Manaus: 348 anos de história e de resistência

Nossa bela, doce, hospitaleira e inigualável Manaus, completa neste 24 de outubro, seus memoráveis 348 anos, abraçada por seus filhos manauenses (nascidos aqui) e manauaras (que não nasceram aqui, mais que vivem neste lugar) porém, com um elo em comum; morremos de amores por esta urbe que no século 19, foi batizada carinhosamente de “Paris dos Trópicos” pelo modismo e efervescência mundana e cultural, patrocinada pelo áureo ciclo da borracha.

Hoje, os tempos são outros, Manaus cresceu, agigantou-se, abrigando migrantes dali e dacolá. Vivemos um outro ciclo importante, com um Distrito Industrial pujante e invejado. Nossa cordialidade e culinária são reconhecidas mundo a fora, somos mestres na arte do bem receber. Mesmo com todo o vendaval de corrupção que varre o Brasil de Norte a Sul, vamos sobrevivendo na esperança de dias melhores, afinal, temos a persistência e altivez dos nossos antepassados, os índios Baré. Essas e outras razões nos fazem fortes, altaneiros e otimistas. Parabéns, Manaus, metrópole da Amazônia, que hoje festeja com seus filhos, seus 348 anos de história e de resistência.

 

 

Boi Manaus

Um show de ritmos e cores comandou a primeira noite do Boi Manaus 2017 no Complexo Turístico Ponta Negra, nesta segunda-feira, 23/10.  O público marcou presença na festa de 348 anos da Cidade de Manaus, que iniciou às 17h30. Até às 22h, dez atrações já haviam passado pelo palco do Anfiteatro e pelo Circuito Ponta Negra. No comando das primeiras horas da festa estavam os grupos Kamayurá, Kuarup e os cantores Helen Veras, Carlos Batata, Cezar Pinheiro, Grupo A Toada, P.A. Chaves e Fábio Casagrande. A noite teve ainda Prince do Boi e Carlinhos do Boi, Arlindo Junior, Sebastião Junior, Robson Junior e Fabiano Neves, além da apresentação dos bois de Manaus, Corre Campo, Garanhão e Brilhante.

 

Corrida Cidade de Manaus

Em comemoração ao aniversário da capital amazonense, que completa 348 anos hoje, 24 de outubro, a Prefeitura de Manaus irá realizar a 8ª edição da Corrida Cidade de Manaus que terá concentração às 7h30 e largada às 8h, nesta terça-feira, no Anfiteatro do Complexo Turístico da Ponta Negra. Com recorde de procura, as duas mil vagas para competição esportiva foram preenchidas em menos de 30 minutos após abertas na última quarta-feira (18). Das duas mil vagas para a corrida, 1.500 foram disponibilizadas para o público geral, além de 100 para Pessoas com Deficiências (PCDs). A competição também contará com uma categoria especial para os servidores municipais, como parte das comemorações pelo Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro. Com percurso de 5 quilômetros, o trajeto da corrida será do anfiteatro da Ponta Negra até a entrada do condomínio Jardim das Américas e em seguida retorna para o anfiteatro, onde será a linha de chegada. A expectativa da organização é reunir mais de 5 mil pessoas. Em parceria com o Fundo Manaus Solidária, o evento terá cunho social. Os participantes levarão latas de leite e fraldas, que serão trocadas pelos kits da corrida.

 

Outubro Rosa

O Manauara Shopping encerra na quarta-feira (25),as ações do “Outubro Rosa” e fará uma ação de arrecadações de cabelos no salão Amada Beauty Center, localizado no Piso Castanheiras. A ação acontecerá a partir das 10h e todo material arrecadado será doado à instituições que cuidam de pacientes em tratamento contra o câncer. Para participar, basta doar um quilo de alimento não perecível. Bela iniciativa!

 

Amazonense no Meeting of Style

Um dos principais responsáveis pelas artes que ilustram grandes painéis da cidade, fruto do projeto de revitalização de viadutos e passagens inferiores, realizado pela Prefeitura de Manaus, o grafiteiro Rogério Arab Amazon irá representar o Brasil no Festival Internacional de Arte Urbana “Meeting of Style”, em Callao, no Peru, no período de 26 a 29 de outubro. Com mais de 20 anos de envolvimento com a arte dos sprays, Arab revela que está realizando um sonho com o reconhecimento que conseguiu a ponto de estar divulgando sua arte e representando seu país internacionalmente. “Carrego um sentimento de concretizar um sonho que iniciamos há 23 anos, de colocar Manaus na cena mundial do grafite. Estamos dando os primeiros passos nessa caminhada levando nossa arte a esses encontros onde haverá um grande intercâmbio com artistas de outros países e estaremos levando o conteúdo do que acontece aqui em relação a nossa arte”, explica.

 

Malbec Gold

O Boticário não para de inovar e acabou de lançar o Malbec Gold, uma nova fragrância que usa a tecnologia Goldsense, que aumenta significativamente o poder de atração masculino. Este resultado foi comprovado em teste de eficácia percebida no público masculino. Entre os pesquisados, 75% afirmam que se sentiram mais atraentes utilizando a fragrância e 88% dizem se sentir mais confiantes. A novo perfume já está disponível em todas as lojas.

 

Workshop Pentest

Consagrado no mundo do Pentest, Daniel Moreno, será o principal nome do I Workshop Pentest, idealizado pelo Clube do Hacker e que acontecerá no 4 de Novembro, de 8h às 18h, no Auditório Gilberto Mendes da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). Autor do recém lançado, Pentest em Aplicações Web, Moreno trará para Manaus as táticas mais avançadas de testes e identificação das fragilidades em sistemas computacionais. “A ideia é demonstrar para alunos, profissionais e empresários os pontos vulneráveis em sistemas de redes. Para que se possa determinar o grau de risco a que instituições públicas ou privadas estão expostas”, explicou Adonel Bezerra, perito em computação forense, especialista em segurança da informação e fundador/mantenedor do Clube do Hacker. Ao final do evento, serão expedidos certificados de horas complementares para estudantes, além de certificado de participação para os demais. Inscrições no site www;clubedohacker.com.br ou ligue (92) 98420-4994/ 99495-2220.

 

Eleição Sjpam 2017
Na tarde da sexta-feira (20), os jornalistas membros da chapa “Recomeçar-pelos direitos dos jornalistas”, compareceram na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM), para homologar a chapa Recomeçar, com o objetivo de disputar as eleições para administrar o sindicato para o triênio 2018/2020. A documentação foi entregue a Comissão Eleitoral e está agora, esperando os trâmites legais para, só então, começar pra valer a campanha rumo a presidência do sindicato. Esta é a primeira vez que a categoria conta com uma chapa com representantes de todos os setores. Nela há jornalistas, repórteres fotográficos, diagramadores, cinegrafistas entre outros. Segundo Marcell Mota, cabeça da chapa “Recomeçar” “assim que for dado a ‘largada’ por parte da Comissão Eleitoral, vamos visitar todas as redações com o objetivo de divulgar nosso plano de trabalho, temos a plena convicção de que, se chegarmos lá, teremos um árduo e grandioso trabalho à frente do sindicato, para que os profissionais sintam-se realmente valorizados, isso será uma realidade”, afirmou categoricamente.A eleição deste ano do Sjpam promete grandes surpresas!

 

Alça de retorno liberada

A alça de retorno na Avenida Jacira Reis, zona Oeste foi liberada, ontem (23), para o tráfego, após a implantação das sinalizações horizontal e vertical. O retorno marca o início de uma sequência de alterações planejadas pela Prefeitura de Manaus que irá melhorar a fluidez do trânsito em um dos principais gargalos do bairro de São Jorge. A sinalização horizontal inclui linhas de bordo, faixas de aceleração e desaceleração e sinalização de “dê a preferência”. Também foram afixadas placas de orientação indicando para o novo retorno. A alça conta ainda com defensas metálicas que garantem a manobra com segurança para o condutor e previnem a entrada de pessoas nesse trecho da via. Muito bom!

 

Passarela

Carlinhos Rosas Monteiro e Oziel Rodrigues (em Novo Airão/AM), figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Se vivo estivesse, meu amigo Luiz Ângelo Vianez estaria completando 57 anos. Saudades de ti, irmãozinho!

Neste mês, a Top Internacional completa 40 anos e para comemorar a importadora traz a campanha Top Lovers, que foi sucesso no ano passado e, neste ano, promete surpreender ainda mais na quantidade de produtos com preços especiais. São perfumes, maquiagens, acessórios, além dos descontos imperdíveis no setor de bebidas importadas. Confira!

Para comemorar os 348 anos de Manaus, o Moai Restobar (avenida do Turismo, Tarumã), preparou uma edição especial do seu pé de serra, nesta terça-feira. As bandas Mão Pra Riba, Forró Peneirado, Forró Show e a presença do ‘pop da selva’ Arlindo Jr. vão abrilhantar essa noite. O DJ Geraldinho entra nos intervalos, agitando a enorme pista de dança, com hits atuais e suas mixagens exclusivas. A festa começa ás 21h.

Na próxima sexta-feira (27), a partir das 20h, acontece no Teatro Amazonas, a cerimônia de premiação dos concursos de música realizados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O evento tem acesso gratuito.

Até o dia 24 de novembro, estão abertas as inscrições, gratuitas, para apresentação de propostas de artistas interessados em expor seus trabalhos na Galeria de Arte Casarão de Idéias. O objetivo do Edital de Ocupação 2018 é promover as diversas manifestações das artes visuais contemporâneas para fomentar a pesquisa, estimular novos processos investigativos e experimentações de linguagens, além de fortalecer as dinâmicas sociais da arte. Inscrição disponível no site www.casaraodedieias.com.br

Foram encerradas na sexta-feira (20), as atividades da Semana de Defesa Civil Municipal. O seminário aconteceu no auditório da Casa Militar de Manaus, na Compensa. Houve entrega do Certificado “Amigo da Defesa Civil” às secretarias municipais e órgãos federais parceiros nas ações de monitoramento e prevenção.

A MSC anuncia a abertura das vendas para seu segundo cruzeiro de volta ao mundo, com saída em 2020. O MSC World Cruise 2020 terá um itinerário de 117 dias, 43 destinos, 23 países, cinco continentes, quatro pontos de embarque e oito paradas com pernoite. Os embarques serão em Civitavecchia/Roma, Gênova, Marselha e Barcelona nos dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro de 2020, respectivamente, e retorno no final de abril. Maiores informações aqui em Manaus, na Paradise Turismo. Telefone 3633-1156.

Nos dias 3 e 4 de novembro, o espaço artístico e cultural “DaVárzea das Artes”, no Parque Dez, recebe a remontagem do espetáculo instalação “Chico: o corpo em cores e sons”, da Contem Dança Cia. O espetáculo apresentado pela primeira vez em 2014, volta à cena para dar continuidade ao processo de investigação. As apresentações ocorrerão às 20h e o ingresso custa R$ 25.

Representando a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Carlos Alberto (PRB) participou, ontem (23), da cerimônia alusiva à comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, no pátio operacional da Base Aérea de Manaus, no bairro São Lázaro. O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam), também se fez presente.

Paro por aqui, lembrando que; nesta terça-feira, o Les Artistes Café Teatro, apresenta o espetáculo Teatral Rival Rebolado, integrando a programação do aniversário de 348 anos da cidade de Manaus. A atriz Leandra Leal, que também assina a direção do espetáculo, que está em sua terceira temporada, disse que está sendo uma experiência nova levar a apresentação para fora do teatro. É por aí. Até amanhã. SEGURANÇA JÁ

No painel fotográfico,  manauenses ilustres que honram a nossa amada Manaus,

 

GALERIA

 

Arthur-Virgílio Neto (diplomata e prefeito de Manaus (George Giann)
Malvino Salvador (ator)
Marcelo Mourão Gomes (1º bailarino do American Ballet Theatre de Nova Yorque)
José Aldo (campeão de UFC)
Milton Hatoum (escritor)
Carmen Novoa Silva, escritora e imortal da Academia Amazonense de Letras
Zeca Nascimento (investidor e multiempresário )
Eliana Printes (cantora e compositora)
Capital da Amazônia Ocidental, Manaus festeja hoje com seus filhos manauenses e manauaras, 348 anos de historia e de resistência (Reprodução)

1 comentário em “Manaus: 348 anos de história e de resistência”

  1. Luis Angelo Vianez, jovem brilhante , isento, amoroso e, sobretudo bom filho, que Deus levou cedo para perto de si. Beijos para Lúcia e Osman.

Comentários estão fechados.