Suframa e Ufam articulam parceria para mestrado voltado ao desenvolvimento regional amazônico

A Suframa e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) acertaram a formalização de uma parceria para ofertar um curso de Mestrado em Administração com Ênfase em Administração Pública e Desenvolvimento Regional na Amazônia. A pós-graduação stricto sensu terá 30 vagas exclusivas para servidores da Autarquia e início das aulas em outubro deste ano.

A iniciativa foi aprovada em reunião na sede da Suframa de ontem (27), com a presença do superintendente Bosco Saraiva; dos professores doutores da Ufam, Antonio Giovanni Figliuolo Uchoa e Raimundo Kennedy Vieira; do superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho; do coordenador-geral de Recursos Humanos, José da Silva Marques; e da coordenadora de Desenvolvimento e Assistência ao Servidor, Cristiane Almeida. O Termo de Execução Descentralizada (TED) tem previsão de ser assinado no segundo semestre.

Com duração de dois anos, o curso tem como objetivo qualificar tecnicamente os servidores para atuar estrategicamente na gestão pública e no desenvolvimento sustentável da região. Entre os focos do programa estão temas como administração pública, políticas públicas, economia regional, bioeconomia e inovação.

As aulas ocorrerão na Ufam no turno da tarde, a partir das 16h30, com carga horária de quatro horas semanais. Cada disciplina terá duração de 20 horas, distribuídas ao longo de 15 dias, com dias alternados. Os alunos terão acesso a estrutura de apoio e acompanhamento acadêmico. Todos os participantes deverão publicar, no mínimo, um artigo científico.

O processo seletivo será lançado em setembro e incluirá prova escrita, entrevista e apresentação de projeto. O curso será gratuito aos servidores e contará com recursos destinados à infraestrutura, materiais, passagens e serviços de apoio. O investimento total previsto no mestrado é de R$ 1.150.000,00.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, explica que a iniciativa foi idealizada para fortalecer institucionalmente a Autarquia por meio da qualificação de seu corpo técnico, promovendo a inovação e a eficiência na gestão de políticas públicas voltadas à Amazônia. “A Suframa busca sempre a excelência, e a Ufam vem colaborar com isso ao oferecer ferramentas modernas de gestão e formação para enfrentar os desafios da região”, destacou o professor Raimundo Kennedy Vieira. Muito bom!

O TCE-AM promoveu uma visita técnica ao Complexo Hospitalar Delphina Aziz, em Manaus. A ação reuniu cerca de 20 representantes de Tribunais de Contas de diversas regiões do país (Divulgação)

Como parte da programação da reunião do Comitê Técnico de Concessões, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Privatizações dos Tribunais de Contas, realizada durante o Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (CICPP), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) promoveu, na segunda-feira (26), uma visita técnica ao Complexo Hospitalar Delphina Aziz, em Manaus. A ação reuniu cerca de 20 representantes de Tribunais de Contas de diversas regiões do país e integrou as atividades práticas do comitê ligado ao Instituto Rui Barbosa (IRB). Organizada sob orientação da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, a visita foi conduzida pelo servidor Edirley Oliveira, representante do TCE-AM no Comitê de PPPs do IRB. O objetivo foi apresentar in loco o modelo de gestão híbrida do hospital, que combina uma Parceria Público-Privada (PPP) com a atuação de uma Organização Social (OS) na prestação de serviços de saúde pública. Durante a atividade, os participantes foram recepcionados pelos diretores do complexo hospitalar e puderam conhecer os processos de gestão compartilhada, os métodos de mensuração de desempenho, os resultados obtidos em mais de uma década de atuação da PPP e os desafios enfrentados, especialmente durante o pico da pandemia de Covid-19. O Comitê Técnico de Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações é presidido pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Ranilson Brandão Ramos. O grupo tem como missão desenvolver estudos e propor melhorias nos métodos de controle externo e interno relacionados a concessões, PPPs e processos de privatização no país.
Participaram da visita representantes dos Tribunais de Contas dos Estados de Pernambuco, Bahia, Pará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso e Rio Grande do Norte.

Ancorado no violino brasileiro de Carol Panesi e na guitarra percussiva de Fábio Leal, o Duo Repicado chega às plataformas digitais no primeiro EP da parceria. O novo trabalho mergulha na riqueza da música popular brasileira entrelaçada de improvisação e criatividade. O lançamento oficial será no próximo dia 30, e está disponível para pré-save no link http://tratore.ffm.to/duorepicado. Artistas de trajetórias sólidas, Carol Panesi e Fábio Leal repaginaram o duo em 2024 com apresentações em espaços culturais e uma turnê pela América Latina pelo programa Ibermúsicas e Funarte. Essa turnê passou pelas cidades de Córdoba, na Argentina, Lima, Arequipa e Cusco, no Peru. Além de shows, o duo fez workshops e aulas nessas cidades. Símbolo dessa parceria, o EP conta com três músicas autorais: Sol da Castanha (Carol Panesi), Repicado do Norte (Fábio Leal) e Zélig (Fábio Leal). 

O “Millennium Paper Club” vai reunir no sábado, os fãs de Bobbie Goods, coleção de livros de colorir que é febre mundial e um sucesso entre públicos de diferentes idades (Divulgação)

O Millennium Shopping vai ser palco para um encontro repleto de cores, criatividade, brincadeiras e muita animação para os apaixonados por papelaria, arte e desenhos neste sábado (31). O “Millennium Paper Club” vai reunir os fãs de Bobbie Goods, coleção de livros de colorir que é febre mundial e um sucesso entre públicos de diferentes idades. O evento é gratuito e os participantes devem levar seu próprio material, como cadernos, canetinhas e adesivos.  Das 13h às 18h, quem for ao shopping poderá participar de atividades como a troca de adesivos, oficina de desenhos, brincadeiras e ainda interagir com personagens, como o Urso e as fadas, em um espaço instagramável, perfeito para garantir os melhores registros. A coordenadora de Marketing do Millennium Shopping, Elizandra Xavier, destaca que a programação especial foi pensada para públicos de todas as idades e é uma opção de programa para toda a família. “É um encontro que vai encantar tanto as crianças e jovens fãs de Bobbie Goods quanto os adultos que são apaixonados por papelaria e que também vão reviver a nostalgia da infância”, disse Elizandra. Fica a dica!

A Engeco Engenharia, líder no segmento de alto padrão na região Norte, realizou um evento exclusivo que agitou o mercado imobiliário de Manaus. A construtora reuniu os 30 principais corretores da cidade para um preview do estande de vendas do aguardado Complexo Ara Mirá, um empreendimento localizado na Avenida Via Láctea, no Morada do Sol, zona Centro-Sul, e que promete redefinir o conceito de luxo e sofisticação na capital amazonense. O evento, cuidadosamente planejado, teve como objetivo principal oferecer aos profissionais do setor uma imersão profunda no universo do Ara Mirá. A iniciativa demonstra a confiança da Engeco na qualidade e no impacto do projeto, além de reforçar o relacionamento estratégico com os corretores, peças-chave na comercialização de empreendimentos de alto valor. Maravilha!

A atuação dos agentes do Ibama resultou na inutilização de 16 dragas de garimpo, quatro rebocadores de apoio logístico, além da apreensão de uma embarcação tipo recreio, anteriormente utilizada para abastecer os garimpeiros (Divulgação)

Nos primeiros quatro dias da operação, a atuação intensa dos agentes resultou na inutilização de 16 dragas de garimpo, quatro rebocadores de apoio logístico, além da apreensão de uma embarcação tipo recreio, anteriormente utilizada para abastecer os garimpeiros. A Operação Nidaid Isquim é uma ofensiva decisiva contra o garimpo ilegal na região do rio Jandiatuba e seus afluentes, dentro do Vale do Javari, visando à proteção das comunidades indígenas isoladas, ribeirinhas e do ecossistema da Amazônia. O órgão desempenha seu papel na estratégia de enfrentamento, conduzindo as ações de campo para inutilização de equipamentos, coleta de provas e análise dos impactos ambientais. Durante a varredura realizada ao longo do rio Jandiatuba, de igarapés e lagos adjacentes, foram também apreendidas pequenas embarcações motorizadas e dezenas de aparelhos celulares. Esse material será encaminhado à Polícia Federal para subsidiar investigações que visam desmantelar redes criminosas envolvidas na exploração ilegal. “Seguimos executando nosso planejamento anual com diversas operações contra o garimpo ilegal. Desde o desmonte da cadeia de fomento ao Garimpo com apreensões de combustível e mercúrio ilegal, até o combate direto. Agora já são 1266 dragas e balsas inutilizadas pelo Ibama e seus parceiros desde 2023.” destaca Joel Araújo, Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas. As operações no rio Jandiatuba constituem ação conjunta do Ibama, Polícia Federal (PF) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e seguirá sem previsão de término. É por aí!

A Varanda Multiagência acaba de anunciar a conquista da conta do Laboratório Reunidos, marcando o início de uma colaboração focada no desenvolvimento de estratégias de publicidade abrangentes. A parceria, firmada neste mês de maio, contempla entregas tanto no ambiente online quanto offline, com o objetivo de consolidar a atuação do laboratório no mercado. Para Rodrigo Motta, fundador e diretor de publicidade da Varanda Multiagência, a colaboração com o Laboratório Reunidos representa a união de expertises. “Nossa agência está preparada para trazer soluções inovadoras que potencializem a comunicação do Laboratório Reunidos, reforçando sua credibilidade e o impacto positivo que ele gera na vida das pessoas através da saúde. É uma sinergia que promete resultados significativos”, declara. Muito bom!

O Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa pagou o repasse de patrocínio de R$ 10 milhões aos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, sendo R$ 5 milhões para cada (Divulgação)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa pagou, na segunda-feira (26), o repasse de patrocínio de R$ 10 milhões aos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, sendo R$ 5 milhões para cada. O pagamento do recurso reforça o compromisso do Estado com a realização de mais uma edição grandiosa do Festival de Parintins, considerado um dos maiores espetáculos culturais do Brasil. Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, a liberação do valor vai permitir que os bois avancem com mais tranquilidade na confecção dos materiais e alegorias que serão apresentados nos dias 27, 28 e 29 de junho, na Arena do Bumbódromo. “O governador Wilson Lima foi categórico: queria que o recurso saísse o mais rápido possível. Isso ajuda a fortalecer ainda mais o Festival de Parintins, que cresce a cada ano e promete ser, mais uma vez, o melhor de todos os tempos”, completou o secretário de Cultura. A expectativa é que, este ano, o festejo movimente aproximadamente R$ 184 milhões, um crescimento de 2,26% em relação ao ano anterior, e atraia cerca de 120 mil visitantes a Parintins, de acordo com informações da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). Para o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, o recurso de patrocínio chega em boa hora ao bumbá azul e branco. “Recebemos com alegria e responsabilidade o repasse. Esse recurso é essencial para organizar nossa produção e realizar um grande espetáculo. Nos ajuda a planejar e honrar compromissos com os nossos artistas. Só temos a agradecer ao governador Wilson Lima por reconhecer a força cultural do Festival de Parintins”, destacou Amoedo. O presidente do Garantido, Fred Góes, também falou sobre a importância dos recursos do governo ao bumbá da baixa do São José. “Temos um planejamento de pagamento com os nossos trabalhadores. E com a vinda desse recurso que o governador Wilson Lima assegurou para a gente lá atrás, para nós foi muito importante”, enfatizou. Realizado pelo Governo do Amazonas, o Festival de Parintins também conta com o patrocínio de grandes marcas como Coca-Cola, Samel, Bemol, Vivo, Natura, Eneva, Assaí Atacadista, Azul Linhas Aéreas e Bradesco e dos ministérios da Cultura e do Turismo.

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) fez visita técnica, segunda e terça-feira (26 e 27), ao município de Parintins para o monitoramento das ações de saúde que estão sendo preparadas para o Festival de Parintins 2025, que acontece de 27 a 29 de junho. O objetivo da missão, conforme explica a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, foi verificar as estruturas montadas e os fluxos de atendimento junto às equipes do Município. “A SES-AM vai atuar em Parintins com uma estrutura grande, integrando ações de assistência, com a vigilância em saúde, de modo a fortalecer a estrutura existente e potencializar os serviços que já ofertamos na cidade junto com o município”, detalhou a secretária.

Nesta quarta-feira (28/05) encerra o período de inscrições para a primeira edição do Laboratório Artístico Cênica Corporal, idealizado por Francisco Rider, da Cênicas Corporais Uma. O projeto vai selecionar jovens das periferias de Manaus para atividades que acontecem no mês de junho. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo contato [email protected]. O Laboratório Artístico Cênica Corporal propõe a criação, a formação, a pesquisa e a reflexão sobre a presença cênica do artista, seja bailarino, dançarino, de danças urbanas, populares ou do folclore; ou performers de outras artes, como teatro, performance, música, circo, artes visuais, entre outras.

BDay

Grace Benayon Zamperlini, Felipe Cunha, Tatiana Calderaro Tomaz, Edgard Franco de Sá, Ângela Segadilha, Valdir Gonçalves, Catarina Assi, Marcus Antonio Assis Oliveira, José Valério de Aguiar Corrêa, Valcerclei Nascimento e Dione Rocha figuram na lista dos celebrados aniversariantes desta quarta-feira, 28 de maio. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Jornalista e conceituada advogada, a queridíssima Angela Segadilha celebra nesta quarta-feira mais uma virada de folhinha. Parabéns, amiga
Novo queridinho da Rede Amazônica, Alex Costa está se saindo muito bem no comando do Jornal do Amazonas 2ª edição. Está agradando o público
Jornalista, tarimbada agente de viagens e professora universitária, Maria Helena Fonseca e uma das festejadas aniversariantes desta temporada. Muito querida, foi cumprimentadíssima. Parabéns, amiga querida
O aderecista parintinense Helerson Maia, a chef Débora Shornik e o artista plástico Jandr Reis movimentando a noite de ontem, no badalado Restaurante Caxiri Amazônia
Toda chique e empoderada, Virna Miranda Pereira distribui charme e educação por onde transita. Gosto dela
Zâmia Hebron é só paparicos e atenção para com sua mãe a queridíssima Zélia Hebron que ontem foi festejadíssima por mais uma virada de data. Coisa boa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.