Balé Folclórico do Amazonas vai festejar o Dia Consciência Negra

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima segunda-feira (20/11), o Balé Folclórico do Amazonas realiza uma programação especial voltada para a valorização da cultura afro-brasileira. A “1ª Semana da Consciência Negra” acontecerá de 21 a 24 de novembro, de 9h até 12h, no Teatro Gebes Medeiros, nas dependências do Ideal Clube (avenida Eduardo Ribeiro, Centro). Entre as atividades estão programadas vivências, oficinas, apresentações de espetáculos de dança e bazar. De acordo com Conceição Souza, diretora do Balé Folclórico do Amazonas, o grupo sempre interage com a comunidade e com as pessoas que participam de movimentos culturais. “Faz bastante tempo que nós estamos trazendo a população e os grupos de diversos movimentos culturais e folclóricos para dentro do Balé. No caso da cultura negra, todo ano fazemos uma apresentação no Teatro Amazonas com uma coreografia especial que reúne danças de origem afro, mas essa será a primeira vez que vamos realizar uma semana inteira de atividades”, comenta Conceição Souza. A entrada é gratuita!

 

Prefeito de Manaus prestigia a Conescap 2017

Convidado para a conferência de abertura do Conescap 2017, que está sendo realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Centro-Sul, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, defendeu um olhar mais atento de todas as esferas de governo para o setor de serviços, responsável, em 2016, por 77% do PIB do país. “Se levarmos em conta que muito desses serviços vêm da informatização da economia, teríamos que ser muito alienados para não prestarmos atenção e não levarmos a sério esse setor, que é vital para o desdobramento do processo brasileiro de busca pelo desenvolvimento”, afirmou Arthur, lembrando que, em 2014, o setor de serviços representou mais de 48,3% de influência no PIB do Amazonas. Com o tema “A Força das Empresas de Serviço na Reconstrução do Brasil”, sob a condução da jornalista Cristiane Pelajo, a conferência reuniu no mesmo palco, além do prefeito de Manaus, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Pericias, Informações e Pesquisas, Mario Berti, o procurador da República, Carlos Fernando dos Santos e o deputado federal Laércio Oliveira (SD/SE).

 

Por Uma Manaus Sem Lgbtfobia

Com o tema “Resistindo aos Preconceitos e Garantindo s Cidadania – Por Uma Manaus Sem Lgbtfobia” acontece amanha (18), no complexo turístico da Ponta Negra, a XVII edição da Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). Segundo a coordenadora do evento Bruna La Close, a Parada do orgulho LGBT tem o objetivo de auxiliar na construção de pautas e ações afirmativas para minimizar todas as formas de violência. Ela explica que o Amazonas, segundo os dados do site ‘Quem a Homofobia Matou Hoje’, de autoria do Grupo Gay da Bahia (GGB), em 2015, foram registrados 25 homicídio de homossexuais no Amazonas, em 2016 saltou para 29 no estado, sendo desse total, 25 na capital Manaus. “Os dados não param de crescer. Por isso, reivindicamos solução dos casos de LGBTcídio, bem como a melhorias no atendimento à saúde, acesso à educação e empregabilidade por programa e politicas publicas afirmativas dos Governos Federal, Estadual e Municipais para a população LGBT”, afirma a coordenadora do evento. O evento é aberto ao público. A partir das 15h.

 

Natal do Seu Jeito

Os apaixonados por cozinha poderão se inscrever até dia 17 no Concurso Gastronômico Natal do Seu Jeito Millennium Shopping. Os interessados deverão ter idade acima de 18 anos, desde que não trabalhem ou já tenham atuado como cozinheiro profissional. Além disso, a participação deverá ser de dupla, ou seja, um cozinheiro e mais um auxiliar. Para se inscrever, basta dirigir-se até o departamento de marketing do centro de compras, de segunda a sexta-feira, no horário comercial, ou  encaminhar a inscrição para o e-mail [email protected] informando todos os dados pessoais do participante e auxiliar, além da receita (com ingredientes, medidas e forma de preparo) que pretende cozinhar, acompanhada de uma fotografia do prato finalizado. No dia 15 de dezembro, às 18h, acontece a grande final do concurso, com a presença do chef Raul Lemos, ex-master chef.

 

Novidade

A TIM agora oferece a oferecer novos planos 4G especialmente para o público fã de filmes e seriados no smartphone. A novidade oferece mais internet nos planos pós-pagos e uma franquia de dados adicional exclusiva para os serviços de streaming de vídeo, sem qualquer reajuste no preço das ofertas. Além disso, clientes de outros planos podem contratar os serviços de vídeo de forma avulsa com desconto nas assinaturas, cobradas na fatura dos planos pós e controle ou descontadas dos créditos do pré-pago. Para mais informações, acesse www.tim.com.br

 

Aturás, mandiocas beijus

O Museu da Amazônia (Musa) inaugura, às 15h do domingo (19), a exposição “Aturás mandiocas beijus”, no Musa Jardim Botânico, no bairro Cidade de Deus. A exposição é dedicada ao sistema agrícola tradicional do Rio Negro, registrado em 2010 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil. Antes da inauguração oficial, será realizada uma mesa-redonda, às 10 horas, no Musa do Largo, Centro de Manaus. A exposição é fruto de um processo de curadoria participativa composta por cinco indígenas representantes da Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro (ACIMRN), com sede em Santa Isabel do Rio Negro. Eles participaram de todas as fases de construção da exposição – conceituação, estruturação, coleta de objetos e montagem. A  curadoria da exposição é da antropóloga Lúcia Hussak van Velthem, do Museu Paraense Emílio Goeldi, e consultoria da etnobotânica Laure Emperaire e das antropólogas Maria Manuela Carneiro da Cunha e Esther Katz.

 

Divinos Clássicos do Balé no TA

O Núcleo de Dança do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas)  apresenta, nestwa sexta-feira, no Teatro Amazonas, o espetáculo “Divinos Clássicos do Balé”. no Teatro Amazonas. O espetáculo contará com apresentações de mais de 150 dançarinos do Sesi divididos entre Balé Clássico Infantil, Juvenil e Adulto, Jazz Infantil, Juvenil e Adulto e Dança para a Terceira Idade. O show promete levar ao público muita alegria e magia por meio de uma releitura dos mais famosos Balés de Repertório. Trechos de Fantasma da Ópera, Cinderela, A Bela Adormecida (Baile e Fadas), Dom Quixote, O Lago dos Cisnes são apenas algumas das apresentações que estarão em cena em única apresentação. O Núcleo de Dança do SESI foi criado em 2006, com o objetivo de promover a cultura e incentivar a arte, por intermédio da dança, com visualização de uma prática de atividade física saudável que melhora a qualidade de vida dos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM), familiares e públicos em geral. Em seus 11 anos de existência, o Núcleo já atendeu mais de 1,5 mil alunos, dos quatros aos oitenta anos de idade. 

 

Santo com altar e tudo

Tomado por falsa e súbita  indignação, William Bonner falou grosso no vetusto Jornal Nacional. Garantiu  que o grupo Globo é um santuário de imaculados, santos e anjos. Jamais recebeu ou pagou propinas para firmar contratos.  Agora que assinou longos e exclusivos contratos para transmitir, com exclusividade, copas do mundo, copa América, brasileirão, libertadores,   torneios de cuspe à distância, salto com vara  e me engana que eu gosto, a angelical  vênus platinada escalou Bonner para ser o porta-sabujo do grupo. Quase chorando, no manjado  lero-lero global para enganar trouxas e desavisados. Tentando  desmentir acusações do empresário argentino Alejandro Burzaco, em Nova Iorque. Bonner falou de isenção, honra e bom jornalismo. Virtudes que o grupo Globo conhece só de vista. Toda a midia esportiva mundial recebeu propinas para firmar contratos. Menos a Globo, claro. Não parou por aí o rosário de  conversa fiada de Bonner. Jurou de pés juntos que investigações internas fajutas da Globo confirmaram a  inocência do ex-diretor da Globo  nos episódios relatados por Burzaco. Qual a novidade? Ora bolas, o mundo esportivo ficaria surpreso é se  as investigações incriminassem o ex-diretor. Que também é santo. Com altar e tudo. (Vicente Limongi Netto)

 

Passarela

Lucila Meireles, Gabriel Tuma, Alessandra Pires e Norma Elaine Medeiros, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

O mundo jurídico amazonense está de luto com a passagem, ontem, do desembargador Paulo Feitoza, um íntegro, ético e super educado. Meus sentimentos à família pela perda irreparável desta grande personalidade amazonense. R.I.P

Um dos truques mais difíceis na hora de fazer a make continua sendo o delineado. Muita gente ainda tem pavor em errar o traço e opta por produtos com aplicadores que facilitem o desenho. Pensando nesse público, O Boticário foi a primeira empresa que trouxe para o país uma nova tecnologia que, por meio de um disco, desliza facilmente e cria linhas perfeitamente retas, das superfinas a mais espessa. É o delineador Make B. Roller, que já está disponível em todas as lojas do país.

O Cabaret Night Clube (Rua Barroso, 293, Centro) está sempre inovando e a grande novidade é a inauguração do palco que será disponibilizado para comemorações, que será inaugurado no sábado (18). Para agitar a noite, o Dj Bruno Pacheco faz mega-show especial com o melhor da música eletrônica, a partir das 23 horas.

Uma grande roda com vários convidados será formada todos os sábados no Flutuante Sedutor, na praia Dourada, Tarumã. A roda de samba será comandada por Vanessa Auzier que neste sábado (18) terá como convidadas as cantoras Márcia Siqueira e Laura Abreu. O evento acontece todos os sábados, sempre às 15h, com venda de ingressos. Participe!

O espírito do natal já chegou ao Manaus Plaza Shopping. Além da tradicional decoração e da presença do bom velinho, esse ano o empreendimento sorteará uma moto, uma viagem com acompanhante, um salto de paraquedas, um passeio turístico regional e um vale compras no valor de R$1.000 na promoção “Natal de Sonhos” começou no dia 13 de novembro e vai até o dia 31 de dezembro. Muito bom!

Vários projetos para incrementar o esporte na capital serão debatidos pela Prefeitura de Manaus na 1ª Conferência Municipal de Esporte, com data ainda a ser fechada no primeiro semestre de 2018. As ações definidas farão parte do Plano Municipal de Esporte, que serão colocados em prática pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Paro por aqui, lembrando que; o deputado estadual Carlos Alberto (PRB) recebe na manhã desta sexta-feira, o título de Cidadão de Manaus, no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio de propositura do vereador Fred Mota (PR). Carlos Alberto de Castro Almeida nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Parabéns. Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

Aniversariantes da temporada, o governador Amazonino Mendes e José Pacífico, seu fiel escudero e amigo de tantos anos ganharam, ontem, na sede do Governo animada sessão de parabéns. Merecido
A bela escorpiana Alessandra Pires é uma das festejadas aniversariantes desta sexta-feira. Parabéns
O DJ Bruno Pacheco é quem vai comandar o setlist da XVII edição da Parada do Orgulho LGBT, domingo, na Ponta Negra
Amizade querida, a parintinense Norma Elaine Medeiros, festeja hoje, comas filhas Gabriela e Rafaela, mais um novembro na sua vida . Cheers
O multichefe José Guerra, continua fazendo sucesso com seus pães artesanais vendidos no Restaurante Portucale. Experiemente
A jornalista Menga Junqueira e o filhão Rodrigo, amigos queridos da coluna
O chef Raul Lemos será a grande estrela do concurso de culinária natalina promovido pelo Millennium Shopping Center
O Balé Folclórico do Amazonas vai realizar uma programação especial voltada para a valorização da cultura afro-brasileira.

 

     

 

 

 

 

1 comentário em “Balé Folclórico do Amazonas vai festejar o Dia Consciência Negra”

Comentários estão fechados.