Fieam reúne Conselheiros da Suframa e PIM para discutir incentivos à bioeconomia

Em reunião com representantes do governo federal e das entidades do setor produtivo, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e membros do Conselho de Administração da Suframa (CAS) discutiram na quarta-feira (25), no Sesi Clube do Trabalhador, o fortalecimento e o mecanismo para melhoria do ambiente de negócios do Pólo Industrial de Manaus (PIM) a fim de atrair mais investimentos para o estado.

O encontro, que também contou com a participação de representantes das maiores empresas do PIM, antecedeu a 299ª reunião do CAS realizada ontem (26), que avaliou 34 projetos com investimentos estimados em mais de 325 milhões de dólares e geração de 3 mil e 400 empregos, quando em plena atividade.

“Estamos diante de um novo desafio, que certamente nos abrirá horizontes, especialmente para conciliarmos o desenvolvimento regional com a sustentabilidade ambiental”, disse o presidente da Fieam, Antonio Silva, ao ressaltar o objetivo da Resolução do CAS 02/2021 recentemente editada, que regulamenta um leque de incentivos fiscais para estimular as cadeias produtivas locais, com inovação e aproveitamento da rica biodiversidade da Amazônia. É por aí!

Revitalização de armazéns no Porto de Manaus prevê mais de mil empregos diretos e indiretos

Em plena obra de revitalização o Armazém 20/23, na orla portuária de Manaus, ganhou estande de vendas para comercialização dos seus valorizados espaços (Divulgação)

Unindo o tradicional ao moderno, em outubro, Manaus recebe a conclusão das obras do Armazém 20 e 23, localizado na área portuária. Um complexo com mais de 120 lojas e que vai gerar mais de mil empregos diretos e indiretos. O projeto de revitalização dos armazéns conta com a atuação conjunta do poder público para valorizar o centro histórico de Manaus, impulsionar o comércio em um ambiente atraente e seguro aos consumidores. o mesmo caminho em busca da vitalidade econômica. “De forma microeconômica, o Centro tem potencial de consumo, geração de empregos e arrecadação para o erário. O grande desafio do Centro das cidades é manter a organização, limpeza e segurança. A iniciativa privada pode e deve colaborar com isso em harmonia com o poder público”, disse Esdras Gonçalves, diretor da MM Empreendimentos, incorporadora responsável pela transformação do Armazém 20 e 23. Maravilha!

Núcleo de Empreendedorismo e Inovação 

Ao completar três anos de fundação este mês, a Faculdade Santa Teresa anuncia a implantação do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação. A mantenedora da faculdade, Maria do Carmo Seffair, explica que o núcleo vai funcionar como um espaço multidisciplinar de preparação dos estudantes. A proposta é mostrar o leque de opções dentro de cada área que pode ser explorado e ajudar os alunos a desenvolver diferentes competências para se destacar no mercado de trabalho.

Capacho

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já é crescidinho, para ser tão capacho. Volta e meia aparece na mídia, vacinando figuras públicas contra a covid-19. Francamente. Agora, Queiroga vacinou o deputado Eduardo Bolsonaro, que, há pouco tempo, vociferou palavrões contra a importância do imunizante. Tal pai, tal filho. Não demora gênios palacianos montarão palanque para ver o serviçal Queiroga vacinar Bolsonaro. Não se sabe se contra covid ou contra raiva. Queiroga deveria vacinar brasileiros simples, trabalhadores, idosos, cidadãos que merecem todo o apreço dos governantes. Que ralam pelo sustento da família. Assim mereceria aplausos. ( Vicente Limongi Netto)

Hermanitos encerra primeiro semestre com mais de 5 mil atendimentos

A OSC Hermanitos já tem 2,7 mil famílias cadastradas e mais de 5 mil pessoas atendidas pela instituição. Belo trabalho (Cristie Sicsú)

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos atua em prol de refugiados venezuelanos que chegam em Manaus, garantindo suporte como cursos, capacitação e acesso à informação para que possam se desenvolver, entrar no mercado de trabalho e ter uma melhor qualidade de vida. Mesmo com os desafios impostos pela pandemia do Coronavírus, que se intensificou no início de 2021, a instituição garantiu resultados expressivos nos projetos realizados, no primeiro semestre, com mais de 2,7 mil famílias cadastradas e mais de 5 mil pessoas atendidas pela instituição. Para os últimos meses de 2021, a intenção do Hermanitos é iniciar novos projetos, continuar os que já estão em andamento e cumprir as metas estabelecidas para o ano, como a ampliação dos atendimentos. Muito bom!

Maratona de Hackathon ‘Manaus Visão Hack 2021’

Chancelada pela Prefeitura de Manaus, a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Instituto Visão Amazônica, dá início às 18h desta sexta-feira (27), à Maratona de Hackathon ‘Manaus Visão Hack 2021’, no Casarão da Inovação Cassina, Centro. A competição, com 104 inscritos terá a duração de 48 horas, encerrando no domingo (29). A ação obedecerá a todas as recomendações sanitárias de combate à Covid-19, como uso obrigatório de máscara e álcool em gel, além do distanciamento entre os participantes. Sucesso aos participantes!

Prêmio reconhece soluções para melhoria da educação pública na Amazônia

A FAS e o Instituto Unibanco criaram o Prêmio Experiências Transformadoras em Educação Pública na Amazônia que vai premiar as três melhores iniciativas da região com incentivos de até R$ 6 mil (Divulgação)

A educação na Amazônia enfrenta complexidades específicas, que vão desde a extensão territorial até a diversidade de povos, culturas e línguas. Os desafios são inúmeros: altos custos de deslocamento, infraestrutura precária, dificuldades de acesso à internet, entre outros. Com o objetivo de estimular soluções para superar esses gargalos, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e o Instituto Unibanco criaram o Prêmio Experiências Transformadoras em Educação Pública na Amazônia, que reconhecerá iniciativas de educação pública desenvolvidas na região e premiará as três melhores com incentivos de até R$ 6 mil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de setembro através do link: abre.ai/premioeducacao.  

Diário da Covid

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) divulgou o consolidado diário de vacinação contra Covid-19 no Amazonas. Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 3.099.986 doses foram aplicadas em todo o estado até esta quinta-feira (26), sendo 2.237.922 de primeira dose, 818.198 de segunda dose e 43.866 com dose única. A informação está disponível no site da FVS-RCP – www.fvs.am.gov.br.

Força-tarefa para concluir obras de modernização de abastecimento de água no sistema São Jorge

A concessionária Águas de Manaus montou uma força-tarefa para finalizar a obra do sistema hidráulico São Jorge, na zona Oeste de Manaus. Mais de 40 mil moradores da região serão beneficiados (Divulgação)

As obras de modernização do sistema hidráulico São Jorge estão próximas da conclusão. Além do bairro São Jorge, o sistema também contempla a Vila da Prata e os conjuntos Jardim dos Barés e Vitória Régia, todos na zona Oeste de Manaus. Para finalizar as intervenções nos próximos 90 dias, a concessionária Águas de Manaus montou uma força-tarefa para finalizar a obra. Mais de 120 trechos de obras estão programados. O pacote de melhorias inclui a implantação de mais de 2.100 mil metros de novas tubulações de água, mais de 500 normalizações de abastecimento e a implantação de equipamentos como válvulas reguladoras de pressão, registros e macromedidores de vazão.Entre os principais benefícios, a modernização substituirá redes antigas, garantindo maior segurança aos moradores. Mais de 40 mil moradores da região serão beneficiados. Os moradores agradecem!

BDay

Jaime de Araújo Covas, Rosana Nascimento, Domingos Chalub,Vera Lúcia Tribuzy, Guy Lanfray (em Paris-França), Clara Hebron Magalhães, Charles Garcia,Terezinha de Jesus Soares e Lucas Marques Pinheiro figuram entre os felizes aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo das merecidas homenagens. A todos, os parabéns da coluna.

GALERIA

Médico bioquímico aposentado, Jaime de Araújo Covas recebe nesta sexta-feira todos os confetes por mais uma virada de folhinha. Parabéns, amigo querido
A magistrada Lúcia Viana e a arquitetas Anne César Cavalcante dividiram mesa e bate-papo informal no almoço de ontem, no La Parrila. Gosto delas
Aniversariante da temporada a fotógrafa Sílvia Castro de Oliveira festejou sua data maior em Lisboa, onde habita atualmente. Saúde, minha querida
No melhor estilo botequeiro o descolado Marco Araújo leva seu charme para passear no tradicional Bar do Armando, no Centro de Manaus
Em visita ao Casarão de Ideias, Mazé Mourão deixou-se envolver pelas cores da artista Frida Kahlo. Ficou ótima
No salão nobre do Clube Sesi do Trabalhador, Algacir Antônio Polsin (superintendente Suframa), Nelson Azevedo (vice-presidente da Fieam), Antonio Silva (presidente da Fieam), Wilson Périco (presidente do Cieam) e o Secretário de Segurança Pública do Amazonas, Carlos Alberto Mansur (Divulgação)