

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) conquistou o primeiro lugar em interações nas redes sociais entre todos os Tribunais de Contas do Brasil na 3ª edição do Prêmio Nacional de Comunicação Pública, promovido pela plataforma SocialMediaGov. O anúncio foi feito na terça-feira (29), durante o 14º Redes Wegov, realizado em Florianópolis (SC).
Única instituição pública do Amazonas entre os premiados, o TCE-AM foi reconhecido pelo desempenho de sua comunicação nas redes sociais ao longo de 2024. A premiação avaliou publicações realizadas entre janeiro e dezembro, considerando critérios como engajamento, impacto coletivo, diversidade de abordagens e pertinência temática.
Para a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, o prêmio consolida o caminho adotado pela atual gestão ao apostar em uma linguagem acessível e voltada ao cidadão.
A comunicação é um dos pilares da nossa atuação. Não basta fiscalizar bem, é preciso mostrar o que está sendo feito e por quê. Sermos reconhecidos nacionalmente como referência nos dá a certeza de que estamos no rumo certo”, afirmou.
“Estar em primeiro lugar entre os Tribunais de Contas do país mostra que conseguimos romper barreiras, criar vínculos e levar a atuação do Tribunal diretamente até o cidadão. É uma premiação que reafirma que estamos no caminho certo, seguindo as diretrizes da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins”, afirmou a diretora de Comunicação do TCE-AM, Mariana Sodré.
Além do prêmio conquistado, o TCE-AM também foi uma das seis instituições públicas finalistas na categoria “Em ação”, que destacou conteúdos com impacto direto na vida da população. A Corte de Contas amazonense disputou com instituições como ICMBio, Governo de São Paulo, Governo do Paraná, Prefeitura de São Paulo e Polícia Rodoviária Federal (PRF), que foi quem levou o prêmio.
Em 2024, o TCE-AM já havia sido finalista na categoria “Comunicação que Aproxima”, ao lado de instituições como o Senado Federal, Câmara dos Deputados e Supremo Tribunal Federal. O reconhecimento consecutivo posiciona a Corte amazonense entre as referências nacionais em comunicação institucional. Parabéns!
Suframa difunde conhecimento sobre Zona Franca de Manaus entre acadêmicos de Relações Internacionais

Perante o cenário em que de um lado o mundo volta as atenções para as medidas recentes tomadas pelo Governo Trump, que também atingem a economia brasileira, e do outro o aumento no interesse de investidores dos quatro cantos do planeta em aportar os negócios na Amazônia, o projeto “Suframa nas Universidades” difundiu conhecimento sobre a Zona Franca de Manaus a um grupo de acadêmicos formado em sua maioria por futuros profissionais de Relações Internacionais. A atividade foi realizada na terça-feira (29) à noite na unidade 6 do Centro Universitário do Norte (Uninorte), localizada na região central de Manaus, e representou a segunda agenda de um calendário previsto para ocorrer por todo o ano de 2025, também em outras universidades (públicas e particulares). O objetivo do projeto é capacitar alunos do ensino superior das instituições ligadas a cursos técnicos e de especializações, acerca do que é a Suframa e do que representa a Zona Franca de Manaus para o desenvolvimento dos estados que integram a área de abrangência da Suframa (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Macapá e Santana, no Amapá) e do Brasil, nos aspectos econômico, social e ambiental. De acordo com informações repassadas pelo próprio Uninorte, aproximadamente 100 estudantes estiveram reunidos no auditório para acompanhar a palestra proferida pelo servidor da Superintendência-Adjunta de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (SDI/Suframa), Marcelo Cavalcante. A explanação não só esteve focada no papel didático de difundir o histórico e os aspectos positivos materializados nos incentivos fiscais e nos benefícios destinados a empresas que se estabelecem na Zona Franca de Manaus, como também abordou assuntos atuais como o “Tarifaço” ´posto em prática pelo Governo Donald Trump nos Estados Unidos, a necessidade de pavimentação da BR-319 e, principalmente, as conquistas alcançadas por ocasião da reforma tributária.
Festival Zero 92 estreia com celebração histórica
O que era para ser apenas o lançamento do Festival Zero 92 virou uma verdadeira celebração da música feita no Amazonas. Na noite do dia 24, o Bar Caldeira e a rua José Clemente, no Centro Histórico de Manaus, foram tomados por uma energia que só a nossa música é capaz de proporcionar. O evento reuniu artistas, jornalistas, produtores e representantes do setor em uma noite marcada por emoção, memória e anúncio oficial da programação do festival, que acontece no próximo dia 17 de maio. O pontapé foi dado com a força simbólica de quem sabe de onde veio e para lembrar que a música feita aqui tem nome, memória e lugar. O cantor, compositor e poeta Chico da Silva abriu a noite entoando o Hino do Amazonas, em uma performance espontânea que emocionou o público e cravou, ali, a essência da proposta. A noite seguiu com apresentações marcantes de artistas como Nunes Filho, Márcia Siqueira, Berg Guerra, Água Cristalina, Jucynha kero kero, Canto da Mata, entre outras lendas vivas dos sons amazônicos. Outro gesto simbólico marcou a noite: uma placa com o nome de todos os artistas participantes desta primeira edição do Zero 92 foi instalada na calçada do Bar Caldeira, eternizando o momento e inscrevendo o festival no chão — e na história — da música amazonense. Maravilha!
Parintins recebe a 4ª edição do Projeto Galeria Cidade Aberta

Chancelado pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, O projeto Parintins Galeria Cidade Aberta chega à sua 4ª edição em 2025 com novidades que consolidam sua proposta de transformar a cidade em uma verdadeira galeria a céu aberto. O projeto amplia o circuito artístico do Festival Folclórico de Parintins, descentralizando as ações culturais e democratizando o acesso à arte. Neste ano, foram pintados 15 murais, totalizando cerca de 1.827 m² de arte urbana. Com a participação de 85 artistas e quatro nomes convidados, a edição de 2025 se torna a maior já realizada em número de murais, além de marcar o início das residências artísticas e da realização de ciclos de debates com a comunidade. O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André, participou da abertura e elogiou o trabalho realizado pelos artistas parintinenses. Os artistas convidados, Raiz, Hulk e Lobão não apenas produziram murais, como também participaram de um ciclo de debates, em espaços educativos da cidade, com o objetivo de fomentar o pensamento crítico e valorizar a arte como forma de cidadania. A programação do ciclo de debates começa no dia 6 de maio, com o painel 1 – O Liceu de Artes como promotor de arte e cidadania, realizado no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins. No dia 7 de maio, às 19h, acontecerá o Painel 2 – “De Parintins para o mundo”, no Centro de Estudos Superiores de Parintins – UEA. O debate será mediado por Diego Omar e Tiago Rocha, com participação do professor Guy Amado (Ufam).
Cofundadora do Sabin participa de encontro empresarial em Manaus
Em passagem por Manaus esta semana, a dra. Janete Vaz, cofundadora e vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin, participou de uma conversa com empresários na Associação PanAmazônia, onde discutiram sobre gestão ambiental no estado do Amazonas. O Grupo Sabin, reconhecido nacionalmente por suas práticas ESG, mantém no estado projetos de impacto social por meio do Instituto Sabin, além de iniciativas ambientais como a neutralização de emissões de carbono. A participação da executiva reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o desenvolvimento da região. É por aí!
Apae Manaus recebe presidente nacional e apresenta avanços após intervenção

Na última segunda-feira (28), o presidente da Apae Brasil, professor Jarbas Feldner, esteve em Manaus para uma visita institucional à sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da capital amazonense, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade. A visita teve como objetivo conhecer de perto os avanços obtidos pela unidade desde a intervenção realizada em julho de 2022, além de fortalecer o apoio da Federação Nacional à instituição. Barros foi recebido pela presidente da Apae Manaus, Ione Tôma; pela equipe da instituição, composta pela gerente administrativa, Fabíola Benevenuto; pela gerente financeira, Francinete Lima de Souza; e o secretário Carlos Augusto Sampaio Silva; além da presidente da Federação das Associações das Apaes do Amazonas (Feapaes-AM), Sirange Rodrigues. Durante a reunião, Ione apresentou um panorama da situação financeira e estrutural da Apae Manaus, além de relatar os principais desafios enfrentados na gestão atual. A Apae Manaus passou por uma intervenção da Feapaes-AM em 13 de julho de 2022, após anos de má gestão e abandono estrutural. Na ocasião, Ione Tôma foi nomeada presidente com a missão de reorganizar as finanças e revitalizar os serviços oferecidos à população. Um dos principais entraves herdados foi o acúmulo de dívidas, incluindo obrigações trabalhistas e uma significativa dívida com a concessionária Amazonas Energia. pós ouvir os relatos da equipe gestora, o presidente da Apae Brasil se comprometeu a contribuir na busca por soluções concretas para os problemas financeiros da unidade. Entre as medidas anunciadas, está a articulação junto a parlamentares do estado do Amazonas para a destinação de emendas que possam garantir a continuidade e ampliação dos serviços da Apae Manaus.
Bar do Boi celebra Marujada de Guerra celebra a Maruhada de Guerra neste sábado
Após o sucesso do último fim de semana, com o lançamento do álbum ‘É Tempo de Retomada’, que lotou o Sambódromo de Manaus, por dois dias consecutivos, o Bar do Boi está de volta, neste sábado (03). O evento celebrará a ‘Noite da Marujada de Guerra’, em homenagem ao Item 3, tricampeão do Festival de Parintins. A Marujada de Guerra é a batida oficial do Boi Caprichoso, responsável por dar o tom e o ritmo das toadas na Arena do Bumbódromo, em Parintins. Esta edição do Bar do Boi será dedicada a celebrar esses ritmistas que mantêm viva a alma do espetáculo. festa começa a partir das 21h. Dentre as atrações confirmadas, estão André Vaz e Gabriel Tavares, Canto da Mata, Patrick Araújo (atração principal), Paulinho Viana, Edilson Santana e Márcio do Boi. Também se estarão os grupos de dança CDC e Troup, além da participação da Raça Azul. A entrada e livre. Bora lá?
Roberto Cidade cobra negociação entre entidades e auditores fiscais em greve para evitar prejuízos à economia do Amazonas

Com as atividades aduaneiras suspensas há cinco meses, o movimento grevista dos auditores fiscais da Receita Federal começa a causar transtornos à Zona Franca de Manaus (ZFM). Diante do impasse que prejudica o Pólo Industrial de Manaus (PIM), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), solicitou, via requerimentos, à Receita Federal, ao Ministério da Fazendo e ao Governo Federal para que abram mesa de negociação com a categoria. A preocupação de Cidade vai ao encontro do que os representantes da indústria do Amazonas vêm falando há meses. O presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, alertou que a greve ameaça o funcionamento das indústrias e pode resultar em demissões em massa. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Manaus), Ralph Assayag, o comércio já começa a sofrer com a falta de mercadorias nas prateleiras. E o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Júnior alertou que o sinal vermelho já acendeu para as empresas de ar condicionado, que começam a sofrer com falta de insumos como o gás, além de fabricantes de TV e micro-ondas, que sofrem com a “operação padrão”, que faz com que as mercadorias sejam liberadas com 30 dias de atraso. “Quero deixar claro que respeito a luta dos auditores fiscais. Reconheço o direito de greve. Entendo a pauta por valorização salarial. No entanto, o país e, principalmente, o Amazonas não pode ficar refém desse impasse. É preciso que o Governo Federal sente à mesa com a categoria e resolva essa situação com urgência. Estamos diante de um colapso logístico que pode paralisar o coração da economia amazonense. Não podemos ficar calados diante disso”, reafirmou Cidade.

Serviço de concessionária de energia impacta abastecimento de água em áreas atendidas pela ETA Ponta das Lajes no domingo (04)
A Águas de Manaus informa que a Estação de Tratamento de Água da Ponta das Lajes (PDL) precisará ser temporariamente desligada no próximo domingo (04), em razão de um serviço programado pela Amazonas Energia. Com isso, o abastecimento de água tratada será impactado em parte da Zona Norte e nos bairros da Zona Leste atendidos por essa unidade. A concessionária de energia pretende realizar, nesse período, algumas mudanças nas linhas de transmissão elétrica em obras do Prosamim que ocorrem na região. A Águas de Manaus aproveitará a parada para realizar melhorias na Estação de Tratamento da Ponta das Lajes. A manutenção está prevista para iniciar às 5h30, com término programado para 18h. Olho vivo!

Horário do Millennium Shopping para o feriado do Dia do Trabalhador
Nesta quinta-feira (1° de maio), comemora-se o Dia do Trabalhador, e o Millennium Shopping informa que irá operar em horário diferenciado: a praça de alimentação irá funcionar das 12h às 20h. Já as lojas e quiosques abrirão das 14h às 20h, e as salas de cinema da rede Cinépolis, seguem operando normalmente, sempre a partir das 13h30. Fiquem ligados!

BDay
Deputada estadual Nejmi Jomaa Aziz, conselheiro Josué Neto, Carla Rocha, Cássio Borges, Luana Brandão Cavalcante, Edson Gil Costa, Izabel Graves, Marcelo Ferreira Michelle dos Anjos, Marcos Ramos e Claudio Rezende figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta quinta-feira, 1º de maio. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!
GALERIA





