Proposta de reforma tributária deve incluir modelo Zona Franca

A formação de um grupo de trabalho para dar subsídio à proposta de Reforma Tributária, no que diz respeito à Zona Franca de Manaus, foi um dos pontos discutidos no encontro com o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), ontem (16), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). Hauly é relator da proposta e admitiu, em Manaus, que não tem ideia da solução mais acertada para inserir o modelo ZFM no relatório final a ser votado ainda este ano pelo Congresso. Para o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, a oportunidade de discutir o tema diretamente com o relator traz alívio ao segmento industrial porque, ao não tratar da situação da Zona Franca, com suas garantias constitucionais, a proposta de reforma trouxe insegurança às empresas quanto ao futuro do modelo. Há dez meses em elaboração, a proposta de reforma tributária, segundo Luiz Carlos Hauly, vem no sentido de simplificar o atual sistema por meio da unificação de tributos sobre o consumo e do aumento gradativo da tributação sobre a renda. O ponto central da proposta é a criação do Imposto de Valor Agregado (IVA), que substituiria pelo menos dez impostos cobrados na produção e no consumo, como IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o PIS, o Pasep, a Cofins, a Cide, todos federais, além do ICMS, da esfera estadual, e do ISS, Municipal. Luiz Carlos Hauly tranquilizou as lideranças locais ao afirmar que a Zona Franca tem que ter um dispositivo específico na reforma tributária, contanto que não seja a solução orçamentária.

 

Contagem regressiva

Tudo super ajustado para a realização, amanhã (18), do Vogue Fashion Night Out, que o Shopping Ponta Negra, do grupo JHSF, traz para seus clientes e frequentadores pela segunda vez a Manaus. O evento terá a participação do estilista André Lima, sob a chancela da Dell Anno, um talk show comandado pelo joalheiro Manoel Bernardes, com o apoio da Di Donna, e palestra da dermatologista Bruna Braga, convidada da academia Fórmula, alem do time da Vogue Brasil. Durante todo o dia as lojas do Ponta Negra estarão engajadas no clima Vogue, realizando ações como exposições, coquetéis, desfiles de moda para os seus clientes, que serão os grandes presenteados por esta iniciativa capitaneada pelo superintendente do Shopping, Magno Duarte, e a área de marketing, com Karla Henderson  à frente, alem dos lojistas que aderiram em massa ao evento e as equipes de todos os setores do shopping.

 

Amyr Klink palestra hoje em Manaus

Depois de atravessar sozinho o oceano Atlântico em um barco a remo, Amyr Klink entrou no mundo das letras e por meio de seus livros e palestras mostrando o que aprendeu de suas experiências. Todas as experiências do navegador brasileiro serão conhecidas nesta terça-feira, contadas por ele, a partir das 19h, no Manaus Plaza Centro de Convenções, à avenida Djalma Batista. A empresa de treinamentos comportamentais, Sem Mais Desculpas traz Amyr Klink à Manaus com o objetivo de mostrar uma forma de se fazer o maior aproveitamento de recursos, com menos gastos de energia e de pessoal. Klink que é sucesso em críticas em todos os lugares do Brasil, e em alguns países, aborda em sua palestra temas como: planejamento, motivação, trabalho em equipe, liderança, empreendedorismo. Como vencer os desafios entre o planejado e a execução. Os interessados podem adquirir o ingresso pelo site http://semmaisdesculpas.com.br além de tentar a sorte no sorteio de um par de ingressos que está acontecendo no instagram do Plaza Shopping.

 

Bem na foto

A política de redução de despesas para priorizar os investimentos na cidade, realizada desde 2013 pela Prefeitura de Manaus, resultou em reconhecimento nacional. Ontem (16), o prefeito Arthur Virgílio Neto foi o convidado da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) como palestrante em talk show para apresentar ações de boas práticas da gestão pública em Manaus. Arthur destacou entre as medidas o decreto “Manaus enfrentando a crise” e a diminuição de cargos em todas as secretarias, como importantes componentes para que Manaus equilibrasse suas contas públicas. Tais resultados deram a Manaus o título de capital brasileira que melhor atendeu as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, em 2016, de acordo com estudo realizado e divulgado pela Firjan. O evento é promovido pelo Sistema Firjan e a Comunitas, com apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP)

 

Palestra na Suframa

Com organização da Suframa, será realizada a partir das 9h desta terça-feira, no auditório da autarquia, a palestra “Integridade e Riscos na Administração Pública – case do Ministério do Planejamento”. A capacitação, aberta à participação de todos os servidores e colaboradores de órgãos públicos federais em Manaus, será ministrada pelo assessor especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Rodrigo Fontenelle, responsável pela implantação da Gestão de Riscos no ministério. A palestra tem como objetivo difundir as metodologias de risco e controle dispostas na Instrução Normativa Conjunta (IN) nº 1, de 10 de maio de 2016, dos Ministérios da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). O enfoque será a exposição do caso prático de implementação do programa de integridade e riscos no MP.

 

Chefs Brasileiros

Os peixes, cores, aromas e sabores únicos da gastronomia amazonense são destaque no programa ‘Chefs Brasileiros’, série do canal de TV a cabo GNT, que por toda esta semana apresenta o trabalho do chef Felipe Schaedler, catarinense radicado em Manaus, que com muita criatividade e talento levou a tradicional culinária regional a um novo patamar, com destaque cada vez maior na mídia e eventos especializados nacionais e internacionais. Schaedler fala sobre o conhecimento local que inspirou o desenvolvimento de seus pratos e afirma ainda, que sua verdadeira escola foi o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, que apresenta a variedade de produtos como a farinha e os peixes. O público amazonense poderá conhecer mais sobre o trabalho do chef Felipe Schaedler nas exibições do programa que acontecem até o próximo domingo, em diversos horários, no canal GNT e, também em qualquer horário pela Internet, no canal GNT Play.

 

Doação de Cabelos

O Lar das Marias, entidade que oferece apoio a mulheres com câncer, está recebendo doação de cabelos, para a confecção de perucas. As doações podem ser entregues no quiosque do Lar, que está funcionando de 10h às 22h, no Amazonas Shopping, próximo à Praça de Alimentação do primeiro piso. No local, também estão sendo vendidos itens de artesanato, cuja renda será revertida para a manutenção das atividades da instituição. Que tal colaborar?

 

Novo Superintendente

O Shopping Manaus Via Norte tem um novo superintendente.Ele é Bruno Barros e assume a função no lugar de Mauricio Taufik. Barros trás na bagagem mais de sete anos de experiência na BRMALLS. Barros começou sua carreira na companhia na área de Marketing, atuando como Gerente de Marketing em Shoppings estratégicos como Amazonas Shopping e Norte Shopping (Rio de Janeiro), posteriormente como Gerente Regional (conduzindo a área de Marketing de 10 Shoppings em SP). Sua mais recente experiência foi como Superintendente do Campinas Shopping (São Paulo).

 

Passarela

Lenise Ipiranga, Radyr Júnior, Luiz Eduardo Azevedo, José Geraldo Bessa (em Niteroi-RJ) e José Carlos Ferreira, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos, por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Claudia Bernardino, Ângela Bastos, Ana Rebelo e Márcia Martins, agendam Nova Yorque para comprinhas básica.  Elas vão aproveitar o fim de semana de liquidação do Dia de Ação de Graças, famoso pelo “Black Friday”, dia com os melhores descontos do ano na Big Apple e nos Estados Unidos. Geralmente cai entre 24 e 28 de Novembro. Boas compras!

Com o intuito de otimizar e humanizar as ações do município em torno das desapropriações ao longo das obras de infraestrutura do Corredor Ecológico do Mindu, o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta reuniu, na sexta-feira, (13), com o defensor público Carlos Alberto de Almeida Filho e a diretora do Programa de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé do Mindu (UEP/Seminf), Maísa Guedes, para traçar ações que otimizem as obras e o processo ao longo do Corredor Ecológico do Mindu.

Ao som do ritmo cadenciado da Marujada de Guerra, o Boi-Bumbá Caprichoso cantou parabéns a Parintins pelos 165 anos na Praça Digital Cristo Redentor, na noite de domingo, 15 de outubro. O apresentador Edmundo Oran surgiu no meio da galera, conduzido por um barco alegórico até o palco onde deu início a apresentação do primeiro e boi campeão de Parintins.

Como em qualquer gênero musical, no forró também existem vertentes, que passa do baião pro xaxado até o forró universitário e, porque não, o tecnobrega? Pra comprovar isso, o Pé de Serra do Moai convidou para esta terça-feira, três atrações que vão mostrar toda a versatilidade desse ritmo. Balanço da Sanfona, Xote com Pimenta, Forró Matuto farão shows com as participações de Maykinho (Xiado da Xinela), Uendel Pinheiro e DJ Geraldinho.

Daqui a exatamente um mês, Manaus sediará o maior evento de serviços já realizado na região norte do Brasil. Trata-se da Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Conescap 2017, que vai reunir grandes nomes de diversas áreas do conhecimento, nos dias 15, 16 e 17 de novembro no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Com o objetivo de informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade para a necessidade da conservação do sauim-de-coleira, a exposição fotográfica “Sauim-de-coleira: 192 anos” iniciou, ontem (16), seguindo até domingo (22), no Sumaúma Park Shopping, na Cidade Nova. A mostra conta a história da espécie única e rara, símbolo da cidade de Manaus, que ainda pode ser encontrada em poucos municípios do Amazonas, como Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

Paro por aqui, lembrando que; a médica ortomolecular Caroline Frota está com semana de atendimentos em Manaus. Até sexta-feira (20), ela vai atender em sua clínica localizada na Praça do Congresso (Centro). Por hoje é só. Fiquem na paz e até amanhã, se Deus quiser. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Minha amiga querida e ex-colega dos tempos de faculdade, a jornalista Lenise Ipiranga ganha hoje todas parabenizações por mais uma virada de folhinha. Cheers
-O navegador brasileiro Amyr Klink vai contar suas experiências nos mares do mundo, hoje, em palestra no auditório do Manaus Plaza Shopping (Divulgaçao)
A bela advogada Mary Tuma em seu momento diva by Célio Said
O chef manauara Felipe Schaedler é uma das estrelas da série Chefs Brasileiros, do canal de TV a cabo GNT que está sendo exibido até domingo (Reprodução)
Gisele Braga Alfaia e Ângela Bastos, brindam os bons momentos da vida. Coisa boa
Novo superintendente do Shopping Vianorte, Bruno Barros chega com grandes planos para alavancar as vendas daquele do centro de compras (Júlio Guimarães)
Os jornalistas Trícia Cabral e Luiz Otávio, desfrutando a noite na Praça dos Amigos (Rodrigo Aguiar)
O vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, defende alternativa da Reforma Tributária que contemple os incentivos comparativos do Modelo ZFM (Divulgação)