Nacer celebra Dia da Adoção com live para tirar dúvidas sobre o tema

Demonstração do amor incondicional de quem deseja se tornar pai ou mãe, a adoção é um processo complexo, que precisa ser feito de maneira consciente. Para tirar as dúvidas de quem está interessado em adotar, o Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer) realizará uma live no Instagram (@abrigonacer), na próxima segunda-feira (25), às 19h, com a presença de especialistas no tema.

A iniciativa marca a comemoração do Dia Nacional da Adoção, data que visa promover debates sobre um dos princípios mais importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): o direito à convivência familiar e comunitária com dignidade.

Segundo o diretor do Nacer, Cleslley Rodrigues, a proposta da live é garantir que as pessoas que estão planejando adotar recebam as orientações adequadas, além de conhecer todo trabalho e cuidados que envolvem o processo.

A transmissão ao vivo terá a participação da juíza titular da Vara da Infância e Juventude, Rebeca Mendonça de Lima; da presidente do Grupo de Apoio aos Pais Adotivos do Amazonas (Gapam), Iracy Rocha; e da diretora do Lar Batista Janell Doyle, Magaly Araújo.

Para a juíza Rebeca Mendonça de Lima, é importante seguir sensibilizando a sociedade sobre o tema mesmo durante o período de isolamento social, para lembrar que existem crianças e adolescentes nos abrigos à espera de uma família. Segundo ela, Manaus possui atualmente 37 crianças aptas a serem adotadas.

Governo Federal vai repassar R$ 1 bilhão ao Amazonas

Histórica! Assim o governador Wilson Lima classificou a reunião entre os governadores dos estados e o presidente Jair Bolsonaro, realizada ontem (21) por videoconferência. Na pauta, a sanção do Projeto de Lei Complementar nº 39/2020, que estabelece um programa de auxílio financeiro aos entes federativos durante a pandemia. Com a medida aprovada pelo Congresso Nacional no início de maio, o Amazonas espera repasse da ordem de R$ 1 bilhão em recursos do Governo Federal. Segundo o governador, a expectativa é que o projeto seja sancionado nas próximas horas pela Presidência da República. Na avaliação de Wilson Lima, a ajuda federal vai ser importante para o Amazonas manter a sua saúde financeira diante da pandemia, que tem impactado as atividades econômicas e a arrecadação. É por aí!

Sunset Sension Live

Cinco DJs da cena local se reúnem no domingo (24), a partir das 15h, para comandar o projeto “Sunset Sension Live”, com transmissão ao vivo pela internet. A iniciativa tem a proposta de arrecadar doações para ajudar os produtores e atrações prejudicados pela pandemia. A transmissão será feita diretamente do Unba Sushi Bar, localizado na Ponta Negra, com portões fechados. O público poderá acompanhar a “balada” pelo Instagram @unsushibar, do canal Sunset Live Am no YouTube e pela página House State no Facebook. A programação começa com o DJ John Cavalcante, seguido, às 16h, pelos DJs Korea e Silvio Leão, que tocam no estilo B2B. A partir das 17h30, o veterano Cézar Dantas assume as pick-ups e, às 19h, será a vez do DJ Iann Wenery. Eric Cabral encerra o evento às 20h. Durante a live, as doações poderão ser pela plataforma Vakinha e pelo Super Chat do YouTube. Mais informações através do telefone: (92) 9478-4950.

Descarte correto do lixo em Manaus 

Pelo segundo ano consecutivo, Manaus vai receber o “2º Encontro Municipal Lixo Zero de Melhores Práticas”, agendado para os dias 26, 27 e 28 deste mês. O objetivo é chamar a atenção da população e das autoridades para a questão do descarte de lixo nas cidades. Estará presente na abertura do evento o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Rodrigo Sabatini, além do embaixador do Instituto no Amazonas, o biólogo Daniel Santos. Devido à pandemia por coronavírus e o isolamento social, o encontro será realizado por meio digital, em live. O acesso para participação é por meio do link que será disponibilizado no Instagram @manaus_lixo_zero, nos dias de programação do encontro. Fica a dica!

Aulas de balé on-line em quarentena

Para não deixar o corpo parado, aliviar o estresse e auxiliar na melhoria da qualidade de vida, a dança tem sido opção de incentivo para a prática de atividades físicas em casa. É o que tem feito a professora de balé e jazz, Rafaela Oliveira, com a turma de alunas do Serviço Social da Indústria (Sesi Amazonas). Em meio a mudanças causadas pela pandemia, a instituição oferece aulas de balé, online. A experiência já está na terceira aula, com cada vez mais adesões de alunos e, de acordo com Oliveira, reunidos em duas turmas de balé com uma hora de aula por semana, por enquanto. A ideia é ampliar a prática para outras modalidades, como a dança contemporânea e jazz, além de aumentar o número de aulas por semana, conforme novos ingressos de alunos. Aplausos para a iniciativa!

Testes rápidos para diagnóstico de Covid-19

Um total de 200 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 foi disponibilizado, ontem (21), para moradores de três Unidades de Conservação (UC) Estaduais gerenciadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A entrega foi realizada em comunidades da zona rural de Manaus e  Iranduba, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Os testes disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) foram encaminhados para a comunidade indígena Três Unidos, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Aturiá-Apuauzinho (80 testes); para a comunidade Acajatuba, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro (100 testes); e para a comunidade Bela Vista, na RDS Puranga Conquista (20 testes).

 Aplicação de recursos no combate ao novo coranavirus

A Comissão de Auditoria Especial do Governo do Estado, designada para analisar os recursos destinados ao combate à Covid-19, dá andamento aos trabalhos. Os técnicos, que integram a Controladoria-Geral do Estado (CGE), encaminharam quatro Notas Técnicas a todos os órgãos e entidades estaduais, com orientações relacionadas à transparência, obras, pesquisa de preços e aquisições. O grupo analisa os principais investimentos, o que inclui os recursos federais e estaduais destinados às ações de combate à Covid-19 no Amazonas. As informações são repassadas pelas Unidades Gestoras à equipe da CGE, que busca orientar os gestores com o intuito de garantir a correta aplicação dos recursos públicos. A compilação dos dados será apresentada no relatório final, com prazo previsto para entrega na primeira quinzena do mês de junho.

Drive-thru no Shopping Ponta Negra

A partir desta sexta-feira (22), os clientes do Shopping Ponta Negra, na Avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra, poderão realizar compras por meio dos WhatsApp das lojas e retirar os produtos no estacionamento localizado no piso G1. A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte aos lojistas nesse período de isolamento social devido à pandemia do Coronavírus, garantir as vendas para o Dia dos Namorados e ainda contribuir para o relacionamento dos clientes com as marcas.  O drive-thru do centro de compras funcionará das 14h às 20h e será necessário agendar com a loja, na hora da compra, o dia e horário de retirada do produto. Ao chegar ao estacionamento, o cliente deverá aguardar a orientação da loja com o número do guichê para atendimento. 

Cenarium

Recebemos ontem, via Ana Claudia Jatahy, um exemplar da Revista Cenarium, edição de abril. Bem elaborada e com matérias atuais e interessantes, a publicação estampa na capa o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), conselheiro Mario de Mello. A matéria principal é a entrevista bem conduzida pela jornalista Paula Litaiff, com o comandante do TCE/AM, onde ele fala sua trajetória, de sua vivência em Brasília (DF), onde atuou por 26 anos como chefe da Representação do Estado do Amazonas, e de diversos assuntos inerentes da entidade que dirige. Gostei!

BDay

Murilo Rayol, Helena Demes Ribeiro, Hugo Araújo, Rubelmar de Azevedo Filho, Magno Duarte e Eustáquio Libório figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

O conselheiro Mário de Mello presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) é capa e entrevistado da Revista Cenarium, edição do mês de abril (Reprodução)
Aniversariante da temporada, a elegante Helena Demes Ribeiro festeja hoje, ao lado do marido Júlio Verne, mais uma virada de folhinha. Cheers
Sempre de bem com a vida, o engenheiro civil e construtor Murilo Rayol é um dos festejados aniversariante desta sexta-feira. Parabéns, amigo
Sandra Salignac e Edna Machado, grandes amigas e gente da melhor qualidade. Gosto delas (Pedrinho Aguiar)
A juíza titular da Vara da Infância e Juventude, Rebeca Mendonça de Lima participa no dia 25, de live sobre adoção promovida pelo Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer)
Os antenados Brando e Dulce Mendes, corretos, discretos e amigos dos amigos (Pedrinho Aguiar)
O DJ Silvio Leão é presença confirmada na Sunset Sension Live, domingo (24), a partir das 15h no Unba Sushi Bar, localizado na Ponta Negra, com transmissão pela internet (Divulgação)
Em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, o Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer) promove, no dia 25, debate sobre um dos princípios mais importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): o direito à convivência familiar e comunitária com dignidade (Reprodução)