Passo a Paço vai agitar o Centro Histórico com grandes atrações

Movimento de ocupação cultural do Centro Histórico de Manaus, o Passo a Paço, que já faz parte do calendário fixo da cidade, ganha nova data e terá sua quarta edição realizada nos dias 12 e 13 de agosto. A nova data do Passo a Paço foi pensada para que se tenha uma melhor distribuição dos eventos que integram o calendário oficial da Prefeitura de Manaus ao longo do ano e que integram o projeto de promoção da cidade junto aos estados que compõem a Amazônia Legal. Música, cinema, teatro e artes visuais misturam-se aos sabores exóticos de Manaus durante dois dias de programação, que conta com mais de 20 atrações nacionais e locais. Karol Conka e Marcelo D2 serão as estrelas nacionais da programação musical no primeiro dia do evento. No domingo (13), a cantora Alcione sobe ao palco na avenida Eduardo Ribeiro. O projeto Rival Rebolado, concepção da atriz Leandra Leal, que revive o teatro de revista por meio da interação com drag queens, travestis e profissionais do sexo, será a atração no Les Artistes Café Teatro. Na gastronomia, esta edição terá a presença do renomado chef francês Claude Troisgros, e seu ilustre assistente, Batista.

 

Pinturas amazônicas na paisagem urbanas de Manaus

​O que era um simples paredão em concreto na Avenida Djalma Batista começou a ganhar originalidade com a força de cores que retratam animais regionais, flores e rostos e homenageiam as raízes indígenas do Amazonas. Iniciada na última semana, essa é a primeira de várias artes em grafite que fazem parte de um novo projeto de revitalização de viadutos e passagens inferiores, uma parceria da Prefeitura de Manaus com grafiteiros locais. A pintura, que poderia estar entre as paredes de uma galeria de arte, encontra-se exposta em plena Djalma Batista, na passagem inferior do cruzamento com a Av. Darcy Vargas. E o responsável por levar vida à “selva de pedra” é o consagrado grafiteiro Rogério Arab, que também já imprimiu seus traços junto a outros colegas na pintura do Complexo Viário Gilberto Mestrinho, no Coroado, zona Leste, no ano passado. “Os conceitos do trabalho que estão envolvidos no processo tem essência amazônica. É a retomada da arte, da fauna e da flora em cima do concreto, por isso a obra é planejada para que as pessoas tenham a percepção de que o concreto está sendo quebrado e surgindo ícones do Amazonas em efeito 3D”, destacou. Arab acrescentou, ainda, que dos quatro murais de sua responsabilidade, dois serão de autoria de grafiteiros convidados, Raiz Campos, e uma das “promessas” do grafite amazonense, Válney Moura, conhecido no meio como “Choque 220”. Segundo Arab, ele faz pintura em estilo realista e possui talento precoce. Além do cruzamento da Djalma com a Darcy Vargas, outras áreas receberão intervenções artísticas.

 

Aumento da qualidade na saúde

Ciente do sofrível atendimento que o Sistema Único de Saúde (SUS) dispensa ao brasileiro, e ao amazonense em particular, a candidata ao governo do Amazonas Rebecca Garcia (PP) indica como a saúde vai ser gerida em sua gestão à frente do governo estadual. “Tenho escutado com frequência que falta até dipirona nas unidades de saúde. Contudo, é preciso reconhecer que nos poucos meses de gestão do governador David Almeida, avanços significativos foram feitos na rede estadual, com a redução das filas para alguns procedimentos, por exemplo, e uma economia imediata de 6 milhões de reais em contratos para aquisição de medicamentos. Esses exemplos nos mostram que com gestão e seriedade é possível promover qualidade no serviço e na vida de quem precisa do SUS”, afirma Rebecca Garcia.

 

Legados Positivos

Manaus recebeu neste fim de semana a Virada Sustentável com mais de 250 atividades gratuitas, em todas as zonas da cidade, e participação de 300 voluntários, além de um grande envolvimento da população que participou das ações culturais e ainda aprendeu sobre reciclagem, e preservação ao meio ambiente. O festival foi realizado pelo Instituto Virada Sustentável, com sede em São Paulo, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e 36 instituições sem fins lucrativos. A Virada está deixando alguns legados para a cidade como locais para desenvolver a educação ambiental. Entre eles, o espaço “Cantos de Leitura”, na Cooperativa Aliança, localizada no bairro Compensa, que foi revitalizado sob coordenação da empresa Ball Corporation, parceira da Virada Sustentável Manaus, com o apoio de voluntários e moradores. O Rip Rap da Redenção recebeu a sede do Programa de Revitalização Ecológica e Urbanização Sustentável (REUSA), idealizado pela FAS em parceria com a ONG TransformAção, Impacto Hub Manaus e Global Shapers Community,  além de apoiadores individuais como a atriz Cristiane Torloni e o empresário Deniz Minev. A Virada Sustentável Manaus também difundiu propostas para garantir uma cidade melhor, mais arborizada, sustentável e socialmente preocupada com o bem-estar de todos.

 

Árvore de Livros

O curta metragem “Orgulho, Preconceito e Nachos”, produzido por alunos do 9º ano do Colégio Martha Falcão, irá receber o prêmio de Melhor Roteiro no 1° Festival de Curtas da Árvore de Livros, nesta quarta-feira (2), às 9h30, no auditório da instituição. Gabriel Lima, gerente comercial da plataforma de leitura digital Árvore de Livros, responsável pela iniciativa, estará em Manaus exclusivamente para realizar a entrega do troféu aos alunos. O trabalho deles concorreu com mais de 300 produções de escolas de todo o Brasil e foi o único que disputou em duas categorias: Melhor Roteiro e Melhor Produção, além de ser o único vencedor da região Norte.

 

Festival Folclórico do Mocambo do Arari

Realizado há 14 anos, o Festival Folclórico do Mocambo do Arari foi realizado com muito êxito nos os dias 28, 29 e 30 de julho em Parintins. A avaliação positiva foi feita pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia. Para o prefeito, o Festival foi um espetáculo dentro e fora da arena do Mocambódromo porque atraiu muitos turistas de Parintins, Manaus e até de fora do Amazonas. Bi Garcia frisa que a Prefeitura investiu fortemente para a realização da festa que recebeu investimentos maiores do que em 2016. “Estou muito feliz com os resultados justamente pelos investimentos feitos na Secretaria de Cultura no que se refere a apoiar a cultura popular na zona rural de Parintins. Para o próximo ano vamos fazer muito mais investimentos e buscar parcerias com o Governo Federal, Governo do Estado e iniciativa privada para transformarmos esse espetáculo do Mocambo”, pontua o prefeito. Também fazendo uma avaliação da festa folclórica, o vice-prefeito e secretário de Cultura de Parintins, Tony Medeiros, considera o Festival do Mocambo de 2017 como um dos melhores de todos os tempos. Muito bom!

 

Cuidador Comunitário

Com todas as 50 vagas ofertadas preenchidas, a segunda turma do curso “Cuidador Comunitário”, promovido pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e a Fundação Doutor Thomas (FDT), terá início nesta terça-feira, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do São José 4, na Rua 12, 402 – São José Operário, zona Leste de Manaus. As aulas seguirão até o dia 29/8, sempre às terças-feiras e quintas-feiras, das 14h às 16h, sendo voltadas para pessoas acima de 18 anos, de qualquer nível de escolaridade, interessadas em obter informações sobre os cuidados com os idosos no seio familiar. Diferentemente do curso “Cuidador de Idoso”, ou “Cuidadoso”, a atividade não habilita o aluno a atuar profissionalmente na área, mas ensina a acompanhar os idosos dentro de casa, abordando temas como alimentação e higiene. A primeira turma do “Cuidador Comunitário” teve início no dia 20 de junho, no Cras do Japiim. O projeto ainda será levado para a Paróquia São Raimundo Nonato, zona Oeste (de 12/9 a 10/10) e para o Movimento Amigos da Zona Norte (17/10 a 21/11). As inscrições são previamente divulgadas e realizadas pela Fundação Doutor Thomas nos locais onde acontecem as atividades.

 

Passarela

Juiz Sergio Moro (em Curitiba-PR), Lourdinha Archer Pinto, Rosely Assis Fernandes, Leonardo Paiva, Maza Said Lopes, Basílio Neto, Karin Assi Balbi e Karina Queiroz,  figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Falando em aniversário, quero registrar a troca de data, ontem, de duas amigas queridas; minha amada priquitinha Socorro Santos e a descolada escritora e carnavalesca Islene Botelho, que festejou em Genéve (Suiça), cercada pelo carinho do filho Vitor. Separadamente. Brindaram a vida na maior felicidade. Felicidades, meninas!

Com o objetivo de localizar jovens talentos para o cenário musical do Amazonas, a Secretaria de Estado de Cultura, abre inscrições, no período de 7 a 11 deste mês, para audições externas da Orquestra de Iniciantes Camerata Amazônica, do Liceu de Artes de Ofícios Claudio Santoro. A Orquestra Camerata Amazônica tem o intuito de formar jovens instrumentistas para a concepção de uma orquestra de cordas jovem, abrangendo instrumentos musicais como violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

A Unimed Manaus passou a adotar a autodescrição das imagens postadas na página do Facebook da empresa. A ação faz do projeto #PraCegoVer, que consiste em descrever as imagens que são publicadas nas redes sociais para que os dispositivos de leitura de tela possam repassar o conteúdo ao deficiente visual. 

Começa neste 1º de agosto e segue até o dia 25, um novo módulo da oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) com técnicas para transformar garrafas de vidro, pet e embalagem de leite em peças decorativas e rentáveis. A oficina será realizada no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam) do Uai Shopping São José. As oficinas ocorrem nos horários de 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.

O mês de agosto começa com o pé direito e com o Pé de Serra do Moai. Nesta terça-feira, a casa localizada na avenida do Turismo, no Tarumã vai ser palco de uma noite para ouvir os maiores sucessos do forró e do sertanejo atual. A festança que começa a partir das 21h terá Lucélia Souza, Segura Pizada e Forró Show como atrações da noite.

O Manauara Shopping, inicia a campanha a “A Arte de Ser Pai”, que terá um sistema de compre e ganhe com um jogo de copos com ilustrações do renomado artista multimídia Guto Lacaz. A cada R$ 300 em compras, os clientes trocam as notas por um jogo com dois copos personalizados em uma caixa de presente. São dois modelos diferentes e cada CPF pode trocar até dois kits. A campanha vai até o dia 13 de agosto, Dia dos Pais.

Nesse domingo, dia 6, o shopping Manaus ViaNorte recebe o MC Kevinho e a banda Forró Ideal, para um mega show na área externa do centro de compras, que lançou campanha onde o cliente que fizer compras acima de R$ 250,00 ganha ingresso para o show. 

Com o tema “Aleitamento Materno e Paternidade”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá desenvolver no mês de agosto uma série de atividades para sensibilizar a população sobre a importância da amamentação. A programação faz parte do projeto “Agosto Dourado”, que integra o calendário oficial de eventos do município de Manaus e representa uma estratégia para garantir maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno. A abertura oficial será nesta terça-feira.

Paro por aqui, lembrando que; a partir desta terça-feira, o Manaus Plaza Shopping abre um espaço especial para as crianças. A Divertilândia funcionará durante todo o mês de agosto, o ingresso custa R$5 ou um pacote de fraldas ou um pacote de massa para mingau que será doado a uma instituição. Que tal colaborar? Fiquem na paz e até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Márcia Rachel e sua mamma Baby Rizzato emolduram Zeca Nascimento, um amigo querido de antigos carnavais
Menga Junqueira, Léa Macedo, Hiroia e Olinda Takano celebrando a vida
Os tradicionais Ana Rita Antoni, Cássio e Vânia Pimentel nos salões de Manaus
Charles e Moísa Guerreiro festejaram na semana passada mais um ano de um casamento feliz e equilibrado. Parabéns, amigos
Murad Aziz e sua doce Marília, um dos casais mais queridos da Grande Manaus
Antonio Carlos e Socorro Duarte Cardoso. médicos competentes da seara amazonense
Cap da Flytour aqui em Manaus, Adriano Cordovil tem muitos planos para a operadora neste 2017

 

Idealizado pela atriz Leandra Leal,, o espetáculo Rival Rebolado, com a participação de drag quens e travestis famosos do Brasil, será atração do Passo a Paço, no Teatro Les Artistes Café (Divulgação)

 

 

1 comentário em “Passo a Paço vai agitar o Centro Histórico com grandes atrações”

Comentários estão fechados.