Vem aí a segunda edição da Feira Internacional da Gastronomia Amazônica (FIGA 2017)

Buscando incentivar o turismo gastronômico como opção de fomento de geração de emprego e renda, o Governo do Estado via Empresa Amazonense de Turismo (Amazonastur) fechou parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel/AM) para a realização da 2ª edição da Feira Internacional da Gastronomia Amazônica (FIGA 2017), marcada para acontecer de 24 a 26 de novembro, no Centro de Convenções do Amazonas (CCA). A mostra, gratuita, pretende reunir até 40 mil pessoas em três dias, entre visitantes, expositores e organizadores. “A gastronomia do Amazonas merece isso. Ela é responsável por mais de 100 mil postos de trabalho no Estado. Uma verdadeira indústria”, afirmou o presidente da Amazonastur, Orsine Oliveira Junior, durante coletiva de imprensa de lançamento da exposição. Segundo a presidente do Conselho Administrativo da Abrasel/AM, Lilian Guedes Araujo, com o apoio do Governo do Estado, o evento irá triplicar de tamanho este ano, em relação ao piloto realizado em 2015. Com mais de 100 estandes entre feira de negócios e praça de alimentação para visitação durante os três dias, a FIGA 2017 irá sediar mais cinco eventos paralelos: Feira de Exposições, Semana da Qualidade Abrasel, Rodada de Negócios, Mercado Amazônico e Arena Gastronômica. O lançamento da Figa 2017 ocorreu, ontem à tarde, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

 

Seminário de Educação

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (Sinepe-AM) realiza na sexta-feira (10) e sábado (11) o 7º Seminário Sinepe-AM de Educação, com o tema: “Escola Privada: Gestão para Educação, Inovação e Atitude”. Entre os assuntos abordados durante o encontro está a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), gestão escolar, tecnologias e educação inclusiva. O evento acontecerá na sede do Sinepe-AM, localizado no Edifício The Place Business Center, localizado na rua Belo Horizonte, n° 9, Adrianópolis. A presidente do sindicato, Elaine Saldanha, destaca que o encontro será uma oportunidade para gestores, coordenadores, professores e estudantes de educação trocarem experiências e avaliarem de que forma é possível trazer melhorias para o ensino e formação dos cidadãos amazonenses. Maiores  informações pelos telefones (92) 3631-8446 / 99114-2865.

 

Potencialidades da industrialização na ALC de Tabatinga
Avaliar as perspectivas e oportunidades da industrialização da Área de Livre Comércio (ALC) de Tabatinga é um dos principais objetivos da missão técnica que a Suframa está cumprindo no município do Alto Solimões (a 1105 quilômetros de Manaus) até esta terça-feira (7). O convite partiu da Prefeitura Municipal de Tabatinga. A autarquia cumpre agenda institucional que inclui a realização do “Seminário sobre Industrialização na Área de Livre Comércio de Tabatinga”, no auditório do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O workshop conta com a presença de várias autoridades de municípios da calha do Rio Solimões, reunindo empresários e potenciais investidores de Tabatinga, e das cidades de Letícia (Colômbia) e Iquitos (Peru). Na palestra de abertura, ocorrida ontem (6),  o superintendente da Suframa, Appio Tolentino, destacou algumas ações adotadas pela autarquia em prol da interiorização do desenvolvimento, com destaque para os projetos “Suframa nos Municípios” e “Suframa Itinerante”. “Esses e outros projetos objetivam diminuir a dependência econômica do Polo Industrial de Manaus (PIM) e gerar empregos nas áreas sob abrangência geográfica da autarquia”, resumiu Tolentino.

 

4 Amigos no Manaus Plaza Shopping

Amigos de longa data, Dihh Lopes, Marcio Donato, Thiago Ventura e Afonso Padilha se juntam para realizar o Stand Up Comedy “4 Amigos”. No dia 9 de novembro às 20h, o quarteto se apresenta no Manaus Plaza Centro de Convenções.  O nome fala por si só, são quatro amigos que de cara limpa e sem adereços dividem o palco com cerca de 20 minutos cada no formato clássico de stand up comedy. Com estilos diferentes um do outro, cada um com suas particularidades, o show “4 Amigos” tem todos os ingredientes que contagiam a plateia, trazendo problemas particulares para arrancar boas risadas. Ingressos à venda no site http://aloingressos.com.br/4-amigos.html . Para mais informações ligue 99358.8258.

 

Superação

A nutricionista Sálvia Belota comemorou junto aos seus pacientes a vitória na categoria perda de peso no projeto Manaus + Saudável. O programa encerrou a 6ª edição no último fim de semana, atingindo recordes de emagrecimento e diminuição do percentual de gordura. Os pacientes da nutricionista conquistaram o primeiro lugar masculino e feminino com maior perda de peso. Os vencedores eliminaram juntos mais de 70 quilos em três meses de projeto. Sálvia e o preparador físico, Glauber Conrado, também conquistaram o primeiro lugar na categoria equipe com maior perda de percentual de gordura. Maravilha!

 

Caprichoso anuncia investimentos para 2018

O Boi Caprichoso está determinado a conquistar o bicampeonato do Festival Folclórico de Parintins. À noite do último sábado (4), o presidente Babá Tupinambá anunciou  investimentos para o Festival 2018. Entre as novidades está a participação do carnavalesco Paulo Barros que fará consultoria e a contratação de duas empresas uma norte americana e outra inglesa para a produção de efeitos especiais. “Temos que ser melhor que nós mesmos. Não vamos ser carnavalescos, vamos manter a tradição, mas seremos mais ousados”, disse o presidente. Babá, também confirmou a gravação do DVD 2018 que será produzido pela empresa parintinense Paulino Produções e TV A Crítica. O presidente do Conselho de Arte Ericky Nakanomy informou que a gravação será realizada em sete lugares diferentes: Curral Zeca Xibelão, Teatro Amazonas, Catedral do Carmo, Largo São Sebastião e reservas ambientais, entre elas o Macuricanã. Em parceria com o Governo do Amazonas e Secretaria de Estado de Cultura haverá a participação da Orquestra filarmônica, orquestra de violões Coral de vozes, balé folclórico, Corpo de Dança da Amazônia (CDA). Meu Caprichoso não brinca em serviço!

 

Programa Bolsa Universidade

Termina nesta terça-feira, o prazo de  inscrições para o Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus, que oferta 16.174 vagas para o ano letivo de 2018, distribuídas em 13 Instituições de Ensino Superior (IES) da capital. Os interessados devem acessar o portalespi.manaus.am.gov.br e realizar o cadastro. Para se inscrever é preciso morar em Manaus, ter Ensino Médio completo, não possuir diploma de graduação, não estar matriculado em Instituição de Ensino Superior pública e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. O programa é gerenciado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

 

Promessas ao vivo dos deputados

Nas próximas votações, ao vivo para todo o país,  os deputados bem que poderiam  direcionar suas energias, tirando  do coração declarações sinceras  do tipo: “Pelo fim da miséria e da corrupção, prometo deixar de ser hipócrita”; “Pelo fim da intolerância, prometo  ajudar os mais necessitados”;”Pelo fim da insegurança e por mais empregos para os brasileiros,  prometo acabar com as viagens inúteis de parlamentares  ao exterior”; “Por mais escolas, postos de saúde e hospitais, prometo trabalhar para colocar na cadeia vigaristas que desviam dinheiro da merenda escolar”; “Por um Brasil mais justo para todos, prometo deixar de mentir para os eleitores”;” Pelos meus filhos, pela minha sogra e pela minha mãe, prometo começar a propor projetos que realmente intesssam aos cidadãos”; “Pelo bem estar do povo e felicidade da nação, prometo deixar de ser demagogo, cretino e parasita”. ( Vicente Limongi Netto)

 

Passarela

Jurandir Toledo, Adriane Antony Gonçalves, João Evaristo Dias (em Boa Vista-RR), Magaly Xaud, Jura Modesto (em Parintins-AM), Denise Ramos Cornejo (em Miami-Flórida), Madson Bruce, Aruna Brianezi e Robson Peres, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos, por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Com apoio máster da Saccaro, o colunista do Em Tempo, Paulo Ricardo Sachs, vai festejar seu aniversário,amanhã (8), no salão da loja Saccaro Manaus, à rua Fortaleza, no Adrianópolis. O setlist será do DJ Alexandre Prata, serviço da banqueteira Asnah Castro. A partir das 18h30. Sugestão de presente: os famosos envelopinhos.

Super Mario, Luigi, Princesa Peach e sua turma estão de volta aos restaurantes McDonald’s. Mais de 900 restaurantes do país já estão com a nova campanha do McLanche Feliz. Ao todo, são oito surpresas inspiradas nos personagens do famoso vídeo game. Este tradicional jogo de Nintendo faz sucesso há 30 anos, sendo o videogame mais querido, passando de geração para geração.

O Millennium Shopping preparou uma campanha natalina recheada de atrações gratuitas. Dentre as novidades, shows com artistas locais e nacionais, concurso gastronômico, aula show com o vice-campeão Master Chef Brasil Raul Lemos, espaço solidário para arrecadação de brinquedos, caça ao Papai Noel, distribuição de brindes e muitos mais. Entre 6 de novembro e 17 de novembro.

No próximo dia 15 de novembro, Manaus terá um reencontro com a sua história com a reinauguração da praça da Matriz. Uma das principais ações de requalificação do Centro Histórico de Manaus, a obra recebe os ajustes finais para ser entregue a população em uma grande missa campal, que será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani.

‘Kids – o show’, espetáculo que estreou com casa cheia em Manaus, segue em temporada nacional, já com apresentação marcada para acontecer no dia 18 de março de 2018, no Teatro Positivo, de Curitiba. O espetáculo reúne sete participantes da última temporada do ‘The Voice Kids Brasil’. O espetáculo é uma realização da Two Talent e Apolo Produções.

A Amazonastur passou a integrar a Câmara Temática de Turismo, criada durante a 16ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que em Rio Branco (AC). Como desdobramento das ações propostas na primeira reunião da Câmara, Manaus foi escolhida para sediar, no dia 29 de novembro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, o encontro entre os estados e as empresas de aviação que operam na região.

Paro por aqui, lembrando que; até 12 de novembro, o Millennium Shopping realiza, em parceria com a Unic Eventos, o Boutique Festas. O evento será uma oportunidade para o consumidor pesquisar e negociar diretamente com os melhores fornecedores de eventos da cidade. O Boutique de Festas acontecerá das 12h às 20h, na loja 215, ao lado do salão Amanda Beauty, A entrada é gratuita. Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

A competente advogada amazonense Adriane Antony Gonçalves é uma das festejadas aniversariantes desta terça-feira. Parabéns
Diversificando seus negócios, a empresária Lou Calirii brinda Manaus com a Degradê Caza, segmento de móveis grifados por solfejados designers brasileiros
Ora morando e trabalhando em Boa Vista-RR.o jovem contador João Evaristo Dias celebra hoje, mais uma virada de folhinha. Cheers
A presidente do (Sinepe-AM) Elaine Saldanha, comanda no fim de semana, o 7º Seminário Sinepe-AM de Educação

O vitorioso carnavalesco carioca Paulo Barros dará consultoria ao Boi Caprichoso no Festival Folclórico de Parintins em 2018 (FábioMota-AE)

O preparador físico Glauber Conrado e nutricionoista Sálvia Belota comemoram com seus pacientes a vitória na categoria perda de peso no projeto Manaus + Saudável
Os comediantes Dihh Lopes, Marcio Donato, Thiago Ventura e Afonso Padilha apresentam no próximo dia 9, o Stand Up Comedy “4 Amigos”. , no Manaus Plaza Centro de Convenções

A presidente da Abrasel-AM, Lílian Guedes e o diretor-presidente da Amazinastur, Orsine Olivveira Júnior anunciam segunda edição da Feira Internacional da Gastronomia Amazônica (FIGA 2017) (Valdo Leão-Secom)