Ex-ministro revela na Fieam os desafios do Brasil para ser rico e competitivo

Mesmo com os desafios do custo Brasil, dos juros altos e da legislação trabalhista anacrônica, da ineficiência dos serviços e do elevado custo do frete, a indústria brasileira não perdeu produtividade. Muito pelo contrário, o país consegue preservar um grau de complexidade e diversificação industrial que só perde para a China. A análise vem assinada pelo ex-ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega, que apresentou as perspectivas da economia do Brasil em palestra para empresários, economistas e representantes do Polo Industrial de Manaus, na reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, na última segunda, 14, ainda como parte das comemorações dos 57 anos da FIEAM. A palestra foi promovida em parceria com a Comerc Energia. Titular da Fazenda entre 1988 e 1990, quando foram dados os primeiros passos para a abertura da economia brasileira, Mailson da Nóbrega, hoje aos 75 anos, falou sobre conjuntura, condições econômicas e institucionais, e os desafios do Brasil para se tornar um país rico e competitivo. Em sua avaliação, apesar da recessão econômica e da instabilidade na política, o país é um mercado de oportunidades que continua atraindo investidores mundiais. De acordo com o economista, o Brasil é a 8ª economia do mundo, mas poderia ser a 6ª se os erros do governo brasileiro não tivessem entrado em debate nacional e mundial. “Com uma economia desse nível nenhuma empresa relevante do mundo quer deixar de estar presente no Brasil. Das 500 maiores empresas mundiais, 400 têm operação no território brasileiro”, garantiu. Nóbrega acredita que o novo ciclo de crescimento do país dependerá da expansão de investimentos e da produtividade.

 

Sacramentada

Na última terça-feira (8), foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União, pelo presidente Michel Temer, a Lei Complementar 160/2017, com o objetivo de acabar com a guerra fiscal entre as unidades da federação, o texto também flexibiliza as regras para concessão desses incentivos. No entanto, o Polo Industrial de Manaus é o setor mais prejudicado, justamente pelo fato do Amazonas ser o único dos Estados brasileiros a ter garantias constitucionais de conceder incentivos fiscais de ICMS. Com a nova lei, durante os próximos 15 anos, os Estados poderão continuar concedendo incentivos. Ao final de 15 anos, só a Zona Franca de Manaus poderá concedê-los, no caso até 2073. E agora, José?

 

Noite Romântica

O restaurante Fiorentina prepara uma ‘Noite Romântica’ para o próximo dia 25 com música ao vivo e um cardápio especial para o jantar a dois. O chefe Lacy Ramalho elaborou entradas de salada tropical (manga, kani, morango , mix de folhas e molho de mostarda e mel), Ceviche de pirarucu (peixe marinado no azeite e limão, vinho temperado com mix de pimentões e cebolas) e bruscheta italiana com torrada de ervas, tomates e manjericão temperado ao azeite. Os pratos principais serão Bacalhau I Love you com arroz branco, refogado com azeite de oliva, azeitonas, ovos de codorna e tomate cereja, além de um Filé Afrodisíaco (escalopes de filé mignon regados ao molho poivre, levemente apimentados e arroz crocante de batata palha e castanha) e Camarão Suiço com queijos e purê de batatas. De sobremesa: brigadeiros tentação, morango com chantilly e creme de papaya. Os são pratos individuais, mas o casal paga somente um preço único de R$112,00.

 

Adesão Estrelada

O McDia Feliz 2017 ganhou um importante reforço, com a adesão de artistas e influenciadores digitais. Vivian Amorim, que participou do programa Big Brother Brasil, é a embaixadora local da campanha. Marcella Bártholo, do ‘The Voice Kids Brasil’, integra o grupo de influenciadores digitais envolvidos na mobilização, os McAmigos. Marcella fará uma apresentação, cantando no dia do evento, 26 de agosto, no McDonald´s da avenida Djalma Batista. O Mc Dia Feliz é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald. Em Manaus, os recursos arrecadados com a venda de Big Mac, no dia da campanha , beneficiarão o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc-AM).

 

Contra a lei da guerra fiscal

A deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM) esclarece que votou contra a Lei Complementar 160/2017, submetida à votação no plenário da Câmara Federal, em Brasília, no último dia 31 de maio, que convalida os incentivos fiscais relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) concedidos ilegalmente pelos Estados a empresas e indústrias e reitera o seu compromisso em lutar para impedir que os incentivos diferenciados da Zona Franca de Manaus sejam, de alguma forma, objeto de ataques e de contestação. Conceição afirmou que é preciso total apoio dos parlamentares e governantes do Amazonas para recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) no intuito de resguardar o Polo Industrial de Manaus (PIM). É por aí!

 

Bye bye Festival

Um show pirotécnico abriu, ontem (16), a última noite do 61º Festival Folclórico do Amazonas, no Anfiteatro da Ponta Negra. A programação teve início às 20h com a apresentação da ciranda de Manacapuru ‘Guerreiros Mura’. Outros seis grupos passaram pelo tablado do Anfiteatro. O Festival foi promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e durante 13 dias mais de 80 atrações se apresentaram no local reunindo mais de seis mil brincantes em quadrilhas, cirandas, danças nordestinas, internacionais e outras. Na oportunidade, foi encerrada, também, a feira gastronômica do festival, que contou com 30 barracas de comidas típicas e food bikes. A movimentou a economia do local. Ano que vem tem mais

 

Vacina

A Clínica Vacinar recebe em outubro o mais novo lançamento do mercado: a vacina Hexaxim, que previne contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Poliomelite, Haemophilus tipo B e Hepatite B. A vacina foi lançada pelo laboratório Sanofi, durante a XIX Jornada Nacional de Imunização, em São Paulo. Presente no evento, a diretora da Clínica Vacinar, médica Amanda Alecrim, diz que a novidade vai beneficiar a população, porque a vacina hexavalente, que protege contra essas seis doenças, era produzida por um único laboratório e, por isso, tinha problemas de desabastecimento. Que venha a vacina a multivacina!

 

Posse

Dezesseis representantes do executivo municipal e da sociedade civil serão empossados, amanhã (18), na Academia Amazonense de Letras, a partir das 19h30, como conselheiros municipais de cultura, para o biênio 2017/2019. Os novos membros do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) foram escolhidos pelos representantes das próprias categorias culturais, como dança, música, teatro e circo, cultura étnica, artes visuais, literatura, áudio visual e cultura popular, através do voto direto. O mandato de cada conselheiro tem um período de dois anos. O Conselho Municipal de Cultura fará sua primeira reunião oficial nos próximos dias e o encontro será aberto à população. Todos os empossados receberão diploma de Conselheiro de Cultura da cidade de Manaus. A nomeação dos novos conselheiros foi publicada na edição 4188, do Diário Oficial do Município (DOM), do último dia 15. Agora, ao trabalho, senhores conselheiros!

 

Passarela

Rui Machado, Ana Talge Lyra Abrahim, Irineu Farias de Assis, Geralda Pinheiro, Wellington Lins de Albuquerque, Renato Braga Neto e Rosana Nascimento figuram na lista dos felizes aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Militares do Exército terão promoção especial para se divertir no Fun Park do shopping Manaus ViaNorte com a sua família. Basta apresentar identificação militar para ganhar uma cortesia (uma por CPF) para brincar a vontade no parque de diversões. A promoção é válida de 18 a 20 de agosto.

Novo destaque do funk nacional, MC Rahell, do hit “Vai dar PT” (40 milhões de visualizações no YouTube) está de volta á Manaus. O esquenta do show acontece nesta quinta-feira, no Arena Pub, em mais uma edição do Forró do Netão. A festa começa ás 22h, com acesso liberado até 23h. Após esse horário, será cobrado ingresso com ‘rolha’ liberada para os pagantes.

Presente na lista das 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil desde 2007, o Laboratório Sabin está mais uma vez no ranking elaborado pelo Instituto Great Place to Work – GPTW. Este ano, o laboratório ficou com o segundo lugar na categoria Grande Porte e foi destaque na prática de ‘contratar e receber’. Parabéns!

Para tornar o domingo ainda mais animado, nada melhor que curtir uma boa roda de samba em um ambiente descontraído, na companhia dos amigos e ouvindo música de primeira. O encontro, onde o samba é o anfitrião acontece no Moai Restobar (avenida do Turismo,Tarumã), a partir das 16h, com atrações do samba e pagode e ainda mixagens eletrizantes com o DJ Fernando Araújo.

A Prefeitura de Parintins por meio da Coordenadoria de Juventude, Esporte e Lazer (Comjel) dará o devido apoio à delegação parintinense, formada por 26 pessoas entre alunos/atletas do handebol da Escola São José Operário, futsal do Colégio do Carmo, atletismo do CETI e professores para a disputa dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), que acontece na categoria infantil (12 a 14 anos), em Curitiba-PR, de 12 a 21 de setembro. Muito bom!

Gratuito, jovial, diurno, divertido, zen para toda a família. Assim será o Domingo no Limerick – música, cinema e gastrofeira no quintal de casa. A ação, é uma experiência urbana de lazer ao ar livre para dar visibilidade ao mercado da economia local criativa em Manaus. O encontro vai reunir diversão e arte no domingo (20), a partir das 15h, no Limerick Pub & Culinária Camponsesa, na rua Visconde de laguna, Parque das Laranjeiras. Confira!

O Teatro Amazonas recebe, nesta quinta-feira, a partir das 20h, mais uma das grandes apresentações da Série Guaraná XIV, com a Amazonas Filarmônica, sob a regência do maestro Marcelo de Jesus. A Série, que acontece anualmente desde 2003, é uma realização do Governo do Estado do Amazonas, e traz ao público concertos semanais que reúnem o que há de melhor na música clássica universal.

A exposição Super Carros é sucesso de público no Sumaúma Park Shopping. Desde o dia 2 de agosto, uma grande quantidade de pessoas já viu de perto os famosos automóveis superesportivos de luxo, conhecidos mundialmente. Muitos, aproveitaram para adquirir o cupom de sorteio a uma drive experience (experiência em conduzir) um dos modelos das máquinas em exposição. A visitação é gratuita e segue até o dia 30 de agosto.

Paro por aqui, lembrando que, o  Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe/Am) promove um simpósio, dias 24 e 25 deste mês, trazendo a Manaus o gerente de logística do Grupo Augusto Cury, Rodrigo Segato, para falar sobre como potencializar os resultados dos negócios, através de uma gestão inovadora. Maravilha. Fiquem na paz e até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Amizade querida de tantos anos, o artista plástico Rui Machado, é um dos reverenciados aniversariantes desta quinta feira. Saúde, amigo
O ex-ministro de Fazendo, Mailson da Nóbrega e o presidente da Fieam, Antonio Silva, clicados logo após palestra pelos 57 anos da entidade (Divulgação)
A presidente executiva do Sabin, Lídia Abdalla, e a diretora administrativa e de pessoas, Marly Vidal
Maria Eduarda, Karen e Luciano D’Avila com Clóvis Barros Filho, em festividade no no escritório jurídico D’Ávila Vargas, advogados associados (Ana Claudia Jatahy)
As juizas Rebeca de Mendonça Lima e Andrea Medeiros marcando presença em recente agito social  (Ana Claudia Jatahy)
O medico ofltalmologista Neuzimar Pinheiro e sua cara-metade, administradora Eliana Pinheiro (Ana Claudia Jatahy)
No condomínio Saint Moritz, a advogada Benedita Figueira celebrou nova data, com Eduardo Saraiva e Marêssa Ramos, Elóisa Laredo e a pequena Ester, mais o casal Benívea Ramos e Joabe Siqueira
Em seu discurso na Fieam, o ex-ministro Mailson da Nóbrega fez uma avaliação da situação econômica do Brasil (Divulgação)

 

 

 

1 comentário em “Ex-ministro revela na Fieam os desafios do Brasil para ser rico e competitivo”

  1. Parabéns ao competente Rui Machado. Querida e amada figura humana e profissional valoroso e respeitado, no Brasil e no exterior.

Comentários estão fechados.