Museu da Cidade, em Manaus, é destaque em revista nacional

Nos próximos cinco anos, doze centros culturais e museus serão inaugurados no Brasil, entre eles, dois na cidade de Manaus: o Museu da Cidade, que funcionará no prédio histórico do Paço da Liberdade; e o Museu Olímpico, na Arena da Amazônia, composto de peças do acervo do presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (Consudatle), Roberto Gesta. O boom de inaugurações, em pleno cenário econômico desfavorável no País foi o assunto da matéria “Contra a crise, museus”, da revista Veja do domingo (23). Nela, cinco Estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Goiás e Amazonas – têm seus projetos citados como modelos dos novos conceitos de museus, os chamados “museus de identidade”, que dialogam com a tecnologia sobre aspectos temático-culturais específicos, como é o caso do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e da Língua Portuguesa, em São Paulo. “O Museu da Cidade, em Manaus, pretende explicar o surgimento da capital amazonense a partir dos diversos fluxos migratórios”, cita a reportagem. A ideia é contar, em  uma linha do tempo, como a cidade foi criada a partir de um intenso fluxo migratório e como foi forjada a partir do ideal simbólico dos seus nativos que em interação com os imigrantes formaram o que hoje é a capital amazonense.

 

Prioridades no Interior

Neste final de semana, Rebecca Garcia visitou vários municípios do Interior do Amazonas: Borba, Manicoré, Apuí, Humaitá, Boca do Acre, Lábrea, Canutama e Tapauá. Percorrendo as calhas do Madeira e do Purus, no Sul do Estado, a candidata da coligação “Coragem para renovar” enfatizou seu compromisso de levar para o governo do Amazonas uma gestão técnica, séria e transparente, centrada no corte do desperdício, no planejamento e no monitoramento de metas e resultados. Rebecca também deu destaque a medidas efetivas de estímulo à atividade econômica do interior do Estado, de modo a enfrentar a grande concentração de empregos e geração de renda que se vive hoje: “A maior prova de que os programas de governos anteriores para promover o desenvolvimento regional funcionaram mais como peça de propaganda do que como indutores do crescimento que precisamos é o fato de que ainda hoje 95% do ICMS do Amazonas é recolhido em Manaus. Esse cenário tem que mudar de verdade. Com planejamento e determinação, vamos gerar emprego e renda para otimizar a vida do amazonense do interior”. É por aí!

 

Portas Abertas

Nesta quinta feira (27), a partir das 10h, o programa “Portas Abertas” tem mais uma edição na Manaus Ambiental da população. Criado há mais de 14 anos, o projeto da empresa promove a educação ambiental dentro da própria concessionária, fazendo com que a comunidade conheça todo o processo de tratamento da água. Mais de 33 mil pessoas já visitaram o Complexo de Produção da Ponta do Ismael, no bairro Compensa, zona Oeste, para conhecer as Estações de Tratamento de Água (ETA1 e  ETA2). Os visitantes participam de uma palestra no auditório da concessionária, para entender um pouco melhor de assuntos como: saneamento básico, abastecimento e tratamento de água. É por aí!

 

Sucesso Garantido

Durante três dias, o Clube do Trabalhador do Amazonas se transformou num centro cultural e de lazer, com atividades literárias, exposição de arte e apresentações musicais, na primeira edição do FLICS (Festival Literário e Cultural do SESI).  De sexta-feira a domingo (21 a 23), o público teve acesso a uma série de atividades culturais e recreativas. Os espaços temáticos fizeram a alegria do público, como o Espaço Maker, a Estação das Letras, as Estações Multiculturais, Palco e Praça FLICS, sala multiuso, além do Fliquinho, espaço dedicado ao público infantil. Em sua primeira edição, o festival homenageou com um espaço exclusivo o escritor amazonense Milton Hatoum. O evento teve como convidados um time de personalidades do cenário local, como escritores, artistas plásticos, jornalistas e profissionais que atuam na área cultural.

 

Agosto Dourado

Com o tema “Aleitamento Materno e Paternidade”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá desenvolver no mês de agosto uma série de atividades para sensibilizar a população sobre a importância da amamentação. A programação faz parte do projeto “Agosto Dourado”, que integra o calendário oficial de eventos do município de Manaus e é também uma estratégia para garantir maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno. A abertura oficial do Agosto Dourado será no dia 1º de agosto com o início da 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, na Maternidade Moura Tapajoz, às 8h, quando haverá a entrega de certificação para a “Mãe Doadora do Ano” e para os pais que mais participaram do Pré-Natal das companheiras. Aplausos!

 

Prata da Casa

Os pesquisadores da área de UX (User Experience – Experiência do Usuário), Francimar Rodrigues e Marcos Santos, representaram o SIDIA – Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia (SIDIA), na Conferência Internacional Human-Computer Interaction (HCI 2017), no Canadá. Eles apresentaram durante o evento dois artigos científicos na área de realidade virtual e outro sobre o uso de tecnologias vestíveis para estimular hábitos saudáveis. Os trabalhos estão alinhados com os atuais projetos desenvolvidos pelo SIDIA, nas áreas de realidade virtual e wearables (smartwatch – relógio inteligente). Muito bom!

 

Acolhimento Institucional

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM) informa que já iniciou a venda de tíquetes antecipados do McDia Feliz 2017 e das camisas da campanha. Os recursos arrecadados com a campanha serão usados para a manutenção do projeto “Acolhimento Institucional”, por meio do qual são oferecidos serviços psicossociais e nutricionais às crianças com câncer atendidas pela instituição. o McDia Feliz 2017 acontecerá em 26 de agosto.

 

“Esqueça um livro e espalhe conhecimento

Amazonas Shopping convida a todos para participarem, nesta terça-feira, Dia do Escritor (25), da campanha “Esqueça um livro e espalhe conhecimento”. A ação, que acontece em diversas cidades brasileiras, incentiva a população a deixar livros em locais como ponto de ônibus, banco e restaurantes, para que possam ser encontrados e lidos por outras pessoas. A campanha, iniciada no ano passado nas redes sociais, pretende incentivar a leitura e o compartilhamento de conhecimento. Bom demais!

 

Passarela

Paulo Rogério Arantes, Naya Reston Alves, Dannielsson Costa, Sílvia Rocha Soares, Cristóvão Rego Barros, Darcy Costa e  Mario Almeida, figura na lista dos felizes aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Um dos festejados aniversariantes do domingo passado, o colunista Julio Ventilari ganhou almoço do amigo Jaime Pontes, na sua morada da Aparecida. O prato de sustentação foi uma suculenta feijoada preparada no capricho pelo cozinheiro Bráz Pongitory. A celebraçao entrou pela noite com o aniversariante feliz da vida. Eu amei!

A Praça dos Amigos, no São Jorge, abre seu espaço na quinta-feira (27), para o Jantar Tropical, com grife da Santa Cozinha, leia-se Salvani Araújo. A banqueteira promete um bufê de primeiríssima linha com acepipes dos mais gostosos. Com preço único, jantas inclui entrada, sobremesas, água, refrigerante e cerveja. O dinner é aberto ao público. Reservas: 99102-3930

Os voluntários da Claro Brasil irão comemorar o Dia dos Avós (26) de um jeito bem diferente. Eles escolheram a Casa do Idoso São Vicente de Paulo para uma tarde de dança, bingo, brincadeiras e lanche especial. A ideia é deixar os 27 “vovôs” da casa mais felizes com a visita dos “netos”.  Ideia genial. Aplausos!

A escola de gastronomia Alquimia Arte Culinário está com inscrições abertas até o dia de hoje (25) para o curso de Culinária Amazônica, ministrado pelo chef Fernando Souza. Matrículas pelo e-mal: [email protected], pelos telefones (92) 3071-3830 / |99193-9064. O curso em cinco módulos, começa às 19h, desta terça-feira e vai até o dia 29.

Quem for conferir a exposição ‘Panorama da Arte de Moacir Andrade’, no Sumaúma Park Shopping (Cidade Nova), a partir desta terça-feira, poderá assistir a um longa-metragem dirigido por Sérgio Cardoso, no qual o artista plástico amazonense ‘conversa’ diretamente com o espectador. A obra foi gravada entre os anos de 2008 e 2016.

Os contribuintes que moram no bairro Nova Cidade já podem procurar atendimento no Semef Atende do Shoppping Manaus ViaNorte. A nova unidade descentraliza os serviços na área tributária municipal expandindo suas atividades para a Zona Norte. O posto do ViaNorte possui serviços relacionados ao IPTU, Alvará, ISS Autônomo, parcelamento de débitos e demais assuntos da área tributária municipal. A expectativa da Secretaria é atender uma média de 1,5 mil cidadãos no novo endereço.

Nesta terça-feira, os forrozeiros tem um encontro marcado no Pé de Serra do Moai (avenida do Turismo, Tarumã). As atrações são; Renatinho Santiago e o seu Xotezin, Domingueira e Maryanne Marinho, da banda Meu Xodó e o grupo A casa disponibiliza uma Lista VIP no Facebook e Instagram (@MoaiRestobar). Com os nomes lá, mulheres tem entrada liberada e homens pagam meia até zero hora.

Os integrantes do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas apresentam, às 20h desta terá-feira, no Teatro Amazonas, mais uma parte da montagem “Plutão (Já foi planeta)”, com entrada gratuita e classificação livre. Parte do projeto “Alma de Um Poeta”, o espetáculo é realizado pelo Governo do Amazonas via Secretaria de Cultura e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O patrocínio é do programa O Boticário Na Dança – por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)

Paro por aqui, lembrando que; a banda “Carrapicho” abrirá na sexta-feira (28), o 61º Festival Folclórico do Amazonas que, este ano, pela primeira vez, será realizado no Anfiteatro do Complexo Turístico Ponta Negra, a partir das 20h. O festival segue até dia 9 de agosto com mais de 80 atrações. A programação completa está disponível no portal Viva Manaus, na aba 61º Festival Folclórico, pelo link www.vivamanaus.com/editais. Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

A banqueteira Salvani Araújo, leia-se Santa Cozinha, feliz da vida com seus príncipes João Eduardo Guerra e José Guerra Neto
O anfitrião Jaime Pontes e Julio Ventilari, o homenageado, no almoço de domingo na Aparecida (Pedrinho Aguiar)
Josias Praia, Valdimir Macedo e Jaime Pontes ho almoço de aniversário do Julio Ventilari (Pedrinho Aguiar)
O aniversariante Juio Ventlari com os amigos Baby Rizzato, Jaqueline Sebben e Andrei Cavalcante (Pedrinho Aguiar)
Alberto Chã Filho, Zâmia Hebron, Baby Rizzato, Charufe Nasser e Lincoln Höltz festejando Julio Ventilari (Pedrinho Aguiar)
Os comunicadores Lenise Ipiranga e o César Augusto Oliveira, paramentados com as corujas da Praça dos Amigos (Rodrigo Aguiar)
Hoaneson Gonçalves, Antonio Neto e Erieldo Marques, circulando na Praça dos Amigos (Rodrigo Aguiar)
Um dos símbolos da capital amazonense, o Paço Municipal vai abrigar em breve, o Museu da Cidade. Maravilha (Reprodução)

 

 

1 comentário em “Museu da Cidade, em Manaus, é destaque em revista nacional”

  1. Bom dia, Pedrinho!!! A coluna está super bonita e muito bem escrita. Obrigado pelo carinho. Valeuuuuu!!!!

Comentários estão fechados.