Em reunião com o secretariado, Amazonino reafirma compromisso de organizar a máquina pública

Em reunião, ontem (8), na sede do Governo, com todo o seu secretariado, o governador Amazonino Mendes cobrou agilidade no diagnóstico da situação da máquina pública e reforçar a necessidade de redução de custos e a urgência na reorganização administrativa. Após a reunião, Amazonino concedeu entrevista coletiva em que destacou que tem exigido de sua equipe de colaboradores, disciplina e determinação para arrumar a casa. “Essa reunião foi para conscientizar os secretários que esse não é um Governo qualquer. É um Governo que tem um compromisso de reconstrução, de reorganizar o estado.  Então, o secretário não pense que pegou a secretaria como prêmio. A secretaria é um encargo, uma obrigação. Vamos adotar uma série de normas para acabar com esse isolamento. Vamos reduzir autonomias do secretariado, disciplinar os ordenamentos de despesas”, afirmou Amazonino. O governador determinou que até dezembro o diagnóstico da máquina administrativa, que inclui auditorias, revisão de contratos e definição de mecanismos para redução de despesas, estará concluído. Ele afirmou que a partir de 2018 haverá a tão esperada governabilidade na sua gestão. É por aí!

 

Crystal Serenity em Manaus

Quarto navio da Temporada de Cruzeiros 2017/2018, o transatlântico Crystal Serenity aportou, ontem (8) no porto de Manaus, trazendo a bordo mais de 1,6 passageiros. Os viajantes foram recepcionados pelos cirandeiros de Manacapuru. A grande parte dos turistas é formada por americanos e canadenses. Antes da capital amazonense, o navio passou pelo município de Parintins. Os visitantes ficarão por dois dias em Manaus e terão uma programação intensa que inclui passeio ao Encontro das Águas, visita às comunidades ribeirinhas, caminhada na selva, focagem de jacaré, visita ao centro histórico, entre outras atividades. A participação das cirandas no receptivo da temporada de cruzeiros segue a determinação do governador Amazonino Mendes. “O nosso Estado possui um leque muito variado quando falamos em manifestações culturais e nada mais justo apresentar sempre o que temos de melhor para os turistas que aqui chegam”, disse o presidente da Amazonastur, Orsine Junior. Até o final do ano, estão previstos passar pelo Amazonas mais quatro navios, com cerca de 5 mil turistas. Coisa boa!

 

Novembro Azul na Ponta Negra

A campanha mundial Novembro Azul, para prevenção do câncer de próstata, que este ano no Brasil destaca para a necessidade de se falar sobre o assunto, ganha, no domingo (12), ação de mobilização em Manaus promovida pela Sensumed Oncologia, das 8h às 12h, na praia da Ponta Negra, zona oeste de Manaus. Os diretores da clínica, Dr. William Fuzita, oncologista clínico/diretor técnico, e Dr. André Campana, radio-oncologista/diretor clínico, destacam a importância da informação na prevenção, detecção precoce e no tratamento desse tipo de câncer. A ação na Ponta Negra contará com a participação da equipe médica multidisciplinar da clínica, e na programação constam atividades físicas, orientações sobre nutrição saudável, medição de peso e altura para diagnóstico nutricional, aferição de pressão arterial e realização de teste de glicemia, além de distribuição de folders institucionais, laços na cor azul, símbolo da campanha mundial, e uma foto de brinde para os que quiserem compartilhar sua participação no evento, nas redes sociais, com a #SensumedOncologia.

 

Farmácias e drogarias tem atribuições aumentadas

Foi regulamentado, ontem (8), pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o projeto de lei de autoria do deputado Adjuto Afonso (PDT) que regulamenta a prestação de serviços de farmácias e drogarias no Amazonas, ampliando as atribuições desses estabelecimentos. Doravante, farmácias e drogarias autorizadas à aplicação de medicamentos injetáveis, poderão proceder também a aplicação de vacinas, sob responsabilidade técnica do farmacêutico, que deverá garantir o adequado armazenamento, manuseio desse produto e informar mensalmente no Boletim de Mensal de Doses Aplicadas ao Gestor do SUS (Sistema Único de Saúde). Na justificativa do Projeto de Lei, o parlamentar explica que as farmácias e drogarias constituem, atualmente, importantes estabelecimentos comerciais, além de ótima distribuição territorial, chegando a lugares remotos e atendendo à população mais afastada dos centros urbanos, e ainda gozam de credibilidade junto aos consumidores. “Essa lei vai desafogar os postos de saúde e facilitar o acesso da população a serviços e medicamentos, principalmente injetáveis, restritos aos postos e hospitais”, comentou o deputado. Vale ressaltar que os medicamentos para os quais é exigida a prescrição médica devem ser administrados mediante apresentação de receitas e após sua avaliação pelo farmacêutico. Muito bom!

 

Novas parcerias com entidades sociais

Está aberto até o próximo dia 20 deste mês, o edital do Instituto Sabin para o projeto ‘Criança e Saúde’. A iniciativa busca formar parcerias com entidades sociais que auxiliam na manutenção da saúde de crianças e/ou adolescentes, e oferecer às selecionadas exames laboratoriais gratuitos e apoio em ações estruturais. Os interessados podem se inscrever no site https:/prosas.com.br/editais/3061.Desde que foi criado, em 1999, o ‘Criança e Saúde’ já beneficiou mais de 60 creches por todo o país, nas cidades onde o Grupo Sabin atua. A parceria com as instituições selecionadas ocorrerá no período de 2018 até 2020, onde terão acesso à gratuidade de exames laboratoriais, capacitação técnica e outros apoios, como ações estruturais.

 

Mais internet no TIM Black

Sempre na vanguarda, a TIM dá mais um passo na evolução do seu portfólio pós-pago. A partir da próxima segunda-feira (13), os clientes TIM Black passarão a contar com ainda mais internet – até 50 GB de dados – e uma franquia adicional exclusiva para assistir a vídeos em plataformas como Netflix, Looke, Cartoon Network Já e Esporte Interativo Plus no smartphone. O novo benefício será incluído de forma automática e sem qualquer reajuste no preço das ofertas TIM Pós Plus, TIM Família e Da Vinci. Novos parceiros de vídeo podem ser incluídos na oferta futuramente. A parceria com Cartoon Network e Esporte Interativo inclui também a assinatura mensal dos serviços no pacote dos planos TIM Pós C, D e E Plus. Os dois últimos também têm a assinatura do Looke inclusa, tudo sem cobrança adicional. Já a assinatura da Netflix deve ser contratada a parte em todas as ofertas. Olha que legal!

 

Industrialização de Tabatinga em pauta

A utilização dos benefícios fiscais do programa Zona Franca Verde (ZFV) para atrair indústrias em Tabatinga foi um dos principais temas do encontro entre técnicos da Suframa, parlamentares e empresários do município do Alto Rio Negro (a 1105 quilômetros de Manaus) realizado na terça-feira (7), no auditório do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O seminário marcou o segundo e último dia de atividades da missão técnica da autarquia naquele município. A Câmara Municipal de Tabatinga abreviou a duração da sua sessão para que vereadores participassem do evento. Em reunião com o superintendente da autarquia, Appio Tolentino, os parlamentares expuseram as dificuldades dos empreendedores, tiraram dúvidas sobre a atuação da Suframa e elogiaram a ênfase da autarquia em ações de interiorização do desenvolvimento. “Nós não nascemos para sermos coitadinhos. Temos é que aproveitar as potencialidades da nossa região amazônica para gerarmos negócios e criarmos empregos”, salientou Tolentino.

 

Passarela

Desembargadora Marinildes Lima, Charles Guerreiro, Terezinha Frota, Ricardo Pereira e a minha neta amada Júlia Pedroza de Aguiar, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos, por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Nesta sextafeir (10), o Projeto “Música na Praça”, abre o fim de semana com o cantor Edu Guedes, cantando o melhor do sertanejo. O vocalista adianta que vai levar os sucessos de artistas conhecidos do público. O show inicia às 19h até 21h com entrada gratuita para toda família na Praça de alimentação do Manaus Plaza Shopping.

Dando início às festividades natalinas no Manaus Plaza Shopping, o Papai Noel e sua turma chegam trazendo a alegria da magia de natal no próximo dia 13, a partir das 18h. Depois disso o bom velhinho retorna em dezembro onde atenderá todas as crianças e adultos. As crianças da comunidade Nossa Senhora Aparecida foram para prestigiar a chegada do Papai Noel.

Nesta sexta-feira, a partir da 20h, o Teatro Amazonas será palco de dois grandes espetáculos de dança contemporânea encenados pela companhia Entrecorpus: “Amor em 3D”, que conceitua as vertentes do significado da palavra amor e “Liberdade Vigiada”, que exprime a condição humana nos dias atuais. A entrada será gratuita.

O “Programa Espaço Aberto”, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), que vai ocupar os espaços culturais do órgão com uma programação diversificada nos meses de novembro e dezembro, foi prorrogado e recebe propostas até esta quinta-feira (9). Cerca de 100 propostas, envolvendo lançamentos de livros, ensaios, exposições, exibições de filmes, foram entregues desde que o programa foi lançado, em 27 de outubro.

O deputado estadual Carlos Alberto (PRB) discursou,ontem (8), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) e sobre a importância dela para a sociedade. De acordo com o parlamentar, essa é uma grande oportunidade de atender as necessidades do povo do Amazonas. É por aí!

Para quem gosta de forró e pagode, a boa pedida é curtir a roda de samba “Meia Noite Acaba”, que acontece neste sábado (11), a partir das 19h. A festa inicia com Uendel Pinheiro, Jamblacks e participação Banda Xiado da Xinela promete uma noite de alegria para o público presente. A roda de samba está localizada à avenida Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, em frente ao Posto Shell.

Paro por aqui, lembrando que; o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), está em Manaus em tempo de campanha presidencial. Na agenda do presidenciável, muitos encontros do seu interesse e uma visita no jonral A Crítica,onde será recebido pela diretora da Rede Calderaro de Comunicação, Cristina Calderaro Corrêa. Seja bem-vindo. Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

O prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB) chega a Manaus em tempo de campanha presidencial. Na sua agenda, visita à Cristina Calderaro Corrêa, presidente da Rede Calderaro de Comunicação (Reprodução)
A escritora e jornalista amazonense Regina Vianna, recebeu a amiga Sandra Salignac para o lançamento do seu livro ‘A menina do faz de conta’, ontem, na Livraria Leitura
Geraldo dos Anjos e Charufe Nasser prestigiando o lançamento do livro de Regina Vianna
Marilena Perales, Sonia Jinkings e Lícia Roque da Cunha personalidades queridas, na apresentação do livro ‘A menina do faz de conta’, da escritora Regina Vianna
A advogada Denise Macedo foi cumprimentar o amigo Paulo Ricardo Sacha,ontem, na sua animada festa de aniversário
Diretor da Clínica Sensumed, o medico oncologista William Hiromi Fuzita vai comandar ação com seus colaboradores na Ponta Negra, domingo, na campanha Novembro Azul (Divulgaçao)
Em reunião com o seu secretariado, ontem, o governador Amazonino Mendes reafirmou seu compromisso de organizar a máquina pública durante sua gestão (Reprodução)

 

1 comentário em “Em reunião com o secretariado, Amazonino reafirma compromisso de organizar a máquina pública”

Comentários estão fechados.