Fieam homenageia destaques da indústria amazonense

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) realiza na sexta-feira (23), a solenidade do Prêmio Industrial do Ano 2025, às 19h30, no Salão de Eventos do Sesi Clube do Trabalhador. A festividade, tradicionalmente promovido em comemoração ao Dia da Indústria, reconhece personalidades e empreendimentos que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do setor industrial no Estado.

Neste ano, o título de Industrial do Ano será entregue ao empresário Luiz Carvalho Cruz, diretor-superintendente da J. Cruz Indústria de Bebidas Ltda, fabricante da marca Magistral. Com uma trajetória iniciada ainda na adolescência, Luiz Cruz lidera uma das mais tradicionais indústrias de bebidas da região, que em 2025 completa 80 anos de fundação. Sob sua gestão, a empresa expandiu o portfólio com refrigerantes, água mineral, sucos e energéticos, e ampliou a presença no interior do Amazonas e nos estados do Pará e Roraima.

O título de Microindustrial do Ano será entregue ao Glauco Francesco de Souza Luzeiro, sócio fundador da startup Karú Amazon Food. A empresa de bioeconomia valoriza o pescado regional, sobretudo o tambaqui e pirarucu. Localizada no CIDE, a Karú agrega valor aos produtos, em cortes defumados, maturados e congelados, e na elaboração de molhos especiais. A startup investe na inserção de seus itens em redes nacionais de supermercados, e também no mercado internacional de alimentos.

Na categoria Exportadora do Ano, a homenageada é a Recofarma Indústria da Amazônia Ltda, maior unidade de produção de concentrados da Coca-Cola no Brasil e quarta no mundo. Pelo 13º ano, a empresa recebe a premiação da FIEAM, fruto do desempenho de 2024, marcado por investimentos de R$ 550 milhões na ampliação da planta em Manaus e pela superação dos desafios logísticos da estiagem amazônica. Com atuação em diversos países da América Latina, a Recofarma também se destaca por programas de impacto social e ambiental, como o Olhos da Floresta, que envolve mais de 350 famílias em cadeias produtivas sustentáveis no interior do Amazonas.

Na ocasião, a Fieam também fará entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial Moysés Israel ao general de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da região. A medalha é uma das mais altas honrarias concedidas pela Federação e integra a programação comemorativa do mês da indústria.

Para o presidente da Fieam, Antonio Silva, a cerimônia é uma justa homenagem àqueles que se destacam pelo compromisso com o progresso do Amazonas e do Brasil. “Este evento celebra trajetórias inspiradoras e reafirma o papel estratégico da indústria no fortalecimento da nossa economia e identidade regional”, destacou.

O Programa de Formação de Agentes de Controle Social (PROFAC), desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), foi destaque no primeiro encontro dos Diálogos sobre o Controle Social do Fundeb (Divulgação)

O Programa de Formação de Agentes de Controle Social (PROFAC), desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), foi destaque no primeiro encontro dos Diálogos sobre o Controle Social do Fundeb, realizado de forma online na quarta-feira (21). O seminário foi promovido pelo Grupo de Estudos em Gestão e Financiamento da Educação (Gefin), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Representando o TCE-AM, a professora France Clayre Moutinho da Silva Melo, do Departamento de Auditoria em Educação (DEAE), apresentou o PROFAC como exemplo de boa prática em formação e capacitação de conselheiros dos CACS-Fundeb. Segundo ela, o programa é uma ponte entre o conhecimento técnico e a ação cidadã. “O PROFAC surgiu para transformar a relação da sociedade com o patrimônio coletivo”, afirmou. A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, destacou a importância de apoiar iniciativas como o PROFAC, que completa 10 anos este ano. “Investir na formação cidadã é garantir que os recursos públicos, especialmente na educação, sejam aplicados com responsabilidade e transparência”. “O PROFAC é uma das nossas maiores contribuições para esse processo”, pontuou. A iniciativa faz parte de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), com representantes dos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Amapá, Acre e Piauí, que analisa os gastos em educação na Amazônia e busca construir nesses diálogos, a partir da escuta dos conselheiros integrantes dos CACS-FUNDEB, ações formativas mais próximas da realidade local. Coordenado pela Escola de Contas Públicas (ECP), o PROFAC está em atividade há dez anos e tem como missão capacitar cidadãos e instituições para a fiscalização dos recursos públicos, com ênfase na área da educação.

Na manhã de terça-feira (20), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), os irmãos Tiago Lima e Jorge Filho, filhos do saudoso e consagrado artista Juarez Lima, do Festival de Caprichoso e Garantido, em Parintins, entregaram ao presidente da instituição, Antonio Silva, uma obra deixada por seu pai como forma de homenagem. Amigo pessoal do presidente e profundo admirador de sua contribuição ao Festival Folclórico e à tradicional Romaria das Águas, em que era coordenador, Juarez iniciou a pintura antes de viajar à Europa — uma viagem da qual não retornaria. Ao encontrarem o quadro incompleto, seus filhos decidiram honrar o legado e finalizá-lo, com o artista Gutenberg Bruce, discípulo de Miguel de Pascallho. A entrega da tela representa não apenas a valorização da arte, mas também a força dos laços construídos por Juarez em vida — um presente simbólico que agora integra a memória afetiva de Antonio Silva. Maravilha!

Comitiva da Zona de Livre Comércio Global do Paraguai em visita à cidade de Manaus acompanhada de servidores da Suframa (Divulgação)

Após três dias de atividades de integração comercial e logística em Manaus, a comitiva de autoridades e empresários da Zona de Livre Comércio Global do Paraguai (ZFG), localizada em Ciudad del Este, encerrou, ontem (22), a missão institucional e comercial cumprida na capital amazonense. Com programação que incluiu visitas a empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM) e a operadores logísticos, bem como reunião com entidades de classe, o objetivo da missão foi principalmente fortalecer e aprofundar as relações econômicas entre a ZFG e a Zona Franca de Manaus. De acordo com o presidente da ZFG, Pedro Céspedes, a missão cumprida em Manaus foi bastante proveitosa e acolhedora aos propósitos de integração e fortalecimento das relações comerciais, econômicas e logísticas com a Zona Franca de Manaus. Muito bom!

Com 34 anos de atuação na educação profissional do Amazonas, o Centro de Ensino Literatus lançou na quinta-feira (22), seu novo portal de soluções educacionais para empresas e alunos. A apresentação foi exclusiva para convidados e aconteceu na Sede Pará (Rua Pará, 165, Nossa Senhora das Graças). Desde 1991, o Literatus tem se consolidado como referência na formação técnica, qualificando mais de 45 mil profissionais para o mercado de trabalho local. Em sua trajetória, a instituição demonstra adaptabilidade e visão estratégica, apresentando agora uma plataforma digital com o objetivo de fortalecer sua atuação como provedora de soluções educacionais abrangentes. Muito bom!

A trajetória da atriz amazonense Ednelza Sahdo, reconhecida como um dos grandes nomes das artes cênicas no Estado,foi contada de maneira brilhantes no documentário “Ednelza Sahdo, A Inesquecível Luz dos Palcos do Amazonas” (Reprodução Internet)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa exibiu, na terça-feira (21), no Teatro Amazonas, o documentário “Ednelza Sahdo, A Inesquecível Luz dos Palcos do Amazonas”, que celebra a trajetória da atriz amazonense, reconhecida como um dos grandes nomes das artes cênicas no Estado. Dirigida pelo cineasta e dramaturgo Sérgio Cardoso, a obra apresenta momentos marcantes da vida e carreira de Ednelza Sahdo, a partir de entrevistas concedidas pela própria atriz e depoimentos de artistas que conviveram com ela nos palcos e nos bastidores do teatro amazonense. Antes da exibição, o público pôde visitar a exposição montada no Hall do Teatro Amazonas, com fantasias de Carnaval usadas por Ednelza, fotografias de sua atuação no teatro e nos desfiles, além de um espaço dedicado à sua biografia. No palco, o grupo Simetria Norte, fundado por Ednelza e dirigido por ela por mais de três décadas, realizou uma breve apresentação em tributo à artista. Com 80 minutos de duração, o filme expõe o legado deixado por Ednelza Sahdo para a cultura do Amazonas, reconhecida também por sua atuação no cinema, na televisão, na música e como símbolo do Carnaval. A exibição integra as ações do Governo do Estado em reconhecimento aos grandes nomes da cultura amazonense e na preservação da memória artística do Amazonas.

Nesta sexta-feira (23), às 23h, o Cine Narciso Lobo, programa da TV Ufam que aborda o cinema amazonense, apresenta as produções da La Xunga. Entre os destaques desta edição estão o documentário “Anamã, a Veneza do Amazonas”, o curta-metragem “O Dilema de Antônia” e o videoclipe “A Bajara”. Com direção de Orlando Júnior, “Anamã, a Veneza do Amazonas” foi gravado em 2021, durante uma das maiores enchentes que aconteceu nos rios da bacia Amazônica. A produção audiovisual mostra a rotina dos moradores do município que fica distante 162 quilômetros de Manaus e que, nos últimos 10 anos, sofrem os impactos da cheia do rio Solimões. “Anamã é chamada de Veneza do Amazonas porque os moradores não gostam de construir passarelas, eles preferem navegar em canoas, lanchas entre outras embarcações pelas ruas da cidade, é uma história interessante”. Vale conferir!

O joelho trinchado é uma das iguarias mais pedidas nas sextas-feiras do porco oferecida pelo Boteco do Sumaúma Shopping, na Zona Norte de Manaus (Divulgação)

Todas as sextas-feiras, O Boteco do Sumaúma Shopping, na Zona Norte de Manaus, promove a “Sexta do Porco”. O dia é dedicado aos amantes da carne de porco, proteína que vem ganhando cada vez mais espaço no menu de bares e restaurantes Brasil afora. A programação especial começa no Buffet temático do almoço, com cardápio diferenciado que, às sextas, inclui pratos tradicionais com carne suína, como o Joelho de Porco Defumado. E não para por aí: as opções à base de porco são o destaque do cardápio do ‘Happy Beer’, que vai das 16h às 20h. É perfeito para acompanhar um chopp gelado ou um drink da ‘Monster Vibes’, promoção válida para todas as sextas n’O Boteco, com drinks com 50% de desconto. Além da gastronomia especial voltada aos suínos, a “Sexta do Porco” d’O Boteco Sumaúma é animada por música ao vivo a partir das 19h30. Que tal?

Os bois-bumbás de Parintins, símbolos da cultura popular amazonense, ganham espaço especial neste sábado (24), em uma ação gratuita e aberta ao público promovida pelo Shopping Grande Circular. A partir das 15h, o centro de compras realiza o “Bumbá em Movimento”, um aulão de dança que ensinará os passos marcantes das coreografias do Caprichoso e Garantido, na praça de alimentação do shopping, na zona Leste de Manaus. Com raízes profundas na identidade cultural do Amazonas, os bois-bumbás Garantido e Caprichoso representam muito mais do que uma disputa folclórica. Eles são expressão de fé, resistência, arte e pertencimento. Celebrar essa tradição por meio da dança é também uma forma de valorizar os artistas locais e aproximar ainda mais o público dessa manifestação tão marcante. Bom demais!

Na manhã de quarta-feira (21), cerca de 40 aprovados no concurso da Câmara Municipal de Manaus (CMM) compareceram à sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), localizada no Centro da capital, para uma reunião com o defensor público Carlos Almeida. O encontro foi organizado pela Comissão dos Aprovados e teve como objetivo relatar a situação da anulação do certame e solicitar o apoio institucional da DPE na defesa dos direitos dos candidatos. Durante a reunião, o defensor público informou que já foi instaurado um procedimento coletivo para apurar a legalidade do ato que anulou os três editais do concurso. De acordo com ele, um ofício foi enviado à presidência da CMM solicitando esclarecimentos sobre o processo administrativo que resultou na anulação do certame. O prazo de resposta é de 10 dias úteis e, até o momento, não houve manifestação da Câmara.

BDay

Zeina Chamma de Miranda Corrêa,André Benguigui, Silvana Chamma de Albuquerque, Marco Aurélio melo de Araújo, Dhirley Tomé, Aleo Almeida e José Madisson de Souza Lima figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta sexta-feira, 23 de maio. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

O presidente da Fieam, Antonio Silva, será o grande anfitrião da solenidade de entrega do prêmio Industrial do Ano, logo mais à noite no Sesi Clube do Trabalhador
O empresário Luiz Cruz será homenageado com o Prêmio Industrial do Ano à noite desta sexta-feira no Sesi Clube do Trabalhador
Na premiação da Fieam, o General de exército Ricardo August Costa Neves receberá medalha de reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da região
Com acessórios do artesão Helerson Maia, a ex Miss Amazonas e ex BBB, a bela influencer Vivian Amorim continua brilhando intensamente nas redes sociais
Miss Amazonas Globo 2009 e repórter do programa Magazine, da TV A Crítica, a bela Nadia Saldanha vive um dos melhores momentos de sua carreira profissional
Aniversariante da temporada o jovem e guapo advogado 0amazonense Amary Santos continua recebendo felicitações por mais uma virada de folhinha. Coisa boa