Prefeitura recebe proposta para implantação de um novo modal de transporte coletivo

Manaus pode ser a primeira cidade brasileira a adotar o City Vehicle Interconnected (Civi), a nova geração do Bus Rapid Transit (BRT), ou o BRT 2.0, como foi apresentado por um grupo de empresas interessadas em trabalhar em Manaus, liderada pela Volvo e Tracbel. O Amazonic Civi Manaus BRT, o novo sistema de transporte público apresentado, alia os conceitos de cidade interconectada e mobilidade inteligente com uso de tecnologia. Com a proposta e o interesse manifestado pelo grupo, o prefeito Arthur Neto fará um Chamamento Público, em caráter nacional, para que outras empresas ou grupos interessados se apresentem. O projeto apresentado pelo grupo apresentou aspectos conceituais, com base na evolução do sistema BRT, com adoção novas tecnologias que privilegiam a interconectividade. O BRT é uma tecnologia totalmente brasileira, nascida em Curitiba (PR) e as empresas que apresentaram o projeto têm expertise na área, com ações no Brasil e no exterior. Juntamente com o conceito do projeto também foi apresentado um estudo de identidade visual.

 

Colunistas lacram a cena social no fim de semana

Com um publico formado por personalidades que são e fazem a notícia acontecer, os colunistas Fernando Coelho Junior (jornal Em Tempo) e Júlio Ventilari (jornal A Crítica), movimentaram o alto circuito social da Grande Manaus no último fim de semana. Fernandinho agitou a o sábado com a 18ª versão do seu “Feijão TOP” no espaço Le Lieu e Júlio, no domingo, com a 17ª Feijoada InComun, no Diamond Convention Center. Pretinha do Fernando foi animada pela Banda Impakto e pela bateria nota 10 da soberana Aparecida. Enquanto Júlio,optou por sambistas da Conexão Rio-Manaus e a batera do Reino Unido da Liberdade. Ambas, concorridas, bem prestigiadas e muito animadas. Os encontros gastronômicos pré-carnavalescos chancelados pelos dois repórteres sociais são considerados o pontapé inicial da folia momesca na capital amazonense. Foi tudo de bom. Confiram na galeria de fotos algumas das centenas de convidados que fizeram o sucesso acontecer.

 

Queda de 51% nas ocorrências no fim de semana do Carnaval

Marcado pela realização das bandas da Bica, Difusora e Boulevard, que mobilizaram mais de 100 mil pessoas, o primeiro final de semana dos grandes eventos do Carnaval 2018 em Manaus apresentou redução média de 51% no número de ocorrências criminais, na comparação com o mesmo período do Carnaval do ano passado. Os dados preliminares são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Com presença forte das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros nas três bandas carnavalescas, as ocorrências diminuíram: Bica e Difusora (-29%) e Boulevard (-87%) Os dados foram compilados pelo Setor de Análise da Informação, Geoprocessamento e Estatística, com base nos dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) e registros dos Distritos Integrados de Polícia e Delegacias Especializadas.

 

Boi Caprichoso unido com Culturas Amazônicas

Grupo Carimbó do Pará, Tribos Indígenas de Juruti Munduruku e Muirapinima, Peixes Ornamentais de Barcelos, Acará Disco e Cardinal, serão as manifestações culturais presentes no projeto “Sabedoria Popular: Uma Revolução Ancestral”. A Diretoria do Boi-Bumbá Caprichoso convidou as principais culturas do Estado do Pará e do Amazonas para agregar valores ao projeto preparado para a conquista do título de bicampeão do Festival Folclórico de Parintins no ano de 2018. Na visão de Babá Tupinambá, presidente do Boi Caprichoso, essas manifestações culturais promoveram revoluções nas respectivas cidades de origem, sejam elas na área da dança ou na arte, e não poderiam ficar de fora do projeto de 2018, porque cada uma possui uma forte representação dos conhecimentos populares tradicionais da Amazônia. Vem coisa boa por aí!

 

Prestação de Contas

, O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto abre, nesta terça-feira, os trabalhos da 17ª Legislatura Municipal na Câmara Municipal com a leitura da mensagem anual. A prestação de contas irá destacar os avanços obtidos ao longo de 2017 e as metas para 2018, sobretudo no que se refere à saúde fiscal do município, a implantação de um novo e moderno modal de transporte coletivo, novas escolas e ações de infraestrutura. A solenidade iniciará às 9h e a coletiva para imprensa será realizada no final do pronunciamento do prefeito, no auditório Zany dos Reis.

 

Transição para fiscalizar serviço de água

A regulação, controle e a fiscalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade de Manaus passarão, a partir do dia 13 de março, da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam) para a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman). Durante o encontro, os diretores-presidentes das duas agências de regulação, Fábio Alho, da Ageman, e Walter Cruz, da Arsam, destacaram o compromisso de se promover uma transição republicana. Com a criação da Ageman, o município de Manaus, que é o poder concedente dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, requereu, no dia 13 de dezembro de 2017, o distrato do convênio que a Prefeitura de Manaus possuía com a Arsam, cabendo à Ageman a regulação e a fiscalização desses serviços.

 

Saúde em Ação

Mais uma vez o Manaus Plaza Shopping recebe a campanha “Saúde em Ação”, campanha realizada em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento que é gratuito e acontece nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro das 17h as 19h tem com objetivo oferecer serviços relevantes e gratuitos de saúde para o público de Manaus com foco na melhoria de qualidade de vida. A iniciativa oferece serviços básicos como aferição de pressão, exame de glicemia, aplicação de flúor e levantamento do índice de massa corporal. O sistema de atendimento para cada serviço será realizado por ordem de chegada. Na programação estão orientações sobre saúde bucal e escovação, prevenção da hipertensão, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), e diabetes. Tudo isto, com supervisão dos profissionais da instituição acadêmica.

 

Bye, bye, sinal analógico

O sinal analógico de TV será desligado em 30 de maio na região de Manaus. Após essa data, todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital. A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de digitalização da TV no Brasil, está convidando para um bate papo no qual esclarecerá todos os detalhes desse processo e sobre o início da distribuição de kits gratuitos nas 3 cidades da região de Manaus. O evento contará com a presença de Antônio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital, e Maísa Porto, gerente regional da Seja Digital.

 

Passarela

Jória Tapajóz Said, Tammy Pereira Simões, Selene Santos e Carmen Lúcia Araújo (em Newwak, Nova Jérsei-EUA), figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Na surdina, com festejo entre familiares e amigos leais, os queridíssimos Rosedilson e Graça Assis festejar no último dia 27 de janeiro, 60 anos de uma casamento feliz e equilibrado, que lhes deu bons frutos. O casal super querido na alta sociedade manauense, por sua absoluta espontaneidade. Gosto deles demais!

O Museu da Amazônia (Musa) recebeu, ontem (5), conselheiros, sócios, colaboradores e amigos para uma homenagem ao professor doutor José Aldemir de Oliveira, primeiro primeiro presidente do Conselho do Musa. José Aldemir é uma referência obrigatória para quem estuda a história, as relações sociais e a geografia da Amazônia. Fica o registro!

A criançada terá uma opção diferenciada para curtir o período da folia em Manaus. O Shopping Grande Circular, situado na Zona Leste, promove nos próximos dias 10, 11 e 13 a primeira edição do Bailinho de Carnaval. A festa será realizada na Praça de Alimentação, das 14h às 19h, e contará com diversas atividades gratuitas.

Com o auxílio de agulhas muito finas, o microagulhamento é um tratamento que tem sido bastante escolhido por quem deseja reduzir manchas, principalmente para quem quer curtir o verão com a autoestima elevada. O procedimento estético estimula o colágeno e atenua sinais de envelhecimento deixando a pele mais bonita e saudável. A dica é da fisioterapeuta dermatofuncional, Flávia Christtinne.

Com o objetivo de aquecer as vendas nesse período do ano e ainda renovar o estoque para as próximas coleções, mais de 60 lojistas do Shopping Ponta Negra participam do Carnaval de Ofertas. A liquidação acontece esta semana, nos dias 7, 8 e 9 e promete descontos que podem chegar a até 70% em itens como vestuário, calçados e acessórios.

O Manauara Shopping vai realizar quatro dias de folia durante o carnaval deste ano. O Bailinho de Carnaval do Manauara Shopping acontecerá entre os dias 10 e 13 de fevereiro, sempre das 15h às 20h, no Piso Castanheiras, em frente à loja Ramsons. O baile é gratuito e contará com oficinas de máscaras, pintura corporal, bandinha de carnaval e desfile de fantasias.

Parintins respira Carnaval. Prova disso foi o Primeiro Grito de Carnaval, realizado no último sábado (03), que levou mais de oito mil pessoas à Praça Digital Cristo Redentor. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal e contou com apoio do Governo do Estado do Amazonas. O prefeito Bi Garcia faz uma avaliação positiva do evento

Os 5.027 candidatos aprovados na primeira fase do concurso para 400 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de professor da Secretaria Municipal de Educação (Semed) têm somente até esta terça-feira, para entregar documentos para avaliação de títulos, na Escola Estadual Sólon de Lucena, na avenida Constantino Nery, São Geraldo, de 9h às 12h e de 13h às 18h, no horário local. Olho vivo!

Paro por aqui, lembrando que: a cantora Jôci Carvalho, figurinha carimbada no Carnaval do Amazonas, já está com a agenda recheada de shows neste período. Municípios como Novo Aripuanã e Rio Preto da Eva recebem o show Carnanejo (Sertanejo e Carnaval) da cantora a partir desse fim de semana. Danada, essa Jôci. Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

FOTOS BY PEDRINHO AGUIAR

GALERIA

Alfredo-Célia Marques, Kátia Sebben, Zeca Nascimento, Baby Rizzato-Anonio-Norma Silva e Mazé Mourão animadíssimos na Feijoada InComun
O presidentee do TJAM, Desembatgador Flávio Pascarelli e sua bela Gisélle Campelo
Presidente do TRE-AM, desembargador Yedo Simões feliz da vida com sua Fátima
Desembaragador Jomar Fernandes muito bem acompanhado de sua bela Valéria
Empresários José Artur e Gracélia Benacon de Oliveira
Colunista Fernandinho Coelho e Marilena Perales, comandaram o Feijão TOP
Lívio e Lúcia Assayag,sempre participativos
Marília e Murad Aziz descontraidamente no Feijão TOP
O casal 20, Bruno e Liliane Lobato
Claudia e Mario Bernardino Filho, sempre de alto astral
Empresários Lidiane e Fábio Rezende, da PontoCom Eventos
Protótipo do Bus Rapid Transit (BRT), ou BRT 2.0, apresentado por um grupo de empresas interessadas em trabalhar em Manaus, liderada pela Volvo e Tracbel (Ricardo Oliveira-Semcom)