Avanços do Governo do Amazonas na política de proteção infantojuvenil são apresentados em Brasília

O Amazonas participou da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes que foi promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), ontem (19), em Brasília (DF). A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) apresentou os avanços na construção do primeiro Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente do estado.

Considerado um marco para as políticas públicas de proteção infantojuvenil no estado, o Centro está com 70% da obra concluída. Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, trata-se de um recurso valioso para a proteção e bem-estar de crianças e adolescentes vítimas de violência.

“A construção do Centro Integrado e as ações em alusão ao 18 de Maio demonstram o compromisso do Governo do Amazonas com a proteção e bem-estar de crianças e adolescentes. Com uma abordagem integral e unificada, o centro será um importante recurso para a proteção infantojuvenil no estado”, disse Jussara.

Durante o evento, a Sejusc, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Cedca), apresentaram a estratégia da instituição. De acordo com o órgão, o centro reunirá todos os serviços de atendimento às vítimas e/ou testemunhas de violência em um só local, evitando a revitimização e promovendo a otimização dos atendimentos.

Com 24 ambientes no térreo e 15 no pavimento superior, o espaço contará com sala de exames, fraldário, brinquedoteca, recepção e uma entrada exclusiva para o atendimento de vítimas e testemunhas. A construção do equipamento fica nas dependências da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), o que auxilia todo o processo para evitar a revitimização, conforme detalhou a secretária. 

A aplicação de recursos para a reforma, adequação e ampliação do espaço é de R$ 3.120.698,88.

Representantes das 143 empresas do Pólo Industrial que irão participar da edição dos Jogos Sesi 2025, que se inicia no próximo dia 06 de junho (Divulgação)

Com a participação de 143 empresas inscritas, o Pólo Industrial de Manaus (PIM) se prepara para mais uma edição dos Jogos Sesi 2025, que terá início no próximo dia 06 de junho. As competições se estendem até novembro no Sesi Clube do Trabalhador. O Congresso Técnico, realizado na última sexta-feira (16), marcou oficialmente o lançamento do evento, reunindo os representantes das empresas participantes e reforçando o papel do esporte na promoção da saúde e integração entre os trabalhadores da indústria. De acordo com o coordenador dos Jogos Sesi, Haldo Gonçalves, o esporte é uma ferramenta poderosa de bem-estar físico e mental. Nesta edição, os trabalhadores-atletas vão competir nas seguintes modalidades: Futebol Sete Principal (masculino e feminino); Futebol Sete Master (masculino); Futebol de Campo (masculino); Futsal (masculino e feminino); Vôlei de Quadra (masculino) e Vôlei de Areia (masculino). O destaque fica para a modalidade Futebol Sete Principal Masculino, com expressivas 123 equipes inscritas, consolidando-se como a mais disputada da competição. Entre os destaques deste ano está o retorno da LG, que não participava há uma década. De acordo com Eisenhower Rebelo Silva, analista sênior de Cultura e Inovação da empresa, a volta da LG aos Jogos Sesi faz parte de um movimento estratégico de promoção do bem-estar e saúde mental dos colaboradores. Os Jogos SESI 2025 são promovidos pelo Serviço Social da Indústria (SESI-AM), com o apoio do SENAI Amazonas e da empresa V.V Refeições. Além de promover o espírito esportivo, a iniciativa reforça a importância da saúde, do trabalho em equipe e da valorização do capital humano no setor industrial. Muito bom!

Com apresentação da jornalista Chris Flores, experiente em programas de casamento, a Serasa lança um reality show especial para quem inicia a vida a dois. “Até que os boletos NÃO nos separem” combina entretenimento e educação financeira ao contar a história de quatro casais em diferentes etapas da realização de um casamento. Disponível no YouTube a série mostra como organizar a festa dos sonhos sem renunciar à saúde financeira, como evitar que o dia do “sim” se transforme no pesadelo das dívidas. Com leveza e bom humor mesmo em meio a relatos mais difíceis e menos emocionantes, o reality reforça que a organização do matrimônio só resiste mediante o uso responsável do crédito.  Vale conferir!

O Brasil voltou os olhos para uma das mais graves violações dos direitos humanos: o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes (Divulgação)

No último domingo (18), o Brasil voltou os olhos para uma das mais graves violações dos direitos humanos: o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A data, instituída oficialmente pela Lei Federal nº 9.970/2000, remete ao trágico caso da menina Araceli, de apenas 8 anos, assassinada em 1973 após sofrer violência sexual. Cinquenta anos depois, o crime ainda ecoa como alerta sobre a urgência de proteger nossas crianças e adolescentes. Em Manaus, ações de conscientização e prevenção têm sido intensificadas. No Abrigo Monte Salém, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade, a assistente social Socorro Cerqueira destaca o trabalho contínuo com os acolhidos e a equipe técnica. “Nós realizamos palestras de orientação, oficinas e rodas de conversa. É fundamental falar sobre o assunto com todos, inclusive com as crianças, de forma respeitosa e adaptada à realidade de cada uma”, explica. Segundo Cerqueira, os primeiros sinais de abuso podem passar despercebidos se não houver atenção dos adultos: “Mudanças de comportamento, distanciamento dos colegas, baixo rendimento escolar e medo excessivo são sinais de alerta. Cabe a todos – profissionais, pais, responsáveis e sociedade – estarem atentos”. A Presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas (Sindsemp-AM), Wladia Maia, também reforça a importância da data como instrumento de mobilização social. “O 18 de maio é mais que simbólico: é um chamado à ação. É preciso denunciar, romper o silêncio e garantir que esses crimes não fiquem impunes”, afirma. As denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do Disque 100, 190 ou 127 (Ouvidoria do MPAM), bem como diretamente no Conselho Tutelar. A luta contra o abuso e a exploração sexual é de todos, todos os dias.

Maior hub de educação e soluções para a prática médica no Brasil, a Afya lança a campanha “Parceria para a vida toda”, que reforça seu compromisso em acompanhar médicos e médicas em todas as etapas de sua trajetória profissional. Criada pela Next, a ação destaca a importância de contar com uma parceira sólida e confiável — desde a formação acadêmica até o exercício pleno da medicina. No Amazonas, Afya está presente nas cidades de Manacapuru e Itacoatiara, com unidades de graduação em Medicina, e em Manaus, com instituição de pós-graduação. é por aí!

Jair Jacmont, Rui Machado e Jandr Reis figuram entre os 7 artistas plásticos que estão presentes do documentário “Amazônia em todas as cores”, que será lançado nesta terça-feira, no Teatro Amazonas (Divulgação)

Em uma noite de celebração, a Associação Artbrasi promove, nesta terça-feirao (20), às 19h, o lançamento do documentário “Amazônia em todas as cores”. O palco para esse ciclo final de lançamento será o Teatro Amazonas, e contará com a presença dos sete artistas visuais que protagonizam a obra. A entrada para o evento é gratuita e para o público de todas as idades. Após o lançamento, a obra estará disponível nas plataformas digitais. O documentário “Amazonas em todas as cores” é um tributo à trajetória de alguns dos grandes ícones da arte e da Cultura amazônida, homenageando a atuação de artistas significativos para a construção do processo histórico das Artes no Amazonas. Os artistas visuais Jair Jacqmont, Otoni Mesquita, Priscila Pinto, Rui Machado, Jandr Reis, Cristovão Coutinho e Turenko Beça, arautos da Amazônia para o mundo, nessa obra, por meio de suas narrativas, brindam o público retratando momentos significativos de suas trajetórias artísticas, relação com o universo amazônico e seus contrastes – inspiração de suas obras, a atuação na produção e/ou gestão cultural e em outros segmentos artísticos. Sob a batuta da diretora e produtora Cultural, Ana Cláudia Motta, “Amazônia em todas as cores” enaltece as carreiras desses artistas, que trilham, entre 30 a 61 anos, os caminhos dedicados à arte e a cultural. A noite no Teatro Amazonas encerra o ciclo de lançamento da obra que também ocorreu na faculdade Fametro e na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O documentário, com duração de 75 minutos e classificação livre, reúne registros das memórias dos sete artistas ao longo dos seus 30, 40, 50 e 60 anos de carreira. Ao todo, foram 70 horas de gravação divididos em etapas, incluindo pré-entrevistas e entrevistas. Mais de 40 pessoas estiveram diretamente ligadas ao projeto, além das contribuições indiretas. Maravilha!

No dia 21 de maio, às 9h30, o auditório do Bosque da Ciência será palco de um momento extremamente importante: Edição especial dos Seminários da Amazônia. O palestrante convidado desta edição é Davi Kopenawa Yanomami, liderança indígena, referência mundial na defesa dos povos originários e da floresta amazônica. Com o tema “Em defesa da floresta e do povo Yanomami, no cenário de mudança climática (vingança da terra-mãe)”, o ativista fará um chamado urgente ao ativismo frente às crises humanitárias e ambientais que afetam a Amazônia. O evento é gratuito e aberto ao público. Que tal participar desse encontro entre ciência, ancestralidade e resistência? Fica a dica!

Wagner Moura, Kleber Mendonça e Maria Fernanda Cândido, o trio de artistas brasileiros que desembarcou na França para participar da 78ª edição do Festival de Cannes (Divulgação)

O trio de artistas brasileiros desembarcou na França para participar da 78ª edição do Festival de Cannes, onde o filme O Agente Secreto teve sua première mundial no domingo (18). Dirigido por Kleber Mendonça Filho (Bacurau, Aquarius), o longa é o único representante do Brasil na competição oficial e concorre à prestigiada Palma de Ouro. Estrelado por Wagner Moura, o filme se passa no Recife de 1977 e acompanha Marcelo, um professor de tecnologia que retorna à cidade natal tentando escapar de um passado misterioso. Maria Fernanda Cândido interpreta Elza, personagem central na trama. O elenco também conta com Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Alice Carvalho, Udo Kier e Thomás Aquino. A produção tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros ainda em 2025. Vamos aguardar!

As Forças Armadas intensificaram a Operação Ágata Amazônia 2025 – Comando Conjunto APOENA, sob coordenação do Ministério da Defesa, mobilizando cerca de 1.100 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em atuação integrada com os órgãos de Segurança Pública e agências governamentais, abarcando uma área de cerca de 510 mil quilômetros quadrados no estado do Amazonas, território equivalente ao da Espanha, com a missão de manter a nossa soberania e intensificar a presença do Estado na faixa de fronteira. Ela reforça a ação coordenada entre os diversos atores envolvidos, de diferentes esferas, ao promover uma resposta aos desafios existentes na porção ocidental da Amazônia. A Operação Ágata Amazônia 2025 reflete o compromisso das Forças Armadas com a proteção da Amazônia, dos seus recursos naturais e dos amazônidas, em comunidades de difícil acesso, contribuindo com o atendimento básico de saúde e serviços essenciais. Aplausos!

Festejada aniversariante do domingo a colunista e apresentadora Trícia Tadros Pinho, ganhou mensagens carinhosas do marido Jorge Pinho e dos filhos Luiz Eduardo e Maria e também de amigos queridos. Honrarias merecidas
Tradicional, o notário Ronaldo Leite ao lado de sua amada Fátima. recebeu convidados no sábado em alinhada recepção no Le Lieu, dezenas de amigos que foram cumprimenta-lo pela chegada de seus 70 anos redondinhos. Coisa boa
O advogado e jornalista Júlio Antonio Lopes com sua Jozélia, emolduram o aniversariante casal Ronaldo Leite muito feliz lado de sua mulher Fátima
Carlos Miguel Castro e sua inseparável e amada Helena Brito também foram cumprimentar o notário Ronaldo Leite na sua festa de aniversário
Quem também marcou presença na festa de 70 anos do solfejado tabelião Ronaldo Leite foi a queridíssima e muito elegante Luciana Felicori. Lacrou geral
Sempre de bem com a vida, o querido Gustavo Franco de Sá, cercado pela família festejando a noite de ontem, seus 88 anos redondinhos. Parabéns, amigo. Vida longa com muitas alegrias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.