Kids – o show, em tempo solidário no Teatro Amazonas

As crianças que vão participar de ‘Kids – o show’, no Teatro Amazonas, começam a chegar em Manaus neste fim de semana, para cumprir agenda na cidade e para os ensaios do espetáculo, que ocorrerá no dia 14 deste mês, em duas sessões – às 17h e às 20h. Realizado em comemoração ao Dia da Criança, ‘Kids – o show’ terá parte dos assentos reservados para o público dessa faixa etária, que vive em situação de risco social. O espetáculo vai receber 140 crianças nessa condição, 60 delas moradoras de áreas do Prosamim, 30 atendidas pelo GACC, 20 pela Casa Vhida e 30 pelo Grupo Espírita Chico Xavier. O espetáculo vai reunir em Manaus sete crianças que participaram da última edição do programa ‘The Voice Kids Brasil’. No palco, estarão a cantora amazonense Marcella Bártholo, idealizadora do projeto, e mais Laura DÁvila, de Minas Gerais, Brunno Pastori, da Bahia, Melissa Noemy, de São Paulo, Flávia Scanuffo, do Paraná, Luiz Ricardo, do Rio de Janeiro, e Sofia Nunes, de Pernambuco.

 

Viagem Sonora

Nesta quinta-feira, a Amazonas Filarmônica faz uma viagem sonora entre dois países. O Brasil do século 20 e a Alemanha do século 19 será o destino da orquestra em concerto da Série Guaraná XIV. O espetáculo, uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, acontece a partir das 20h, com ingressos à venda na bilheteria do Teatro Amazonas. Sob a condução do maestro Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico e regente titular da orquestra, a Filarmônica interpreta três obras consagradas no mundo inteiro: a Sinfonia No. 5 em Dó Menor, do alemão Ludwig van Beethoven; Canto de Amor e Paz e Ponteio, do amazonense Claudio Santoro, que dá nome ao Teatro Nacional de Brasília (DF). Luiz Fernando Malheiro é reconhecido como um dos principais nomes da ópera em todo o Brasil. É o diretor artístico da Amazonas Filarmônica e do Festival Amazonas de Ópera, que chegou à sua vigésima edição neste ano. Estudou Regência com Túlio Colaccioppo, no Brasil, e com Leonard Bernstein, em Roma.

 

Despedida Emocionante

Antecedendo sua ida para prestigiar a cerimônia de posse do Governador Amazonino Mendes, Robério Braga teve um encontro com músicos, bailarinos e diretores dos Corpos Artísticos do Amazonas na manhã desta quarta-feira (4), no Teatro Amazonas. Na reunião de despedida, ele recordou com emoção da trajetória dos grupos mantidos pelo Governo do Estado e de outras ações da pasta. “Olhar no ‘retrovisor’, como olho hoje, me dá felicidade”, declarou ele, relembrando o cenário cultural de sua juventude e da época anterior à sua gestão na Cultura ao cenário atual, com grupos de balé, canto coral, música erudita, jazz, entre outros, mantidos pela Secretaria e presentes na agenda regular do Teatro Amazonas, ao lado de outros artistas da cena local. Em sua despedida, após a fala, Braga foi aplaudido de pé, pelos artistas e diretores dos Corpos Artísticos, muitos deles emocionados.

 

Sistema Facilitador

A partir do dia 16 de outubro o processo para abertura de empresas classificadas como ‘alto risco’ será facilitado. Com a implantação do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim), o licenciamento de um novo negócio na cidade – que era despachado em vários órgãos licenciadores do município e demorava de 300 a 900 dias (dependendo do tipo de empresa) – poderá ser feito pela internet com liberação em até 30 dias. O Slim substituirá o iCad e sua implementação iniciará nesta quinta-feira.. Com isso, todo o processo de abertura e baixa de empresas na Prefeitura de Manaus estará suspenso por 11 dias corridos. Além da celeridade para abertura de novas empresas classificadas como ‘alto risco’, o Slim também possibilitará o encerramento ou alterações de dados cadastrais de qualquer negócio. A facilidade também será estendida aos autônomos e profissionais liberais. Estes poderão realizar seus cadastros e obter suas inscrições municipais pelo Slim, sem precisar ir até algum órgão da Prefeitura para dar entrada em documentação. O novo sistema poderá ser acessado pelo endereço eletrônico: http://slim.manaus.am.gov.br. Mais informações poderão ser obtidas por meio do atendimento da Semef, no número 156.

 

Bruxas no Paço

Neste domingo (8), o Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus, estreia a exposição “Noites Sem Fim”, em alusão ao Halloween (31 de outubro) ou, simplesmente, Dia das Bruxas. Promovida pelo House 137 Studio, com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a exposição reunirá obras de diferentes artistas, nacionais e internacionais, em referência a primeira revista da série “The Midnight Witch”, lançada pelo Studio. A exposição ficará em cartaz até o dia 8 de novembro com entrada gratuita. Ao todo, 48 obras estarão expostas no hall do Paço da Liberdade. O desenhista e diretor do studio, Paulo Teles Yonami, lembra que essa é a terceira vez o espaço recebe exposições dos personagens de quadrinhos da série “Midnight Witch”. O artista espera um novo recorde de público nesta edição.

 

Opinião

Conheço a  têmpera de lutas, firmeza de atitudes e senso de justiça  de Amazonino Mende. Convivemos juntos momentos difícieis. Sei do respeito e apreço  que Amazonino tem pelos servidores competentes.  Pelo esmero e eficiência que dedicam em suas atividades . Cobra e exige dos auxiliares. Nessa linha, seguramente o governador não abrirá mão do trabalho qualificado e valoroso do secretário de Cultura, Robério Braga. Craque no que faz. A gestão de Robério engrandece o Amazonas aos olhos do Brasil e do mundo. (Vicente Limongi Netto)

 

Bráulio Bessa em Manaus

O poeta do programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, Bráulio Bessa, estará em Manaus no próximo dia 28,  no Manaus Plaza Centro de Convenções, para apresentar  a palestra/espetáculo “Um jeito arretado de empreender”. O matuto sonhador do interior do Ceará, sem precisar abandonar o sertão, criou o maior movimento virtual de divulgação da cultura nordestina no planeta e se tornou um dos mais importantes empreendedores sociais do país. É essa experiência que ele vai compartilhar na capital amazonense. A palestra é repleta de elementos como poesia de cordel, causos da sabedoria popular, humor e, principalmente, a mais pura gaiatice cearense, tudo isso interligado à motivação, empreendedorismo e ao instinto batalhador e sonhador contido em cada pessoa. O escritor e empreendedor, mostra que sim: a cabeça é chata. A palestra, não! Ingressos do segundo lote já estão à venda. Mais informações pelo telefone (92) 99462-0080.

 

Cães e Gatos

Foi iniciada, ontem (4), no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a 38ª Campanha de Vacinação Antirrábica. Até o dia 22 de novembro, A meta é imunizar, até o dia 22 de novembro, 226.850 animais, sendo 164.617 cães e 62.223 gatos em toda a zona urbana. Essa etapa fecha o ciclo anual da Campanha, que começou no segundo quadrimestre com as etapas Rural e Fluvial. Em duplas, os vacinadores irão a todos os bairros, de casa em casa, de segunda à sábado, durante 40 dias. Eles estão preparados para o serviço e terão como identificação um crachá. A vacina é gratuita e tem a validade de um ano.

 

Passarela

Claudia Mendonça, Leopoldo Péres, Lúcia Clara Brito Marques (em Brasília-DF), Sílvio Tinoco, André Monassa Gomes, Wallace Coimbra, Marilena Perales, Fernando Reis Michell Melo e Paulo Simplício,  figuram na lista dos felizes aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

A jornalista Celes Borges vai substituir a jornalista Wânia Lopes, à frente da  Fundação, Rádio e Televisão Cultura do Amazonas (Funtec), na gestão do governador eleito Amazonino Mendes (PDT), nas eleições suplementares. Desejamos à Celes muito sucesso na sua nova empreitada.

O Pódium da Arena da Amazônia será palco no próximo mês, da 1ª edição do Moto Rock Festival, que reunirá centenas de motociclistas de toda a região e mais de doze horas de música. A programação acontece em dois dias: no sábado, 04 de novembro, e no domingo, 05 de novembro, a partir das 15h, com apresentações da banda CPM 22 e dos músicos Digão, Egypcio,e Marcão, além de um show de manobras radicais e exposição de motos, bazar e food trucks.

A primeira edição desse mês do “Forró do Netão” será no ritmo do Arrocha. A balada que acontece nesta quinta-feira recebe, pela primeira vez com ‘rei do arrocha’, Guto Lima que vai fazer os forrozeiros dançarem a noite toda. Pelo palco do Arena Pub, também vão passar as bandas Forró Peneirado, Xote com Pimenta e Balanço da Sanfona, a partir das 21h.

Neste fim de semana, o judoca amazonense Adriano Rodrigues, que é beneficiário do programa Bolsa Atleta, representará a cidade de Manaus em uma das principais competições nacionais de judô do país. A 16ª edição do Troféu Brasil Interclubes de Judô acontece nos dias 7 e 8/10, na Arena do Minas Tênis, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento reúne os atletas destaques de cada estado do país.

A noite de sexta-feira (6), a partir das 21h, será de muito samba e pagode no Buxixo. A festa vai bombar com as presenças do grupo Joia Rara, Ângelo Márcio e ainda Vanessa Auzier como participação especial. Durante os intervalos, o agito fica por conta do DJ Fernando Araújo. O bar está situado na avenida Tancredo Neves, Pátio Manaus, Parque 10.

Com expectativa de mais de 21,6 mil pessoas, o Parque Cidade da Criança promete uma semana, de 9 a 13/10, de muita brincadeira e atrações com personagens infantis. Na quinta-feira, 12/10, Dia das Crianças, o parque entrará no mundo do ‘Reino de Gelo’ e no ‘País das Maravilhas’, com um dia inteiro de encantamento para as crianças que visitarem o espaço.

Amanhã (6), o grupo Vem K Sambar (VKS) comemora seis anos de estrada com muito estilo no Pagode do Coronel (rua Japurá, 676, Centro), Roda de Samba inicia partir das 20h30. E o aniversário será comemorado em grande estilo, com a gravação do primeiro DVD “Sabor do Nosso beijo” que terá 30 faixas incluindo canções autorais e clássicas do gênero.

Empresários e manipuladores do ramo de alimentos que vão participar do festival gastronômico Chef Urbano a ser realizado nos dias 6, 7 e 8/10, no estacionamento da Universidade Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras,  participaram de uma capacitação ontem (4), no auditório da Casa Militar da Prefeitura de Manaus, sobre boas práticas no preparo de alimentos. E por aí

Paro por aqui, lembrando que: hoje é um dia muito especial para o povo brasileiro. Comemora-se o dia de São Benedito, um dos santos mais queridos e cuja devoção é muito popular no Brasil. Cultuado inicialmente pelos escravos negros, por causa da cor de sua pele, e origem: era africano  e negro; passou a ser amado por toda população como exemplo da humildade e da pobreza. Viva São Benedito! Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Amiga-irmã querida, Claudinha Mendonça, cap da Paradise Turismo, celebra hoje, em Buenos Aires, onde está em tempo de trabalho, mais uma virada de folhinha. Cheers
A papisa da moda brasileiria Glória Coelho emoldurada por Rosedilson e Graça Assis, ele, diretor da loja Dell Anno Manaus, patrocinadora da conferência no Shopping Ponta Negra
Katia Sebben e Norma Simões Silva presenças marcantes na palestra de Glória Coelho
A sempre chicosa estilista amazonense Marly Lins de Albuquerque, presença de destaque na palestra de Glória, patrocinada pela loja Dell Anno Manaus
Moísa Sabóia Barbosa Guerreiro, estilosa e muito bem antenada
A queridíssima Denise Macedo, sempre de bem com a vida
O poeta cearense Bráulio Bessa vem a Manaus para apresentar a palestra-show ‘Um jeito arretado de empreender’ (Divulgação)
Revelada no The Voice Kids Brasil, a cantora amazonense Marcella Bártholo apresenta-se no próximo dia 14, no Teatro Amazonas no espetáculo Kids-o Show (Reprodução)