Caroline Putnoki assume Atout France na América Latina

Caroline Putnoki é a diretora do Atout France na América Latina após Jean-Philippe Pérol deixar o cargo de diretor do órgão para as Américas. Originária da Guiana Francesa, Caroline já dirigiu o Turismo da França em Montréal, no Canadá, de onde pediu licença em 2010. Caroline é a fundadora da empresa de representação e marketing Cap Amazon Tropical, hoje dirigida por René Pérol e Jean Bruno Gillot. A empresária também tem participação societária em uma sociedade de cruzeiros fluviais na Amazônia, hoje explorada pela operadora Turismo Consciente, cuja embarcação Belle Amazon é o carro-chefe. Esta sociedade, inclusive, é para onde rumará Jean-Philippe Pérol antecessor de Caroline na Atout France. O networking construído Brasil nos seis anos de Cap Amazon e a expertise referente a toda sua trajetória profissional, incluindo a própria Atout France, devem facilitar seus trabalhos diante da empreitada de dirigir o órgão para um mercado tão relevante para a França. “Durante mais de seis anos, desenvolvi uma rede e uma expertise que certamente irão me servir nesta nova fase de minha vida profissional”, confia Caroline, que irá reintegrar a rede internacional após sete anos. Boa sorte, Caroline, na sua nova empreitada. (Fonte: revista Panrotas)

 

Paraenses premiados

O projeto “Valorização ambiental de imóveis rurais na Amazônia, acesso a crédito rural e capitalização do produtor”, do pesquisador Antônio de Santana, do Pará, é o grande vencedor do Prêmio Professor Samuel Benchimol, categoria Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica. Já “Conserva de peixes da Amazônia – jaraqui, matrinxã, tambaqui e pirarucu”, idealizado por Jaqueline Bezerra, também do Pará, é o projeto vencedor do Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, categoria iniciativa de desenvolvimento local (IDL). Os vencedores do Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente de 2017 foram anunciados, ontem (19), pela comissão julgadora, na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas. Cada um dos vencedores receberá R$ 35 mil de premiação, no dia 24 de novembro no Clube do Trabalhador. O empresário Mário Expedito Neves Guerreiro, 97 anos, também receberá o destaque “Personalidade dedicada ao desenvolvimento sustentável da Região Amazônica”.

 

“Sou Manauara”

Em comemoração ao aniversário de Manaus, celebrado no próximo dia 24, o Manauara Shopping, lança a campanha institucional “Sou Manauara” e resgata através de vídeos, fotos e mobiliário urbano uma das principais características do amazonense: que é valorizar sua terra, cultura e raízes.Até o dia 30 de outubro, o Manauara Shopping vai apresentar por meio desta campanha institucional o sentimento de pertencimento ao Amazonas que é uma de suas marcas registradas. Cinco blogueiros também farão parte da ação, e mostrarão aos seus seguidores o centro de compras através de uma visão particular e única.

 

Exposição ‘Amazone-se’

Há mais de dez anos viajando pelos municípios do interior do Amazonas no trabalho como fotojornalista, Alex Pazuello dedicou muito de suas horas vagas a produzir registros singulares da natureza, da vida e da cultura da Amazônia. Parte desses registros agora poderá ser vista pelo grande público nos salões do Centro Cultural Palácio da Justiça, onde o fotógrafo amazonense inaugura a exposição “Amazone-se”, na próxima quinta-feira (26), às 18h. Após a abertura, a exposição terá visitação gratuita e aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 14h, e aos domingos, das 9h às 13h. A exibição segue em cartaz no Centro Cultural Palácio da Justiça até março de 2018. “Amazone-se” reúne uma seleção de 20 fotografias, trazendo imagens captadas por Alex Pazuello em Manaus e no interior do Estado, de 2004 até os dias atuais. A curadoria da exibição é de César Oiticica Filho, fotógrafo, cineasta e artista audiovisual.

 

Brasil em 2º lugar na WorldSkills 2017

O Brasil se mantém na elite da educação profissional do mundo. Com um total de 34.901 pontos, o país ficou em 2º lugar geral na maior competição de profissões técnicas do planeta, a WorldSkills. Entre os dias 15 e 18 de outubro, mais de 1.200 jovens de 68 países competiram em 52 ocupações do setor industrial e de serviços em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Os russos ficaram em primeiro. A delegação brasileira foi composta por 56 competidores, 51 alunos e ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que competiram em 50 ocupações. É bom lembrar que na última edição da WorldSkills, em 2015, o país ficou em primeiro lugar. Os brasileiros conquistaram um total de 15 medalhas, sendo 7 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, além de 26 certificados de excelência. No quadro geral de medalhas, o Brasil ficou em 4º lugar, atrás apenas de China, Coreia do Sul e Suíça, e à frente de países com bastante tradição em ensino técnico, como França, Japão, Áustria e Alemanha. Maravilha!

 

Prenúncio de sucesso

Com o apoio da Prefeitura de Manaus, Governo do Estado e diversas autarquias, além de patrocinadores de projeção nacional, já fazem da Conescap 2017 um verdadeiro sucesso. A vinda de mais de 2500 participantes e expositores, vai movimentar o comércio local e projeta gerar mais de R$ 9 milhões na economia do Estado. Empresas de transporte, restaurantes, lojas e pequenos comércios receberão esses turistas de negócios, que prometem levar daqui muito mais do que o artesanato ou o sabor dos peixes amazônicos. Eles levarão o acolhimento de uma população receptiva e a possibilidade de um retorno para aproveitar ainda mais o que nossa região tem pra oferecer, A CONESCAP 2017 vai acontecer nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

 

Cadeia solar fotovoltaica no PIM

A consolidação de uma cadeia de produção de energia solar fotovoltaica no Polo Industrial de Manaus (PIM) foi o principal tema de reunião entre equipe técnica da Suframa e executivos das empresas Canadian Solar e Flextronics. O encontro ocorreu, ontem (19), na sala de reuniões do gabinete da autarquia. Também foi abordada na reunião a possibilidade da instalação no PIM de uma unidade fabril da multinacional Canadian Solar, fabricante líder de módulos solares.  Durante o encontro, técnicos da Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Empresariais (Cogec) e da Coordenação-Geral de Análise de Projetos Industriais (CGPRI) detalharam as vantagens tributárias e de estratégia de negócios da instalação de uma fábrica no parque fabril de Manaus em relação a outros locais. Atualmente, segundo dados do Ministério de Minas e Energia, apenas 45% do abastecimento de energia elétrica do País provêm de fontes renováveis. Desse total, 91,90% são oriundas da energia hidráulica; 8,02% vêm da energia eólica, enquanto a energia solar corresponde a apenas 0,02%.

 

Passarela

Derly Gomes,Jaime Carvalho Arantes, Marilza Mascarenhas, Jacques Menassa (no Líbano), Sílvia Jane dos Santos, Otávio Raman Neves Júnior, Manuella Barros, João Barbato, Sandra Monteiro, Alexandre Almeida de Queiroz, Karina Alecrim Bessa e Fernanda Furtado Farzin (em Santiago-Chile), figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos, por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

O complexo do Posto P10 (próximo a Bola do Eldorado) passará a contar, a partir da segunda quinzena de novembro, com uma unidade da Deni Barber Shop, espaço diferenciado e instalado dentro de um container com vista diferenciada. Muitobom!

O prestigiado designer de joias Manoel Bernardes lançou na quarta-feira (18), em Manaus, a sua mais nova coleção inspirada em duas tendências: O etéreo  (com peças mais fluidas)  e o bucólico ( com peças que misturam pérolas e pedras). O mineiro é considerado o maior distribuidor mundial de gemas brasileiras. A coleção foi apresentada na joalheira Di Donna, no Shopping Ponta Negra.

As irmãs Kamila e Karine Koga inauguram, no dia 1º de novembro, uma unidade da Sobrancelha Design, no Manauara Shopping. A empresa possui uma técnica exclusiva para o tratamento das sobrancelhas e é referência em todo o País. Maravilha!

O cantor e compositor, Uendel Pinheiro, grava seu segundo DVD com músicas autorais, na segunda-feira (23), a partir das 21h. O palco de registro do primeiro álbum da carreira do músico paraense será a quadra da Escola de Samba Aparecida. O jovem, que já é um dos mais conhecidos cantores de pagode em Manaus, irá apresentar vários hits que são sucessos nas rádios e na internet. O registro ao vivo comemora mais de dez anos de trajetória.

O bar Alambique, o pé de serra mais badalado da sexta-feira, terá quatro atrações de peso pra iniciar o fim de semana. Forró Matuto, Balanço da Sanfona, Jardel Santos e Forró Show são as atrações da noite desta sexta-feira, que inicia ás 21h. A casa fica na avenida do Turismo, no Tarumã.  Todos tem acesso livre até 23h.

A Políclínica Dr. Antônio Comte Telles, unidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) localizada no São José 3, zona Leste da cidade, recebeu o prêmio Enfermeira Miracy Vasconcelos, na categoria “Instituição”, promovido pela Fundação de Vigilância Sanitária (FVS). A escolha deu-se pelos resultados alcançados pela equipe no diagnóstico e tratamento de tuberculose e HIV naquela região da cidade.

O Pagode do Coronel (Avenida do Turismo, Tarumã), preparou um fim de semana recheado com o melhor do samba e pagode. Nesta sexta-feira, a partir das 20h30, a casa apresenta Bruno Mocidade e banda Loka tentação. A programação contará, ainda, com as participações especiais de Randerson Couto, James Rios e Márcia Siqueira. A apresentação do evento fica por conta de Wilsinho de Cima, Mestre Saúba e Paulo Kabessa.

O fim de semana será movimentado no Moai Restobar (venida do Turismo, Tarumã). No domingo (22), a partir das 16h, a casa recebe o grupo Vem k Sambar e Uendel Pinheiro. O resultado é um show bem animado e pra lá de especial. Para animar ainda mais a festa, a casa também irá receber Rafinha e banda, que assume o compromisso deixar a noite mais animada. Durante os intervalos, o público aprecia os sucessos eletrizantes com o DJ Vitor Paz.

Paro por aqui, lembrando que; hoje, festeja-se o Dia do Poeta. Esta data celebra o profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, as poesias que faz. O principal propósito desta data é incentivar a leitura, escrita e publicação de obras poéticas nacionais. Fiquem na paz e até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Assessora do cerimonial do Governo do Estado, Sílvia Jane é uma das festejadas aniversariantes desta sexta-feira. Cheers
As irmãs Brenda Braga Furtado e Bruna Braga também prestigiaram o Vogue Fashion’s Night Out Manaus (Ana Claudia Jatahy)
A médica dermatologista Montaha Jasserand e a desembargadora Socorro Guedes Moura prestigiando o Vogue Fashion’s Night Out Manaus
Ricardo e Fernanda Pinheiro, presenças simpáticas no Vogue Fashion’s Night Out (Ana Claudia Jatahy)
José Falcone e Márcio Sobiesiak, na cena fashion da capital amazonense (Ana Claudia Jatahy)
A notária Juliana Follmer e sua elegância nata (Ana Claudia Jatahy)
Maiara Cruz e sua habitual tranquilidade (Ana Claudia Jatahy)
Caroline Putnoki, a nova diretora da Atout France, enre Guillermo Alcorta, da Panrotas e Jean-Philippe Pérol, ex-diretor do Turismo da França para as Américas