30 de abril. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA





