Nelson Azevedo recebe título de Cidadão do Amazonas

O empresário e 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo dos Santos, receberá na terça-feira, 25, Dia da Indústria, o título de Cidadão do Amazonas, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. O projeto de lei foi proposto pelo deputado Adjuto Afonso (PDT), e subscrito pelo deputado Dermilson Chagas (PP).

“Recebo esse título com muita alegria, gratidão e humildade”, disse Nelson Azevedo, que nasceu em Oriximiná (PA), mas desde os 13 anos de idade escolheu o Amazonas para morar, estudar e trabalhar. “Aqui tive minha formação acadêmica, trabalhei no serviço público estadual, em indústrias de primeira linha em termos tecnológicos e virei empreendedor / empresário”, disse o diretor-presidente da Poliamazon Metalúrgica da Amazônia Ltda.

Azevedo é também diretor regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no Amazonas, coordenador geral das Coordenadorias da FIEAM, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Manaus (SIMMMEM) e coordenador geral do Comitê de Apoio ao Desenvolvimento do Agronegócio no Amazonas. Homenagem merecidíssima!

A solidariedade de Alok

Após assistir reportagem na tevê o DJ Alok propõe ajuda às famílias carentes (Reprodução/Instagram)

Comovido com a situação das famílias retratadas no Profissão Repórter na noite da última terça-feira (18), o DJ Alok usou suas redes sociais para oferecer ajuda às pessoas que estão passando dificuldades durante a pandemia de coronavírus. A reportagem mostrou a realidade das famílias que dependem do novo auxílio emergencial para sobreviver. Em seu Twitter, após assistir ao programa, o artista tentou contato com a produção do jornalístico, que é comandado por Caco Barcellos. “Profissão Repórter de hoje tá muito forte! Muito triste, mas muito necessário. Por favor, @profreporter, me passa o contato dessas famílias que vocês acompanharam no programa de hoje!”, pediu o artista. “A reportagem do @profreporter de hoje deveria reprisar amanhã no horário nobre na Globo”, postou ainda. Vale ressaltar que o auxílio emergencial de 2021 pago pelo Governo Federal é divido em quatro parcelas. De acordo com os novos valores, os pagamentos variam entre R$ 150 e R$ 375, dependendo da quantidade de integrantes na família. Sem comentários! (Fonte: Revista Caras)

Feira do Maninho

A partir de agora o Millennium Shopping conta com um espaço totalmente dedicado ao comércio de produtos regionais, a Feira do Maninho. Localizado no G1, em frente à escada rolante, o espaço funciona todos os dias, de segunda-feira a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 12h às 18h. E quem visitar o centro de compras ainda poderá prestigiar os músicos locais, que comandam a trilha sonora da praça de alimentação do shopping. Frutas, verduras, legumes, polpas de fruta, goma de tapioca e farinha são alguns dos itens que podem ser encontrados na feira. Confira!

Guaraná Tuchaua premia torcedores do Manaus FC

O Guaraná Tuchaua vai realizar um concurso que premiará três torcedores do Manaus FC, com uma camisa oficial do time (Divulgação)

Em comemoração ao mês de aniversário do Manaus Futebol Clube, o Guaraná Tuchaua realiza até às 23h59 do dia 31 de maio, um concurso que premiará três torcedores com uma camisa oficial do time. Para participar da ação basta postar uma foto no Instagram mostrando o seu amor pelo Guaraná Tuchaua e o Gavião do Norte, com a hashtag #AmoTuchauaEManausFC e marcando os perfis  @guaranatuchaua e @manausfc. A foto deverá ter um Guaraná Tuchaua e algo que represente o Manaus FC, como uma camisa, boné, flâmula ou bandeira. Os participantes estão livres para usar a criatividade e vale, inclusive, incrementar o post com uma frase que descreva todo o carinho do torcedor pelo time. O concurso vale para as cidades de Manaus (AM), Parintins (AM), Manacapuru (AM), Belém (PA), Santarém (PA), Marabá (PA), Porto Velho (RO), Ji-Paraná (RO), Ariquemes (RO), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Macapá (AP).

Parquinhos abertos

Os parques que funcionam no Amazonas Shopping, o Florestinha, Puppy Play e o Pet Park, voltaram a funcionar após flexibilização estabelecida em decreto do governo do estado. Os parques estão adotando uma série de medidas para garantir a segurança dos frequentadores. A garotada vai adorar!

Fiocruz interrompe produção de vacina de Oxford

Fiocruz interrompeu a produção da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 por falta de insumo (Reprodução Internet)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) interrompeu na quarta-feira (19), a produção da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 por falta de insumo. As máquinas desligadas fazem a primeira etapa da produção e somente serão religadas na próxima terça-feira (25). Foram desligados os equipamentos que misturam os ingredientes, que fazem o envase e a rotulagem da vacina, ou seja, etapas que correspondem à primeira semana de produção da vacina. A interrupção na linha de produção irá provocar um impacto de cerca de 2,5 milhões de doses a menos, na entrega prevista para a terceira semana de junho. Isso porque as doses a serem entregues até o início de junho já foram produzidas com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado que ainda tinha no estoque. E novela continua!

FAS instala mais pontos de telessaúde nas RDS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) está instalando mais 39 pontos de telessaúde nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Anamã, Mamirauá, Uacari, Uatumã, Rio Negro, Puranga Conquista e Piranha, além da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, a Reserva Extrativista (Resex) Catuá-Ipixuna e em diversas comunidades do interior do Amazonas. A ação tem o apoio da Embaixada da França e do Todos Pela Saúde, iniciativa do Itaú Unibanco para combater a covid-19 e representa um grande avanço no atendimento básico de saúde. O projeto beneficiará comunidades localizadas nos municípios de Coari, Tefé, Maraã, Uarini, Carauari, São Sebastião do Uatumã, Barreirinha, além da comunidade indígena Riozinho de Nhamundá.

Senadores elogiam operação da PF que investiga Ministério do Meio Ambiente

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, teve sigilo bancário e fiscal quebrados pela operação Akuanduba realizada pela Polícia Federal (Reprodução Internet)

Senadores manifestaram apoio à operação da Polícia Federal (PF) deflagrada na quarta-feira (19) para apurar ações do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Eles esperam que a investigação ajude a corrigir os rumos dos órgãos. A operação, de nome Akuanduba, apura crimes contra a administração pública (corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando) praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro e investiga o tráfico de madeira obtida através de desmatamento ilegal na Amazônia. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Ibama, Eduardo Bim, tiveram sigilos bancário e fiscal quebrados. Bim foi afastado do cargo por decisão judicial. Escritórios no Distrito Federal, São Paulo e Pará, além da residência do ministro, foram alvos de apreensão de documentos. Fonte: Agência Senado

Fórum debate inovação em investimentos na bioeconomia da Amazônia

Entre os dias 14 e 25 de junho, pesquisadores, especialistas, empreendedores, investidores, gestores públicos e representantes da sociedade civil vão se reunir virtualmente para debater caminhos para a criação de novos mecanismos de financiamento de negócios ligados à bioeconomia da Amazônia. Fruto da parceria entre a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável Amazônia Legal, o Fórum de Inovação em Investimentos na Bioeconomia Amazônica (F2iBAM) busca proporcionar um espaço de troca de informações sobre empreendimentos, projetos e programas com o objetivo de repensar fontes de financiamento capazes de alavancar a economia verde como uma nova matriz de desenvolvimento. A biodiversidade amazônica tem se apresentado como chave para fomentar modelos econômicos capazes de agregar valor à floresta em pé e de gerar prosperidade para as comunidades locais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site: www.bioeconomiaamazonica.com.br.

BDay

Carlos José Arantes Esteves (em Rio Branco-AC), Dirmênia Paracat, Jaime Mendonça, Socorro Cavalcante Coimbra, Leonardo Álvares, Esther Koiffman, Rosedilson Lopes Assis Júnior, Vitória Fernandes, Netto Santos, Felicidade Suzy e Anoar Samad figuram na lista das festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Meu amigo de juventude, o advogado amazonense e cidadão do Acre, Carlos José Arantes Esteves, é um celebrados aniversariantes desta sexta-feira. Parabéns, caríssimo
A queridíssima Socorro Cavalcante Coimbra celebra hoje ao lado do marido José Henrique mais um maio na sua vida. Santé
Médica anestesiologista gabaritada e amiga querida, Dirmênia Paracat recebe hoje os merecidos cumprimentos pelo sei aniversário. Feliz cumpleaños
Parintinense da gema, Roberto Viana (Balaco) festejou ontem ao lado de sua Nara Suelen, mais virada de folhinha. Congratulations