Prefeitura de Parintins viabiliza projeto de construção da orla da cidade

O projeto de construção de toda a orla do município vem sendo trabalhado pela Prefeitura de Parintins. Nesta semana, a Secretaria de Obras conclui a sondagem do terreno e levantamento topográfico de parte da área que será beneficiada com a obra. A área compreende do Matadouro Frigorífico, no bairro Santa Clara, até o final da Rua Armando Prado, no bairro São Benedito.

O projeto será divido quatro em etapas, com a fase inicial de construção de estaqueamento de concreto e ferro, com profundidade mínima de 12 metros, estrutura que servirá de proteção para o muro de contenção. Para o secretário de obras, Mateus Assayag, a intenção do prefeito Bi Garcia é iniciar os trabalhos por trechos mais críticos, dentre eles a área do Comunas, no centro da cidade,  e final da rua Armando Prado. Uma das emendas já aprovadas para a obra é  na ordem de R$45 milhões, do senador Omar Aziz. O projeto ainda prevê a urbanização de toda a orla, com a criação de praças, academia ao ar livre, parques, boxes, entre outros.

 

 

Governo do Amazonas promove resgate de autoestima no Prosamim

Um dia de beleza e resgate de autoestima. Essa foi a proposta da ação do Outubro Rosa realizada à tarde de ontem (26), no Escritório Local de Gestão Compartilhada Cajual, que abrangeu o público feminino que mora nos parques residenciais Cajual e Jefferson Péres, na zona sul de manaus, que fazem parte do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Estado do Amazonas.  A parceira do Prosamim com a Mary Kay trouxe serviços de beleza, como limpeza de pele, técnicas de maquiagem e um brilho no olhar de quem pode curtir a experiência de se sentir mais bela. Também teve corte de cabelo e massagem relaxante para os participantes,  A ação impactou cerca de 50 moradores da área. O Prosamim é um programa social, ambiental e urbanístico gerido Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que integra a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana (SRMM).

 

Coerência e respeito 

“Foi um voto de coerência e em respeito à população do Amazonas”, declarou a deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM), após votação na Câmara Federal que rejeitou, na última quarta-feira (25), pela segunda vez, uma denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer (PMDB), desta vez por obstrução de justiça e organização criminosa. Conceição votou contra a rejeição da denúncia e defende que as acusações sejam investigadas pelo Supremo Tribunal Federal. “Eu estou numa casa que é representativa e penso que os nossos mandatos eletivos precisam estar pautados justamente naquilo que a sociedade quer que você faça dentro do Poder Legislativo. Então é uma questão de coerência, de respeito com a população do Estado do Amazonas, que me mandou para Brasília para representá-la”, justificou a deputada, acrescentando ainda que “essa legislatura será a mais difícil vivida na história da República”.

 

Solidariedade

Organizada pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) dentro da programação oficial pela passagem do aniversário de Manaus, no último dia 24, a Corrida Cidade de Manaus, deixou como legado não apenas o incentivo ao esporte e a qualidade de vida, mas também o incentivo à prática da solidariedade. A inscrição oficial para participar da atividade previa a doação de uma lata de leite em pó ou um pacote de fraldas, o que resultou na aquisição de, aproximadamente, dois mil itens em doação. O material arrecadado foi entregue na tarde desta quinta-feira, 26/10, à presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Elisabeth Valeiko, pelo titular da Semjel, João Luiz Almeida e pelo subsecretário, Elvys Damasceno. Os itens serão doados a uma instituição de caridade.

 

Exposições para todas as idades

A arte está presente no Sumaúma Park Shopping (Cidade Nova). Isto porque o centro de compras da Cidade Nova está com três exposições abertas para visitação. Localizada na Praça de Eventos, a mostra ‘Os Gigantes Orcs’ fica aberta à visitação até este domingo (29), gratuitamente. Composta de bonecos que chegam até seis metros de altura, as criações levam assinatura do artista plástico argentino Christian Scherf. Outra exposição em cartaz no Sumaúma Park Shopping, é a ‘Sauim-de-coleira: 192’ e fica aberta para visitação somente até este domingo (29), no Piso Arara. Já na Sala Coletiva de Artes, criada em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), os frequentadores do centro de compras poderão conferir 15 imagens captadas por Sebastião Salgado, um dos fotógrafos brasileiros mais conhecidos dentro e fora do Brasil.

 

Encontro Trinacional Peru, Colômbia e Brasil

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa participou, ontem (26), do IV Encontro Trinacional Peru, Colômbia e Brasil, em Yurimaguas, no norte do Peru. O seminário teve rodadas de negócios entre empresários dos três países, além de um fórum para discutir oportunidades comerciais que se abrem a partir da rota logística Interoceânica Norte, que liga o Pacífico ao Brasil a partir do Porto de Paita, passando pela rodovia IIRSA Norte, onde segue via fluvial a partir do Porto de Yurimaguas até Iquitos e, em seguida, Tabatinga. O superintendente Appio Tolentino destacou que a rota logística por meio da IIRSA Norte é viável não somente para a Zona Franca de Manaus (ZFM), como já é uma realidade para Estados da Amazônia Ocidental. “Já temos hoje um conjunto de empresas que estão fazendo exportação por esse eixo, saindo do Acre e de Rondônia, então ela já é uma rota efetiva para esses Estados, com a interligação até os portos do Peru”, afirmou. É por aí!

 

Jogos para smartwatches

O SIDIA – Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para Amazônia lançou quatro novos jogos para smartwatches (relógios inteligentes) e um aplicativo de experiência em realidade virtual, para óculos VR. Os jogos são Jump Jump World Runner, Earth Defender for Gear, Warped Gear e Ace. O aplicativo é o Amazon Sights. Os jogos estão disponíveis para os smartwatches modelos Gear S2 e S3. Todos já podem ser baixados gratuitamente na loja Samsung Galaxy Apps. O aplicativo Amazon Sights já pode ser acessado também gratuitamente na Oc ulus Store.

 

Torneio de Tênis de Quadra

O Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com a Federação Amazonense de Tênis, está com inscrições abertas para a 8ª Etapa Sesi do Torneio Amazonense de Tênis de Quadra, a ser realizado no período de 21 de novembro a 2 de dezembro, no Clube do Trabalhador, José I. As inscrições seguem até 17 de novembro, com valores que variam de acordo com a participação do competidor – individual ou dupla. Interessados em praticar a modalidade no SESI Amazonas devem ter idade mínima de 13 anos, com aulas de segunda a quinta-feira, no horário noturno, a partir das 18 horas. Maiores informações pelos números 3248-0468, 3216-1030 ou na própria sede do CTAM, localizado na Alameda Cosme Ferreira, 7399, São José I.

 

Passarela

Olívia Rodrigues, Ilhams Pereira de Souza, Sandrinha Vitale (no Rio), Norma Araújo, Maristela Schittini, Norma Fuschi (no Rio), Hêmilly Araújo (no Rio) e Rosângela Alanis,figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos, por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Os atletas que forem participar da “Meia Maratona Sesc de Revezamento”, que ocorre neste sábado (28), contarão com o suporte da equipe de saúde da Unimed Manaus, que estará prestando atendimento aos competidores durante a prova. A competição inicia às 16h, no Balneário do Sesc, na avenida Constantinopla, no Campos Elíseos.

O Movimento Marujada realiza neste sábado (28) o último ‘Roda de Toada’ do ano, no Sesi Clube do Trabalhador. O projeto cultural terá como principal atração Edmundo Oran. Diretamente de Parintins, o apresentador do Caprichoso fez sua estreia no Boi Manaus, como convidado do grupo Canto da Mata. Oran promete agitar os torcedores azulados com toadas do touro negro campeão do Festival.

Neste sábado (28), a partir das 19h, a roda de samba “Meia Noite Acaba”, será palco para o esquenta oficial do show do Sorriso Maroto e Turma do Pagode. A noite será dedicada aos maiores sucessos dos grupos e interpretada por Uendel Pinheiro junto com os Jamblacks. A festa começa às 19h.

A cantora Lívia Mendes volta ao palco do Bar Botequim nesta sexta-feira (rua Barroso, 279, Centro), com um especial em homenagem a Sade Adu. Lívia estará acompanhada pelos músicos Carlinhos Bandeira, Aécio Águila e Frank Nascimento, juntos, eles transportam toda a beleza dos arranjo originais e o clima blasé que dominou os anos de 1980 e 1990. O show começa às 22h.

A banda Gang do Forró será o destaque desta sexta (27) no Pé de Serra do Alambique (estrada do Turismo, Tarumã), com seu novo show ‘Baú da Gang’, o público vai poder relembrar os grandes clássicos do forró e até de outros estilos como brega e MPB. E não para por aí: As bandas Mão pra Riba, Forró Show e Xoteziim também agitam a festa, que começa ás 21h.

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informa que as linhas de ônibus 330, 038 e 043 terão o itinerário alterado a partir de sábado, 28/10. As alterações são resultado de levantamentos, pesquisa e monitoramento realizados pelo órgão. As medidas visam oferecer maior agilidade e atendimento ao maior número de usuários do sistema de transporte coletivo em Manaus.

Em parceria com a Aeronáutica, o Shopping Ponta Negra sedia uma exposição em comemoração ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (dia 23). O evento acontecerá entre os dias 27 e 29 e será realizado na praça de evento do centro de compras, localizado no primeiro piso (L1). O acesso é gratuito.

A noite desta sexta-feira, será de muito samba e pagode no Buxixo Music (Pátio Manaus, Parque 10 de novembro). A partir das 21h, D’Samba, Uendel Pinheiro e Vanessa Auzier irão comandar a festa que também terá a presença do DJ Vitor Paz. Recém-inaugurado, o local preparou a festa “Sexta Rosa”, em comemoração ao mês dedicado para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

Paro por aqui, lembrando que; o poeta nordestino Bráulio Bessa, aporta em Manaus neste sábado (28) para protagonizar a palestra/espetáculo ‘Um jeito arretado de empreender’. Ele, que um dia almejou em viver de sua da ‘poesia’, tem viajado o Brasil todo mostrando que é possível viver dos seus sonhos. A palestra/espetáculo será no auditório do Manaus Plaza Shopping é super indicada para estudantes. Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

Baby Rizzato, a grande homenageada da semana com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, reparte sua alegria com as amigas, Monica Mendes, Christina Cruz e Glória Carrate
A primeira-dama de Manaus, Elisabeth Valeiko recebe as doações feitas pelo titular Semjel, João Luiz Almeida. Na foto, os subsecretários, Elvys Damasceno e Monica Santaella
A deputada federal Conceição Sampaio fez o difencial na bancada amazonense votando não, contra o arquivamento da segunda denúncia contra o Presidente Temer
Escorpiana das boas, Sandrinha Vitale festeja hoje, no belo Rio, mais uma virada de folhinha. Cheers
Apresentador oficial do Boi Caprichoso, Edmundo Oran, apresenta-se neste sábado no Clube do Trabalhador na última ‘Roda de Toada’ do ano
Dona de voz inconfundível, Lívia Mendes apresenta-se nesta sexta-feira no Bar Botequim, com um especial em homenagem à cantora Sade Adu
O poeta Bráulio Pedroso agita amanhã, o auditório do Manaus Plaza Center, com a palestra-espetáculo ‘Um jeito arretado de empreender’
Aprovado, o projeto de construção de toda a orla do município vem sendo trabalhado pela Prefeitura de Parintins (Divulgação)

 

 

1 comentário em “Prefeitura de Parintins viabiliza projeto de construção da orla da cidade”

  1. 1) Sandrinha Vitale, exemplo marcante de ser humano sensacional. Saúde e beijos para ela;
    2) deputada que votou contra Temer. Quem é???

Comentários estão fechados.