Teatro Amazonas recebe nova iluminação por meio de parceria privada

Inaugurado há 120 anos e hoje mundialmente reconhecido como símbolo do Estado, o Teatro Amazonas ganha novas luzes para celebrar sua história de esplendor e arte. Em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), a Comerc Energia irá modernizar a iluminação monumental da casa lírica amazonense, com a instalação de equipamento de tecnologia LED, de forma gratuita. O trabalho a ser realizado pela Comerc Energia abrange a retirada do equipamento de iluminação externa atualmente existente no Teatro Amazonas, datado da década de 1990, e a substituição por outro mais moderno. Os serviços de substituição do material iniciaram no último dia (24) e seguem ao longo desta semana. O novo equipamento – que inclui lâmpadas, luminárias e refletores, entre outros itens, localizados no estacionamento, jardins, área externa e telhado do Teatro – é baseado na tecnologia LED, que oferece maior economia no consumo de energia e maior vida útil, causando menor impacto no meio ambiente. A iniciativa da Comerc Energia tem ainda o apoio da GE, que irá fornecer de forma subsidiada parte do equipamento a ser utilizado no trabalho de modernização da iluminação monumental do Teatro Amazonas. Maravilha!

 

Amazonino Mendes em Parintins

Desembarca hoje em Parintins, às 16h30min, para uma intensa agenda política, o ex-governador e atual candidato na eleição suplementar, Amazonino Mendes (PDT). Amazonino é considerado o político que mais colaborou com o crescimento do município nos últimos 30 anos. Entre os investimentos feitos pelo político, quando chefe do executivo, está principalmente o Bumbódromo, inaugurado em 1988, sendo a partir de então o marco para o crescimento do Festival, que hoje se tornou a identidade cultural do Amazonas. A lista de trabalho de Amazonino é extensa e também engloba o primeiro campus do interior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em 2001. Os bairros Itaúna 1, 2 e Paulo Corrêa foram comprados também na gestão de Amazonino, assim como a construção da ponte Amazonino Mendes, escolas, centros de saúde, asfaltamento da maioria das ruas do município drenagens em áreas que enfrentavam problemas com alagamentos. Para o prefeito Bi Garcia (PSDB), o apoio a Amazoniano não é gratuito, mas uma forma de agradecer o que foi feito e também  uma possibilidade de ampliação de recursos estaduais a Parintins, hoje, bastante escassos.

 

Sabin Apoia
Marcada para o fim de julho, a Virada Sustentável de Manaus terá como um de seus apoiadores o grupo Sabin, signatária do Pacto Global da ONU para a disseminação das boas práticas de sustentabilidade. A empresa vê no evento um grande potencial agregador para essa conscientização coletiva, daí estar, pelo segundo ano consecutivo, como uma de seus incentivadores. Além de disponibilizar serviços de saúde, como aferição de pressão e bioimpedância, o Sabin também levará para a Virada um varal cultural com a temática sustentabilidade. É por aí!

 

Cotidiano Amazônida

O Shopping Ponta Negra está sediando a exposição Geografia e Outros Olhares Amazônicos, do geógrafo  amazonense Marcos Castro. Localizada no segundo piso (L2) do centro de compras, no Studio Galeria HA, a mostra é uma oportunidade de o público ter contato com obras que enfocam a Amazônia em seus aspectos naturais e humanos. A visitação é gratuita e segue até o dia 30 de julho. A exposição traz telas com paisagens que mostram a realidade sazonal da região na dualidade enchente-vazante, cotidiano dos amazônidas e suas expressões corpóreas e culturais da relação com a natureza, representadas principalmente pela floresta e pelos rios, a vida animal na região,  com suas espécies imponentes e que marcam significativamente a fauna da região, como a onça pintada, maior felino do continente americano e que tem na Amazônia seu mais extenso habitat. Confira!

 

Estrelas
Campanha realizada pela Rede Amazônica de Televisão, tendo como protagonistas a ginecologista Mônica Bandeira e a cantora Marcella Bártholo, vem alertando o público jovem para a prevenção contra o HPV, que pode causar o tipo de câncer com maior incidência no Amazonas, o de colo de útero. Como parte da campanha, elas estiveram, ontem (26), na Escola Estadual Antônio Bittencourt, no bairro da Glória, onde centenas de alunos lotaram o ginásio da unidade, para ouvir as orientações da médica, bater um papo com a artista, que representou o Amazonas no ‘The Voice Kids Brasil’, e ouvi-la cantar, dentre outras canções, “Recomeçar”, que é de sua autoria.

 

Desenvolvimento Urbano

As diretrizes de longo prazo que irão nortear as políticas de desenvolvimento urbano da cidade nos próximos 12 anos são o foco do 1º Workshop do Projeto Manaus 2030, que vai reunir titulares dos órgãos municipais e comitês de planejamento estratégico nesta quinta-feira, no Da Vinci Hotel. O seminário é coordenado pelas secretarias municipais de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) e de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), visando o estabelecimento de práticas de gestão fundamentadas na racionalização de recursos. O Workshop contará ainda com a consultoria do Instituto Áquila. Em torno de um trabalho coletivo envolvendo gestores, o Comitê de Gestão Estratégica e Comitê Técnico de Planejamento da Prefeitura, o 1º Workshop vai definir a orientação estratégica de governo e os eixos estratégicos, assim como a visão, a missão e os valores da Prefeitura de 2018 a 2030.

 

61º Festival Folclórico do Amazonas

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) promove, nesta quinta-feira, às 15h, no Anfiteatro da Praia da Ponta Negra, coletiva de imprensa sobre o início do 61º Festival Folclórico do Amazonas. O encontro contará com a presença da diretoria da Manauscult, representantes dos grupos folclóricos das categorias Prata e Bronze e do líder da banda Carrapicho, Zezinho Côrrea, que abrirá o festival na sexta-feira (28). Pela primeira vez, o Festival Folclórico do Amazonas será realizado no Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus. Do dia 28 de julho ao dia 9 de agosto, 88 atrações, entre cirandas, quadrilhas, danças nordestinas e danças internacionais se apresentarão no festival. As Cirandas de Manacapuru também farão uma participação especial.  O 61º Festival Folclórico será realizado diariamente das 20h às 00h e terá ainda uma Feira Gastronômica com mais de 30 barracas com comidas típicas.

 

Ação de limpeza dos mananciais no Tarumã

Unir esporte com conscientização ambiental é o objetivo dos projetos “Remada Ambiental” e “Grito D’Água”, que farão ação voluntária de limpeza dos mananciais do Lago Tarumã, sábado, dia 29, a partir das 7h30. As atividades fazem parte da terceira edição da Virada Sustentável Manaus, considerado o maior festival do Brasil em prol da sustentabilidade, realizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com 36 instituições da capital. A Remada Ambiental já está em sua 14º edição e reunirá voluntários em pranchas de Stand Up Paddle (SUP), caiaques e canoas para recolher materiais descartados de forma irregular nas águas da Nascente do Gigante, no Tarumã-Açu. O ponto de encontro será às 8h, na Marina do Davi, Zona Oeste de Manaus, é aberto ao público e precisa de inscrição para participar, que pode ser feita através do telefone (92) 98188-4145. Que tal participar desta ação de cidadania?

Passarela

A ex-primeira-dama Sandra Backsmann Braga, Luana Bastos e Annette Britto, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

A Praça dos Amigos, no São Jorge, recebe nesta quinta-feira, a partir das 21h, um naipe estelar para o Jantar Tropical, grifado pela banqueteira Salvani Araujo, da Santa Cozinha. Salvani promete deliciosas surpresas gastronômicas para quem marcar presença. Depois comento.

Ontem (26), a candidata ao governo do Amazonas Rebecca Garcia (PP) afirmou, durante programa de TV, que a saída de Abdala Fraxe (Pode) foi iniciativa do próprio deputado visando não prejudicar o desempenho da chapa da coligação “11 Coragem para Renovar”, cuja campanha segue firme, assegurou a candidata. De acordo com Rebecca Garcia, a substituição do vice de sua chapa na terça-feira (25), teve como objetivo não levar para a esfera judicial “uma eleição que tem tudo para ser correta, honesta. Uma eleição onde o que interessa, realmente, é o Estado do Amazonas e seus problemas”, afirmou a progressista.

Conhecido internacionalmente, o restaurante Moquém do Banzeiro, localizado na Galeria Cristal e comandado pelo chef Felipe Schaedler, inova e passa a ter no menu Costela de tambaqui, servida com molho agridoce levemente picante. Sem perder a originalidade em fazer uso dos produtos da nossa região, o chef  incluiu no cardápio dois pratos vegetarianos, sendo um deles o Risoto com cogumelos Ianomâmi. Eu recomendo!

O Grupo Bemol inaugura, nesta quinta-feira (27), no Amazonas Shopping, a terceira farmácia da rede. A “Bemol Farma” vai funcionar de 10h às 22h, no primeiro piso do centro de compras, na loja Bemol. Além de medicamentos, o novo empreendimento oferecerá aos clientes seções de produtos de beleza, alimentação, linha fitness e para animais.

Forrozeiro que se preza já tem marcado na agenda: um dos principais eventos do Arena Pub é também uma das melhores oportunidades para se acabar de dançar forró. A casa noturna está localizada na entrada do shopping Arena Mall, na av. Pedro Teixeira, Dom Pedro, abre às 22h, com acesso livre até 23h. Após esse horário, haverá cobrança de ingresso com ‘rolha’ liberada para os pagantes.

O Governo do Estado, via Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), conclui a oferta de vagas para 2017 com uma grande oportunidade para quem está procurando por qualificação profissional em Manaus. Como parte do calendário acadêmico já previsto para este ano, serão oferecidas 8.031 vagas para 69 cursos de qualificação e de informática para os sete Centros de Convivência da Família, Centro de Convivência do Idoso, Centro Thiago de Melo e Escola de Formação Profissional Padre Estélio Dalison.

A Amazonas Filarmônica e a Orquestra da Câmara do Amazonas, com a Série Encontro das Águas e o tema “A Sétima Arte: Clássica Cult’”, serão as atrações de abertura da terceira edição da Virada Sustentável Manaus. O concerto, que possui apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), acontece no Teatro Amazonas, quinta-feira, às 20h, com vagas limitadas conforme lotação do espaço.

Começaram as vendas para o show mais aguardado do ano em Manaus. A Fábrica de Eventos irá trazer, ao Pódio da Arena da Amazônia, a artista pop brasileira mais bem-sucedida do momento: Anitta. Além da cantora, que iniciou carreira internacional, a dupla sertaneja Simone e Simaria e o duo de DJs Jet Lag também se apresentam na capital amazonense durante o mesmo evento, que será realizado no dia 4 de setembro.

Paro por aqui, lembrando que; o grupo de pagode Soweto, é a atração nacional deste sábado (29), na roda de samba “Meia Noite Acaba”. O evento acontece a partir das 19h e vai contar com a participação de Uendel Pinheiro e os Jamblacks. Informações e reservas: 98408-0007.  Fiquem na paz e até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Ex-senadora e primeira-dama do Amazonas entre 2003 e 2010, Sandra Backsmann Braga é uma das festejadas aniversariantes desta quinta-feira. Cheers (Vagner Carvalho)
Em São Paulo, Airton Claudino e Zeca Nascimento aproveitaram para fazer uma visita à More Investimentos, do amigo João Adamo
Banqueteira renomada da Grande Manaus, Salvani Araújo, leia-se Santa Cozinha, assina o jantar de hoje na Praça dos Amigos, no São Jorge
A comunicadora Luana Bastos festeja nesta quinta-feira, ao lado de Jorge, o marido publicitário, mais uma virada de folhinha. Parabéns
Engenheira civil e arquiteta urbnista solfejada na capital amazonense, Maria Tereza do Nascimento Guerreiro confirma presença no jantar desta quinta-feira, na Praça dos Amigos, no São Jorge
A imortal Carmen Novoa Silva e a presidente da Academia Amazonense de Letras, Rosa Mendonça Brito em agito literário na cidade
Desembargador Neuzimar Pinheiro e sua Aparecida, presença rara nos grandes acontecimentos da Grande Manaus
Majestoso no por dos sol da trepidante Manaus, o Teatro Amazonas vai ganhar novas luzes para celebrar sua história de esplendor e arte (Reprodução)