Maués Folia 2018 vai agitar a Terra do Guaraná com grandes atrações

Começa neste sábado (10) o Maués Folia 2018, festividade promovida pela prefeitura da Terra do Guaraná (a 253 quilômetros de Manaus) que tem como grande atração o retorno dos desfiles de quatro escolas de samba do município – únicas no interior do Estado – e também a apresentação de 14 blocos, shows e bailes em uma maratona de 42 horas de festa na passarela do samba montada na avenida Dr. Pereira Barreto, no Centro da cidade. Com expectativa de receber mais de 5 mil visitantes, a gestão de Junior Leite reforçou o sistema de segurança da festa, com revistas e detector de metais nas entradas de acesso à passarela do samba e também com ampliação da estrutura de atendimento nos postos de saúde. “O Carnaval de Maués é para toda a família. Além da variedade na programação, em 2018 estamos preparados para fazer a folia mais divertida e segura do Amazonas”, destacou o prefeito Junior Leite.

 

 

Campos da Mente

Um capacete que “lê os pensamentos” e permite que pessoas portadoras de enfermidades extremamente debilitantes comuniquem frases através do código Morse. Esse foi um dos protótipos de invenções criadas na Zona Franca de Manaus (ZFM) e desenvolvidas pela equipe do pesquisador Manuel Cardoso, a partir de recursos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), apresentado ao superintendente da autarquia, Appio Tolentino, representantes de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e potenciais investidores, na sede da Suframa. A invenção é denominada Mind Field Communication (MFC) e o protótipo consiste em um sensor eletroencefalográfico que mapeia os sinais neurais para reproduzir os impulsos cerebrais em letras e palavras. Conforme o pesquisador, o código Morse foi escolhido para facilitar a utilização de pessoas portadoras de doenças como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) – doença que faz seus portadores perder progressivamente a capacidade físico-motora, mas que não afeta a atividade cerebral e a cognição. Muito bom!

 

Cordialidade

O novo gerente de Aeroporto da Latam em Manaus, Leonardo Gomes, e a assistente da companhia aérea, Daniela Ferreira, estiveram nesta quinta-feira, 08, na sede da Amazonastur para uma visita cordial. Durante o encontro com o presidente Orsine Junior, o gerente reforçou o compromisso da empresa com o destino Amazonas e esclareceu que a Latam está estudando propostas para melhorar a operação no Estado.

 

Artesanatos do Mundo
A Feira Internacional de Artesanato e Decoração começa neste sábado (10), no Manauara Shopping. O evento é aberto ao público e segue até o dia 15 de março, e o público ser levado em uma viagem pela cultura vários países, entre eles: Chile, Peru, Turquia, Paquistão, Emirados Árabes e também os Estados Unidos da América. De acordo com Juliano Michei, produtor do evento, a Feira Internacional de Artesanato e Decoração tem mais de cinco anos de experiência, e devido ao sucesso dos anos anteriores, a feira retorna a Manaus com uma nova roupagem em sua organização. “Projetamos uma montagem arrojada onde o público poderá interagir e conhecer um pouco da arquitetura da Grécia e Egito antigo”, diz o produtor.

 

Campanha de Proteção
A Prefeitura de Manaus vai abrir alas para a Campanha Municipal de Combate à Exploração Sexual e Trabalho Infantil, durante toda a Semana Gorda de Carnaval. A sensibilização e orientação dos foliões será realizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).A campanha institucional será trabalhada nos desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso, a partir desta sexta-feira, 9/2, e no sábado 10/2, no desfile do Grupo Especial, ambos no Centro de Convenções de Manaus — Sambódromo. Sessenta servidores estarão atuando pelo Sambódromo sensibilizando e orientando os foliões, sobre a exploração sexual e trabalho infantil, proibição da venda de bebida alcoólica e cigarro para menores de 18 anos.

 

Prêmio Nacional
O projeto ‘Educação de Qualidade, Responsabilidade de Todos’, desenvolvido na Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, no bairro da União, zona Centro-Sul, e idealizado pelo gestor da unidade Rodrigo Froes, venceu o Prêmio Nacional Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de quarta-feira, 7/2, em Curitiba (PR). A escola municipal participou na categoria Educação. Ao todo foram apresentados 80 projetos desde a primeira fase do concurso. Na segunda, foram 40 projetos finalistas, de várias regiões do país, mostrando nas apresentações suas ideias de empreendimentos sustentáveis desenvolvidos nas categorias Ambiental, Econômica, Social e Educação. A premiação buscou reconhecer projetos de empresas, pessoa física e estudantes, que pudessem ser referência para o desenvolvimento sustentável da região em que estão inseridos e do país, promovendo impactos positivos na sociedade.

 

Alerta
Os 513 lojistas que assinaram Termo de Permissão de Uso (TPU) para abertura do Shopping Phellipe Daou, no dia 10 de dezembro do ano passado, têm até este sábado (10), para abrir suas lojas ou lanches, no referido empreendimento.  A condição está prevista em documento assinado entre os permissionários e a Subsecretaria Municipal do Centro Histórico (Subsemch), parágrafo segundo. Os lojistas que não atenderem às regras acordadas no TPU, poderão, de acordo com o parágrafo primeiro, cláusula quinta, perder o direito ao uso do bem e, a partir daí, serem excluídos de nova inclusão em qualquer Centro de Comércio Popular implementado pelo Município. Olho vivo!

 

Bandas e blocos na rua, é Carnaval
O fim de semana gordo de Carnaval, que terá o Desfile Oficial das Escolas de Samba reunirá, também, 55 bandas e blocos de rua em Manaus, em todas as zonas da cidade. A programação, que começa nesta sexta-feira, segue até a terça-feira (13), com várias opções que vão desde as tradicionais marchinhas de Carnaval, passando pelas bandas mais modernas, frevo e até mesmo gospel, para quem preferir ter um momento de reflexão. As festividades são realizadas pelas próprias comunidades, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). As bandas e blocos de rua já fazem parte do calendário oficial da cidade.

Passarela

Pedro Vieira de Castro Filho, Lívia Prado, Junior Vieira, Yukie Lima, Eron Bezerra e Leopoldina Folhadela, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Uma nova faixa de pedestres foi implantada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul, próximo ao Terminal Rodoviário de Manaus. A sinalização atende à solicitação dos moradores e segue às normas que garantem segurança para as pessoas que utilizam a travessia.

Ação integrada do Governo do Estado entre Amazonastur e Secretaria de Estado de Cultura – SEC, vai promover o Amazonas durante o South By Southwest – SXSW 2018. O evento, que acontece há mais de 25 anos, será realizado no mês de março em Austin, Texas, nos Estados Unidos, sendo um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia que todos os anos recebe cerca de 20 mil pessoas.

Nesta sexta-feira, o restaurante  Bodega da Vila acena com uma programação especial para quem gosta da folia momesca com o melhor das marchinhas e  sambas de enredos clássicos, tudo isso na voz do grande  sambista Junior Rodrigues, a partir das 21h. O resto está localizado à rua Vila Amazônia, esquina com a rua Maceió, bairro Nossa Senhora das Graças.

Os frequentadores da Praça Antônio Bittencourt, mais conhecida como a Praça do Congresso, já podem contar com mais uma opção para acesso aos livros e à leitura: a Banca Biblioteca Farias de Carvalho. Instalado num quiosque climatizado, com mesas e cadeiras na parte externa, o espaço é um misto de biblioteca e sebo, oferecendo obras literárias e acadêmicas para consulta e pesquisa, além da venda de livros, vinis, CDs, DVDs e outros produtos usados.

O ‘pé de serra’ do bar e cachaçaria Alambique (avenida do Turismo), vai se transformar, nesta sexta-feira, num autêntico baile de carnaval, com tudo o que tem direito. A partir das 21h, passarão pelo palco da casa; as banda de metais Manaos, Mão pra Riba, Feras do Forró e as ‘pratas da casa’ Forró Show e Balanço da Sanfona. A entrada é liberada até 23h.

As férias escolares chegaram ao fim, mas ainda há tempo para as crianças aproveitarem o parque temático “Esporte Turma da Mônica”, no Amazonas Shopping. A atração, que funciona até o dia 18 de fevereiro, reúne uma série de atividades interativas, envolvendo modalidades esportivas, além de um espaço onde as famílias podem se divertir, registrando e compartilhando suas fotos e selfies. O parque funciona de 10h às 22h, na praça de eventos do shopping.

Mais de mil estrangeiros, entre passageiros e tripulantes, chegaram à capital amazonense a bordo do M/S Braemar. O navio, de bandeira das Bahamas, é a 14ª embarcação da Temporada de Cruzeiros 2017/2018 a atracar no Porto de Manaus, e permanece na cidade até às 18h desta sexta. O navio veio de Parintins, e seguirá viagem para o porto de Trindade e Tobago, no Caribe.

O Desfile Oficial no Sambódromo, que começa nesta sexta-feira, vai contar com um bloco extra na passarela. A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) vai colocar 120 garis trabalhando durante os desfiles de Carnaval. O ‘bloco da limpeza’, como já é conhecido o grupo da Semulsp, entrará após a passagem de cada escola de samba, limpando o local para a entrada da próxima agremiação.

Paro por aqui, lembrando que: o bloco “Chopp Folia” reúne foliões neste sábado (10), com muito  samba e as tradicionais marchinhas de Carnaval, na Zona Norte de Manaus. A programação ocorre a partir das 18h, no Shopping do Chopp – Cervejaria Rio Negro, localizado na Rua Francisca Mendes, no bairro Cidade de Deus. Fiquem na paz, tenham um belo início de folia momesca e até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

FOTOS BY ANA CLAUDIA JATAHY

 

GALERIA

A estilista amazonense Yukie Lima, formada na França, pela Esmod International Fashion University Group, é uma das festejadas aniversariantes desta sexta-feira. Cheers (Arquivo Pessoal)
A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins Rodrigues dos Santos recebe honraria do presidente do TJA-AM, desembargador Flavio Pascarelli

 

O vice-governador Bosco Saraiva e o conselheiro Ari Moutinho Júnior em solenidade formal
O desembargador Elcy Simões reparte o clique com elegante Monica Câmara do Carmo Ribeiro
Desembargador Domingos Chalub e a senhora Lourdes Moutinho em recente agito de homenagens
Fausto Jr e Tereza Raquel Souza, jovialíssimos e bem nascidos
Aniversariantes da temporada, os jornlistas Júlio César Guimarães e Ed Blair ganharam, ontem, animada celebração patrocinada por colegas de profissão Parabéns (Ione Moreno
O Maués Folia 2018 retorna em grande estilo com desfile de escolas de samba, shows e bailes em uma maratona de 42 horas de festa na Terra do Guaraná (Divulgação)